Altice Portugal vai despedir quase 300 funcionários

45 Comentários

Esta é daquelas notícias que ninguém gosta! No entanto, a Altice Portugal já confirmou que vai dar início, “nas próximas semanas”, a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização.

O processo de despedimento vai afetar cerca de 300 funcionários da empresa.

Altice Portugal vai despedir quase 300 funcionários da empresa


Despedimentos na Altice Portugal “são indispensáveis”…

Contactada pela Lusa, fonte oficial da dona da MEO explicou que, “decorrente da circunstância de, apesar do balanço positivo do Programa Pessoa, o Plano Integrado de Reorganização da Altice Portugal estar ainda aquém do efeito pretendido, é agora o momento” de se iniciar “uma nova etapa no âmbito da transformação da empresa, “com vista à reorganização, reestruturação e racionalização de algumas das áreas da Altice”.

A Altice Portugal sublinha tratar-se de “uma decisão difícil, mas que se afigura como indispensável, essencialmente devido ao contexto muito adverso que se vive no setor das comunicações eletrónicas”.

De acordo com Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal…

o ambiente regulatório hostil, a falta de visão estratégica do país, o contínuo, lamentável e profundo atraso do 5G, bem como a má gestão deste dossiê, e ainda as múltiplas decisões unilaterais graves da Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] e de outras autoridades, sempre com a cobertura da tutela, e que ao longo dos últimos quatro anos destruíram significativamente valor

Altice Portugal vai despedir quase 300 funcionários da empresa

O processo “abrange menos de três centenas de trabalhadores, a quem será dada a possibilidade de aceitarem condições de saída muito vantajosas quando comparadas às previstas na lei”, explicou fonte oficial da Altice.

Nos últimos dois anos, a Altice Portugal “fez crescer o número de colaboradores diretos” em 5.500, totalizando hoje 12.500, “sendo que nos quatro últimos anos integrou perto de três centenas de jovens com licenciatura e mestrado integrado de universidades portuguesas nos seus quadros”.

Atualmente, de forma direta e indireta, a Altice Portugal conta com 17 mil colaboradores.

Leia também…

Altice comprou 12% da gigante das comunicações British Telecom

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Os impostos em Portugal são muito altos e levam as empresas a tomarem estas decisões.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Não é mentira mas isso não é desculpa para praticar os preços absurdos que se praticam. É um fator que pesa ok mas não será o único.

    2. Avatar de Rui Rosas
      Rui Rosas

      Obviamente. Até porque esta empresa até aumentou a receita e teve lucros recordes no último ano… Nada justifica…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é esse o problema, o problema é que já queriam despedir o pessoal que está com a mama da PT desde que compraram o MEO, mas os esquerdeopatas impediram então andam por lá cerca de 700 marmanjos sem fazer nenhum o que ditou que enquanto isso não fosse resolvido os 2000 marmanjos em outsourcing nunca passariam para os quadros. Acontece que alguns marmanjos em outsourcing até eram essenciais e começaram a sair para a Vodafone, Cloudflare, bancos, etc, então precisam de maior margem para retenção de pessoal especializado.
      De que vale um gajo de networking receber 3000€ limpos se está em outsourcing há 10 anos? Chega um dia e mandam-nos pastar.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Estas empresas não contratam ninguém para os quadros ao nível dos técnicos, é quase tudo contratações através de terceiros, que quando não dá jeito ou não precisam adeus.
        Mesmo engenheiros tenho dúvidas que não os estejam a contratar através de empresas de recrutamento (outsourcing), para conseguirem mandar embora facilmente.

        A conversa do 5G é só balelas, a menos que estejam a despedir malta do call center contratado para chatear a malta a impingir o 5G… e então aí podem despedir toda a gente e fechar o call center para sempre… mas como nestas empresas é quase tudo através de outras empresas hoje em dia, duvido que seja isso. E mesmo montar os equipamentos, é tudo ou quase tudo de empresas externas.

        No fundo é agradecer ao estado por dificultar tanto o despedimento que as empresas fazem absolutamente tudo ao seu alcance para não terem ninguém nos seus quadros de pessoal permanente, excepto claro aqueles que costumam ganhar das dezenas de milhares aos milhões de euros por mês.

        Mesmo assim o artigo indica 12.500 trabalhadores, mas referem-se mesmo a pessoas nos quadros permanentes e trabalhadores temporários a receber directamente da Altice, ou englobam nas contas os trabalhadores das diversas empresas externas que supostamente trabalham para a Altice?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          12.500 é quadros, daí dizer o que disse acima, tem lá muita gente do tempo da PT que está confortavelmente como se fosse funcionário publico.
          Outsourcing são mais de 10.000, incluindo engenheiros (só os team leaders são quadros), até pessoal de segurança e NOC é outsourcing, é uma praga, e a culpa é do governo.

          1. Avatar de JJ_
            JJ_

            Isso é bem verdade! Sei de malta que esteve lá um bom par de anos, que o trabalho deles era ir para uma sala, com um PC e a fazer o que bem lhe apetecia… porque “alegadamente” não podia ser despedido, nem deslocado para outras funções, então não tinha nada para fazer. Isto ainda antes da Altice.

        2. Avatar de mico
          mico

          Se por um lado é difícil despedir do quadro, não contratam.
          Mas por outro lado então para que lhes serviria por no quadro se fosse fácil despedir? Não valia a perda de tempo. Essa questão para estas empresas nem se põe porque querem ter a facilidade de pagar o mínimo possível nem que para isso recorram a serviços localizados noutros países onde se ganha menos.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tirando o pessoal de call center isso não é verdade, e call center apenas conta com 20% do total de recursos.
            Todos os recursos são pagos de acordo com o mercado, embora que a maioria em outsourcing, pessoal dos quadros ganha acima do valor de mercado.

  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Ir fazendo uma “limpeza” na casa para ficar mais apetecível numa futura (próxima?) venda…tudo normal!

    1. Avatar de mico
      mico

      Claro, essa é a questão.
      Retirar a gordura não quer dizer aumentar a proteína.

  3. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Nem fazia ideia que ainda detinham 300 funcionários, uma vez que operam na base da sub-contratação de serviços.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Atualmente, de forma direta a dona da Meo conta com 12.500 colaboradores e “controla” mais 4.500 de forma indireta!
      https ://www.noticiasaominuto.com/economia/1780202/altice-portugal-avanca-nas-proximas-semanas-com-despedimento-coletivo

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tem mais em outsourcing só que já chegou ao cúmulo de contratar empresas de serviços que por sua vez contratam outsourcing, ou seja duplo outsourcing, o total são mais de 10k indirectos

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Tanta gente que irá ficar desempregada,nem dá para acreditar.E logo em tempos destes como o que estamos a passar.É indecente. 😐

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Indecente é a quantidade de pessoas a passear-se pelos corredores das empresas que aproveitaram o teletrabalho para ficar a ver netflix. Ouvi dizer que havia pessoal da Altice que já tinha visto o catalogo todo da netflix e estavam agora a passar para a HBO.

      1. Avatar de osonhador
        osonhador

        Nao ouviste mU&%da nenhuma!!! Inventas…como vai sendo moda..tds sabem muito, do que nao sabem mU&%da nenhuma!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Aqui está um dos funcionários da Altice em teletrabalho, até sonha acordado 😀

          1. Avatar de mico
            mico

            estas amuado de não poderes estar em teletrabalho?
            😉

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Pelo contrário, estou amuado de estar há demasiado tempo em teletrabalho.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Agora disseste a verdade!! 300 boys dos partidos que vão para a rua!!

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Conversa de invejoso que não conseguiu emprego na Altice.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Por acaso já tive propostas das 3 principais operadoras nacionais, mas como conheço bem os corredores das 3 nunca aceitei nenhuma, não tenho interesse em andar encostado às boxes, quando chegar a essa fase da minha vida certamente que arrumo as botas, trabalho por prazer e não por necessidade.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu também já fui assim…….mentiroso. Mas depois tive de me fazer homenzinho.

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O Primeiro a ser despedido devia ser o CEO .

  6. Avatar de Ingénuo
    Ingénuo

    Quantos administradores daqueles com cadeirinha fixa no Conselho de Administração, vão ser também despedidos?

  7. Avatar de zé trolha instruído
    zé trolha instruído

    é ilegal trabalhar sem receber uma remuneração, consequentemente, é despropositado gabar-se dos seus actos ilícitos … acha que vir aqui afirmar que a sua é maior que a nossa o vai transformar num homem ? está equivocado, continuará a ser um esclavagista.

    1. Avatar de Papi
      Papi

      Acho que ele não estava a falar a sério (pelo menos espero lol).

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Caro Zé Trolha, O que o Miguel descreveu é a realidade o problema está na mentalidade das pessoas e no estado que simplesmente olha para o lado nestas situações.

      1. Avatar de TT
        TT

        O estado é talvez o primeiro a fazer o mesmo

  8. Avatar de Aquele ali
    Aquele ali

    É por gajos como tu que este país está desta maneira… A falares assim só deves mesmo pensar em ti e em encher os teus bolsos, os funcionários que se lixem … Esse tipo de patrões são bem dispensados

  9. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    +1

    Este é que disse tudo.

  10. Avatar de asdasa
    asdasa

    apagaram me o comentario sem dizer nada de mal porque? Apenas escrevi sobre a nossa triste realidade

  11. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Não sei se é justo ou injusto, necessário ou não, sei que estou à espera de um upgrade de velocidade que obriga à troca do router à cerca de 1 mês, parece que afinal os funcionários fazem falta

  12. Avatar de André R.
    André R.

    E reduzir os ordenados do peixe graúdo, não daria para pagar o ordenado dessas 300 pessoas? Um exemplo a começar por cima…

  13. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    A centralização dos serviços e a subcontratação de suporte local tem vindo a acabar com as antigas equipas de manutenção. Em algumas áreas estão a contratar.
    300 “vagas” não chegam para cobrir o numero de funcionários que estão dispostos a antecipar a reforma.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      No total devem ser 2.000 para pré-reforma, se fores a ter em conta que estão lá desde a PT e são autenticos funcionários publicos encostados a um canto.
      Para mim quando o estado faz acordo de venda de uma empresa publica devia permitir a purga, as empresas não ganham nada em ter de manter os funcionários estagnados e habituados ao método funcionário publico, só perdem dinheiro e competitividade.

      1. Avatar de cel
        cel

        O problema é que esses funcionários que estão lá do tempo da PT tem direito a n regalias que estão no seu contrato coletivo de trabalho, e não vão abdicar desses direitos, por melhor oferta que lhes façam para saírem, os franceses já tentaram uma vez passar essa malta para uma empresa para os despedir a seguir, correu-lhes mal, e agora vão noutra novamente, quem está já nos quadros neste momento vai-se aguentar e não vai abdicar mas isso é certinho direitinho.

        Isto é tudo muito bonito estas empresas cada vez é só a parte comercial e tudo o restante é empresas outsourcing para usarem só quando precisam a valores muito mais baixo que ter as próprias equipas internas que tem de pagar muito mais, depois é o degredo que se vê pagamos caro e depois quando há problemas é o ver se te havias, pois quem resolve o assunto mal sabe o que anda lá a fazer.

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          Mas isso do outsourcing é fácil de resolver, é essas empresas terem regras especificas de laborar e rigorosas para evitar esse tipo de situação.
          Basta a empresa de outsourcing não poder ter a mesma pessoa a trabalhar com eles mais de 3 meses seguidos para a mesma empresa.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Existem regras especificas para o outsourcing, existem limites para o outsourcing mas dão sempre a volta, passam o outsourcing para outra empresa juntamente com a realocação de todo o pessoal de empresa, problema resolvido, por isso tens pessoas há mais de 10 anos em outsourcing.

  14. Avatar de Jota
    Jota

    Estes gajos da Altice a mim nunca me enganaram! Sempre soube de que raça eram!

  15. Avatar de Some_IT_Guy
    Some_IT_Guy

    Não querendo ofender quem vai ser despedido, mas os que forem escolhidos, é porque são prescindíveis por alguma razão. Já passei por isso 2x, mas segui em frente. Sorte para as vossas carreiras.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu conseguia despedir outros 500 e não se notar nada em termos de funcionamento.

  17. Avatar de XneloX
    XneloX

    Desses 300 talvez 50 criem empresas e contratem gente, o mercado sempre em movimento como o mar