Autopilot da Tesla pode ser enganado para andar sem ninguém no lugar do condutor

56 Comentários

A Tesla está num processo muito crítico na sua estrutura. Está a ultimar os testes com o Autopilot para ser completamente autónomo e conduzir de forma quase independente, sem qualquer intervenção do condutor.

Pois esse sistema que se quer robusto e seguro, tem agora uma nova falha reportada. Foi descoberto que o Autopilot da Tesla pode ser facilmente enganado para andar sem ninguém no lugar do condutor.

Autopilot Tesla condutor carro problema

Problema grave com estes carros

Esta nova situação é grave e foi descoberta pela conhecida entidade americana Consumer Reports. Durante alguns testes ao novo Tesla Model Y, dois investigadores desta entidade descobriram que conseguiam colocar este carro a conduzir-se sem a presença do condutor.

Claro que este está longe de ser o comportamento esperado, mas parece ser muito simples de conseguir. O Tesla parece ignorar alguns testes básicos e consegue ser enganado com elementos e os seus comportamentos que deveria validar acima de tudo e a qualquer momento.

Simples de enganar o Autopilot

Do que é mostrado, bastou colocar uma corrente no volante deste Tesla Model Y para que este dispensa-se as mãos do condutor. Este já por si, é um comportamento que não deveria existir, mas que acabou depois por ser elevado e fazer parte de algo maior.

Os investigadores continuaram a sua investigação e descobriram que o Tesla Model Y funciona sem ninguém ao volante. Basta que o Autopilot esteja ligado e o cinto do condutor aplicado, podendo depois ser aumentada a velocidade e percorridas várias milhas sem qualquer problema ou alerta do carro.

Autopilot Tesla condutor carro problema

Nem é preciso condutor para guiar um Tesla

Claro que a Consumer Reports não recomenda que esta situação seja repetida por nenhum condutor. Apelou ainda para que esta fragilidade seja resolvida. A Tesla parece ignorar alguns dos seus sensores mais básicos, como a pressão no assento do condutor. Por outro lado, deveria avaliar a presença deste de outras formas.

Com o Autopilot no meio de algumas polémicas, que estão ainda por provar, estas não são boas notícias. Se até há pouco se conheciam apenas métodos para dispensar as mãos no volante, agora tudo muda e nem sequer o condutor faz falta, se bem que ainda de forma não oficial.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    Vai abrir um novo mega data center em Sines, e vocês só falam da Apple e da Tesla…

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      conta lá!

    2. Avatar de Backonline
      Backonline

      O da PT foi 1 fiasco esse então…

    3. Avatar de Castro
      Castro

      interessante, contudo um datacenter construído por empresas de investimento sem qualquer ligação relevante a TI, levanta muitas dúvidas! É que nem sequer mostram quem é que está interessado em usar o datacenter.
      Diria que o mais certo é ser como muitos outros projectos anunciados em Portugal que no final se tornam esquemas financeiros para enriquecer uns poucos para se ficar com uma mão cheia de nada.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        https://ella.link/

        tens que estudar mais 🙂

        1. Avatar de Castro
          Castro

          comentário mais sem jeito! Um cabo submarino não é um datacenter, nem implica um datacenter associado, nem as empresas envolvidas são as mesmas. Um cabo apenas precisa duma ligação à rede de dados nacional.
          Um cabo pode ser uma de várias razões para alguém planear um datacenter num local, mas não é razão suficiente para a existência de um… É preciso que haja quem na prática faça uso do datacenter, e não são as empresas de investimento que irão usar o datacenter. Logo, a não apresentação dum parceiro/cliente que faça uso da infraestrutura, envolvido no seu desenvolvimento desde o início, levanta algumas dúvidas!

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Tens dezenas de operadores internacionais a aguardar esse cabo, daí a parceria para a construção do datacenter.
            Vais passar a ter 60ms de latência para america latina, muito importante para o investimento Asiatico na região.
            O interesse neste cabo e neste datacenter é gigante, já tem fila de espera de clientes há anos, Cogent, TATA, GE, entre outros gigantes das comunicações além de providers de datacenter como equinix, centurylink entre outros assim como grandes empresas que precisam de reserva de largura de banda.

          2. Avatar de Castro
            Castro

            O cabo é uma coisa, este Data Center é outra!

          3. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Sem o cabo não havia datacenter, foi a passagem dessa cabo até sines que ditou o investimento na região. São negocios diferentes, mas complementares.

          4. Avatar de Castro
            Castro

            Sem electricidade também não havia datacenter e não é por aí que vou justificar que vai haver clientes só porque há electricidade. Continuam a ser negócios separados mesmo que se possam retirar vantagens dum para outro.

          5. Avatar de PML
            PML

            O Castro claramente não quer dar o braço a torcer, mas a razão do datacenter é o cabo sim. Acontece em quase todos os locais onde existem cabos submarinos e neste ainda mais porque este é unico na sua função. Todo este tráfego terá de ser transportado até um datacenter para ser tratado, processado e encaminhado. Em portugal há apenas um DC neutral e uma grande falta deste tipo de espaços. Assim. todo o tráfego teria de ser transportado até esse DC a pagar a operadores, depois pago de novo para sair de Portugal. O que os operadores querem é poder encaminar o tráfego o mais rapidamente possível e neste caso em Sines é o lcal ideal. Falta agora cherem lá operadores de telecomunicações para melhorar a conetividade no local. Venham mais destas boas notícias.

          6. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Já está a terminar o troço até Lisboa 😉

    4. Avatar de Infinity
      Infinity

      +1, só esses é que vendem

  2. Avatar de DB
    DB

    Colocar uma corrente? ou um peso?

  3. Avatar de Louro
    Louro

    A unica coisa que tenho a perguntar, quem é o atrasado mental que decide que é uma boa ideia meter uma treta qualquer pendurada no volante e passar para o lado do pendura enquanto tem o auto-pilot ligado?

    Depois tem acidentes e vem a malta dizer que o problema foi a marca… Meus caros isto nao é um problema da Tesla mas sim de utilizadores estupidos, com pouco amor a vida e consideracao pela vida dos restantes.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Infelizmente vivemos numa época em que a culpa é sempre de terceiros. Ninguém é responsável pelos seus proprios actos.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Desde que vi instruções para não colocar animais vivos no micro-ondas..

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se dá para colocar animais vivos no micro-ondas então o micro-ondas é inseguro

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      É isto… Também é útil para gerar visitas a artigos.

    3. Avatar de Carlos Mogas da Silva
      Carlos Mogas da Silva

      a seguir vão dizer que o problema das armas matarem é dos fabricantes delas… à espera… já disseram, mas afinal parece que a culpa é de quem a usa.

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Conhece mais utilidade para uma arma que não matar ou ferir?
        Em regra usa-se um objeto que dê para o bem e para o mal, estando a decisão do seu fim no utilizador.

        1. Avatar de Carlos Mogas da Silva
          Carlos Mogas da Silva

          Serve para abrir uma cerveja 😉

        2. Avatar de Carlos Mogas da Silva
          Carlos Mogas da Silva

          E “Tiro” é efectivamente um desporto. Não tens de atirar contra alguém, portanto uma arma não é *sempre* letal.

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            Tens toda a razão.

        3. Avatar de Hélio Musco
          Hélio Musco

          Defender.

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            Sim. Têm razão. Erro meu.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Existe um problema grave com os “condutores” não com o carro.

    1. Avatar de RC
    2. Avatar de J. Santos
      J. Santos

      Precisamente. Está notícia é ridícula. Mais valia acrescentar: “detetada falha na produção de facas: podem ser usadas para matar” ou “tetetado problema com telemóveis: podem ser arremessados à cabeça de pessoas”. Que parvoíce!

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Não é só com os Teslas.
    É com qualquer carro com este sistema. Por exemplo, os Volvo’s….. que fazem kms com uma simples carteira a fazer peso no volante….

    1. Avatar de RC
      RC

      mas volvos não contam, não têm um “T” no inicio do nome.

  6. Avatar de Koso
    Koso

    Autopilot? Prefiro andar a pé.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Então anda a pé! Alguém te impede de andar a pé ou mesmo conduzir manualmente um Tesla com Autopilot?

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Ponham se a brincar aos carrinhos elétricos e dps digam qe o café tem formigas

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Deves ser trineto daquele senhor que jurava a pés juntos que os carros a combustão não eram o futuro e que a malta ia andar de cavalo para sempre…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ou tu agr falta saber

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          A seguir vem o quê? Um “quem diz é quem é”?

          Vai lá fazer videos para o TikTok e deixa os assuntos sérios para quem tem maturidade…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Q tipo de assuntos sérios

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Andam aqui a brincar aos carrinhos elétricos agr estão a dizer ” deixa pra nos os assuntos sério” hm interessante

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            Se ter pessoas a fazer parvoíces ao volante, muitas vezes para ter visualizações nos tais videos, não é um assunto sério para ti, acho que a parte da maturidade fica provada.

          4. Avatar de IonFan
            IonFan

            Podes dizer as vezes que quiseres que são “carrinhos” e não é por isso que se vão tornar “carrinhos”. Não sei se já reparaste, mas estás cada vez mais sozinho nessa ideia.

            As aulas presenciais não recomeçaram já? Ou estás na hora do almoço?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Um carro sem ser a pilhas não é possivel fazer isto?

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nao sei se sabe, mas a conducao autonoma ou ate proxima nao e exclusiva dos eletricos.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Depois acontece o que aconteceu ao outro Q falhou os travoes no tesla dele se tivesse um carro em condições a homem em vez de um brinquedo N acontecia isso

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Porque toda a gente sabe que as falhas de travões foram mais uma da inovações da Tesla…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Ainda no ano passado no moto GP o Meverick Vinales ficou sem travões e teve de saltar da mota a quase 300 Km hora, foi no grande prémio onde o nosso Miguel Oliveira ganhou pela 1ª vez no Moto GP, e sendo eu um atento expectador da modalidade e principalmente da marca Yamaha, não me lembro da participação da Tesla no desenvolvimento da mota.
        Isto tudo só para dizer que falha de travões é “normal”, e não um exclusivo da Tesla

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Vai se a ver e a mota não só era da Tesla como também ia em Autopilot 😀

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Eu tenho um carro de 2002 e nnc tive problemas de travões sabes porque? Tenho responsabilidades e ando com carro a seria

        1. Avatar de RC
          RC

          O que é um carro à seria ? aqueles que são do estado ? lol

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Estás a fazer confusão com a Mercedes

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Um carro à homem LOOOL realmente como é que alguém com acesso a Internet pode ser tão desinformado?

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Lol… Estes comentários!
    Exato falhas de travões carros que ardem nada se via antes da Tesla.
    O hype de volta da Tesla é tanto que basta Elon musk falar bem de bitcoins para explodir o valor das mesmas, ou simplesmente, responder com um “Eeehhh!” se os elétricos do grupo VW são ameaça para descer as ações do grupo.
    Mesmo os proprietários é que sofrem um bocadinho das ideais, passar para o pendura só porque sim, ou para fazer vídeos e meter nas redes, etc.
    Um simples sensor de peso no banco do condutor resolver a questão.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      E um peso em cima do banco do condutor não “avariava” isso também?

      Podíam era pôr um sensor de bafo da expiração no volante

  10. Avatar de alibaba
    alibaba

    Não percebo como deixam sequestrar um tópico desta maneira