Pirataria: Endereços IP podem ser bloqueados em Portugal

106 Comentários

Portugal está também na luta contra a pirataria digital. Nesse sentido há algumas propostas por parte dos partidos, apesar de serem um pouco antagónicas.

O tema da pirataria vai ser hoje debatido em Parlamento. Conheçam as propostas do PS e do PCP.

Pirataria: Endereços IP podem ser bloqueados em Portugal


Há uma proposta do PS e do PCP para a pirataria

Poderá estar para breve alguns mecanismos de bloqueio à pirataria digital no nosso país. De um lado está a proposta do PS, que propõe o bloqueio de endereços IP e do outro a proposta do PCP que propõe a criação de um fundo para quem aceite a cópia e partilha das obras na Internet, revela o Expresso.

O projeto de lei comunista deixa de fora da livre cópia os trabalhos de âmbito jornalístico e os programas informáticos. A Audiogest opõe-se ao projeto de lei comunista e alerta para a possibilidade de criar uma “zona franca” ou “paraíso legal” para as “violações dos direitos de autor”.

As propostas serão analisadas esta quinta-feira à tarde e o objetivo é mesmo ultrapassar os problemas gerados pela pirataria de música, livros, videojogos ou filmes na Internet.

Caso sejam aprovados, os dois diplomas passam para o debate na especialidade, onde poderão sofrer alterações antes da votação final, novamente em debate na generalidade, revela o Expresso.

Pirataria: Endereços IP podem ser bloqueados em Portugal

De relembrar que atualmente estão em vigor dois memorandos que permitem o bloqueio de sites e plataformas que disseminam cópias e transmissões ilegais na Internet. Isto significa que os operadores de telecomunicações têm a possibilidade de bloquear diferentes serviços que considerem pirataria caso haja uma denúncia ou indicação dos detentores dos direitos de autor e da Inspeção Geral de Atividades Culturais (IGAC).

O Pplware irá acompanhar o debate de hoje à tarde e saber qual o caminho que Portugal irá seguir neste tema.

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    “proposta do PS, que propõe o bloqueio de endereços IP”, é bom que seja o ip privado do meu computador, assim sempre o posso trocar 🙂

  2. Avatar de scp
    scp

    Existe pirataria online/visualização ilegal para conteúdo Português? E se existe em que escala, que tipo de conteúdo?

    A única coisa que me lembro é para os canais de desporto.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A pior é da música. Existem milhentos sites que partilham os discos, apesar de a maioria dos jovens não sabe usar esse tipo de sites, pagando pela utilização através de apps ou subscrições.

      1. Avatar de Jnmartins
        Jnmartins

        Já fui assim, utilizava alguns desses milhentos sites. Um dia experimentei spotify premium, e esqueci-me que esses sites existem… Uma vez que ouço imensa musica, sinto-me satisfeito em apoiar os artistas que gosto. 7€ é uma ida ao café…

        1. Avatar de Soccer Mom
          Soccer Mom

          Exactamente.

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          €7 é uma ida ao café? Nem €4 euros eu gasto no café (bolos incluídos) para 2 pessoas!!

          1. Avatar de JL
            JL

            Acho que o que o Jnmartins quis dizer é que as mensalidades são bastante acessíveis e os conteúdos são bons. Concordo mas só tenho a acrescentar que 7€ no Spotify, mais 14€ no Netflix, mais uns euros noutros serviços que gostamos e a conta no final do mês é grande.

  3. Avatar de XneloX
    XneloX

    Se criassem mas é medidas para combater os políticos piratas é que era trabalho

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … políticos e não só, estás a esquecer os gajos da “Banca”!!!!!!!!!!

      1. Avatar de fOrAsSs
        fOrAsSs

        …e o Luís Filipe Vieira que pediu para adiar a audiência em Tribunal porque tem uma consulta no médico…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Voto em ti

    3. Avatar de manuel silva
      manuel silva

      estou de acordo

    4. Avatar de Pedro
    5. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      tens razão. deviam começar pelos politicos piratas.

    6. Avatar de Jose Lapao
  4. Avatar de cK
    cK

    Ui ui ui… este post vai dar que falar…

  5. Avatar de andre matos
    andre matos

    bem-vindos à china great firewall

    1. Avatar de Abílio Portas
      Abílio Portas

      Ao ler a notícia estava mesmo a pensar nisso.
      Os portugueses ainda pensam que vivem num país livre…

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Os xuxas e comunas contra a pirataria, mas contra a corrupção nada, está certo.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Olha, há um socialista a ser julgado por corrupção neste momento.

      1. Avatar de Socrates
        Socrates

        Veremos o desfecho…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Mas o psd não pôs já a lei (imposto) cópia privada em tudo o que mexe?

    3. Avatar de Pp
      Pp

      Pois, os direitrolhas é que são os honestos nisto tudo.

    4. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Agora e que tocas-te na ferida…isso queria eu ver, eles mudarem as lei que os protegem, vão mas é ,mas é … bem precisava de uma limpeza os nossos políticos e suas leis.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Essa proposta de bloqueio de endereços IP pode dar problemas em quem tem os seus serviços alojados em servidores que partilham os endereços IP para várias páginas web, por causa de uns que partilham a pirataria, outros ficam com os serviços indisponíveis. E ainda, poderá ser um caso muito grave, que essa situação de bloqueio de endereços IP pode muito bem servir como desculpa para controlo de informação da internet, pode-se muito bem bloquear páginas que não agrade ao governo, a uma empresa, ou mesmo ao ISP.
    Parece-me inconstitucional pela liberdade de expressão e de informação.

    1. Avatar de scp
      scp

      Vais ver a procura por VPN a aumentar. Quem realmente quiser usufruir de conteúdo vai arranjar maneira, e fica muito mais barato que aderir aos serviços todos.

      1. Avatar de ficolixado
        ficolixado

        A questão é que depois são os provedores de VPN’s que vão sair prejudicados.
        á se vão também os IP’s deles…

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          é so veres como funciona na Alemanha.

          Sacas torrents? recebes uma cartinha em casa com exatamente o fime ou serie e episodio que sacaste e quanto tens a pagar.

          Descobrem que usas uma vpn para iludir este controlo? ainda pior.

          1. Avatar de Need an Answer Plz
            Need an Answer Plz

            Então qual é a solução para sacar na Alemanha, de meia duzia de coisas?? Download direto será que há problema? É só nos torrents?

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Lol, sempre a querer dar a volta o tuga.

            A solução é ou pagas ou arriscaste a multa…

          3. Avatar de Dave
            Dave

            O uso de VPN não é ilegal, e se sacas com download direto pela VPN nao têm maneira de saber o que é. Tive 6 meses na Alemanha e saquei m&%$s a torto e a direito, sempre com VPN, nunca tive problemas. Agora P2P não arrisquei, porque há VPN’s que nao têm essa proteçao.

          4. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            eu nao disse que o uso de VPN é ilegal ou disse?

            o problema, como referiste, é que as pessoas têm a ideia errada do que é e como funciona uma VPN, e como tal, pode perfeitamente ser apanhados, tu nao foste nao se tivece acontecido, nao eras o primeiro a ser catado com VPN..

          5. Avatar de Gyver
            Gyver

            Nao propagues disparates s.f.f. É exactamente a mesma coisa se por algum milagre fosses catado a usar VPN. A empresa de advogados da editora envia-te a conta com os filmes que sacaste.
            Na Alemanha tem de ser downloads diretos, streaming, ixirc ou newsgroups, mygully.

          6. Avatar de Need an Answer Plz
            Need an Answer Plz

            E que VPN usaste Dave?? E já agora a net na Alemanha era má?? Estou a 10m da puta do router e esta merda cai de 5 em 5 minutos (wireless)…é deveras irritante…em PT nunca tive esse problema :S.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Ou você não conhece como isto funciona ou não passa de um parvo mentiroso.
      Se você usar um servidor para partilhar 70000gb de filmes, músicas e outras coisas, é natural que acabe bloqueado, depois vai-se queixar do seu servidor ter sido bloqueado, quando até vendia alojamento para as pessoas lá guardarem as fotos ou acessos VPN para quem lhe pagasse?

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Um site de torrents ou de partilha de links facilmente pode ser alojado num servidor web juntamente com centenas de sites uma vez que pouco espaço ocupa, não me lembro de nenhum site que realmente aloje os conteúdos.
        Logo sim, o bloqueio por IP pode levar a bloqueio indevido de vários sites.

  8. Avatar de Flt
    Flt

    Isto sem contar que, hoje o endereço IP é “meu”, amanhã poderá ser do “José da Esquina”…

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Acho que o tema aqui é bloquear sites, não as ligações das pessoas.
      Ou seja não vão bloquear o teu IP.

  9. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Conclusão, a net de 200 megas, um giga sempre foi para veres videos do Youtube e andares no facebook a jogar candy crush HAHAHA

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Mais para você pagar 2400 euros por uma televisão 8k e pagar 80 euros mensais pela subscrição de um serviço que lhe permita ver filmes e séries nessa televisão.

  10. Avatar de Samuel Costa
    Samuel Costa

    NO PORBLEM!!
    VPN e assunto resoltivo 😀

  11. Avatar de Demo
    Demo

    Qualquer dia só podemos aceder à internet para aceder ao youtube, facebook e pouco mais. Tudo controlado, sob vigia activa e cujo único fim é o intretenimento pago. E bem pago.

    1. Avatar de Demo
      Demo

      *entretenimento

  12. Avatar de Mal-dizente
    Mal-dizente

    Onion, Tor, VPN … Se querem “guerra”, vão tê-la.

    1. Avatar de PedroLeal
      PedroLeal

      já não sei ligar-me a internet sem VPN… desde há muito tempo que senti essa necessidade

  13. Avatar de maroisergio
    maroisergio

    e que tal propor descida de impostos para que a gente tenha posibilidade de poder pagar e nao piratear? melhor alimentar o parasito do estado não é?

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      O problema não são os impostos… são os intermediários.
      Olhe para o Spotify que teve “só” 83000 milhões de dólares de lucros a pagar 0,0000001 cêntimo por cada música ouvida pelos utilizadores.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        O Spotify não tem lucros há anos e ainda vai demorar para ter. Estás a confundir com receita?

  14. Avatar de Total B.S.
    Total B.S.

    viva o fascismo disfarçado de liberdade!
    Hoje é a desculpa dos direitos de autor, amanhã são as noticias que vão contra os interesses nacionais.

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Uma questao para os entendidos na area. Se usar a VPN publica da Google, acho eu que se chama assim, aquela que e 8.8.8.8 , posso dar a volta a isto?

    1. Avatar de Aquele gajo bom
      Aquele gajo bom

      Isso não é uma VPN mas sim o Servidor de DNS da Google. Duvido que funcione, porque eles estão a propor bloquear o IP e não o DNS. Mas acredito que isto apenas é possível para conteúdos alojados em servidores em território nacional.

    2. Avatar de jimmypt
      jimmypt

      Isso é um servidor de DNS,não tem nada a ver com uma VPN.

    3. Avatar de Paulo Dias
      Paulo Dias

      Olha que estás a confundir as coisas, isso não é uma VPN, isso é o dns da google que em nada tem a ver com vpns.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O 8.8.8.8 é DNS, não é VPN. O bloqueio atual é por DNS, mas o que o PS pretende é que seja alterado para bloquear IPs, o que torna o método de usar outro servidor DNS inútil.

  16. Avatar de XPTO
    XPTO

    Este assunto mais parece uma novela mexicana. De tanto em tanto tempo vêm com a mesma conversa.
    O que deveriam verificar era a chulice que as operadoras cobram por um serviço básico e comparar com outros países da Europa, e iam chegar á conclusão quem eram os maiores piratas……

    1. Avatar de Nuno Casanova
      Nuno Casanova

      Eu na Bélgica pago 40 paus por 100mbps, é barato?

      1. Avatar de Rui B.
        Rui B.

        Para o que deves ganhar… sim… se tu não ganhas em média a população da bélgica recebe muito mais que a portuguesa.

        1. Avatar de Nuno Casanova
          Nuno Casanova

          TB pago mtissimo + k pagava em pt de renda de casa…
          Deixa-me contar-te um segredo; o serviço aqui é MT pior do k kalker um k eu tive em PT

  17. Avatar de Administra Dor
    Administra Dor

    Eles já nem sabem o que fazem… a proposta do PCP já está em vigor numa forma light, na Lei da Cópia Privada. Pode-se sacar tudo desde que não se disponibilize na net.

    “Não, a cópia ilegal de conteúdos é crime. Entenda-se por cópia ilegal (ou pirataria) toda a cópia que tenha como finalidade a utilização fora da esfera privada. Copiar para vender ou para disponibilizar na internet, por exemplo, continua a ser ilegal.

    São muitas as referências que cruzam os termos “cópia privada” e “pirataria”. Para uns, a intenção é a de confundir a opinião pública. Para outros, serve para enfraquecer as posições dos que defendem a lei. Seja como for, a lei da cópia privada não se destina a “legalizar a pirataria” nem tão pouco a servir de compensação por essa possibilidade.”

    Só é pirataria se tiver como fim a distribuição

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      A ver se eu entendi, então eu saco um filme por torrente, vejo esse filme, e eventualmente até o posso apagar do meu disco para preservar espaço isso não é pirataria? É cópia privada? Estou a ficar confundido com o tema cópia privada e pirataria. É que para mim cópia privada é eu tenho o original guardado, e uso uma cópia para nunca perder o original ( ex. Tenho o CD original dos Pink Floyd, faço uma cópia digital seja ela em CD ou outro guardo o CD e pronto, para mim isso é cópia privada. Agora sacar o CD dos Pink Floyd sem ter o original isso para mim é pirataria.

      1. Avatar de Administra Dor
        Administra Dor

        E o pensamento geral é que sacar coisas que não se tem é pirataria, mas aos olhos da lei da cópia privada não. Só a distribuição. Era o loophole usada pelo site de streaming que tinha as inscrições fechadas e então não era distribuição pública, era “um grupo de amigos a ver filmes juntos”.

    2. Avatar de andre
      andre

      Não se esqueçam que no protocolo torrent, ao sacar, estão automaticamente a partilhar o conteúdo, logo estão a disponibilizar o mesmo e a cometer uma ilegalidade.

      1. Avatar de adolfo noites
        adolfo noites

        eu não, porque não faço up de nada! ;D;D;D

  18. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Vão oferecer IP fixo ao pessoal?
    Para mim é IPv4 sff.

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Não… Não vão bloquear o teu IP. Vão bloquear o IP dos sites.

      1. Avatar de Renato Gomes
        Renato Gomes

        A alteração do DNS não resolve isso?

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Não, Domain Name Resolution.
          Mas VPN resolveria, seja como não vão conseguir bloquear ips dos sites pois existem sites que estão hosted em serviços cloud com um range de ips, bloquear os IPs de destino seria potencialmente bloquear um sem fim de outro acessos/serviços.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Ai não? Então eles bloqueiam o endereço na lista de DNS das operadoras. Fazes o teu tráfego passar por outra DNS, problema resolvido.

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Hey Filipe.. isso está mesmo mau!

          3. Avatar de Tecnical
            Tecnical

            Pondo em termos simples, o DNS é tipo uma Agenda Telefónica que traduz nomes de domínio para IP.
            Não passa tráfego nenhum pelo DNS. O DNS é consultado, para obter o endereço IP do site.

          4. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Tecnical, não digas isso senão vais ter pessoas a começar a pedir para a agenda ser entregue em suas casas impressa 😀

  19. Avatar de Android.6.0
    Android.6.0

    da esquerdalha e esperar de tudo a que nao baixar os bracos e combater essa gangue que tomou conta de portugal e grande parte do mundo

  20. Avatar de Renato Alberto
    Renato Alberto

    Então mas agora não se paga uma taxa para a pirataria quando se compram dispositivos de armazenamento electrónico para suposta pirataria que fazemos, mesmo que não façamos, se pagamos essa taxa, devíamos poder piratear à vontade visto que já estamos a pagar por ela

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A nova alteração é para adicionar uma utilização do fundo obtido por essa taxa. E não não pode. A própria legislação só diz que “compensa utilização não autorizada”, não diz que lhe permite fazer tudo o que quiser.

      1. Avatar de adolfo noites
        adolfo noites

        precisamente, pra compensar, logo há-que sacar pra compensar!

  21. Avatar de Discovery
    Discovery

    Acabar com os parasitas chamados políticos e corrupção, bem como responsabilização penal por má políticas…… está quieto.
    Boa sorte! Tbm percebemos da poda, políticos de M****

  22. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Mas, o site está cheio de burros estúpidos e mentirosos?
    Estes projectos são para adicionar à lei da cópia privada. O bloqueio de IP é para alterar a versão que está, em que é exigido que 3 entidades validem as queixas, passando a ser só a IGAC a validar e enviar as listagens ás 7 operadoras nacionais, em vez de necessitar de pedir pareceres, nalguns casos que podem demorar 6 meses ou mais, permitindo o bloqueio dos serviços em 48 horas, em vez dos 22 a 30 dias que é o prazo mínimo actual.
    De resto, todas as opções são para adicionar/alterar a lei da cópia privada.
    Só a proposta do PSD, que tem previsto a criação de uma “polícia digital” (não foi apresentada no artigo), para “patrulhar a internet e identificar os sites que estão a incentivar à violação da propriedade intelectual e o impedimento do seu acesso”.
    Pela, quase, totalidade dos comentários feitos, é esta que a maioria dos membros daqui querem ver aprovada… e que afirmam ser a certa.

    1. Avatar de PSD
      PSD

      Povo Sem Direitos! “Polícia digital”, é mesmo o “modus operandi” dos ex-PIDEs!

  23. Avatar de Elektro
    Elektro

    É de rir!! Os ISP compram pools de IP para atribuir aos clientes se por acaso ficar sem internet é só ligar, reclamar que eles dão um novo kkkkk
    Para além disso a criação de um fundo ? Com o meu dinheiro de contribuinte é que não kkkk
    Tratem mas é do Paraíso Fiscal, e da criação de um fundo para o arguido do caso Marquês não sair impune, QUE VERGONHA!

  24. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Estou mesmo a ver…
    Bloqueiam um IP partilhado e tiram do ar todos menos o site que pretendem…

  25. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Isto vai dar porcaria e da grossa!! Já começa a parecer a China!! Primeiro como já foi dito a desculpa dos direitos de autor e depois ditadura encapotada!!

  26. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Para dizer a verdade eu nem sei quais são os artistas portugueses que valem o trabalho de piratear …

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      É porque nunca ouviste a Ronaldinha!

  27. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Se eles querem acabar com a pirataria é simples… Demitam-se! Pois maiores ladrões não existem.

  28. Avatar de JCR
    JCR

    Cada dia que passa, para mim, é notório que a internet está a morrer lentamente, e os partidos políticos em Portugal, com leis da treta, estão a ajudar nisso!

    Além do vírus da COVID-19, temos estes vírus contra a liberdade, ano de 2021, assim como o de 2020, é outro para esquecer!

    Alguém do PS, deve ser accionista duma empresa VPN, só assim é que se lembraram do bloqueio por IP, que ridículos!

  29. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Esqueci-me da AUDIOGEST e GDA… Ou “passmusica” para os mais leigos.

  30. Avatar de merchant
    merchant

    Então agora é ilegal fazer uma cópia dos 1’s e 0’s que constituem um artefacto digital? Vão apanhar no cu, pirataria é inevitável, não querem ser pirateados? Estão na indústria errada, tenho uma sugestão: investir na criação de cavalos, esses por exemplo, não são digitalizáveis – assim não correm o risco de alguém fazer uma cópia do vosso cavalo

  31. Avatar de Algo
    Algo

    Ninguém está a lucrar e as indústrias estão desesperadas. A imprensa a maior delas possivelmente.

    Eu tinha alguém que me mandava as edições de jornais em PDF, lol.

    Eu sinceramente não consigo ter pena porque não me convém pagar mensalmente para ler notícias/categorias específicas.

    Noutro mês queria ler algo sobre o Salazar e queriam me cobrar 3€ por isso. Huh, yah — Não, obrigado.

    Lamento principalmente os alunos que se vêem limitados quando precisam de acessar às páginas para realização de projetos.

    Espero que o governo tome a mesma atitude quanto às leis/propostas anti corrupção mais recentes…

  32. Avatar de LA
    LA

    Só gente inteligente no nosso desgoverno. Quero ver quem tiver alojamentos partilhados, como vai ser.

  33. Avatar de Socrates
    Socrates

    Eu proponho internet tipo maximo 10€ mes… assim o tuga tinha dinheiro para uma adesao para netflix, spotiy, etc etc

  34. Avatar de Socrates
    Socrates

    Mas que venha a starlink rapido… pelo que li eles vao rebentar com os isps todos… vamos ver se assim e..

  35. Avatar de Pintor
    Pintor

    Estas medidas servem para a grande maioria, que descobriu sites que lhes permitem ver algo por http ou por uma qualquer aplicação manhosa no kodi.

  36. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    está visto que essa gente nao sabe o que é uma VPN lol se não nao diziam essas tretas

  37. Avatar de Eu é sei
    Eu é sei

    Querem bloquear acessos à pirataria?
    Basta fechar a porta de acesso ao parlamento.
    Feito.

  38. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Dá a entender que isto é mais um mega projeto de grande investimento nas operadoras de telecomunicações em Portugal.
    A “basuca europeia” trouxe também criatividade

  39. Avatar de Luiz
    Luiz

    Pirataria!! Ah existe mesmo… No entanto acho muito bom poder ouvir rádio e aí tenho a música mais atual além dos podcasts de humor da Rádio comercial. Já no PC LInux instalado e software opensource = pirataria zero.
    Utilizem opensource e sejam felizes, depois é ver as licenças de sistemas operativos e suite da adobe a cair a pique nos preços. Este tipo de software para o utilizador comum serve muito bem.

  40. Avatar de Renato Gomes
    Renato Gomes

    Já ficou alguma coisa acordada?

  41. Avatar de anon
    anon

    já existem sites banidos à um quanto tempo, alguns já não estão entre nós 100%, outros estão apenas bloqueados a nível do DNS dos ISPs… basta utilizar um DNS q não seja o do ISP e voltam a dar, não precisa VPN para este tipo de ban. se o ban for mais a fundo que o ban em DNS dos ISPs acho q já isso já involve leis que basicamente estão lá para impedir que um país europeu se torne na china, por ex., e não o podem fazer… penso que passa por aí mas não digo com certezas… que comentem os mais entendidos

  42. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Não querem pirataria, mas usam preços exorbitantes e depois ainda colocam accesso premium dentro desse accesso pago. Estou me a lembrar do Disney Plus que cobra 8.99€/mês ou 89€/ano pelo serviço e mais 22€ que não sei se é mês ou ano pelo acesso premium que neste momento só tem o filme Raya, é lógico que se poder piratear o filme Raya não vai pagar mais esses 22€, nem esperar os ditos 6 meses para que fique disponível no acesso normal. Ou como os serviços que estão a pensar fazer como o Paramount que tem uma versão mais barata com publicidade e outra mais cara sem publicidade, mas será que alguém vai pagar menos e ter publicidade, se tem publicidade terá de ser gratuito, se é pago não há publicidade, já basta pagar para ver TV e “mamar” com 80% de publicidade

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Onde é que isso são preços exorbitantes para quem ganha acima 40k ano como qualquer americano empregado?
      Achas que os custos de largura de banda baixam só porque estás num país com salarios inferiores? Tipicamente até aumentam.

      1. Avatar de José
        José

        Até pode ter uma certa razão, mas nesse caso acabem com a regionalização, se pago o mesmo que o Americano, devo ter acesso ao mesmo que o americano, e exatamente ao mesmo tempo, agora pagar o mesmo e ter um “catalogo” de longe muito mais pobre isso é que não. A pirataria dos filmes dá-se muito por causa da regionalização, o filme sai nos EUA e só passados meses sai noutros países e há alguns quem nem saem, se saírem em simultâneo em todo o planeta, com preços acessíveis a todos ai a pirataria será residual, nos canais de desporto onde também há muita pirataria, basta baixarem os salários aos jogadores, treinadores, dirigentes, os preços dos bilhetes, e essas merdas que assim há mais gente nos estádios e os jogos já poderão ser transmitidos em sinal aberto, mas eu sei o mundo não é cor de rosa, alias está negro e cheio de espinhos

  43. Avatar de prirata396555
    prirata396555

    já que vão fazer isso (que só funciona nas cabeças de políticos que nada percebem de Internet, já que quem realmente tem proveito disto usa VPNs ou tor, a maioria hoje em dia no que toca a música usa Spotify ou serviços semelhantes) aproveitem para deixar de cobrar o imposto ridículo sobre qualquer tipo de storage onde nunca sequer coloquei uma única música nem legal nem ilegal e num entanto pago uma taxa que nem sequer tem algum impacto nos bolsos dos produtores mas apenas nos dos políticos…