Mobi.e: A partir de hoje fica mais caro carregar um carro elétrico

60 Comentários

2021 é o primeiro ano em que se aplicarão as tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica. Com o processo gradual de implementação plena do Regulamento de Mobilidade Elétrica, a MOBI.E anunciou a cobrança da “tarifa EGME”, que terá a supervisão da Entidade Reguladora.

Conheça os valores da nova tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).

Mobi.e: A partir de hoje fica mais caro carregar um carro elétrico


Taxa da Mobi.E custará 33 cêntimos por carregamento

Na rede Mobi.E, o acesso aos postos de carregamento por parte dos utilizadores é universal e não depende das redes com quem o serviço é contratualizado, ao contrário do que acontece noutros países.

Em Portugal, através da rede Mobi.E, este serviço é prestado sem cobrança adicional e com a supervisão da Entidade Reguladora, a quem compete definir a Tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).

Mobi.e: A partir de hoje fica mais caro carregar um carro elétrico

A ERSE definiu, assim, o valor da tarifa EGME, a qual passará a ser paga a partir de hoje (1 de maio) pelos CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), OPC (Operador de Pontos de Carregamento) e DPC (Detentores de Pontos de Carregamento).

As tarifas da EGME irão começar a ser cobradas pela MOBI.E aos agentes do mercado, não tendo uma aplicação direta nos utilizadores, de acordo com os seguintes valores:

  • Tarifa da EGME aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME): 0,1657€/carregamento;
  • Tarifa da EGME aplicável aos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC): 0,1657€/carregamento;
  • Tarifa da EGME aplicável aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC): 0,0385€/dia/ponto de carregamento.

Contas feitas, carregar um carro num posto da Mobi.e custará mais 33 cêntimo (por carregamento). A rede Mobi.E conta com a cobertura geográfica superior a 90% dos municípios, uma rede com mais de 1.650 postos de carregamento e mais de 3.400 tomadas. De acordo com as informações, esta nova taxa renderá 780 mil euros neste ano e servirá para financiar a rede pública.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    Resumindo.. Ninguém quer saber do ambiente apenas querem é mais taxas e impostos para meter mais aos bolsos.. É assim que se dá issentivos em Portugal

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Estava a espera de que? Hajam imenso dinheiro com os combustíveis fósseis, e agora vão deixar de ganhar esse dinheiro. Vão inventar impostos de certeza

      1. Avatar de Filipe
    2. Avatar de Jon
      Jon

      Abra os olhos ou só abriu os olhos agora?
      Mt gente está a ser comida de cebolada com essa história do clima qe até mete nojo já em ouvir flr
      Reflita se N e mt vantajoso pras marcas apostar em propaganda do medo e investir em carros elétricos eles vão buscar sempre mt mais dinheiro a médio prazo qem com venda de baterias ou novos carros já carros a combustão podem durar 30 anos!!!

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Eh lá!
        Escreva em Português!

        1. Avatar de Jon
          Jon

          Nao lhe agradou?

          1. Avatar de Alves
            Alves

            “Novas Oportunidades” ou analfabetismo funcional?

    3. Avatar de samuel quedas
      samuel quedas

      E que dizer da falta de incentivos para as pessoas deixarem de escrever “issentivos”? É dramática!

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Rede Mobi-e é só para desenrascar e é preciso que tenhas um carregador perto

    1. Avatar de José Abreu
      José Abreu

      Eu acredito mais na diversidade. Em algumas circunstâncias já é mais cara a carga eléctrica.

  3. Avatar de Kendimen.C
    Kendimen.C

    ‘So it begins’…

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      +1

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Toca a carregar o carro em casa, quem tenha este tipo de automóvel!! Já estava à espera disto!! Quando for o hidrogénio os preços deste combustível vão ser no mínimo €2,50 por litro!!

    1. Avatar de Toder
      Toder

      O hidrogénio está a ser vendido em kg e não em litros…

      1. Avatar de scp
        scp

        Ok, 2,50€ por kg!!

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Está na hora de acordar do sonhos! Um kg de HH, nos países em que há postos de abastecimento, é vendido mais para os 15 do que para os 10 euros, SEM IMPOSTOS. E tem um rendimento próximo a 6 litros de gasolina.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Um gás liquidificado é vendido em Kg!! Pronto já posso dizer que já vi de tudo!!

        1. Avatar de Pit
          Pit

          liquefeito, queres tu dizer!….

        2. Avatar de Adilson Ramalho LIma
          Adilson Ramalho LIma

          O gás de garrafa para os fogões ou qualquer outro tipo de utilidade é vendido ao kilo.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      O objectivo deles é que todos carreguem o carro em casa e assim paguem metade em impostos e ainda dão mais dinheiro a EDP e afins porque terão de subir a potencia.

    3. Avatar de Jon
      Jon

      Mas n se preocupe isto daqui a 10 anos se a acentuada se mantiver os impostos da electricidade começam a vir ao de cima espere pra ver
      Ou n pense q a eletricidade cai do céu pra abastecer toda a população

      1. Avatar de Alves
        Alves

        O Sr. anda a “gasol”, certo?

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Basta que metade do petróleo actualmente gasto em motores de combustão seja usado para produzir electricidade para que as necessidades de todo o parque automóvel fiquem cobertas e a sobrar. O motor eléctrico é quase 3 vezes mais eficiente.

        1. Avatar de José Abreu
          José Abreu

          ? Onde descobriu isso ? Mais eficiente do que o quê?

  5. Avatar de Jonny
  6. Avatar de Alves
    Alves

    Até ver, GPL é o que continua a dar.

  7. Avatar de Alves
    Alves

    Encomendei, ontem, um híbrido, para carregar em casa. Vamos ver no que dá…
    A marca anuncia 1,4 l aos 100 Km e isso já foi comprovado pela malta dos vídeos no YouTube.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Híbrido não é carne nem é peixe. Quando as baterias acabarem, diga-me qual é a média aos 100Kms.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Depende, se só fizer percursos até um dúzia de kms por dia e for sempre posto à carga até pode fazer médias de zero, ou um litro aos 1000. Senão, ainda gasta mais que um carro normal devido ao peso. Híbrido plug in serve principalmente para tornear normas de homologação CO2 e fugir ao fisco.

        1. Avatar de Alves
          Alves

          Ah, e é para 218 CV e um binário de 450 Nm.

        2. Avatar de José Abreu
          José Abreu

          O que diz não faz sentido

      2. Avatar de Alves
        Alves

        Menos de 6 l/100 Km.

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Híbrido reúne o melhor dos dois mundos. No dia a dia só se gasta eletricidade e para as esporádicas viagens longas, tem o motor de combustão. O peso a mais é compensado pelo facto de ser sempre híbrido. Quando acabar a eletricidade carregada continua a carregar nas recuperações de energia durante a condução.

        1. Avatar de Alves
          Alves

          É isso, mesmo.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          O peso a mais é compensado onde pode funcionar como híbrido: em cidade ou estradas secundárias. Na AE em grandes percursos o modo híbrido não funciona: não se trava e não há devolução de energia recuperada.

          1. Avatar de José Abreu
            José Abreu

            Mas quem tem peso a mais faz dieta. O Prius PHV até tem um peso menor do que os outros pois é parcialmente construído a carbono como os F1.

      4. Avatar de José Abreu
        José Abreu

        Quando a viatura trabalha em modo 100% híbrido gasta 2 litros /100km ….. 3€/100km … No meu caso. Média combinada dos últimos 50.000 km = 1,2 L/100 …. 2€/100km …….

  8. Avatar de VictorT
    VictorT

    Quando tudo estiver dependente do carregamento eléctrico…os valores subirão en flecha.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu acho o mesmo.

    2. Avatar de scp
      scp

      Porque aí todos os países têm a possibilidade de se tornarem nos seus próprios produtores de combustível em forma de eletricidade para os transportes. O mundo deixa de estar dependente das arábias e esses estados deixarão de serem tão podres de ricos.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sai o Pai Natal entra o Ali Baba e sua trupe !

        1. Avatar de José
          José

          Não será o contrário?

  9. Avatar de AJ
    AJ

    o IUC tambem no deve estar muito longe para estes carros.

    1. Avatar de José Abreu
      José Abreu

      Não se compreende a discriminação positiva.

  10. Avatar de Francisco Catarino
    Francisco Catarino

    Só falta a taxa para quem carrega o carro em casa, basta sairem os números de vendas do primeiro trimestre a dizer que híbridos e elétricos venderam mais para arranjar taxas…
    Este país está a saque.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Isso a mim ja n me preocupa
      N tenho ideia em comprar novo

  11. Avatar de Grunho
    Grunho

    Viagens grandes em eléctrico por AE são um logro. O custo das cargas rápidas émuito superior ao equivalente em gasolina e mais do dobro do gasóleo. E não dá grande saúde às baterias. Eléctrico só em casa.

  12. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Há tarifas sociais para carregamentos do veículo?

  13. Avatar de Pit
    Pit

    Os carros eléctricos foram vendidos com a promessa de que o custo do carregamento das baterias seria substancialmente inferiore ao custo do abastecimento dos combustíveis fosseis. Agora que o futuro dos carros eléctricos afigura-se irreversível, verificamos que a garantia dada no passado não passou de mais uma intrujice de quem não tem outro remédio senão mentir para vender um produto!!

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Lol so chegou a essa conclusão agora

      1. Avatar de Pit
        Pit

        Vejo que não percebeste o que quis dizer. Acontece….

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Ai…carros a combustão… ainda não se foram embora e já sinto a vossa falta…

  15. Avatar de Vitorinox
    Vitorinox

    E as baterias não poluem !!!
    a eletricidade é a mais cara da Europa !!!

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico em Portugal?

     Pedro Pinto

    Neste artigo publicado há 5 dias tinhamos alguns países com valores superiores. Sim. Tinhamos.
    Hoje vemos que 60Kw são 27€ sendo Portugal o País com o custo mais alto devido a taxas e taxinhas que inventamos….
    Desafio:
    Podem actualizar o vosso artigo sff e mostar quanto o Governo Português está preocupado com o ambiente….
    Obrigado pela atenção

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, ja nos tramaram 🙁

    2. Avatar de Jon
      Jon

      Mas é q nng esta preocupado com o ambiente

    3. Avatar de José Abreu
      José Abreu

      A mobilidade PHV permite-me com com 50€ fazer entre 4000 e 5000 km ….. emitir apenas 2kg de CO2 a cada 100km.

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Boa Jon, “O Lado Negro das Energias Verdes” para mim não é novidade, agora os acérrimos defensores dos 4 rodas eléctricos parecem estar muitos caladinhos. Atenção que também não defendo a energia fóssil, acho que ambos tem que existir até se encontrar solução melhor.

  17. Avatar de José Abreu
    José Abreu

    Neste aspecto tem alguma razão. Daí a vantagem dos híbridos PHV