Rússia ameaça a Google: “abrandamos o acesso aos serviços se não eliminarem conteúdos”

24 Comentários

A Rússia sempre teve uma postura forte no que toca a empresas que operam no seu território. Devem seguir as regras definidas de forma muito firme ou ficam sujeitas a sanções e a multas pesadas.

Um desses momentos de embate parece estar agora a chegar, com uma ameaça feita pela Rússia à Google. Ou a gigante das pesquisas remove os conteúdos contrários, ou o acesso aos seus serviços será abrandado no país. O prazo é curto e dura apenas 24 horas.

Rússia Google links Roskomnadzor sites

Uma ameaça real da Rússia à Google

O recado chegou pela conhecida Roskomnadzor, o Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação da Rússia. A Google tem apenas 24 horas para remover todos os links que têm sido identificados como sendo contrários ao país.

O Google não cumpre totalmente a sua obrigação de excluir links para recursos da Internet com informações proibidas no nosso país dos resultados de pesquisa na Rússia. Em média, de 20% a 30% dos links para conteúdo proibido na Rússia não são removidos dos resultados de pesquisa, incluindo sites de organizações terroristas e extremistas, sites com imagens pornográficas de menores, bem como lojas online que vendem droga

24 horas para cumprir esta imposição

Caso a Google não cumpra esta ordem agora apresentada, a Rússia promete tomar uma posição forte. Para castigar a gigante das pesquisas, garante que irá abrandar a velocidade da Internet de todos os que acederem ao motor de pesquisa e aos seus restantes serviços.

Rússia Google links Roskomnadzor sites

Curiosamente, esta posição da Roskomnadzor e da própria Rússia não é nova. Já no passado outra gigante tecnológica esteve com o acesso controlado. Falamos do Twitter, que há muito pouco tempo esteve nesta situação, depois de não ter eliminado conteúdo banido no país.

Roskomnadzor já alertara para links e sites

Também a Google, em dezembro, teve problemas legais na Rússia. Na altura viu ser aplicada uma multa de 33.500 euros (3 milhões de rublos), por se recusar a cumprir com as regras do país. Também nessa altura teve 24 horas para reagir.

Por agora a Google ainda não reagiu a esta nova imposição que a Rússia lhe colocou. O tempo está a contar e têm de rapidamente proceder à remoção dos links identificados, para assim não sofrerem as restrições prometidas-

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de scp
    scp

    “incluindo sites de organizações terroristas e extremistas, sites com imagens pornográficas de menores, bem como lojas online que vendem droga”

    Mal não faria que acontecesse o mesmo em todos os países.
    Mas mais que isso é censura.

    1. Avatar de Paulo Sobral
      Paulo Sobral

      Espero que sabia que algumas das “organizações terroristas e extremistas” na Russia normalmente são apelidades de Oposição.

      1. Avatar de pirata
        pirata

        ponto válido, mas nao responde ao resto

        1. Avatar de Paulo Sobral
          Paulo Sobral

          Quanto ao resto, nada contra. Seu País, suas regras.

      2. Avatar de leme
        leme

        por cá muitos dos extremistas também são apenas oposição

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Na rússia quem critique o regime é considerado como uma organização terrorista e extremista, nem que seja uma dona de casa a fazer criticas num blog.

      Dona de casa que obviamente depois desaparece misteriosamente da noite para o dia, voltando apenas semanas depois já “reeducada” ou então nem sequer volta de todo.

      E ainda há aqueles que dizem que Portugal é uma ditadura. Sabem lá eles o que é uma ditadura.

  2. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu não sei bem qual a utilização da Google na Rússia, mas se experimentassem fazer isto na Europa ou EUA, tudo o que é ISP iria ter as linhas inundadas com reclamações de acesso lento…

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    “Também a Google, em dezembro, teve problemas legais na Rússia. Na altura viu ser aplicada uma multa de 33.500 euros”… ufa por pouco iam à falência

  4. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    “abrandamos o acesso aos serviços se não eliminarem conteúdos”.
    Não percebo, porque é que estão a ameaçar prejudicarem-se a eles próprios se a Google não cumprir.
    “Abrandar” o acesso não irá afetar os russos?

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      O “abrandar” a velocidade de acesso é sempre o primeiro passo…depois vão “abrandando” mais um pouco até ao “encerramento” parcial ou total! Mas não há problema porque a “google (ou outra qualquer multinacional) não arrisca ficar de fora dos grandes mercados (Russia,China,etc) e faz o que lhe disserem que têm de fazer!

    2. Avatar de Coelho
      Coelho

      yandex é de longe melhor que o google.. caso nao tenha reparado, os russos em tecnologia nao precisam dos “outros”

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Eu, tu, toda a gente não precisa da Google. Mas não seria a mesma coisa.

      2. Avatar de Pedro Carlos Strikis
        Pedro Carlos Strikis

        concordo, eu também tenho Yandex.

      3. Avatar de Pedro Carlos Strikis
        Pedro Carlos Strikis

        Concordo, eu também tenho Yandex.

  5. Avatar de Steve Robs
    Steve Robs

    Eu se fosse a Google cortava era todos os serviços na Russia! Nem google apps nos telemóveis!

    Precisa lá a Google da Russia!

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Tens razão…a Google não precisa para nada do mercado que é a Russia (milhões de consumidores!) em termos de vendas dos seus serviços! Quem está dependente dos serviços da Google é a Russia…

    2. Avatar de leme
      leme

      claro que não precisa.. é apenas o país com o idioma mais escrevido na net…

      1. Avatar de Docas
        Docas

        Escrevido ou escrito?

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Precisa senão não estava lá.

      Abc

    4. Avatar de Mico
      Mico

      claro que precisa.
      Precisa de dados como de pão para a boca.
      Se nao seria uma Google coxa com uma IA coxa.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Pois é. A Google sem dados é como uma faca sem cabo a que falta a lâmina!

  6. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Algo aqui não está certo …..

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Do no harm (except when we loose money)

  8. Avatar de Just Me
    Just Me

    A sério que não entendo a animosidade em relação a Rússia, e fala quem já la esteve. Parece que alguns “jovens” esqueceram que a União Soviética já não existe, pelo amor a santa margarita com álcool!

    Alguns países europeus “ocidentais” não param de multar estás “multinacionais” por isso e por aquilo, e quase sempre é “justificado”… ah temos o “GPRD”… ah temos o “PRDS” (lol) … “se foram multados é porque se justiça”, etc et al, quando são os “outros”, digam-se, os “regimes” russo ou chinês, la vem os “moralistas” do teclado descarregar toda a sua sabedoria e “ódio” refinado, esquecendo que falamos também de soberanias e sabe-se lá o que mais destes países. Claro que não digo que estes países sejam “santos” como certamente nao serão os outros.

    “Just in case” as apps da yandex são as que mais uso na Alemanha, sendo elas o translate, o maps e os 42GB do yandex.disk, claro que poderia e posso usar outras tantos aplicativos de outros desenvolvedores , mas optei por estas, caso contrário usaria as criadas por mim, mas como não tenho essa “competência” (gargalhadas imensas e sérias) me limito a escolher entre as que existem, tal como quase todos os “moralistas” e “guerreiros” do teclado.

    Tenham um óptimo dia e um bem haja a possibilidade de escolha, mesmo que as vezes pareçam poucas as alternativas.