Reino Unido está a pensar criar a sua própria moeda digital

24 Comentários

As moedas digitais são um assunto polémico que impulsiona sempre o debate. E as partes a favor e contra deixam os seus argumentos, válidos ou não, para defender as suas convicções.

Nesse sentido, já vários países se lançaram no desenvolvimento da sua própria moeda digital. E agora é o Reino Unido que mostra intenções de criar também a sua moeda virtual que, por conseguinte, irá existir em conjunto com o dinheiro físico.



Reino Unido quer ter uma moeda digital

Depois de ter saído da União Europeia, o Reino Unido tornou-se mais autónomo para levar a cabo decisões e projetos. Assim, não vai ficar apenas a ver outros países a lançarem as suas próprias moedas digitais, e está a pensar criar também a sua.

O Banco da Inglaterra e HM Treasury anunciaram nesta segunda-feira, 19 de abril, que vão em conjunto explorar “uma nova forma” de dinheiro virtual para os setores público e privado. Para o efeito, foi nomeado um grupo de trabalho para avaliar os riscos e aspetos práticos da introdução de uma moeda digital no Reino Unido.

A equipa irá agora consultar partes interessadas nesta área, como bancos, fintechs (finanças + tecnologia), fornecedores de infraestruturas de pagamentos e empresas de tecnologia. Contudo, para já, o Reino Unido está apenas a realizar pesquisas, sem se comprometer com nada em concreto.

Moeda digital irá existir em conjunto com o dinheiro físico

Caso se concretize a criação de uma moeda digital, esta irá coexistir com o dinheiro físico do Reino Unido, em vez de o substituir. Este seria um grande empreendimento e levaria a muitas mudanças, mas os especialistas acreditam que o dinheiro virtual pode aumentar a velocidade das transações domésticas e internacionais. E pode ainda reduzir os custos e ajudar a envolver mais pessoas na economia.

Por outro lado, a implementação de uma moeda digital no Reino Unido pode prejudicar o estatuto dos bancos tradicionais, tal como os bancos centrais que ajudam a manter a estabilidade financeira.

A equipa de trabalhos vai ainda monitorizar a evolução da moeda digital internacional. Segundo o Fórum Económico Mundial, cerca de 86% dos bancos centrais mundiais encontram-se a analisar os prós e contras do dinheiro virtual.

Atualmente a China é um dos países mais avançados na implementação de moedas digitais, assim como o Japão e a Suíça.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    e a privacidade??? tchau!!!

    1. Avatar de JC
      JC

      creio também que o cerne da questão é mesmo esse.

    2. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      PRivacidade é o menos… pior que isso é a (ainda) maior facilidade que vao ter para te congelar os fundos sem dares conta…

  2. Avatar de Ska
    Ska

    86% dos bancos centrais mundiais estão a analisar prós e contras do dinheiro virtual.

    Esta frase é um portão gigante para as criptomoedas.

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Quant em princípio vai ser usada para fazer a Gateway de todas as moedas

    custam 33€ cada a esta hora

  4. Avatar de Helder
    Helder

    tb vou criar a minha moeda…
    estou farto da moeda dos outros

  5. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    UK está farto de ter a moeda mais valiosa do mundo, tentaram arruinar com o brexit, mas como sobreviveu vão para o plano B.

  6. Avatar de Jorge+
    Jorge+

    Como já disse
    O futuro está a porta… A grande evolução financeira está acontecer e já vários paises estão a ponderar e a estudar o mesmo! Não é porque sim que “banem” as cryptos… Mas sim devido a estarem a ver o quão vantajoso é para as pessoas!
    O que acontecerá é a criação de moedas centralizadas para cada pais e assim revolucionar o mundo em que se vive.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Mas se cada país tiver a sua moeda, como é que nos livramos das taxas de câmbio e conversões? Faz mais sentido a existência de uma moeda global em que todos os mercados trabalham sobre ela e deixa de existir a necessidade para conversões. Isto sim, seria a evolução financeira que se espera de uma moeda digital. A conveniência é boa sim, mas se a cada momento aparecem 100 ao mesmo tempo e depois começamos às turras a dizer que a minha moeda tem mais valor que a tua… É inútil assim…

  7. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Se já controlavam as pessoas agora então vai ser ainda mais apertado

  8. Avatar de Atento
    Atento

    Anda tudo com a febre das cripto moedas.
    Ainda não percebi porque é que não há mais investidores na SXC. A cotação está pelas ruas da amargura e não se vislumbra qualquer «subida» …
    Algo vai mal neste calhau próximo do sol …

  9. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    A UE é que deveria pensar seriamente numa criptamoeda. Os tempos estão a mudar e há que acompanhar.

  10. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Para quem quiser uma dica no mundo das criptomoedas comprem Quant ($QNT) o quanto antes e deixem ficar por dois anos. 95% de certeza que será o token de utilização das gateways que irão criar interoperabilidade entre as blockchains para os pagamentos. Contudo é apenas uma dica… façam a vossa pesquisa e leiam mais sobre o assunto, e a principal regra é que nunca gastem mais do que estariam dispostos a perder. A moeda neste momento está a 35€ (+-), há várias projecções que apontam para ela passar os 100€ até ao fim do ano (não é muito, mas é mais do que os bancos). Daqui por dois meses irão haver muitos tokens que serão fechados para empresas e bancos diminuindo a oferta ao publico em geral e alegadamente isso irá aumentar o valor da moeda

    Podem comprar na coinmetro: https://coinmetro.com?ref=luiscosta

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Falei da QNT mais acima
      Acho que se correr bem 100€ é muito conservador

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Sim, tinha reparado. Bem sei que 100€ é conservador… mas também não quero passar a ideia de ganhos massivos que para muitos será utópico. Já vi previsões de 500 a 1000€ eoy mas sinceramente só quando a mainet for para golive é que se irá perceber se será possível atingir esses valores tão altos. Até lá, acho que 100€ é o mais sensato

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Sim por isso referi se correr bem xD

          o projecto é bom, se tiver os clientes esperados poderá ser épico
          parece que estou a comprar bitcoins nos primeiros tempos..

          se correr mal, lá se vai o investimento 🙂

          1. Avatar de Luis Costa
            Luis Costa

            Neste caso não acredito que se perca o investimento… podemos é não ter o retorno esperado, principalmente quando vemos outras altcoins a ter lucros danados. O meu porfolio atualmente é só de HODL (QNT e HTR), não ando com muito tempo para procurar moonshots

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Na tua perspectiva, até onde poderá ir a htr?

          1. Avatar de Luis Costa
            Luis Costa

            Ao contrário da QNT não tenho uma opinião muito sólida sobre a htr. Tenho a sensação do que leio que será uma moeda que poderá ir entre os 10 a 20 dolares eoy mas estou tão por dentro sobre eventos futuros que possam influenciar a sua valorização. Se tiveres twittee procura pelo Dread Bongo, é uma conta bastante coerente nas análises que faz

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Sim no telegram aparece de vez enquando, vou dar uma vista de olhos. Aumentei QNT agora mesmo
            Obrigado

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1
        Projecto super, hyper desvalorizado!
        Gilbert Verdian
        #QNT fiel seguidor deste grande projecto
        Criem um gateway e super simples.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      “não é muito, mas é mais do que os bancos”, deves fazer 10x todos os dias, ou então compaste DOGE a 0,0001

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Quanto aos meus ganhos, só eu sei como vão 🙂 A minha sugestão é sobre um token que alegadamente terá sucesso no futuro devido à sua utilidade. Há quem goste de fazer hodl há quem goste de apostar em “shitcoins” para fazer lucros rápidos. Aquilo que eu tenho feito só eu sei o que me tem feito ganhar ou perder 🙂

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        a 0.0001? até podia ter comprado a 0.10