Adeus Apache! Nginx já é o servidor Web mais usado na Internet

8 Comentários

O Apache sempre foi o servidor Web mais usado em todo o mundo. Flexibilidade, documentação e uma enorme comunidade, são alguns dos pontos fortes que marcaram a diferença do Apache para a concorrência.

No entanto, recentemente o Apache perdeu o estatuto do mais usado no mundo para o Nginx! Fique a conhecer os números.

Adeus Apache! Nginx já é o servidor Web mais usado na Internet


O Nginx passou a ser o rei dos servidores Web

Em 2009, o Nginx tinha uma participação de mercado de 3,7%, o Apache tinha mais de 73% e o Microsoft-IIS tinha cerca de 20%. No entanto,  o segmento dos servidores web mudou significativamente. De acordo com as estatísticas da Netcraft, o Nginx lidera com pouco mais de um terço do mercado, com 33,8%. O Apache teve, nos últimos anos, uma quebra brutal apesar de manter firme a segunda posição.

A diferença entre o Apache e o Nginx ainda era de 6,6% há um ano… mas agora tudo mudou.

Adeus Apache! Nginx já é o servidor Web mais usado na Internet

De acordo com as estatísticas da W3Techs, os 3 principais servidores da web são Nginx (34,1%), Apache (33,2%) e Cloudflare Server (18,7%). O Cloudflare Server na terceira posição é particularmente interessante nesse contexto, pois tem como base o Nginx.

O Nginx tem vindo a dominar a parte de alto tráfego do mercado. Este servidor da web tornou-se o mais usado entre os 1000 principais sites em 2013, e isso não mudou até agora. Atualmente é usado por 47,1% dos 1000 principais sites e por 44,6% dos 10 mil principais sites, claramente à frente da concorrência. Atualmente está a ganhar participação de mercado principalmente ao Apache e do Microsoft-IIS, mas, ao mesmo tempo a perder sites para o Cloudflare Server e para o LiteSpeed Web Server.

O Nginx é um servidor HTTP (Web) gratuito, open-source e com alto desempenho. O Nginx foi desenvolvido pelo programador russo Igor Sysoev em 2005 e tinha como principal objetivo ser um servidor estável, simples de configurar e que necessitasse de poucos recursos ao nível de hardware.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joaobarroso
    joaobarroso

    Muito bom, uso o LOCAL para desenvolvimento em WordPress e PHP e só uso o Nginx. Para outros projetos uso o MAMP com Nginx também. De forma geral é mais estável e rápido.

    1. Avatar de António
      António

      WordPress, um dos gestores de conteúdos mais crakados do mundo.

      1. Avatar de adbu
        adbu

        principalmente se usares plugins duvidosos

        1. Avatar de joaobarroso
          joaobarroso

          Claro, não podem usar plugins e temas piratas, de não serem seguros não estão a dar os respectivos créditos a quem os desenvolve. Usem cenas piratas e depois queixem-se da falta de segurança

  2. Avatar de sdfgh
    sdfgh

    isso pode ser por ser usado como proxy ou load balancer, tambem ja usei como proxy de stream

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    O Nginx só tem um problema que é o Rewrite rules..

  4. Avatar de Vx
    Vx

    Servidores google?

  5. Avatar de k
    k

    Para um raspberry pi, para servir umas webpages que controlem uns reles e uns sensores, já experimentei o apache e o integrado do python. O apache começou a dar bronca com o gpio que nunca funcionava direito. O do python funciona bem mas é instavel e está sempre a deixar de funcionar. Agora ia experimentar o nginx, o que é que o pessoal usa como webserver para os raspberry pi que funcione com bottle e gpio?