No iOS 15, a Siri também poderá usar o desbloqueio do iPhone através do Apple Watch

10 Comentários

Apesar das máscaras serem, atualmente, uma necessidade, espera-se que um dia, sabe-se lá quando, desapareçam no uso diário, quando nos deslocamos fora de portas ou em locais onde este procedimento seja imperativo. A Apple teve necessidade de adaptar o sistema operativo do iPhone, para que o Face ID detetasse um rosto coberto e solicitasse ao Apple Watch que fizesse o serviço de validação do utilizador. Se isso funcionou muito bem no iOS 14, no novo iOS 15 a empresa estendeu essa opção à Siri.

Conforme podemos ver dentro das Definições, na área Face ID e código, o novo sistema operativo está mais rico nesta funcionalidade.

Ilustração uso da Siri para desbloquear ações no iPhone com o novo iOS 15


Depois da apresentação e instalação do iOS 15, vamos percebendo que muita coisa mudou. Já mostrámos algumas novidades, mas paulatinamente iremos dar a conhecer muitas mais.

São ferramentas do dia a dia de milhões de pessoas que usam o iOS e que irão também migrar os seus hábitos para o iOS 15, até mesmo aqueles que compraram um iPhone há 6 anos.

Assim, ao entrarmos em Definições > Face ID e código poderemos ler em que consiste a nova opção.

Além de desbloquear o iPhone para nos permitir ter acesso ao ecrã inicial recorrendo ao Apple Watch, se o nosso rosto estiver parcialmente coberto por uma máscara, por exemplo, com o iOS 15 também poderemos usar a Siri. Ainda assim, será o relógio a desbloquear o telefone e a permitir que as operações sejam validadas.

Use a ligação segura ao Apple Watch para pedidos a Siri ou para desbloquear o iPhone quando alguma obstrução, como uma máscara, impedir o Face ID de reconhecer o seu rosto. Tem de ter o relógio por perto, no pulso, desbloqueado e protegido por código.

Vamos a um hipotético caso prático. Temos o iPhone pousado na secretária, sem acesso ao rosto, e invocamos a assistente pessoal “Hey Siri, open Mail”. Imediatamente iremos recebemos a notificação no Apple Watch que o relógio está a autorizar um pedido feito ao iPhone 12 Pro de Vítor feito pela Siri.

Ilustração uso do Apple Watch para desbloquear o iPhone com o rosto tapado com máscara no iOS 15

Então, esta nova opção irá abrir a app Mail mesmo sem o Face ID detetar o nosso rosto, pois, tal como na máscara, irá solicitar ao Apple Watch essa autorização.

Portanto, este novo incremento virá colmatar o problema de termos as mãos sujas para agarrar no telefone para ele ler o rosto, ou quando temos o iPhone em cima da mesa e queremos ler as mensagens que chegaram, no iOS 15 basta ter o Apple Watch no pulso e falar com a Siri para ela abrir o que for necessário.

 

Leia também:

iOS 15: App Encontrar permite que o utilizador descubra dispositivos desligados ou apagados

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antonio duarte
    antonio duarte

    Ao contrário do que dizem os MEDIA, mascaras não são obrigatórias na Rua. Leiam a lei, só são obrigados a usar mascara na rua (e devem) quando não conseguem manter o distanciamento social de outra pessoa. O que é raro caso estejam a andar sozinhos na rua.

    1. Avatar de Vítor M.

      A obrigatoriedade parte de cada um de nós, face ao que vivemos, uma pandemia. Não será pelo “Estado” desobrigar que vamos deixar de ser responsáveis e não usar as medidas que nos podem proteger e proteger os outros. Ainda é importante usar a máscara na rua quando nos cruzamos com outras pessoas, quando estamos num meio onde estejam outras pessoas.

      Mesmo que o “Estado” ou a lei digam que não precisamos usar, o cérebro de cada um é para ser usado e dessa forma somos nós a controlar a nossa liberdade de escolha (responsável).

      Bom feriado 😉

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Concordo com que cada um use o cérebro para tomar as suas decisões.
        O meu diz para não andar de máscara. Gosto muito de respirar sem um filtro na cara. Apenas a coloco quando tenho que entrar em algum sítio, e evito andar colado aos outros. Assim respeito a lei, e tenho a liberdade de respirar como uma pessoa normal.
        Mas não tenho nada contra quem anda sempre mascarado. São as opções deles e a mim não dizem nada.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas usa quando está junto de outras pessoas. Claro que se está num local (exterior ou interior), de forma mais isolada, não precisa usar máscara. Mas o problema é quando as pessoas não usam o cérebro e não usam a máscara quando estão em locais com pessoas próximas. Basta ver o número de casos a aumentar dia para dia.

  2. Avatar de Toninho
    Toninho

    Siri? É português de Portugal? Não?
    Lol anedota IOS.
    Android é mau mas tem maps em português de Portugal e assistente virtual também..
    Apple é só para gente que gostade se armar em rica mas que come latas de atum da marca e do continente com arroz branco {que até é bem bom}, mas o que eu quero dizer é vivem de aparências

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem em português de Portugal, é uma verdade, mas não faz do iOS, que é atualmente o melhor sistema operativo mobile, uma anedota. Anedota é o Android que lança versões novas e as pessoas não as conseguem instalar. Enquanto o iOS 14, por exemplo, ultrapassou a taxa dos 90% de equipamentos. Viver de aparências é acreditares em algo que é uma falácia, como é achares que as pessoas com Android têm qualidade de utilização com máquinas desatualizadas.

      Depois esse estigma da aparência, tens de mudar isso, isso é baixa estima. Ninguém usa iPhone ou dispositivos Apple pela aparência. Usam sim porque são muito bons, com suporte maior que qualquer marca, e que tem um ecossistema brutal.

      1. Avatar de Diogo Rocha
        Diogo Rocha

        Desculpa lá, acabaste de dizer que ninguém tem iphones pela aparência? Isso é uma piada certo? Queres falar sobre os cromos que metem o autocolante no carro?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não conheço nenhum, aliás, ter um autocolante não quer dizer que tenham um iPhone. Podem ter um Android e ambicionam ter um iPhone. Mas, como referi, não conheço ninguém que tenha iPhone, e conheço muitos, e que usem os autocolantes para por no carro.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Fazes jus ao nome que tens.

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      “maps em português de Portugal ”
      Os mapas no iOS também são em português de Portugal, tal como tantas outras aplicações no iOS.