Amazon: Compras sem caixa chegam a uma loja em tamanho real pela primeira vez

21 Comentários

Quando a Amazon abriu, anteriormente, uma loja Amazon Fresh, com os carrinhos de alta tecnologia que dispensam a passagem por uma caixa, especulou-se que o sistema não funcionaria numa superfície já existente, com dimensões ‘normais’.

Agora, a Amazon instalou a sua tecnologia, pela primeira vez, numa loja com o tamanho a que estamos habituados, provando a eficácia do seu sistema.

Amazon Just Walk Out

Just Walk Out da Amazon a expandir-se para novos espaços

A tecnologia Just Walk Out da Amazon permite que os consumidores recolham as suas compras e saiam sem precisarem de passar por uma caixa para efetuar o pagamento. Quando a empresa abriu, no ano passado, uma loja Fresh, onde disponibilizava os seus Dash Carts de alta tecnologia, os mais céticos desacreditaram que o sistema viria a resultar numa superfície com dimensões maiores. Apesar disso, a Amazon sempre manteve a palavra que ditava que o seu sistema adaptar-se-ia a qualquer espaço.

Em breve, a Amazon vai inaugurar a sua mais recente loja Fresh com mais de 7.500 metros quadrados. Esta será significativamente maior, em comparação com a Go Grocery com cerca de 3.100 metros quadrados, ou as Go padrão com dimensões de 365 a 700 metros quadrados. Aquela, que será a décima quarta loja Fresh, nos EUA, e tem o tamanho normal para um supermercado, estará equipada com a tecnologia Just Walk Out da Amazon.

Trazer a tecnologia Just Walk Out para um espaço completo de mercearia com a loja Amazon Fresh, em Bellevue, mostra a contínua capacidade da tecnologia para escalar e adaptar-se a novos ambientes e seleção. Estou entusiasmado por ajudar ainda mais clientes a desfrutar de uma forma mais fácil e rápida de fazer compras […].

Disse Dilip Kumar, vice-presidente da Amazon para retalho físico e tecnologia.

Amazon Just Walk Out

Caixas não são 100% descartadas

Uma vez na loja Fresh, os clientes terão à sua disposição, não apenas o sistema Just Walk Out, como também caixas convencionais para aqueles que preferirem. Os que optarem pelo primeiro terão de digitalizar um código QR na aplicação da Amazon, à entrada da loja, inserindo um cartão de crédito ou débito associado, ou digitalizando a palma da mão. Logo que saiam da loja, os artigos no carrinho são faturados, automaticamente, e o recibo é-lhes enviado por via digital.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco João
    Marco João

    Ja falaram da colaboração da empresa portuguesa Sensei(salvo o erro) com o Continente? seria interessante falar desta iniciativa nacional

    1. Avatar de Nick
      Nick

      Para repetir o que nos média falam a toda a hora.

  2. Avatar de AP
    AP

    Desemprego! Viva!

    1. Avatar de Rui Valdez
      Rui Valdez

      Inovacao. Ser caixa de supermercado não e profissao mas sim despedicio de tempo

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Nem quando acabam com os empregos de m€&@a o oessoal gosta…

        1. Avatar de O que sera, sera
          O que sera, sera

          Uma coisa e acabar um emprego de m/(%da – nao sei porque dizem que isto e quando ha piores – outra coisa e criar desemprego. E que eu saiba, em portugal nao esta facil, logo, como ja disseram aqui em baixo, o bom era criar ajudas a familias para que quando isto aconteca, o pais (povo) nao seja tanto afectado.

          melhor era trazer robos para substituir os do parlamento

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não concordo com criar ajudas para familias, o melhor cenário será diminuir as horas de trabalho e com isso reforçar o numero de empregos noutras areas.

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Em Portugal não está fácil é a desculpa de não pagador…
            Está mau em todo o lado é outra…
            Já pensei assim até ao dia em que fui humilhado por um empresário e foi graças a isso que mudei a minha vida para muito melhor…
            Hoje em dia não me imaginava a meter produtos da direita para a esquerda por 700€… Nem que fossem 700€por semana…
            E toda a gente que vem com essa conversa e eu pergunto quantos currículos mandou no último mês, a resposta é sempre um o maiúsculo…

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Exacto! Passar o dia numa caixa de supermercado a fazer bip nao é vida para ninguém!

      3. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Ao menos é um emprego honesto e traz dinheiro para casa. Falas de boca cheia porque não tens necessidade disso. Mas para quem não tenha mais capacidade vai fazer o quê? Pois, não queres saber. Os desonestos do costume.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Sim concordo, mas contudo são avanços tecnológicos que a sociedade tem de entender e ir adaptar-se. eu culpo os politicos que entretanto não trazem medidas de suporte real e directo as familias. um Basic Income seria a melhor proposta, temos assinaturas a decorrer só irem ao facebook do rendimento básico incondicional portugal

          1. Avatar de O que sera, sera
            O que sera, sera

            E o faceboook vai ajudar xD

            Opa, e sair do cafe, da tasca e do facebook, ir para a rua e dizer chega. Isto de assinaturas nao da em nada. mas concordo no que dizes, era bom mesmo criar um Basic Income, muito bom mesmo.

            E que esses panhonhas que trabalham na seguranca social, estes sim deveriam ser substituidos ja que ganham bem e nao querem fazer nada e serem mal educados, sejam mandados embora e que tragam quem queira ajudar os que realmente precisam

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Basic income iria trazer ainda mais desigualdades, mais criminalidade e maior segregação social.
            O caminho certo é diminuir o numero de horas nos empregos e com isso fomentar a empregabilidade noutros sectores.
            Isso pode ser cumulativo com redução do numero de dias de trabalho.
            É o que algumas empresas em países avançados como Australia, Nova Zelândia, Japão e incrivelmente US já andam a fazer e tem vindo a resultar.

        2. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          É um emprego honesto e já por lá passei.
          Mas é um emprego de m€&d4 e não há ninguém no mundo que esteja limitado a passar produtos de um lado de um tapete para o outro.
          As pessoas têm de evoluir e acompanhar os tempos!
          Já ninguém compra manteiga ao peso nem vai de carroça buscar os legumes nem com o balde ao rio buscar água para o banho…

      4. Avatar de O que sera, sera
        O que sera, sera

        oO a serio? Mais desperdicio e ser politico, mas pronto. E aqueles que entram nos esgotos? Ou limpam as ruas?

        Voces tambem… xD Desperdicio de tempo… Nesta vida trocas tempo por dinheiro e dinheiro por tempo, logo se recebes, nao e desperdicio, e troca por dinheiro que a familia precisa

      5. Avatar de VP
        VP

        Porquê desperdício de tempo? Tenho amigos e até um familiar que começaram como caixa e hoje têm cargos de gestão.
        Não devemos de criticar ou desprezar esse emprego, para além de muitos precisarem dele para alimentarem a sua família.
        Esquecemo-nos que foram esses “caixas” que à um ano e três meses atrás estiveram sempre na linha da frente, numa altura em que pouco ou nada se sabia sobre o vírus, enquanto grande parte da população estava protegida em confinamento na sua casa.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Exacto! Já nos anos 80 o mundo do trabalho ia ser destruído pelo aparecimento dos computadores.
      E quando chegaram os tractores?! todas aquelas pessoas que perderam o trabalho.

      Ah espera..pois… A Inovação forçou a mudança no mundo de trabalho.

      1. Avatar de O que sera, sera
        O que sera, sera

        Entao nao precisas de alguem para conduzir os tractores? E estas mesmo a comparar?? Uma loja destas precisa sos de 20% dos empregados. Trazer tractores quantas pessoas perderam trabalho?? Tractor nao e uma maquina autonoma, esta loja e ate porque pode repor os productos quase sozinha. Mas pronto….

        So se queixam quando vos afecta directamente.

        1. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
          Miguel Ferreira Pinto

          Com um tractor fazes a apanha da azeitona com 2 pessoas em vez de 40… Vá lá…

    3. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Nem mais….o facto que isto anda mesmo para a frente e assustador xD

  3. Avatar de cel
    cel

    Isto não é nada de novo, tem vindo a acontecer desde sempre, inovações que acabam com funções que deixam de fazer qualquer sentido e ao mesmo tempo irão surgir outras.

    É claro nos dias que correm a evolução está a ser muito mais rápida, e não há um tempo de transição, para que exista uma nova adaptação.

    isto já é um problema recorrente a automação entre outros sistemas vieram mudar os conceitos de trabalho, certas profissões em que era preciso uma centena de pessoas para efetuar um determinado trabalho, hoje apenas são precisas 10 e é apenas para operar e controlar os sistemas.

    Com o evoluir dos tempos vai-se ver cada vez mais postos de trabalho a desaparecer com a extinção de vários tipos de profissões que à muito que estavam condenadas, e este exemplo dos operadores de caixa é um deles, basta ver noutros sistemas como bilheteiras de transportes ou mesmo portagens algo que hoje em dia algo que é uma raridade, pois foram substituídos por tecnologia que trabalha 24h\7 e não se queixa, nem falta ao trabalho.

    basta uma grande empresa a começar a implementar as outras num curto espaço de tempo vão seguir os mesmos passos.