Preços das gráficas Nvidia e AMD começam a cair para valores normais

27 Comentários

A escassez de componentes não tem ajudado em nada o mercado de hardware, em especial ao segmento das placas gráficas. Estes equipamentos são atualmente dos mais procurados pelos consumidores, especialmente por quem minera criptomoedas.

No entanto, para além da falta de stock, a escassez também promoveu o aumento significativo do preço destes produtos. No entanto, informações recentes indicam que os preços das GPUs Nvidia e AMD já começaram a normalizar para valores do início do ano.




Como se costuma dizer, depois da tempestade vem a bonança. E parece que é isso mesmo que se está a passar no mundo da indústria das placas gráficas.

Ou seja, numa altura em que ainda muito se fala da escassez de componentes, parece que o mercado das GPUs mostra alguns sinais de recuperação, seja no stock e também no preço.

Preço das GPUs Nvidia e AMD começa a normalizar

De acordo com uma pesquisa recente do 3DCenter, o valor das placas gráficas das fabricantes Nvidia e AMD já começou a normalizar nalgumas lojas da Europa. Para além disso, também a disponibilidade do stock dos produtos parece estar a restaurar.

Tal como aqui falámos várias vezes, o preço do hardware aumentou significativamente este ano para montantes praticamente incomportáveis pelos consumidores. Nalgumas lojas, por exemplo, foram detetados modelos da Nvidia GeForce RTX 3080 Ti por quase 3.000 euros.

Segundo se sabe, o stock sobretudo das gráficas Nvidia ficou significativamente comprometido devido à forte procura destes equipamentos para a mineração de criptomoedas. Mas essa situação ficou um pouco melhor com o lançamento das placas CMP, exclusivas para esta prática, e também com o lançamento dos modelos RTX 30 LHR já com limite da taxa de hash.

As gráficas com limite de taxa de hash provocaram uma quebra nos pedidos das GPUs para a mineração. Como consequência, os comerciantes baixaram os preços dos equipamentos. Segundo os dados, até 20 de junho, as GPUs apresentaram uma redução de até 113% do valor. Mas, mesmo assim, o valor das gráficas NVIDIA ainda se mantém cerca de 91% acima do preço inicial sugerido pela fabricante.

O site VideoCardz criou uma tabela com os valores atuais das GPUs NVIDIA e AMD. E, segundo os dados, podemos verificar que os preços das gráficas da NVIDIA ainda continuam altos, mesmo com a redução.

Por sua vez, a linha AMD não sofreu alterações muito significativas. No entanto, o stock apresentou uma recuperação considerável. E caso esta tendência se mantenha, podemos então ver dentro de alguns meses as tão desejadas placas gráficas nas prateleiras a valores normais.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Principais criptomoedas tbm estão a desvalorizar bastante neste momento

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      isso é mera coincidência…

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        ou não 🙂

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Como dizia a outra no livro: “Não há coincidências”

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Brevemente irá haver uma inundação de venda de placas usadas provenientes do mining.
    Cuidado que a maioria já não se vai aguentar muito em funcionamento.

    1. Avatar de Dudz
      Dudz

      Depende se criaste um perfil próprio para minar ou não.
      As minhas 5700 xt a minar têm o core e juction a 53/54° e o memory a 75°neste momento.

      Mais rapidamente comprava gráficas assim do que a malta usou para jogar com oc ou sem nenhum perfil que aquilo ficava nos 70°

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        O problema é confiar na palavra do vendedor!

      2. Avatar de Matreco
        Matreco

        As placas actuais fazem thermal throttling por alguma razão e chegar aos 70 graus (que é bem dentro dos limites recomendados pelo fabricante) durante 2-3 horas de jogo diárias é bem diferente do que correr a 53/54 graus 24/7 durante meses ou anos.
        Pessoalmente só comprava uma placa usada para mining se fosse bem mais barata que o preço de venda em nova, ou se o vendedor tivesse comprovativo que a tinha há bem pouco tempo.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Para mim, os valores normais seriam uma RTX 3080 a 100€!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Ok, isso cai no campo da fantasia. Agora, se descerem para o preço de venda recomendado ao público é tudo o que eu peço.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Daqui a uns valentes anos ja compras a 100€. Es daqueles que quer bom, novo, impecavel e a valores surreais, tipico dos caçadores de pechinchas à lá olx

    3. Avatar de TS
      TS

      Espera 5 anos…

  4. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Bem vou aproveitar para comparar mais 3 3060TI ou 3070

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Eu também gosto de comparar. Isto porque não há dinheiro para as comprar, ora.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Neste momento não me compensa minerar coloquei 6 a venda, quando subir as criptos torno a comprar modelos melhores.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      o que estavas a minerar? onde estão à venda?

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Podemos fazer negócio

  6. Avatar de asdasa
    asdasa

    Minerar é o futuro da juventude! Para que trabalhar quando a minerar enquanto se está na praia se ganha 120 euros por dia?

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Boa sorte a conseguir minerar 120 euros por dia.

      1. Avatar de asdasa
        asdasa

        Sorte? Ja minerei bem mais que isso. Neste momento faco 96 euros ao dia

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Só não fazes é bom português. De resto está-se bem.

        2. Avatar de adbu
          adbu

          quase 3000€ por mês? só se for a roubar a eletricidade

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Aproveita os lucros e faz um curso de português!

    3. Avatar de Ivan Ribeiro
      Ivan Ribeiro

      Mais um a querer ganhar dinheiro à sombra da bananeira. O que vá é que isso não terá futuro. Ai e tal as criptomoedas vão ser o futuro. Já ouço isso à mais de 6 anos. Vai substitiur o dinheiro. Talvez. Daqui a uns 30 anos. Mas serão criptomoedas dos estados e regulados por bancos.

      1. Avatar de dasda
        dasda

        os bancos ja morreram so ke ainda nao sabem. as empresas de crypto fazem mais dinheiro por dia que muitos bancos fazem por mes. os bancos online tambem tem muita oferta em cryptos que tambem matam os bancos regulares aos poucos. so um pato ainda acredita que os bancos “normais” sao o futuro. a grande crise de 1930 vai voltar a acontecer e nao tao longe assim. basta os bancos irem a falencia que é para onde caminham, as casas de crypto fecharem, e manifestacoes na rua aumentarem pq sem dinheiro para comer da nisso e militares na rua a defender o governo mediocre que representam e a matar pessoas so pq se revoltam com a estupidez humana…e morrem disso.

        1. Avatar de ze
          ze

          Bancos falirem !? ahahahah Os bancos não tem dinheiro próprio sequer. Um banco qualquer vai buscar dinheiro ao Banco Central Portugues que por sua vez vai buscar ao banco central europeu, este ultimo lança euros ou imprime moeda conforme precisa. Na pratica um banco nunca entra em falencia, não viu o BES, o banco mau e o bom, pois é foram tapar o buraco com o dinheiro do zé povinho, eles safam-se sempre. Cá pra mim o que tem os dias contados é as criptomoedas, a china já bloqueou isto, a comunidade europeia e o mundo anda a braços com as alterações climáticas vão logo é fechar a torneira as criptomoedas que gastam TeraWatts.hora, PentaWatts.hora, ZigaWatts.hora de energia por este mundo a fora…

  7. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    ja pararam para pensar, como hoje em dia, quase tudo o que acontece na China, tem um enorme impacto nas nossas vidas? Se alguns projectam o dominio global da China e a sua influência directa nas nossas vidas em todos os assuntos, podem já sair da toca, porque esse dia já chegou!