COVID-19: Portugal é o país da União Europeia com menos novos casos

24 Comentários

Há boas notícias para Portugal relativamente à COVID-19! Ao contrário de alguns cenários traçados, Portugal é atualmente o país da União Europeia com menos novos casos. Depois de um período muito mau, o nosso país tem conseguido  controlar a pandemia e desde o dia 18 de março que se mantém com menor média de casos.

De acordo com o ECDC, esta semana a incidência de novos casos foi de 75 por cada 100 mil habitantes.


O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibilizou recentemente novos dados sobre a pandemia. Em seis semanas, Portugal mantém-se como o país da União Europeia com menor índice de incidência de novos casos de COVID-19.

Portugal mantém esta posição desde o dia 18 de março. De acordo com o relatório publicado recentemente, Portugal tem 75 novos casos por cada 100 mil habitantes. De referir que a média europeia está agora em 426. Considerando a seguinte imagem, percebe-se também que a zona centro de Portugal é a que tem menor índice de incidência estando no intervalo entre as 20 e as 59,9 por 100 mil habitantes

COVID-19: Portugal é o país da União Europeia com menos novos casos

Ainda relativamente a Portugal, apesar de o valor da incidência ser baixo comparativamente à Europa, está a subir. Na semana passada a média por 100 mil habitantes era de 68 e há duas semanas era de 56. Relativamente à mortalidade Portugal também tem melhores resultados face a outros países da UE com 5,92 óbitos nas duas semanas anteriores por cada milhão de habitantes.

ECDC

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    O governo mandou abrir portas a tudo e todos que venham do Brasil, passadeira vermelha para os voos de todo o Brasil, para ajudar a TAP.Ora sabemos que o Brasil não respeitou as regras sanitárias e o vírus está em força neste momento.
    Ficámos nós sujeitos à privação da liberdade para estes gajos, trazerem infetados aos magotes? Um país que tem estirpes raras, que decidem não fazer nada para as travar e nós validamos tudo. Com políticos assim, só com uma revolução.

    1. Avatar de António
      António

      Não stresses… até 2024/2025 vais andar assim.
      Por isso, calma pessoal!

    2. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Isso não é verdade. Só houve abertura para deslocações essenciais. E mesmos esses obedecem a apertadas medidas de controlo sanitário.

      1. Avatar de scp
        scp

        Se comprares um bilhete de avião do Brasil para Portugal não te perguntam qual é a urgência de vires a Portugal no meio de uma pandemia, nem à saída nem à entrada.

        Mas deslocações essenciais neste contexto de viagem aérea não resulta em nenhuma proibição, não tens de provar nada, desde que tenhas o bilhete e um teste e indiques a morada onde vais ficar.

        “são consideradas essenciais as viagens de:

        – designadamente as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.”

    3. Avatar de Douglas
      Douglas

      Tugas, cheguei, sou Brasileiro com muito orgulho e vim para Portugal trabalhar em uma das áreas mais emergentes, a tecnologia da informação, para ajudar o seu país a sair do atraso tecnológico que se encontra atualmente e trazer oportunidades de trabalhos para todos aqui e consequentemente crescer a sua economia, e hoje ganhando 4x mais do ordenado mínimo de Portugal. Cumpri todas as recomendações do seu país referente ao isolamento profilático, teste de COVID-19 para embarcar em voo e estou cá de forma totalmente regular perante a lei e contribuindo com impostos. Abraços do Zuka.

      1. Avatar de Backonline
        Backonline

        É de rir atraso tecnológico lololol
        Nao conheces minimamente as tecnologias usadas por cá….

        1. Avatar de joao matos
          joao matos

          Eu acho é que ele nem sequer conhece os avanços ou os atrasos…as realidades a nível de tecnologia no fundo…das várias zonas do país dele. Já para não falar das disparidades a nível de ‘know-how’ de região para região. Mas neste momento tenho imensa pena que este País chamado Brasil esteja a
          sofrer ainda mais com esta pandemia por causa de um doido chamado Bolsonaro. É lamentável!

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      fica em casa fechadinho que ficas beM!
      libtards aterrorizados por uma constipacao ficam bem em casa nao sao precisos ca fora.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já vi este filme. Andamos nisto com uns meses de atraso do resto da Europa, ou seja, se querem ver o futuro é meter os olhos em países vizinhos.

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Estás enganado. Nós fomos os primeiros a ter a chamada 3ª vaga. Poderemos vir a 4ª vaga que terá outras características em termos de internamentos porque quando vier e se vier, virá em contexto de vacinação em curso da população.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Podemos não andar com as vagas sincronizadas mas somos claramente um reflexo do resto da Europa. Até nas medidas impostas pelo governo. Gostava de acreditar que não haverão mais vagas mas acho isso altamente improvável.

        1. Avatar de Há Cada Gajo
          Há Cada Gajo

          Isso não existe. Não há “vagas sincronizadas”. Sabemos que esta pandemia depende da circulação e do relacionamento das pessoas. Olha para os números do Reino Unido e Israel, sabendo que são os países em estado avançado de vacinação, especialmente Israel. https://www.worldometers.info/

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Escrevi Português correto, logo se as palavras existem o problema deve ser semântica.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      QUe??? como te atreves, menos nr de casos, desemprego diminui bastante durante a lockdown, a economia cresceu durante a lockdown,… como te atreves a questionar o querido lider golpista!

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Sempre nos extremos…
    Só confinamos quando chegamos ao pior país do mundo, levando à necessidade de um confinamento apertado, agora, ficamos confinados até sermos dos melhores, levando à saturação da população confinada. Reduzimos agora ao máximo para permitir o turismo nos próximos meses até não aguentarmos mais e depois iniciarmos outro confinamento radical. Que triste fado o deste país tão dependente do turismo.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      És a Maia? É que eu não consigo prever o futuro…

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Felizmente o bicho esta a morrer. Ja ninguem quer saber do covid para nada. A prova disso e que os restaurantes por onde passo estao cheios de pessoas, e ainda bem. A humanidade tem de responder por esta paragem forcada da economia da mesma forma com a retoma agressiva. Igual o que a comunicacao social tem andado a fazer acerca do virus. Conseguiu transformar um virus com caracteristicas absurdas e que nao existem noutros tipos de virus.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Podes apresentar estudos e meta-análises relativamente ao que disseste na última frase?

    2. Avatar de rui
      rui

      Não fazes a minima ideia do que falas!
      Eu vi pessoalmente o resultado do que esse virus faz, e o que a comunicação social falou ainda é pouco para descrever o que aconteceu na chamada 3 vaga.
      Vi corpos empilhados uns em cima dos outros. Tem a minima ideia do que é uma unidade de UCI ter varios mortos por dia? De falar com familiares a informar que o doente faleceu ou que não vai sobreviver a noite?
      Achas que o facto de estares fechado em casa, a escrever coisas que não sabes faz de ti um heroi? um sabio?

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Idroid a questao do virus ja foi mais que discutida. Fica ao teu criterio acreditares ou nao o que eu falei. Mas so um exemplo, o virus ficar em superficies e durar dias nos mesmo. Isso para mim e a coisa mais absurda que ja ouvi. Se quizeres acreditar que e assim e contigo. Os virus so sobrevivem numa celula hospedeira, quantas vezes tem de se repetir isso ? Para algumas pessoas muitas vezes.

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Estás parado no tempo. Tens de te atualizar. A pandemia já tem mais de um ano, não se descobriu o virus ontem.

    2. Avatar de joao matos
      joao matos

      Certo! Então e dentro de um elevador alguém espirra, algumas gotículas vão na direção do chão, e o vírus supostamente não irá sobreviver. Relativamente às micro-gotículas (aquelas que ficam suspensas no ar, e que só saem se houver circulação de ar), o que acontece? O vírus também não sobrevive? E se sobreviver, sobrevive durante quanto tempo? Sinceramente, não sei!…

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Incrível, seja qual for o assunto a tua opinião está sempre no “extremo” e ainda que não hajam extremos bons consegues sempre escolher o pior. Parabéns, não é qualquer um.

    4. Avatar de rui
      rui

      “Os virus so sobrevivem numa celula hospedeira, quantas vezes tem de se repetir isso ? ”
      Como e onde chegaste a esta brilhante conclusão? Youtube? Facebook? Teorias da conspiração?

      Não percebes mesmo nada disto!