ESA irá contratar pessoas com problemas físicos porque o espaço é para todos

9 Comentários

A ESA (Agência Espacial Europeia) não contrata novos talentos frequentemente mas, quando o faz, é perspicaz na escolha dos mesmos e capaz de pensar além do comum.

A última ronda de candidaturas para um novo grupo de astronautas da ESA foi encerrada e a Agência espera tornar-se a primeira de sempre a contratar um astronauta com deficiência física.

Imagem astronautas


‘Parastronautas’ é agora um conceito

A ESA anunciou os planos em fevereiro deste ano, salientando a necessidade de expandir a reserva de talentos para que se torne mais inclusiva, mas sem comprometer a segurança.

Apenas certas deficiências se qualificam nesta primeira fase de seleção, como deficiência nos membros inferiores, diferença no comprimento das pernas e uma baixa estatura. Estas três deficiências, anteriormente, desqualificavam imediatamente um astronauta.

A ESA está à procura de indivíduos que sejam psicológica, cognitiva, técnica e profissionalmente qualificados para serem astronautas.

Declarou a agência na altura.

Imagem Agência Espacial Europeia (ESA)

O chefe da Agência, Josef Aschbacher, afirma que as candidaturas foram encerradas e que o número de candidatos excede largamente os dos anos anteriores.

Resumindo, Aschbacher espera que os futuros ‘parastronautas’ estejam entre os 22.000 candidatos e que a ESA se torne a primeira agência espacial a mostrar que “o espaço é de todos”.

ESA quer alcançar os maiores

Aschbacher fala também da necessidade da ESA alcançar a NASA e agências privadas como a Blue Origin de Jeff Bezos e a SpaceX de Elon Musk em termos de lançamentos e missões. Em julho deste ano, Bezos tornar-se-á o primeiro homem a voar para o espaço no seu próprio foguetão.

Imagem Jeff Bezos, CEO da Blue Origin

A empresa está a prometer 1,2 milhões de dólares para a iniciativa de lançar o primeiro ‘parastronauta’. No entanto, permitir candidaturas é apenas o primeiro passo no processo. A ESA observa que contratar um astronauta com deficiência física não significa que ele ou ela vá para o espaço. Este processo levará tempo, mas pelo menos a porta está aberta.

 

Leia também…

Agência Espacial Europeia: 321 portugueses candidatam-se a astronauta

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dude
    dude

    Não iriam contratar um “Stephen Hawking”, se podessem? Se até agora o físico, tem sido um unico elemento de exclusão, são burros.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A maioria dos aleijados não tem esse valor e stephen hawking so ha um. É como dizer que todos os africanos deviam ser presidentes so porque houve um obama

      1. Avatar de ChiNelo68
        ChiNelo68

        Rodrigo.. a ver se nos entendemos… não são aleijados. São pessoas com alguma incapacidade física.. não sejas mauzinho nem comas gelados com a testa… goza antes com pessoas saudáveis como eu. 😉

    2. Avatar de ChiNelo68
      ChiNelo68

      bem… não me importo, alguém tem de ir certo? se correr mal a ideia não foi minha. 10/10 Aprovo.

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Na direcao da ESA pelo menos ja la os tem com uma deficiencia, nao fisica!

  3. Avatar de ACS
    ACS

    Ser astronauta ainda é muito perigoso. Não devíamos andar a brincar ao quem quer ser mais inclusivo. As condições que os astronautas são severas por isso é que apenas os melhores e em melhor condição física são selecionados. A ultima coisa que queremos é alguém precisar de ajuda na lua ou marte mas a outra pessoa com ele não pode ajudar porque está de cadeira de rodas e só tem um braço. Quando as viagens foram banais pode ser mas para já não comecem a inventar.

  4. Avatar de Jaime fidalgo
    Jaime fidalgo

    Sou a favor da inclusão.. E até vou parecer preconceituoso racista xenófobo homofóbico machista… O que for.. Mas estou m a lixar para a vossa opinião e sei que não sou nada disso.
    Defecientes no espaço? Ou no exército ou onde for não pode ser porque se acontece algo de errado como é que o aleijado se safa?Ficam os com capacidade para ajudar? Em vez de um morrem 3 ou 4?
    Defecientes sim,mas em terra em frente a um PC a ajudar com a cabeça se não tiverem problemas mentais obviamente. . .
    Está moda de forçar a inclosao de minorias a bruta é mais prejudicial do que benéfica para os próprios…

    1. Avatar de ChiNelo68
      ChiNelo68

      Selecção natural já dizia Darwin.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Meritocracia o que é isso? Deixou de existir