Até um dia Netscape…

21 Comentários

Estava marcado para desaparecer, ainda lutou mas o seu fim era vaticinado por muitos. Alguns lutavam pela sua existência, poucos acreditavam nisso. Fica a lembrança daquele enorme “N” sobre um planeta em constante movimento, 1 de Fevereiro de 2008 é a data do último suspiro.


As actualizações de segurança para o browser vão continuar a ser desenvolvidas até ao dia 1 de Fevereiro, após essa data, o suporte para o produto será descontinuado e não haverá mais nenhum update.

Como todos sabemos o Netscape já dominou em tempos o mercado de browsers, e foi para muitos a primeira experiência da Internet. A morte deste foi proferida com a chegada do Microsoft Internet Explorer. A partir desta data o Netscape passou a ser distribuído gratuitamente enfrentando o domínio do Windows 95, perdendo paulatinamente o sua fracção de mercado de utilizadores.

Aproveitem, enquanto isso, a AOL empresa responsável por este browser recomenda ao seus utilizadores o browser Firefox em que o Netscape foi e é baseado.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    tudo q aol coloca mao estraga, vejam so o winamp que tem a cada mexida da aol ficado gigante, e comparado ao freeamp ele é um pesadelo.

    netscape era um bom navegador mas q o dono dele cometeu o erro alias nem tanto de vender para aol, e sumiu nem lembro mais o nome dele….

    usava o netscape em net discada com provedor pago…kkkk, masss ja era hj uso o ie7 ou firefox…

    Que vá, pq não vai fazer e ter saudades..como a empresa microsoft de pt que o cara quer 1milhao de dolares..kkkkk vai ficar como se fala: a ver navios.

  2. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Este seguiu o caminho de outros, queria browser pago até aparecer a Microsoft e a Firefox, mesmo se este último trabalha c/ códigos da Netscape.
    Faltou lucidez estratégica e acabou conforme previsto há muito… 😉

  3. Avatar de Mikhail Miguel

    É muita falta de lucidez estratégica acabar com uma marca tão boa, e com um produto que poderia continuar a existir como uma “Distro” personalizada do Firefox ou coisa parecida

    Todos os executivos da AOL devem ser espiões de outras empresas, infiltrados apenas para criar auto-sabotagens! Qualquer leigo percebe o quanto a AOL é auto-destrutiva…

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    “A morte deste foi proferida com a chegada do Microsoft Internet Explorer”
    a microsoft nao devia poder por software pre-instaldo no sistema operativo mas os outros tambem o fazem… instalando ubuntu, vem la dentro o firefox, no fundo vai a dar ao mesmo.

  5. Avatar de dc
    dc

    @Paulo Ribeiro

    Se o Internet Explorer fosse Open Source ou Freeware talvez o caso mudasse de figura! E ai o Firefox pode-se ser destronado.

    Mas como não o é! E o IE exige uma serie de requisitos, uma das quais era ter o Windows Genuino que até á data já não é necessario… mas enfim… uma serie de requisitos que acabam depois por afugentar uns e aclamar por outros, neste caso o Firefox.

    CUMPS

  6. Avatar de El Comandante

    Acho que com o firefox não teremos saudade do Netscape.

    Firefox é o melhor sem dúvida

  7. Avatar de Uma pessoa
    Uma pessoa

    A aol que seja esperta e venda os direitos da Netscape, então, talvez apareça alguém que dê um seguimento estratégico decente a uma marca tão prestigiada.

    Já agora, que é feito do Mosaic?
    Pena ter morrido há mais de 10 anos, e não aparece ninguém para o ressuscitar.

  8. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @Paulo Ribeiro

    Pois é … mas o firefox é livre e podes mudar de browser se te der na bolha e o IE está tão entranhado no OS que se confunde com este, há coisas que se quiseres mudar tens de mudar (a nivel de sistema) nas configurações do IE (proxies por exemplo), não queiras comparar coisas que não podem ser comparadas.

  9. Avatar de aver
    aver

    Repararam que por estes dias o Gmail passou para, praticamente, 6 GB ?
    (no fim da página dos e-mails, onde diz percentagem de utilização, está agora 6136 MB)

  10. Avatar de IR
    IR

    @aver

    para alem dos 6gb podes reparar que tb tem suporte IMAP mas apenas se alterares a lingua para Inglês US.

  11. Avatar de Jorge Cunha

    A web muda muito depressa e quando as estratégias não se adaptam os projectos acabam para minha pena. De notar que o Firefox tem por trás o Google quanto a outros Browser’s penso que ainda pode mudar muito de panorama nos próximos anos.

  12. Avatar de Deoki
    Deoki

    Bons tempos em que o senhor da net era o IRC, o netscape já tinha plug-ins e as páginas em Goopher tinham passado a historia. Ainda tenho algures uma embalagem de um Netscape que comprei. Secalhar ainda vendo isso no Ebay e ganho uns trocos para… sei lá, comprar uma acção do Google! :p

    Bem, só tenho pena que a AOL tenha tomado esta triste decisão, agora que o Netscape estava finalmente com cara lavada e ao nivel do Firefox e IE. É a historia do “ICQ” novamente…
    Parece que têm o toque inverso ao do Rei Midas…

    Adeus Netscape. Serviste-nos bem.

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    Gostei demais do Netscape 9.x, mais leve que o Firefox, usava ele como padrão até saber desta (infeliz) notícia

    Pois é, voltei novamente para o Firefox, pelo menos dá para usar a skin do Netscape,

    Netstripe:
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/4784

  14. Avatar de aver
    aver

    Off Topic

    Comentários 11-12 – O Gmail no Natal passou para 6 GB. Antes (penso que em Outubro) além do protocolo POP3 passou a permitir o protocolo IMAP.

    De acordo com o @ IR é só para quem tenha o Gmail em Inglês-US. Confirmo que é o que uso.

    Já tinha visto funcionalidades adicionais, por exemplo em produtos on-line da Microsoft para “residentes” nos EUA (para experimentar até já usei códigos postais da Florida). Esta da língua é nova. LOL.

    Voltando, mais ou menos, ao tópico. Achava a árabe do post, enfim … podia-se arranjar melhor.
    http://fotos.sapo.pt/soledo/pic/0000ztf8

  15. Avatar de Ricardo Ferreira

    @aver

    Andas distraído 😉 Tanto o IMAP como o aumento do tamanho das caixas do gmail já tinha sido noticiado aqui.

  16. Avatar de arkan
    arkan

    @dc

    vc esta enganado, o ie nao precisa mais de ser windows legitimo, isso se deve ao fato do brownser mozilla firefox esta sendo usado hoje em dia e ter atualizações rapidas de segurança.

    com o ie8 nos primeiros meses talvez precisem mas com certeza sér livre como o ie7 já é.

    o netscape aí, foi nao para ser pago, mas sim foi comprado pela aol qndo saiu a versao 4.5, isto segundo a revist info exame-br, mas acontece que ele ficou estagnado aí, nessa versão, e o ie4.0 foi tomando conta, e o ie5, ie5.5 , ie6 q causou euforia pelo novo icone, e o ie 6sp2….

    que vá, e fique bem morto como outros navegadores como o opera q era pago e viu q nao dava para competir e ficou livre…..

  17. Avatar de aver
    aver

    Ricardo Ferreira

    É possível. Os posts são tantos.
    Já agora qual é o post que diz que já passou para 6 GB (lembra-me da passagem para 4 GB), e que os 6GB + IMAP é só, por enquanto, para inglês-US ?
    (Não se nota muito no meu comentário anterior, nas era a estória do inglês-US que me interessava mais, e pode ter mais elementos no post)

  18. Avatar de UKN
    UKN

    Também eu o usei quando o SAPO era outro …

    Concordo com o pessoal que disse que onde a AOL mete a pata … f0de tudo … o WinAMP só uso versões antes do 5.5 … quiseram imitar o iTunes … digo eu … Ultimamente tenho usado o AIMP Classic pela sua simplicade …

    O Netscape já tinha morrido à uns anitos … valentes …

    Se tiverem saudade arranjem uma skin pro firefox, afinal o Netscape que existe não é nada de mais senão isso com mais umas m3rdices da AOL em cima …

    E quem diz AOL , lembra-se da PT/SAPO … com as suas “excelentes” aplicações 😉

  19. Avatar de Abigobaldo
    Abigobaldo

    E o ICQ tb entrou na danca dos aplicativos no qual a AOL mete a mao e detona.
    O Winamp 5.5.x curti ele 😛

  20. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu não concordo com isso.
    Acho que o Netscape ainda continua bvom sim. Ele é bem seguro e facil de usar.
    A única coisa que eu achei nele. é que ele é inglês.