China proíbe criptomoeda em bancos e sistemas de pagamento

123 Comentários

A valorização das criptomoedas está em quebra! De acordo com o portal Coinbase, o mercado está em baixa 14,68% (à data da escrita deste artigo) e quase todas as moedas estão a desvalorizar. Quanto tal acontece é comum perguntar-se “Quem foi o culpado agora”!

De acordo com a agência Reuters, a China proibiu a utilização da criptomoeda em bancos e sistemas de pagamento com este tipo de moedas digital.

China proíbe criptomoeda em bancos e sistemas de pagamento


Criptomoeda pode continuar a ser usada por pessoas a título individual

O governo chinês proibiu as instituições financeiras de ter qualquer tipo de negócio envolvendo criptomoedas. As criptomoedas, como a Bitcoin, estão agora proibidas de ser usadas por empresas financeiras chinesas, embora continue a existir liberdade para ser utilizada por pessoas a título individual.

Segundo a Reuters, o anúncio desta limitação foi feito por três órgãos do setor financeiro. A National Internet Finance Association of China, a China Banking Association e a Payment and Clearing Association of China que revelaram que a decisão foi tomada devido aos riscos no comércio de criptomoedas.

China proíbe criptomoeda em bancos e sistemas de pagamento

A proibição significa que os bancos e empresas, com pagamento online não podem oferecer nenhum serviço que envolvam criptomoedas. Isso inclui registo, negociação, compensação e liquidação. Trocas de tokens e ofertas iniciais de moedas também são proibidas.

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    ALELUIA! Falta o resto do mundo fazer o mesmo.

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      Podes crer.
      Isto é das poucas coisas boas que a China fez nos últimos tempos.

    2. Avatar de PitWeiler
      PitWeiler

      E porquê? Se é que me permites perguntar, claro…

      1. Avatar de PGomes
        PGomes

        Para finalmente, o mercado de hardware, voltar a normalizar.

        1. Avatar de paulo
          paulo

          ignorante!

        2. Avatar de Satoshi
          Satoshi

          A indústria do gaming não polui x10 que cripto?! Epa cultiva te

        3. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Ahahahaha alguém que diga a estes parolos que antes do Covid já existia mineração de cryptomoeadas com gráficas

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Mercado de componentes e meio ambiente.

        1. Avatar de PitWeiler
          PitWeiler

          Meio ambiente?

          1. Avatar de PitWeiler
            PitWeiler

            Não escrevi tudo o que queria, a resposta foi enviada sem intenção..
            Em que é que as cryptos poluem mais que tudo o resto que é legal?
            Não estou a negar que a mineração de cryptos polui, mas e toda a impressão de papel, energia que todos os bancos precisam de utilizar no mundo e tudo o resto… Não vejo preocupação
            E cuidado em generalizar cryptos, POS não polui…

          2. Avatar de PGomes
            PGomes

            A maioria do dinheiro que existe, não é impresso.
            Por isso, essa questão de também poluir é um falso dilema.

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Sim qual o espanto?

          4. Avatar de PitWeiler
            PitWeiler

            Quem é que achas que minera isso na china? As pessoas ou os governos? Achas que depois da china ter anunciado isto que vai diminuir a mineração de BTC lá? A minha opinião é, sim pode baixar um pouco, mas os maiores mineradores de BTC na china, é o governo e não as pessoas, ou seja essa diferença de emissões pouco serão notadas…
            Dessa forma terão sempre poder, sobre as pessoas e sobre o mundo caso as criptomoedas sejam mesmo o futuro… Eles não são estúpidos na china…
            Atenção que isto é apenas uma opinião…

        2. Avatar de paulo
          paulo

          lol papas os midias todos!

        3. Avatar de ElConquistador
          ElConquistador

          Gostava era de saber que fazes tu no dia a dia para ajudar o meio ambienta

        4. Avatar de Satoshi
          Satoshi

          A culpa não é apenas da mineração. Com a pandemia, a procura por dispositivos de gaming disparou. E achar que gaming não polui mais que cripto é mesmo alucinação de gajos com 30 anos a jogar vídeojogos

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      loolll mais um aziado da ccp!
      Ho fixe sabes que eles tem planos para fazer a propria moeda,… loollll aziado

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Não têm planos, já têm a própria moeda digital a circular em diversas cidades há algum tempo LOL..

    4. Avatar de paulo
      paulo

      nao sabes o que dizes!

    5. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Mas nada proíbe não as usar ou minar

  2. Avatar de supersilva
    supersilva

    Será que finalmente estão tomando consciência de que um computador criando nada é nada?

    1. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      Ok, da para ver que não sabe que é blockchain e os projetos por trás das moedas.
      Por exemplo a moeda theta, na verdade estas a disponibilizar o teu computador para a partilha de streaming, por exemplo podera vir a ser usado pela netflix, então montes de pessoas pelo mundo estão a alugar as suas maquinas para ajudar a fazer o streaming o pagamento é feito em theta.
      Mas realmente os computadores estão fazendo algo, se nao for esta rede teria de haver outros computadores das empresas a espalhar o streaming.
      Aconselho a ler um pouco sobre as coisas e não falar em total ignorância.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      É o mesmo que dizeres que os servidores que tratam das contas bancárias das pessoas também não criam nada.

  3. Avatar de Tom
    Tom

    Criptomoedas financiam o crime organizado, terrorismo e lavagem de dinheiro. Pelo meio há uns sortudos que vão ganhando algum dinheiro com isso. Já deviam ter acabado com elas há imenso tempo.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      isso sao os bancos e politicos,… ignorancia deveria ser crime imagina la por onde andarias,…
      hahahahahahaha
      Aziados da ccp!

    2. Avatar de paulo
      paulo

      vai estudar para vires para aqui argumentares!

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Sabes o que também faz isso? Dinheiro, paraísos fiscais, etc.

    4. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      HM o que é isto? Bancos tradicionais apanhados a lavar dinheiro de grupos terroristas, mais que todo o valor de capitalização de mercado da Bitcoin?
      httpss://www.newyorker.com/news/news-desk/the-fincen-files-shed-new-light-on-a-scandalous-episode-at-deutsche-bank

    5. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Ahahahahahaha santa ignorância

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Ui, e agora quem comprou a bitcoin a mais de 50 000€ e agora está a 30 000€?!?!?

    Percebem agora a racionalidade….. ou a falta dela em tudo isto? Basta 1 menino rico dizer que se desfez de resmas de bitcoins e a seguir a China proibir a dita cuja nas transacções de instituições e agora é só a descer para as cripto coisas…… e enquanto nenhum milionário comprar de volta, o pãnico vai levar muitas a caír até zero!!!!!!

    Tadinhos dos meninos que encomendaram resmas de gráficas com frigorífico acoplado e discos para minerar……. cêntimos!!!!!

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Ainda ontem comprei mais 500€. É a minha resposta a esta “crise”.
      Já há muitos meses que se antecipava a necessidade de uma correção e nessa perspetiva só acabou por ser feita agora e ainda bem. Começava a ser impraticável uma compra de risco.
      Assim que vier o IRS vou comprar mais mesmo que baixe para baixo dos 30.

      1. Avatar de dqdq
        dqdq

        podes crer. e espero que desça mais para comprar

      2. Avatar de rui
        rui

        não te esqueças é de as declarar também no irs

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Desculpa, não percebi. Declarar o quê e onde???

          1. Avatar de GM
            GM

            Percebeste, percebeste. Os proveitos que tiveres, se tiveres, com a venda das criptocoisas. Chama-se a isso declaração de rendimentos.

          2. Avatar de Redin
            Redin

            Não percebi mesmo. Podes-me colocar ao corrente sobre essa obrigação? Assim vais-me poder ajudar a mim e a outros para estar de acordo com a lei.

          3. Avatar de João Magalhães
            João Magalhães

            Se tiveres lucros e penso que se os levantares terás que declarar e pagar o devido imposto sobre esse rendimento. É como ganhar o Euromilhões, uma percentagem vai para o estado

          4. Avatar de GM
            GM

            Simplesmente tens de declarar à AT os rendimentos obtidos, mesmo que sejam obtidos ilegalmente (que não deverá ser este o caso). É só ouvir o contraditório ao que o Juíz Ivo Rosa proferiu relativamente ao Caso Marquês, no que respeita aos “rendimentos” do preso Nº44. Os rendimentos obtidos, mesmo que de forma ilícita, têm de ser declarados à AT. Pesquisa, ou fala com um CC / TOC.

          5. Avatar de cross
            cross

            rui e GM, estão enganados. Lucros de cryptos em Portugal não se declaram. Vão-se informar.

          6. Avatar de Redin
            Redin

            AH, agora percebi. Falaste do caso Marquês e puz-me logo em sentido.
            Não tenho que o fazer visto que não são relativo a capitais.
            Eu peço sempre a algum amigo e quando acontecer já não me vou lembrar e peço ao Rosa para prescrever.

          7. Avatar de GM
            GM

            Cross, informa-te tu, mas eu dou uma ajuda:
            https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs5.aspx
            Lê a alínea “p”: Quaisquer outros rendimentos derivados da simples aplicação de capitais

          8. Avatar de Rui
            Rui

            Cross?
            Tem de dizer-me qual é o diploma legal que dispensa as mais-valias das criptomoedas.

            As isenções estão previstas na lei, e não vejo nenhuma isenção para as criptomoedas. Se não declarar, está a fugir ao Fisco, sabia?

            É muito bonito criticar as grandes empresas e o empresários que colocam as sedes das SGPS na Holanda para pagarem apenas 5% de impostos, e depois na calada não declaram as mais valias que ganham nas criptomoedas!!!!!!

          9. Avatar de Realista
            Realista

            @rui: o @cross tem alguma razão na pergunta que fez.
            Em 2018 a Autoridade tributária esclareceu que, não tendo enquadramento legal, as criptomoedas não estavam sujeitas a importo de mais valias.
            No ano passado vieram rectificar esta posição, sendo que actualmente já estão sujeitas a impostos.

          10. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não tens de declarar em lado nenhum:
            “Contudo, o que precisa saber é que caso não exerça uma atividade profissional ou empresarial onde existe a compra e venda habitual de criptomoedas, os rendimentos com criptomoedas não se enquadram em nenhuma das categorias previstas no Código do IRS, pelo que não ficam sujeitos a tributação”

          11. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Pessoal, tenho contabilidade organizada com TOC e já há anos que tenho rendimentos de criptos, não tens de declarar nada, só precisas de declarar se essa for a tua actividade economica, ou seja ou teu trabalho ou part-time.
            Se forem miners, brokers ou afins e tiverem rendimentos dessa actividade, aí sim têm de declarar, o resto está isento, pelo menos para já e em Portugal e que eu saiba em toda a EU.
            Se formos para US, NZ, AU, etc, aí já tens de declarar como se fossem rendimentos de acções.
            Cada vez compensa menos investir em cripto, quem tirou uns cobres ainda bem, eu a cada tiro que mandam estabeleço um novo minimo para vender blocos de 20% automaticamente.
            Overall devo ter lucrado 100k ao logo dos ultimos 7 anos, se tivesse aplicado o tempo que apliquei a monitorizar sobe e desce a trabalhar teria ganho bem mais.

        2. Avatar de Redin
          Redin

          GM, deixa-me interromper o teu entusiasmo.
          Eu estava mesmo a fazer-me de burro para vos obrigar a explicar o porquê de tal afirmação no vosso comentário, porque começa a “cheirar mal” o facto de que se coloca nas redes sociais qualquer afirmação “só porque nos dá vontade” e sem os factos.
          Somente (e tal como dizes e muito bem) os ganhos de capital, mas que não te apercebeste que isso só se aplica a empresas ou atividade empresarial que funcione nessa qualidade de negociação.
          Os particulares ainda não estão obrigados a essa necessidade fiscal.

          1. Avatar de GM
            GM

            Rendimentos de Categoria E aplicam-se a pessoas singulares (eu, tu, …) e não a pessoas colectivas.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            É copia e cola da resposta que dei em cima, mas…..
            As isenções estão previstas na lei, e não vejo nenhuma isenção para as criptomoedas. Se não declarar, está a fugir ao Fisco, sabia?

            É muito bonito criticar as grandes empresas e o empresários que colocam as sedes das SGPS na Holanda para pagarem apenas 5% de impostos, e depois na calada não declaram as mais valias que ganham nas criptomoedas!!!!!!

          3. Avatar de Redin
            Redin

            Eu acredito que estás enganado e tu acreditas o contrário. Assim estamos de acordo em estar em desacordo.
            Mas mesmo que seja como dizes, não faço qualquer intenção de o transformar em FIAT. Da mesma forma que quando (e já lá vai o tempo em que podia sonhar com isso) colocava dinheiro a prazo numa instituição bancária por uns quantos meses, também não lhe poderia mexer sob pena de ser penalizado. Entre a penalização e ter de um dia vir a ser obrigado a declarar, prefiro declarar por duas razões. Primeiro tenciono estar de acordo com a lei e segundo, o valor a pagar um dia por esses capitais ainda se torna maior o resultado do que se o deixasse num banco a ganhar bolor.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Eu compro e vendo acções (agora muito menos), mas no ano seguinte, tenho de enviar uma listagem de todas as acções compradas e vendidas, para apurar as mais-valias! E tenho de o fazer no anexo J.

            Se o Redin morar pelo menos 180 dias em Portugal, tem de declarar aqui essas mais-valias, se morar lá fora, é no país onde passa pelo menos 180 dias que tem de declarar, se não o fizer está a fugir ao fisco! Não há forma de amaciar a coisa, é tão sério como o famoso empresário do Benfica que ofereceu um jogador de vários milhões de euros…. e afinal declarava o salário mínimo!!!!!!!

          5. Avatar de GM
            GM

            Rui. Até pode morar mais de 180 dias fora de Portugal. Se não tiver informado a AT que a residência fiscal é fora de Portugal, terá de declarar os rendimentos, estes e outros, em Portugal. Pode até acontecer que pague 2X (se os declarar, claro), lá e cá. Conheço situações de ex-emigrantes, que actualmente residem cá, recebem reforma do país onde foram emigrantes, e (infelizmente) pagam IRS no país de origem da reforma, e a AT abocanha mais uma parte.

        3. Avatar de LSpencer
          LSpencer

          Em Portugal para já, não é necessário declarar.

          rendimentos de capitais – Categoria E, são tributados os rendimentos gerados pela mera aplicação de capital. Ora se apenas se tratar da compra e venda de criptomoedas, estamos a falar de rendimentos obtidos pela venda do direito, por isso estes não são suscetíveis à tributação em sede de categoria E.

          https://mmc.pt/enquadramento-fiscal-das-criptomoedas-em-portugal/

          1. Avatar de GM
            GM

            A ver se percebi, e apesar da falta de enquadramento jurídico. Então, as ditas criptomoedas não são consideradas capital, mas sim simples direitos de posse. No entanto, pelos comentários que por aqui abundam, os comentadeiros pagaram as casas com direitos?? E os bancos aceitaram?? Ou pagaram as casas com dinheiro, proveniente da venda das criptocoisas? Está mal explicado, inclusivé pelas próprias autoridades. Eu também troco a minha propriedade intelectual, o meu trabalho, por dinheiro (Euros, entenda-se). Pelo mesmo entendimento nem eu nem ninguém teria de pagar IRS.

          2. Avatar de JJ_
            JJ_

            Mas vocês só leem as coisas por metade? Alegam que tem de se pagar/declarar a venda/compra de criptomoedas, e ainda apresentam artigos a falar disso, mas depois nem leem os artigos que apresentam.

            https://mmc.pt/enquadramento-fiscal-das-criptomoedas-em-portugal/
            “Contudo, atualmente as mais valias em criptomoedas não pagam IRS. E isto porquê? Porque legalmente não se enquadram na definição de mais valias. No que diz respeito aos rendimentos de capitais – Categoria E, são tributados os rendimentos gerados pela mera aplicação de capital. Ora se apenas se tratar da compra e venda de criptomoedas, estamos a falar de rendimentos obtidos pela venda do direito, por isso estes não são suscetíveis à tributação em sede de categoria E.” “Mas caso a venda de criptomoedas seja a sua atividade profissional habitual, então terá que cumprir as suas obrigações declarativas. Estas constam no nº6 do artigo 3º do Código do IRS. ” “Atualmente não existe nenhuma informação sobre a tributação específica para as criptomoedas, apenas que as mesmas são tributadas de acordo com a categoria B quando se trata de uma atividade profissional ou empresarial habitual.”

            Querem mais artigos:
            https://www.dinheirovivo.pt/literacia-financeira/consultorio/os-rendimentos-com-criptomoedas-tem-de-ser-declarados-no-irs-12686234.html
            “Assim, ainda que pareça aconselhável que os contribuintes mantenham um registo capaz de justificar a origem dos seus rendimentos, especialmente caso efetuem certas despesas com certos ativos tidos, pelo legislador fiscal, como manifestações de fortuna, no curto prazo, o enquadramento tributário das criptomoedas em Portugal deverá manter-se como está: não serem os rendimentos derivados deste tipo de moedas sujeitos a tributação (exceto na ótica de atividade profissional ou empresarial).”

            https://eco.sapo.pt/2021/03/01/bitcoin-nao-paga-irs-mas-e-aconselhavel-manter-um-registo/
            ““O enquadramento tributário das criptomoedas em Portugal deverá manter-se como está: em princípio, os ganhos realizados, por investidores individuais, através da compra e venda deste tipo de moedas estará excluído de tributação em sede de IRS em Portugal (a não ser na ótica de atividade profissional ou empresarial, o que implica uma análise global da situação do sujeito passivo)”, detalha a sociedade RFF.”

            INFORMEM-SE!!!

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahah tb estou á espera do meu ordenado, para mandar mais uns trocos

      4. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Então e os $6500000000 que disseste que tinhas tido de lucro, só investes $620? Quem é multi-mega-milionário nunca devia deixar de investir, pelo menos, 400 milhões de euros.

    2. Avatar de JR
      JR

      2017 aconteceu uma correção identica a esta….
      E dai houve um impulso de 8x o valor….
      ” Basta 1 menino rico dizer que se desfez de resmas de bitcoins e a seguir a China proibir a dita cuja nas transacções de instituições e agora é só a descer para as cripto coisas”
      Isto aplica-se a qualquer mercado financeiro
      Não é à toa que já existiram pessoas a suicidar se por perderem as poupanças em empresas COTADAS e de ” confiança” ao qual não passavam de fiascos…
      Isso pode acontecer em qualquer mercado financeiro.
      O que dizes de ” vai cair tudo até 0″ viu se já várias vezes no mercado de ações
      Se isso é “tão” seguro, como é possivel ter acontecido tantos crashes já?
      Eu fico feliz com esta correção, assim posso comprar mais!

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Neste mercado, pagas 8% de comissões, nos valores mais baixos, tal volatilidade, chegas a perder 80% do investimento em 4 minutos ou ficares bloqueado de comprar/vender até investires 2000 euros (como está a acontecer com uma das maiores trader). Isso não acontece com as cotadas…

        1. Avatar de PitWeiler
          PitWeiler

          A desinformação tomou lugar nos nossos canais televisivos… O que você está a falar meu caro amigo, são esquemas que se fazem com criptomoedas, ou qualquer outro assunto que involva investir dinheiro para ganhar dinheiro… Se eu lhe disser para você me dar 100€ e amanha eu troco por uma ação ou ouro, e daqui a uma semana com esse “trading” lhe garanto 200€ e você acreditar, está a ser vitima de uma burla, porque como sabe é quase impossivel prever isso, o mesmo acontece nas “empresas” que fazem isso, mas que usam criptomoedas para chamar as pessoas, que sendo um assunto menos conhecido os burlões têm mais facilidade em fazer das suas burlas… Nada tem haver com as criptomoedas em si, apenas pessoas que se aproveitam das novidades e da desinformação para enganar os outros. O mesmo tem acontecido muito com o MBWAY e ninguém diz que é esquema…

    3. Avatar de João Magalhães
      João Magalhães

      Oh Rui, é como todo o tipo de investimentos só que este é num produto bastante volátil. Eu sou um investidor e ninguém me prometeu milhões de lucros em juros como noutros esquemas. Houve quem já comprou a 1€ , 10, 20. 1000, etc. Este dinheiro está lá injectado, o Redin investiu mais 500€ na esperança que suba mas também pode descer mais. Investimentos em produtos de risco é isto, enquanto houverem milhões a vender e a comprar….Faz-me lembrar um doc no netflix sobre uma farmacêutica na bolsa que a única coisa que fazia era comprar outras farmacêuticas, aumentou os preços dos produtos de uma forma brutal o que a fez ter grandes lucros, as acções passaram a valer um balúrdio e no final só o Bill Ackman ficou a arder em 2.8 Biliões. As pessoas que investem em cripto já perceberam que o produto é bastante volátil mas obrigado pela preocupação.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A minha verdadeira preocupação é a fuga ao fisco, é só essa.
        Porque eu compro e vendo acções e tenho de informar todos os anos quantas acções comprei e a que preço e quantas vendi e quantas ainda tenho, para apuramento das mais-valias!!!!

        Para mim sempre foi essa a preocupação, porque uma criptomoeda, como existe neste momento, é uma enorme forma de fugir ao fisco!

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Rui, isso não é culpa do ecossistema cripto. A comunidade portuguesa de criptomoedas e blockhain anseia que o Banco de Portugal tome uma medida sobre a regulação e dentro de varias reuniões que tiveram até hoje para que eles se definam, ainda não trouxeram resultados que lhes permita saber como jogar as regras adequadas. Pelo que eu vim a saber, Portugal é o único país da comunidade europeia que não tem qualquer plano e daí contribui para o atraso tecnológico que poderia criar riqueza ao país através da coleta de impostos.

        2. Avatar de JR
          JR

          Não tens qualquer tipo de obrigação, de momento, de declarar o que quer que seja ao fisco na base de Cripto.
          Os anexos da AT são apenas para mercado financeiro em base currency e stocks.
          Não existe nada, e o mesmo já foi descrito pela própria AT, que não controlam tal mundo financeiro mas que é de boa prática guardar os valores ganhos para o futuro.
          Por isso essa preocupação das pessoas “fugirem” ao fisco não faz sentido.

        3. Avatar de Satoshi
          Satoshi

          Portugal não regulariza criptomoedas por medo! Claridade e oficialização legal das mesmas vai criar mais credibilidade e segurança a investir nesta área. Quando puder pagar os meus impostos em Bitcoin vou poder finalmente ser o meu próprio banco. Não vejo a hora de poder me livrar de dinheiro virtual e poder passar para digital.

    4. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      E agora, um Bitcoin continua a ser um Bitcoin. O seu câmbio para shitcoin(€,$,¥) pouco importa.
      Já nem sei se é os meus bitcoin que sobem de valor ou se é o € que cada vez vale menos have fun staying poor!

  5. Avatar de Atento
    Atento

    … não foi por falta de aviso.
    Outros se seguirão, ainda que de forma mais subtil.
    Continuo a acreditar que as cripto-moedas têm espaço para existir, mas com regulação seja ela exercida por quem for … não reguladas, só se não tiverem dimensão.
    Os acontecimentos recentes demonstram a vulnerabilidade, a todo o tipo de manipulações, se não existir uma entidade que regule e assegure a moeda.

    1. Avatar de Podence
      Podence

      Como assim, “regulação”? Eu pago 30-40% de impostos sobre os ganhos. Os americanos também…
      Lá por Portugal ser uma bandalheira…

      1. Avatar de Atento
        Atento

        Regulação não tem a ver com pagamento de impostos. Trata-se de controlo para evitar/impedir incorretas ou «más» utilizações.
        A regulação também procura assegurar a retenção de valor para quem detém a moeda.
        … e Portugal não é bandalheira (21º no mundo em progresso social)
        … e o caro Podence não paga 30-40% de impostos (quando muito, em Portugal, 28% sobre as mais valias financeiras na venda da moeda, isto se as quiser declarar; cá entre nós, nunca pensou fazê-lo, pois não ? Afinal de contas, Portugal é uma bandalheira …)

        1. Avatar de Podence
          Podence

          E quem te disse a ti que eu estou em Portugal? E quem te disse a ti que o meu escalão de rendimentos não é de 45%, o máximo legal em dito país?

          Tem juízo, rapaz.

    2. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      Tás me a dizer que o novo banco emprestou 500M a um gajo que só tem em seu nome um carro em leasing?!

  6. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Musk, tweet! Pleeeease!

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Admira-me que a malta fã do dinheiro fácil não está aqui a comentar. Finalmente há gente no mundo a ganhar juízo. Uma coisa que nem sequer é palpável, a quem um lunático qualquer decidiu chamar de “dinheiro virtual”, e que valoriza/desvaloriza com base em especulação e no que o elon musk diz ou escreve, na realidade vale nada e nunca deveria ter sido aceite como método de pagamento para nada. É completamente absurdo chegar ao ponto de que um pedaço de nada vale 30 mil dólares.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eu comentei embora não seja fá do dinheiro fácil porque acredito que não existem almoços grátis.
      Os BES deste mundo e que ofereciam.

    2. Avatar de PitWeiler
      PitWeiler

      E porque é que não pode ter valor?? Por não ser palpavel? Então o Dolar não devia ter valor?

    3. Avatar de bitcoin
      bitcoin

      Tens toda a razão, para dinheiro fácil temos a bolsa, para uma coisa que não é palpável temos a bolsa, para dinheiro virtual temos a bolsa, para valoriza/desvaloriza com a especulação temos a bolsa, resumindo na bolsa também se ganha dinheiro com a brincadeira do compra/vende, já agora não fiques preocupado com os outros pois a inveja é uma coisa feia.

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Sim, que basta ver por aqui, que há pessoas que já ganharam 650000000000 com as bitcoins e ainda aqui andam a passear. Ainda nem compraram 300 casas, 1000 hotéis, uns 60000 carros de alta gama…

    4. Avatar de Podence
      Podence

      Nem quero imaginar a cara do Filipe quando alguém lhe explicar a definição de dinheiro (fiat) nas últimas décadas. Mas juro que pagava! :))

      1. Avatar de cryptotuga
        cryptotuga

        LOL eu também quero estar presente quando alguém explicar ao Filipe e aos outros “entendidos” o que vale o euro e o dolar hoje com a impressão massificada sem qualquer suporte por trás. talvez o filipe ainda pense que o dolar tem o suporte do ouro por trás… novidade novidade… não tem desde os anos 70 do século passado…

      2. Avatar de Redin
        Redin

        Não precisas de pagar. Eu ofereço ao Filipe informação de borla.
        Ele que veja este episodio e depois que comece no primeiro. Se for de mente aberta, vai consumir todos os 10 episódios num ápice.
        https://youtu.be/iFDe5kUUyT0?t=375

    5. Avatar de LSpencer
      LSpencer

      Dinheiro fácil onde? Sócrates? TAP? Novo Banco? BCP? Banif?

  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    Muito bom mesmo é bem feita para esses palermas todos que investiram em criptlixo moedas.

    1. Avatar de PitWeiler
      PitWeiler

      Aprofunda por favor…

    2. Avatar de Podence
      Podence

      Foi realmente um dia difícil. O meu portfólio passou de 100X para 60X. Brutal, brutal…

      1. Avatar de Redin
        Redin

        É fácil. Agora é não mexer e esperar que volte a subir. E apenas se puderes aproveita para comprar mais que está barato.

        1. Avatar de Podence
          Podence

          Foi o que fiz, mas cuidado, água na fervura. 33k é um nível crítico. Aguentou, fez ricochete e tens aqui um rally de alívio que com sorte te leva aos 45k. Com sorte!
          A acontecer, vou pôr uma enorme fatia em Tether ou euros, até a poeira assentar.

          Abaixo dos 33k, o próximo suporte são os 18k. Trade responsibly, Sir. 🙂

          1. Avatar de Manuel da Costa
            Manuel da Costa

            Qual 45k? Assim que a CoinExchange volte, só para nos 90k na pior das piores hipóteses. Diz-se que há mais de 7000000000000 milhões de operações que estão pendentes do regresso da trader, que teve um problema nos seus servidores, que gerou um susto e fez a empresa perder 60% da cotação bolsista, sem contar com algo como 5000000000 milhões dólares dos clientes, que não conseguiram vender/comprar nas últimas 16 horas.

          2. Avatar de Podence
            Podence

            Manuel da Costa, colega, tás todo tostado…

  9. Avatar de João
    João

    Já começa mal quando se chama “criptomoeda” a uma coisa que não é uma uma moeda, apesar de ter um valor associado.

    1. Avatar de PitWeiler
      PitWeiler

      Aprofunda por favor

  10. Avatar de Danyyel
    Danyyel

    está a ficar com para investir, deixa baixar mais um pouco

    1. Avatar de Podence
      Podence

      Consegui acrescentar Ether a 1950$ e MATIC a 1.15$. É assim que se faz dinheiro, camarada.

  11. Avatar de Podence
    Podence

    Outra vez a “tal” notícia da China? Vocês não aprendem? Nunca leram os obituários do Bitcoin? É que anda constantemente a morrer há 10 anos e, enquanto morria, comprou uma casa aos meus pais, outra para mim e uma vida muito decente. Tenham juízo, noobs.

    1. Avatar de Filipe Fernandes
      Filipe Fernandes

      Exato. É deixa-la cair e assim q começar a subir é comprar e comprar em grande. Pode é ter uma recuperação apenas a médio ou longo prazo.

      Durante a queda de hoje em apenas 10 minutos foram compradas mais de 220 bitcoins. “Alguém” preparou isto e vai encher os bolsos.

      1. Avatar de Podence
        Podence

        Sem dúvida, mas a verdade é que o mercado já precisava de uma abanão para pôr humildade nesta malta que chegou agora! Eu juntei Ether em saldos e em 2h fiz 100% com a MATIC nesta queda. Isto nem nos sonhos mais molhados 🙂

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Com tantos portugueses a fazer mais de 1000 milhões de euros a cada semana, não percebo como é que ainda estão cá em Portugal. Esse super lucro de 65000000000000% anual, não é para aproveitarem para melhorar a vida?

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      A moeda comprou-te a casa? A tecnologia está cada vez mais inteligente, porra!

      1. Avatar de Podence
        Podence

        Eu entendo a azia. Isto é para quem os tem no sítio. A minha casa manda cumprimentos.

  12. Avatar de Filipe Fernandes
    Filipe Fernandes

    Notícia FALSA.

    Foi um desenterrar de ações passadas, que já estão em vigor desde 2017:
    “In 2017, China shut down its local cryptocurrency exchanges,…”.

    e um aviso ao povo chinês em 2019:
    “In June 2019, the People’s Bank of China issued a statement saying it would block access…”.

    Todos os comentários anteriores são só “patetas” e desinformados.

    1. Avatar de Podence
      Podence

      Isto é recorrente. FUD clássico para meninos.

    2. Avatar de Atento
      Atento

      Então a correção de 30% que aconteceu hoje ainda é mais preocupante … porque não tem fundamento …

  13. Avatar de Artur
    Artur

    Chamem-lhes parvos. Eu não chamo.

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Para todos os chorões que ficam contentes com este tipo de notícia, desde 2013 que a China lança esta notícia, literalmente todos os anos. E para quem não sabe, nunca proibiu. Nada de novo aqui, só para os “novos” haters que acham que entendem e que desejam é que “isto” vá ao charco. Aproveitem é agora para comprar 😉

  15. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Uns riram-se outros choram!
    bUy ThE dIp!
    Agora a sério, é só um dos maiores mercados económicos que fechou às coins, outros rapidamente seguirão o mesmo caminho. Palpita-me que a UE será a seguinte!

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Notícia de 2017 lol isto foi tudo uma grande jogada para cães grandes comprarem super barato… agora o maluco do musk do já está a promover novamente

  17. Avatar de eu
    eu

    Boa notícia. Nem tudo a que a China faz é mau pelos vistos.
    Agora falta os outros copiarem.
    Já estou farto de ouvir falar no pseudo-dinheiro que soa sempre a lavagem.

    1. Avatar de PitWeiler
      PitWeiler

      Aprofunda por favor…

    2. Avatar de LSpencer
      LSpencer

      O valor de uma moeda, física ou digital, depende apenas do nível de confiança da maioria da população para a usar como moeda de troca. Já lá vai o tempo em que por detrás de cada dolar havia ouro. Agora é tudo apenas uma questão de confiança. Se amanhã países deixarem de aceitar o Euro e exigirem dollars, o valor do euro vai para 0. Esperemos que não 🙂

      1. Avatar de PitWeiler
        PitWeiler

        Concordo plenamente, e na minha opinião o dolar, euro, ou qualquer dinheiro fiat, em nada é melhor do que o BTC, ETH entre outras…

  18. Avatar de miguel
    miguel

    hehehe só parvos a vender, aproveitei estes saldos e já comprei Bitcoin, mas se cair mais só capaz de colocar lá mais 5000€.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Mete lá é logo todo o dinheiro que tens. Com um crescimento de 60000%, nas próximas semanas, é lucro em caixa.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Só meto aquele que não me faz falta ou o lucro de operações anteriores.
        Só hoje já ganhei 7000€ hehe.

  19. Avatar de Filipe Martins Machado
    Filipe Martins Machado

    saldos!!!!! Vou comprar tralara-lara-lara…..

  20. Avatar de LA
    LA

    Agora só falta o resto dos paises, fazerem o mesmo. A ver se acaba a gula da mineração, que só tem é provocado problemas, a nivel mundial.

  21. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Declaração de interesses – não tenho criptomoedas, nem familiares meus.

    Posto isto, há que dizer que o título induz em erro: “China proíbe criptomoeda em bancos e sistemas de pagamento”.

    Dá a entender de que antes era era permitido – e passou a ser proibido.
    Nada disso – antes era proibido e foi reafirmada a proibição.
    Nada de novo, portanto.

  22. Avatar de knight
    knight

    VAI BOMBA ATÔMICA COM FORÇA NESSE PAÍS DO DEMONIO

  23. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Pelos comentários, acho que vou mandar tudo para ações, não é especulativo nem nada e é sempre a subir… não querem cryptos deixem, mas façam comentários de jeito, sempre arroz com fugas a impostos e financiamento de terrorismo e bolhas e vai valer 0 e tem que que pagar impostos e não sei que

    Vão protestar com os desvios de capital público, isso sim era de valor

  24. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    https://ibb.co/M2XPg9D

    Pelos vistos já sabiam..

  25. Avatar de Satoshi
    Satoshi

    A China baniu cripto, pela 5 vez e acreditar que cripto pode ser ilegalizada ou concordar com regimes comunistas é de gente doida.
    Eles ilegalizam enquanto empurram a sua cripto nacional yen. Não te iludas, o progresso não para.

  26. Avatar de rui caetano
    rui caetano

    Vê-se claramente que esta malta não conhece toda a história da bitcoin e das cryptos.
    Todos os anos a china faz proibições. A maior foi em 2017 em que supostamente baniu. Mas voálá, em 2021 é o principal pais minerador? E agora será coincidência que após o surgimento de várias teorias em que a china iria controlar o sistema monetário através das cryptos, destronando assim o USD, surgem estas noticias. Será mais uma vez para tapar os olhos ao mundo e a esta cambada de ignor… que aparecem por aqui a falar sem saber literalmente nada de nada deste assunto…. A china já é a maior potencia do mundo, apenas permanece na sombra porque lhe interessa. O DXY( indice dolar americano) tá nos niveis de inicio do ano de 2018, ou seja ainda piores que com o aparecimento do Covid, se passar este suporte pode ir para niveis de 2014 que são baixíssimos, revelando assim um enfraquecimento monetário brutalíssimo. No meu ver a china irá querer assumir o pódio quando vir que os US não tem hipótese de resposta. Até as reservas monetárias da china têm cada vez menos dólares. O mundo tá em mudança radical mas a maioria ainda não viu isso. Continuem com as palas e não abram os olhos.

  27. Avatar de CRN
    CRN

    Algumas respostas recentes, como corretoras, wallets e enquadramentos.
    https://www.crncontabilidade.pt/blog/o-que-sao-criptomoedas