É o fim de um marco! Microsoft anunciou a data para o fim do Internet Explorer 11

36 Comentários

Há softwares e sistemas que marcam a Internet e os utilizadores que nela navegam. A Microsoft tem uma parte importante destes elementos, que ao longo dos anos foram sendo usados em muitas situações e das mais diversas formas.

Aqui enquadra-se o Internet Explorer 11, que há muitos anos é usado na navegar na Internet, ainda que nem sempre da melhor forma. A Microsoft traçou agora mais uma data chave, marcando finalmente o fim do Internet Explorar 11, que acontecerá já em 2022.

Microsoft Internet Explorer Edge IE Mode data

Microsoft está a mudar os seus browsers

O histórico da Microsoft no que toca aos browsers não é dos melhores. Ao longo dos anos a gigante do software tem apresentado propostas que têm conseguido grandes quotas de mercado, mas de forma artificial. A sua presença no Windows leva a que sejam o padrão para muitos.

Ainda assim, a gigante do software tem feito um esforço grande e isso pode ser visto no novo Edge. Ao mesmo tempo, e como já foi visto, tem-se afastado do Internet Explorer, com o fim do suporte online aos serviços 365 da Microsoft.

Mais um browser que morre! Microsoft terminou o suporte ao Edge original

Fim do Internet Explorer está marcado

Uma medida que segue esta linha foi agora anunciada pela gigante do software. Será no dia 15 de junho de 2022 que será retirado e terminado o suporte ao Internet Explorer 11. Este marco da Internet chega assim ao fim da sua vida útil.

Claro que a Microsoft não vai deixar os seus utilizadores sem qualquer proposta e aponta para o Edge todos os utilizadores do Windows. Com o IE mode, este novo browser conseguirá suprir todas as necessidades dos utilizadores e garantir a compatibilidade.

Microsoft Internet Explorer Edge IE Mode data

IE Mode no Edge será a próxima solução

O recomendado aos utilizadores é que façam a mudança antes desta data, garantindo uma transição pacifica. No caso das empresas, a Microsoft aconselha a que seja usado o IE mode no Edge, que tem garantido suporte até 2029.

Este é um passo que, na verdade, há muito era esperado. O fim do Internet Explorer 11 era algo que a Microsoft vinha a preparar e agora tem uma data para acontecer. O dia 15 de junho está 1 ano de distância, o que dá muito tempo aos utilizadores para preparar a mudança.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elektro
    Elektro

    Espero que todos tenham conseguido portar aquelas aplicações antigas que só funcionavam no IE

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vai ser um problema correr o Java nas finanças ehheheh

    1. Avatar de Jose Martins
      Jose Martins

      Já há muito que não é necessário o IE para aceder ao site das Finanças. Trato de tudo com o Edge sem qualquer tipo de constrangimento.

      1. Avatar de Daniel Paiva
        Daniel Paiva

        Para tarefas normais corre tudo bem, mas tem lá umas ferramentas para contabilistas que ainda correm em Java!

        1. Avatar de AS
          AS

          Tenta enviar um Saft da faturação pelo Chrome, Firefox, Opera ou outro qualquer e depois vem aqui falar…

          1. Avatar de JacareDTR
            JacareDTR

            Aparentemente já dá sem ser pelo IE. Vi hoje a mensagem lá na AT

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Infelizmente nunca atualizaram o envio dos ficheiros SAF-T o que força os utilizadores a recorrer ao Internet Explorer com o plugin do Java NPAPI para executar o applet deles.

        Nem o plugin CheerpJ para o Chrome nos safa, isto porque por razões de segurança, o acesso aos ficheiros está bloqueado quando tentamos puxar o ficheiro SAF-T, e temos somente acesso a um diretório virtual.

      3. Avatar de Jorge Manuel Gonçalves Ribeiro
        Jorge Manuel Gonçalves Ribeiro

        Gostaria que informa se como faz para enviar os ficheiros saft para a AT com o Edge

        1. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          O melhor é instalar o Oracle VirtualBox e instalar lá o Windows XP…esse de certeza que dá pra correr o JAVA sem problemas!

      4. Avatar de Nick
        Nick

        José Martins, tenta enviar um Saft-T (faturação ou contabilidade) por outros que não o IE, depois diz qq coisa.
        O problema nem é esse, é a AT que insiste em obrigar a usar as aplets.

      5. Avatar de k
        k

        Todo o comércio em Portugal tem que enviar o ficheiro do saft todos os meses, sem excepção com pena de multa se não o fizer. Isso quer dizer que toda a gente que tem um negócio neste país precisa do internet explorer + java pelo menos uma vez por mês todos os meses, já à muitos anos.
        É uma p*** duma vergonha mas é o governo que tens.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          facturam milhoes, perseguem tudo o que mexe e usam coisas a borla. O ZeTo que se lixe.

        2. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          nepia…instala uma virtualmachine com windows xp…funciona de certeza!

    2. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      Também me lembrei do mesmo…

    3. Avatar de Jonny
      Jonny

      Isso é peta dude

  3. Avatar de Jose Monte
    Jose Monte

    Na verdade este browser já há muito tempo que morreu, só não foi enterrado.
    A dor de cabeça que era tornar os sites compatíveis com ele, os intermináveis testes, etc, etc.

    Ainda bem que, em tempo útil, surgiram browsers a sério e modernos, que obrigaram a Microsoft a mexer-se. Mas já era tarde demais, perdeu esse campeonato.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      +1 – Especialmente condições para o ie9, ie6… E depois aqueles navigator testing…. Eu já nem falo nos ACID testings… Padrões no IE? What heresy is that? xD

  4. Avatar de AJ
    AJ

    Mas os portugueses vão continuar a precisar do IE até 2030 por causa do portal das finanças.

    1. Avatar de LR
      LR

      Porquê? Eu uso o Edge no portal das finanças e não tenho qualquer problema.

      1. Avatar de Nick
        Nick

        LR consegues enviar um ficheiro Saft? Nem sabes o que isso é…

    2. Avatar de David Lopes
      David Lopes

      IE Mode chegará. Tens isso bem claro no texto

      1. Avatar de AS
        AS

        Já testei e para Saft’s não funciona. Verdade seja dita, é o único caso que não consigo que funcione (ventualmente também o envio de IES online). Mas é uma tarefa mensal para milhares de contabilistas do país.

        1. Avatar de k
          k

          Contabilistas ou negócios. Tenho muitos clientes que nem se chateiam a enviar o saft pro contabilista. A tarefa é simples, o mecanismo é que é que usa ferramentas arcaicas.

        2. Avatar de Tiago Marques
          Tiago Marques

          Boas funciona. Tem que se colocar o site do e-fatura no Modo de páginas do Internet Explorer, abrir o site, instalar o java por lá, reiniciar o Edge e entrar novamente no portal do E-Fatura

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Sim, confirmo que funciona… acabei de testar. Outra opção que uso em Windows e Linux para o envio do ficheiro SAF-T é utilizar o Google Chrome ou o Chromium (creio) com uma extensão chamada “Cloud Browser”, gratuita mensalmente pelo período de 1 hora (se não estou em erro), e permite carregar um website com diversos plugins como o JAVA, emulando várias versões do IE.

          2. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Instalando um VirtualBox e nele instalando o Windows XP ainda deve funcionar, de certeza!

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      já há muito tempo que não usas o portal das finanças.

  5. Avatar de H.G.
    H.G.

    Para mim já morreu em 2008. Paz à sua alma.

  6. Avatar de RuiFM
    RuiFM

    Para activar IE Mode:
    Definições; browser predefinido: activar a opção “permitir que os sites sejam carregados no IE mode”

    1. Avatar de AS
      AS

      Tentei fazer isto. Não deixa utilizar o JAVA.
      Enfim, vamos acreditar que até o IE terminar, transitem as funcionalidades de Java, para os casos em que ainda é necessário utilizar o java.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Deixa, mas tem de instalar o java de 32 bits, a versão de 64 não funciona no IE mode.

    2. Avatar de Luis Geraldes
      Luis Geraldes

      Obrigado Rui pela dica

  7. Avatar de LA
    LA

    Para mim, neste momento o IE só serve para fazer o enrollment dos certificados de utilizador, emitidos através da autoridade de certificação do windows.

  8. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    a solução vai ser ter uma maquina virtual com o windows 7 e java…

  9. Avatar de Ptuga
    Ptuga

    Tudo o que necessito enviar no site nas finanças precisa ser no IE, tanto o saft como o imposto de alcool..