Um avião com 3 asas promete reduzir consumo de combustível em 70%

34 Comentários

Um avião com 3 asas? Exato, esta é a promessa da empresa que está a desenvolver o SE200. Este é um conceito de avião com várias asas que promete reduzir o consumo de combustível em 70% e as emissões de CO2 em 80%.

Parece estranho, nos cânones atuais, mas, para a empresa aeroespacial SE Aeronautics, este será o projeto de um avião de passageiros revolucionário em vários aspetos.

 


Avião de 3 asas que gasta menos 70% de combustível

O mundo da aviação tem hoje um desenvolvimento incrível e a tecnologia tem sido puxada ao limite. Os drones que vagueiam pelo mundo de forma autónoma, máquinas voadoras que querem abrir o turismo espacial, e muitos outros equipamentos que ainda nem se conhece bem o potencial são uma realidade.

Antes da pandemia, as companhias aéreas cruzavam os céus com milhares de aviões a toda a hora e um enorme objetivo era levar mais pessoas, ao menor custo.

O design das aeronaves há muito que não dá passos revolucionários, pelo menos no que toca ao design. Isto porque em termos de tecnologia, estas não param e é espantoso o que têm evoluído os aviões no plano tecnológico.

Contudo, há um novo projeto de avião que visa reduzir as emissões de carbono e diminuir o consumo de combustível.

Voar mais, mais barato e de forma inovadora

Este novo conceito de avião a jato foi divulgado recentemente pela SE Aeronautics. O conceito da aeronave apresenta três asas e uma espécie de barbatana, além de ter os motores colocados numa posição já não muito usual. A ideia é que as asas proporcionem, ainda mais, sustentação no ar.

O protótipo é chamado SE200. O novo design de avião terá a capacidade de transportar um total de 264 passageiros. Além disso, e é um ponto muito atrativo, em cada voo, o avião poderá economizar muito combustível, se comparado com os concorrentes do mesmo porte.

O SE200 terá 42,6 metros de comprimento e uma envergadura de asas de 35,3 metros. Segundo a empresa, o avião terá um consumo 70% menor em comparação com um avião convencional com a mesma capacidade de carga, o que lhe proporcionará uma autonomia de 16.900 km.

Um estabilizador vertical duplo e dois motores traseiros também são destaque, permitindo que o avião atinja uma velocidade de 1.100 km/h, com todos os lugares ocupados.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Ao ler o título tentei imaginar um avião com uma asa extra por cima da fuselagem, visto que os aviões têm duas asas… não seria mais correto dizer que é um avião com 6 asas?

    1. Avatar de Vítor M.

      Se quiseres essa interpretação também não está errado, mas a nossa abordagem foi no conjunto, 3 asas.

      1. Avatar de HL
        HL

        A vossa abordagem então está errada. Quem for a ler pensa que tem 3 asas e afinal são 6.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, está certa. Basta ver a descrição do tipo de asas que existem (lê um bocadinho sobre os tipos de asas). Esta é um conceito de aeronave com 3 asas.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Então um avião comum é uma avião com uma asa?
            (estou a perguntar mesmo por curiosidade visto não perceber nada da área)

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim é um avião do tipo monoplano de asa média (semi-asa direita e semi-asa esquerda)

      2. Avatar de Elucidem
        Elucidem

        Se foi um conjunto, sejam explicitos.
        “Um avião com conjunto de 3 asas promete reduzir consumo de combustível em 70%”
        “Um avião com 6 asas promete reduzir consumo de combustível em 70%”
        “Um avião com 3 pares de asas promete reduzir consumo de combustível em 70%”

        Wiki Monoplano:
        “configuração de aviões com somente um par de asas”

        Wiki Monoplane:
        “A monoplane is a fixed-wing aircraft configuration with a single main wing plane”
        Ou seja, tem 1 (Um) plano (plano horizontal) principal de asa como sustentação. (Tal como um rectangulo).

        Wiki Triplane:
        “A triplane is a fixed-wing aircraft equipped with three vertically stacked wing planes”
        Ou seja, 3 planos horizontais de asa.

        (Um aviao normal boeing 747 que quebre uma asa do seu plano (asa esq por exemplo) fica com 0 asas?)

        Fica a questão: “Plano” = “Asa” ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Um avião de 3 asas. Se um 747 quebrar uma asa fica… encomendado a Deus.

    2. Avatar de Thomas
      Thomas

      Neste caso era 3 pares de asas. porque com o titulo imaginei exatamente o mesmo que o André xD

    3. Avatar de Hugo Lopes Antunes
      Hugo Lopes Antunes

      Quantas asas têm um monoplano André? Basta uma procura no Wikipedia. Tem uma asa que pode ser encaixada na fuselagem

      1. Avatar de Pastrilhas
        Pastrilhas

        Sim, neste caso mais uma vez então, são 6 asas encaixadas na fuselagem.

        1. Avatar de Hugo Lopes Antunes
          Hugo Lopes Antunes

          3 asas encaixadas na fuselagem

    4. Avatar de joao matos
      joao matos

      Correcto! Tiraste-me as palavras da boca André. Isto porque num avião normal falamos ‘as asas do avião’, porque é plural. isto é, tem mais do que uma asa. E como disseste, e muito bem, ‘um avião com 6 asas’. É verdade, o Português é tramado. 🙂

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Não acredito, demasiado bom para ser verdade…

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Claro que gasta menos pois tem mais ascensão, ou seja tem mais ar a passar pelas asas!!

    1. Avatar de joao matos
      joao matos

      Samuel, chama-se ‘sustentação’.

  4. Avatar de O Alien
    O Alien

    Os OVNIS não tem asas, como eles voam ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Eles voam ou levitam?

      1. Avatar de O Alien
        O Alien

        Se calhar nem uma coisa nem outra, talvez o dobramento espacial , ou deslocação dimensional algo que se desloca fora da nossa realidade dimensional .

        Já agora bom artigo .

        1. Avatar de Vítor M.

          Sem dúvida que daria pano para mangas o assunto. Mas havemos de perceber como se consegue viajar ou voar aquela velocidade que os caças americanos detetaram e filmaram.

      2. Avatar de Rudi
        Rudi

        depende, a nova teoria da gravidade é que não é uma força mas sim um desfasamento de “temporal”.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Sobre essa do desfasamento temporal ainda não li, mas desde 1915, com o Teoria Geral da Relatividade, não se entende a gravitação como uma força.
          Diga-se de passagem que Albert Einstein mais tarde lamentou a escolha do termo ‘relatividade’, na verdade a sua teoria é uma teoria de invariantes, como ele próprio dizia.

        2. Avatar de Vítor M.

          Estou curioso por saber o que a marinha dos States pensa destas aparições alienígenas.

          1. Avatar de O Alien
            O Alien

            Atenção, la por serem aeronaves exóticas não quer dizer que sejam tecnologia alienígena ou tecnologia “Humana” da nossa linha de tempo.
            Temos ter cuidado com as alusões que fazemos com este tipo de acontecimentos pois poderá ser aproveitado por gente que quer esconder a verdadeira origem .

          2. Avatar de Vítor M.

            Se não sabem o que é, como podem saber a sua origem?

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Falta a tecnologia anti-gravidade, então era consumo ainda mais baixo =)

  6. Avatar de Rudi
    Rudi

    Parece-me que não vai dar certo… uma asa atrás da outra no plano horizontal é um problema, uma vai apanhar com o fluxo de ar da outra e logo todos os defeitos no fluxo de ar que tenham sido provocados pela primeira,

    A questão te de ter mais “asas” é que precisam de ser menos compridas logo podem ter menos peso e menos material por asa, pode também ser um bom factor de segurança ou não, tem o problema que fica difícil de controlar porque os ailerons estão mais perto do centro logo fazem menos força além de que pode ter menos estabilidade, as asas desfasadas também é um problema com stall com ângulos de ataque mais altos, o mesmo problema com as superfícies de controlo em T…
    ou seja a asa mais atrás pode ter Stall com dois ângulos de ataque porque tem duas asa à frente…

    Os motores têm razão de ser mais atrás pois causam muita turbulência e alguma resistência ar e a pluma de escape causa obviamente problemas em qualquer superfície de controlo, assim não prejudica o fluxo de ar e fica mais eficiente.

    Não sei… é uma ideia interessante mas ainda assim não é sem os alguns problemas que estão já bem investigados o que torna esta ideia pouco segura da forma como está desenhada.

  7. Avatar de joao matos
    joao matos

    É curioso que este avião tem os ‘winglet’ duplos na extremidade de cada asa. Gostava de ouvir uma explicação de um engenheiro de aeronaútica em como é que isto poderá funcionar em termos práticos tendo em conta que o que está em causa é a ‘força de arrasto’.

  8. Avatar de Otto KUx
    Otto KUx

    Entendo que as asas dianteiras deveriam estar defasadas na altura e no comprimento, para não gerarem turbilhonamento sobre as anteriores. As asas traseiras já estão defasadas, o que é bom. O trem de pouso na fuselagem não é o ideal para pousos e decolagens, que são as operações mais criticas de um voo. Motores nas asas, em gondolas, geram mais equilíbrio para o voo, mesmo em turbulências. O projeto tem que passar por um túnel de vento para checar estas interferências aerodinamicas.

  9. Avatar de Humberto Tercitano
    Humberto Tercitano

    Tantos teólogos dissertando sobre tecnologia aeronautica!!! Inclusive ha quem diga que este projeto nao ira funcionar!!! O mundo hoje em dia sofre evolucoes tecnologicas constantes e todas essas evolucoes sao idealizadas, estudadas e testadas por grandes cerebros ate serem colocadas na praca publica. Nao é um Zé, um Manuel ou um Joaquim qualquer que vem logo à partida questionar a funcionabilidade deste aparelho.
    Ja nos tempos primordios da Aviacao sempre se colocou em causa a funcionabilidade das primeiras aeronaves e o certo é que hoje a aeronsutica chega a Lua e Marte tudo gracas a expertise avancada da tecnologia.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Faltou dizer para quando, 2050 ? Notícia típica da esperança futura nunca concretizada, tão frequente nos media atuais.

    1. Avatar de Vítor M.

      Disseram o mesmo que tu quando apresentaram um conceito de carro que não precisava de condutor. A chamada condução autónoma. Isto do “nunca concretizada” é uma afirmação perigosa. Lembras-te dos velhos do Restelo, o que eles disseram?

      O Velho do Restelo é variamente interpretado como símbolo dos pessimistas, dos que não acreditavam no sucesso da epopeia dos Descobrimentos Portugueses…

      Abr.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Uma invenção para tirar milhões de dólares às máfias petrolíferas. Acreditar nisso a curto prazo, depende do grau de ingenuidade de cada um.