Vai ser possível renovar o cartão de cidadão sem sair de casa

30 Comentários

As novidades associadas ao Cartão de Cidadão têm sido muitas nos últimos tempos. A pandemia veio acelerar os processos e a verdade é que começa a ficar tudo mais simples e rápido.

Hoje a secretária de Estado da Justiça revelou que vai ser possível renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa. Saiba como funciona.

Vai ser possível renovar o cartão de cidadão sem sair de casa


Uma das últimas novidades no que diz respeito ao Cartão de Cidadão (CC) tem a ver com as entregas do mesmo em casa dos portugueses. O CC é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.

A entrega do CC passa a ser feita em casa. Segundo informação, o CC é enviado para a morada dos portugueses por correio registado. O IRN irá selecionar para envio postal os CC dos titulares com 18 anos ou mais e com os contactos atualizados no sistema.

Renovação do Cartão de Cidadão feita com uma referência multibanco

Em declarações à SIC Notícias, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, referiu que “Portugueses com mais de 25 anos vão receber uma carta PIN que apresenta como novidade uma referência multibanco”.

Vai ser possível renovar o cartão de cidadão sem sair de casa

Ao efetuar o pagamento (que pode ser feito no multibanco ou através de home banking), fica automaticamente feita a renovação do cartão. De salientar, no entanto, que ao fazer o pagamento para a renovação a pessoa está a concordar que não vai alterar qualquer tipo de dados do cartão (morada, nome, etc). Feito este processo, a pessoa também confirma que vai receber o CC na sua casa.

Leia também…

Agora será sempre assim! Cartão de Cidadão será entregue em casa

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Sinceramente nem o porque de tem vencimento..

    1. Avatar de Peace
      Peace

      E não tem, eu tenho porque trabalho.
      Mas a data de validade é por segurança.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O vencimento é por um lado para o estado manter o controlo sobre si enquanto indivíduo… se decidir não querer saber mais do estado para nada e não ter nada haver com ele, vai ter a vida muito dificultada a partir de certo momento.

      Por outro lado existe a limitação técnica do chip embutido no cartão que aparentemente anda nos 10 anos, sem falar que as tecnologias criptográficas utilizadas vão evoluindo e é necessário ir tornando obsoleto tecnologias utilizadas que já não dão mais garantias de não serem falsificadas/ ultrapassadas em larga escala.

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Deviam baixar os valores que se paga por estes documentos!! Acho que 15 euros para 5 anos e 18 euros para 10 anos é demasiado elevado.

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Online é 16,20€ por 10 anos

  3. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Um documento obrigatório para qualquer cidadão Português, onde deveria ser abolido a taxa de emissão /renovação. Deveriam ser os nossos impostos a pagar este tipo de serviço.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Não pagamos já o suficiente?! Isto é uma obrigatoriedade, não é um capricho pra ser pago.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É o princípio do utilizador pagador que tanto gostam de apregoar quando é conveniente… quando é para fazer coisas contra as quais a maioria da população se oporia utilizam outros argumentos, como o princípio da solidariedade ou qualquer outro.

    3. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Não podia estar mais de acordo. Nada justifica que se cobre este documento obrigatório, universal e emitido por um organismo público.

  4. Avatar de Silas C Almeida
    Silas C Almeida

    Se uma pessoa tem a validade já caducada, já marcou o agendamento presencial para daqui uns meses (nomeadamente para Agosto), não vai alterar uma virgula ou acento no seu CC !!! Vai ainda assim ter que ir se apresentar no Cartório de seu Município para efectuar a renovação do mesmo?? ou vai já receber entretanto a papelada via e-mail para andamento do processo por via não presencial ????
    E os valores vão sobrer uma habitual insuflação ou inchaço de taxas e taxinhas ou vai ficar mais barato???

  5. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Parece boa ideia, mas depois a parte dos códigos é uma tremenda burocracia. Vão manter os atuais, vão enviar novos por correio?
    Atualmente obrigam as pessoas a ir ao local para receber os códigos. Os que têm a assinatura digital bloqueada, só pode desbloquear de forma presencial. Mesmo tendo os outros disponíveis, tem de lá ir , por causa de um. Depois como não há agendamentos, a pessoa fica impedida de assinar e utilizar a chave móvel digital, por longo meses.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Mandam por correio, se tiveres um leitor de cartões fazes tudo em casa.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A parte da assinatura digital é que realmente é problemática, por um lado não quer que qualquer um deite a mão à sua carta com o seu cartão de cidadão e comece a assinar por si, e por outro se precisa ou quer a assinatura digital activa tem mesmo de deslocar-se ao IRN para a activar… não é fácil de solucionar a menos que o estado queira facilitar e deixar a pessoa deslocar a qualquer loja do cidadão, ou município para activar tal funcionalidade num departamento específico só para “notariado”… mas não sei até que ponto tal não aumenta a probabilidade de fraudes… mas é uma possibilidade.

      Quanto aos códigos supostamente é o que enviam para casa juntamente com o código de pagamento para o multibanco.

    3. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Ola Rui, a assinatura digital da para ativar em casa mas para a chave movel digital. Para o cartao de cidadao de facto tem de ser presencial, enfim…

    4. Avatar de N'uno
      N’uno

      Se tiveres a sorte de receber um cartão que se activa ao fim de 48h (máximo, porque normalmente é antes), podes autenticar-te no portal egov e activar a chave móvel digital, isto se tiveres um leitor de cartões. Os códigos são enviados para casa em carta própria.
      Eu recebi SMS ainda em Abril e no mesmo mês recebi o cartão, assim como os códigos. A chatice é que não está activo, logo não consigo autenticar-me no egov e em lado algum… Até conseguir avançar um pouco a resolução do problema foram umas 3 chamadas de 40 ou mais minutos de espera, com informações incoerentes, tentativas de agendar na conservatória nunca atendidas, ou atendidas e desligadas, enfim, um terror! Hoje consegui finalmente um agendamento para resolver isto, mas estou ainda dependente da confirmação da recuperação dos sistemas, pois hoje todos os nossos certificados (em sistema) desapareceram pelas 11h30. Nem presencialmente teriam resolvido alguma coisa a partir dessa hora! Enfim, querem facilitar, mas parece-me que estão longe de lá chegar…

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu pelo passaporte até quase que desculpo o elevado preço 65€, por 5 anos, agora o CC, é obrigatório devia ser grátis, há impostos em Portugal que deixam “confuso” como por exemplo IMI, para habitação própria permanente acho uma tremenda injustiça, 48% de imposto de mais valias para habitação secundária, lá está fazer bons negócios em Portugal é crime, como os governos só fazem negócios ruinosos, temos de castigar aqueles que sabem fazer negócios, pelo menos aplicar este valor para valores de venda de a partir de 1 milhão de €, por exemplo.
    A quantidade de imposto cobrado pelos estados são um convite a fuga de impostos, e atenção que isto não é um exclusivo nosso Português e geral, sendo certo que na Europa ainda temos bastastes direitos e apoios, com educação grátis, saúde, apoios ao desemprego etc., mas falta é muita fiscalização para apanhar os aproveitadores

  7. Avatar de JSILVA
    JSILVA

    Eu já renovei o meu em Fevereiro sem sair de casa. Como os dados pessoais eram os mesmos pude fazer tudo online. Para receber o documento, fui noticado por SMS com a seguinte mensagem: Vai receber o C Cidado pelos CTT com entrega ao PROPRIO. Para receber noutra morada ou Loja CTT utilize ctt.pt.
    E no dia seguinte tive que me identicar perante ao carteiro com o CC caducado para receber o novo.

  8. Avatar de JPO
    JPO

    boa tarde,

    Suponhamos que tenho o CC caducado, tenho 23 anos.

    queria também aproveitar a renovação do CC para alterar a morada fiscal.

    A questão do multibanco está fora de questão para mim certo?

    1. Avatar de Ricardo M.
      Ricardo M.

      Boa tarde, o que recomendo é que faça onlina a alteração de morada antes de renovar o CC. Assim quando fizer a renovação já está tudo atualizado. Para atualizar a morada apenas tem de ativar a chave móvel digital. Veja se no seu caso é possível ativar

  9. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Nos moldes que dizem na notícia já é possível, eu o fiz em Novembro do ano passado.

    Dai de casa porque os CTT falharam a entrega, mas isso é outra história…

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Atenção que muita coisa foi permitida fazer on line mas em medida de exceção por causa do covid.

  10. Avatar de iDoente
    iDoente

    Vão ter de deslocar caso pretendam ativar a assinatura digital

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Não, podes activar pelo menos via leitor de cartões

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Errado. A assinatura digital só se pode activar presencialmente.

  11. Avatar de JPO
    JPO

    Obrigado caríssimos.
    Porque , ao tentar no portal, dizia que apenas poderia ser efetuado se tivesse +25 anos.
    Achei ridiculo, mas que certamente existiria outra alternativa.

    Obrigado mais uma vez.

  12. Avatar de gil
    gil

    a fotografia é a razao dos 25 anos

  13. Avatar de Helio
    Helio

    No dia 20 de junho de 2019 renovei o meu CC pelas 23h, por acaso estava no trabalho e não em casa.
    Só tive que agendar o levantamento, na altura claro

  14. Avatar de ONUBB
    ONUBB

    Ai tantos que nem vão receber os seu cartão, e depois vão a televisão dizer que tem um empréstimo e nem sabem de onde e como o tem, prefiro ir la para renovar e levantar

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Infelizmente é uma possibilidade real.
      É sensato querer que seja entregue no IRN e ir lá levantar, desde que consiga agendar tal… antigamente dava para simplesmente aparecer e esperava um pouco (dependendo da localização), hoje em dia aparentemente é hiper difícil… o vírus deve ter morto muitos funcionários do IRN ou coisa parecida.