Dica: A captura de ecrã do Firefox mudou! Saiba como o pode fazer agora

11 Comentários

A Mozilla tem desenvolvido o Firefox para lhe dar melhores e mais poderosas ferramentas. Foca-se numa melhoria constante da interface, bem como em muitas outras áreas deste browser, para o tornar mais eficiente e melhor.

Com uma das últimas atualizações, uma das funcionalidades mudou e está agora noutro local mais acessível. O problema é que nem todos a encontram. Assim, e para mostrar o que mudou, vamos explicar como pode agora fazer captura de ecrã do Firefox.

Firefox Mozilla captura ecrã imagem

Uma mudança da Mozilla recente

Foi com a versão 88 que o Firefox mudou uma das funcionalidades que o distingue de muitas outras ofertas do mercado. Este browser tem uma ferramenta nativa para a captura de imagens, algo que muitos usam sem depender de apps externas ou funções do sistema operativo.

Até agora estava num local bem conhecido, mas a Mozilla resolveu colocá-la mais perto do utilizador. Fica assim mais acessível e muito mais simples de aceder. É certamente uma mudança para melhor e vai ser do agrado dos utilizadores.

Firefox Mozilla captura ecrã imagem

Capturar o ecrã é mais simples

A partir de agora, e sempre que quiser fazer a captura de uma imagem do browser, seja de uma parte de uma página ou até de um site completo, só precisa de abrir o menu de contexto. Ao clicar com o rato em qualquer parte de uma página, vê surgir a lista de opções disponível.

É então aqui que vai encontrar a opção que se habituou a ter no menu do Firefox. Procure por Tirar uma captura de ecrã e o processo que quer realizar terá início, com todos os passos necessários.

Firefox Mozilla captura ecrã imagem

As muitas opções do Firefox

Poderá de imediato escolher qual o tipo de captura de imagem que quer realizar. Pode optar por recolher parte da página web ou simplesmente realizar uma captura completa da página, algo que é realizado de forma automática.

A opção mais lógica, e mais usada, é a captura de parte do ecrã. Só precisa então de desenhar a área que quer capturar, podendo posteriormente ajustar a dimensão dessa mesma área, para a captura da imagem ficar perfeita.

Firefox Mozilla captura ecrã imagem

A imagem final pode ter vários destinos

Para finalizar a captura da imagem só precisa de escolher uma das 2 opções presentes. Poderá copiar e usar noutra app ou simplesmente gravar a imagem num ficheiro para guardar ou enviar para outro utilizador. Ao carregar no X descarta a captura e o processo é cancelado.

É desta forma simples que a Mozilla mudou o Firefox para tornar mais simples o acesso à captura do ecrã. Com um simples clicar do rato encontram a opção procurada e todo o processo acontece de forma direta e muito rápida.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 652mga
    652mga

    Greenshot é a minha ferramenta de eleição para a captura… a captura pode ser enviada para vários sítios de hospedagem, tratada com o vários itens do Office, Paint…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      ShareX também, não sei qual dos dois. Mas da uma olhadela no ShareX é um software muito consolidado e já presente e algum tempo!

      Creio que tenha mais funcionalidades que o Greenshot.

  2. Avatar de João Silva
    João Silva

    A única coisa que mudou na captura de ecrã do Firefox foi a opção ter desaparecido do menu “Page Actions”, do lado direito da address bar. A opção no menu de contexto já existe há muito tempo.

    “The ‘Take a Screenshot’ feature was removed from the Page Actions menu in the url bar. To take a screenshot, right-click to open the context menu. You can also add a screenshots shortcut directly to your toolbar via the Customize menu. Open the Firefox menu and select Customize…”

    https://www.mozilla.org/en-US/firefox/88.0/releasenotes/

  3. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    No Windows: Shift + Ctrl + S Melhor impossível!

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Será: Windows + Shift + S

      Melhor é impossível? Dei o exemplo do Greenshot e já alguém falou do ShareX (não conheço) mas se este último está, pelo menos, ao nível do primeiro acaba-se a “impossibilidade”….

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Shift + Ctrl + S é no Edge… kkk

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    LigntShot–>PrtScn

  5. Avatar de J.P.
    J.P.

    Fixe fixe era resolverem o problema do consumo de Ram

    1. Avatar de rgj
      rgj

      Sabes ao menos do que falas?
      Que paranóia é essa do consumo de Ram no Firefox quando outros consomem muito mais??

  6. Avatar de informado
    informado

    no meu linux é so carregar na tecla alt

  7. Avatar de Bruno M. Dias
    Bruno M. Dias

    Antigamente já se podia aceder a esta funcionalidade através do menu de contexto.