Teletrabalho: Governo cria 53 espaços de coworking no interior

12 Comentários

Quando se fala em Teletrabalho é comum associar-se apenas ao trabalho a partir de casa. No entanto, o conceito é mais amplo e o Teletrabalho pode ser caracterizado como um espaço de trabalho, fora da empresa, com pessoas de várias áreas para troca de experiências.

Nesse sentido, o Governo vai criar até final de junho 53 espaços de coworking no interior.


Espaços de coworking com Internet, computadores e impressoras…

O Governo pretende abrir até ao final de junho 53 espaços de teletrabalho no Interior do país, em igual número de municípios, para dinamizar estes territórios e facilitar a fixação e atração de pessoas e empresas, foi hoje anunciado pelo Governo.

De acordo com as informações, os ministérios da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social indicam que, na primeira fase da rede nacional de espaços de ‘coworking’, haverá 16 espaços na região Norte, 23 no Centro, três no Alentejo e 11 no Algarve.

Os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.

Vão localizar-se em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto

Ainda de acordo com o comunicado do executivo…

O estabelecimento destes espaços de ‘coworking’, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do Interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar

As câmaras municipais serão responsáveis pela divulgação destes espaços, disponibilizando fotografias ou vídeos para permitir a realização de visitas virtuais por parte de eventuais interessados, e fornecendo informação relativa às características do espaço, condições de utilização, calendário anual, horário de utilização e custo associado.

Lista de Municípios que integram a primeira fase da Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”

  • Região Norte:
    • Amares
    • Arcos de Valdevez
    • Bragança
    • Cinfães
    • Macedo de Cavaleiros
    • Melgaço Mirandela
    • Monção
    • Mondim de Basto
    • Paredes de Coura
    • Terras de Bouro
    • Valpaços
    • Vila Flor
    • Vila Nova de Cerveira
    • Vila Verde
    • Vimioso
  • Centro:
    • Abrantes
    • Aguiar da Beira​
    • Alvaiázere
    • Ansião
    • Carregal do Sal
    • Castelo Branco
    • Covilhã
    • Figueira de Castelo Rodrigo
    • Fundão
    • Góis
    • Idanha-a-Nova
    • Mação
    • Oliveira do Hospital
    • Ourém
    • Penamacor
    • Penela
    • Proença-a-Nova
    • Sátão
    • Santa Comba Dão
    • Sever do Vouga
    • Vila de Rei
    • Vila Nova da Barquinha
    • Vouzela
  • Alentejo:
    • Alter do Chão
    • Alvito
    • Vendas Novas
  • Algarve:
    • Albufeira
    • Alcoutim
    • Castro Marim
    • Faro
    • Loulé
    • Monchique
    • Olhão
    • Portimão
    • São Brás de Alportel
    • Silves
    • Tavira

Leia também…

Teletrabalho no interior com apoio mensal de 219 euros por pessoa

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Tretas …

  2. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    e mais tretas…

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isso e quantas luvas?

  4. Avatar de Jonny
    Jonny

    É mais um “investimento” do governo

  5. Avatar de Checosta
    Checosta

    Alerta campanha eleitoral !!!

  6. Avatar de QQ
    QQ

    Portanto não podem ir ao local de trabalho para não fraternizarem com os colegas e passarem o Coof-19… mas coworking spaces are a-okay. Cool!

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Não será para depois da pandemia?

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Governo pretende abrir até ao final de junho 53 espaços”, vamos a ver então! no final de junho espero que os media voltem à noticia e analisem quantos destes espaços foram efectivamente criados e a que custo.

  8. Avatar de Indignado
    Indignado

    Criar é fácil, esta ali um primo com um edifício para alugar, compra-se ao amigo o equipamento, eu quero ver é os espaços a dar frutos isso sim era uma noticia 😀

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Por enquanto os espaços ainda não dão frutos

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Só as árvores

        1. Avatar de XBUZZY
          XBUZZY

          Até podias ter um pomar nesse “espaço” que sendo do governo não ira existir fruta na mesma.