Nvidia confirma que a escassez de GPUs ainda vai durar durante a grande parte de 2021

4 Comentários

A pandemia, que nos assola há mais de um ano, tem sido um dos principais motivos para a escassez de chips no mundo industrial. Uma vez que as pessoas ficaram mais por casa, necessitaram também de mais equipamentos tecnológicos. No entanto a COVID-19 obrigou muitas fábricas a fechar portas ou a trabalhar a meio gás, o que acabou por comprometer o fabrico de componentes.

Há várias teorias sobre quando sairemos desta crise de escassez de chips. Mas agora a Nvidia vem confirmar que a falta de placas gráficas ainda vai durar durante grande parte de 2021.



Escassez de placas gráficas Nvidia ainda durará muito tempo

A Nvidia anunciou no seu site oficial que os problemas ligados à escassez das suas placas gráficas ainda vão durar por muito tempo ao longo deste ano. Esta informação certamente que não é novidade para muitos consumidores, em especial daqueles que estão atentos ao que se passa no mercado e na indústria.

O anúncio foi deixado por Colette Kress, a vice-presidente executiva e diretora financeira da Nvidia. Kress refere que a procura ainda continua muito forte, o que é suficiente para exceder a oferta disponível atualmente. Nesse sentido, a executiva também reconhece que o stock dos seus produtos é escasso.

Colette Kress, a vice-presidente executiva e diretora financeira da Nvidia

É também indicado que esta falta de gráficas irá durar ainda vários meses ao longo de 2021. Portanto, é assim sugerido que a situação não irá melhorar até ao final do ano. Por outro lado, alguns relatórios recentes referem que a escassez de chips pode perdurar até 2022.

Contudo, há ainda o ‘problema’ da mineração de criptomoedas. Pois mesmo que a Nvidia consiga oferecer e satisfazer uma maior quantidade de pedidos, há uma forte probabilidade de a grande maioria desse volume ir parar às mãos dos adeptos da extração das moedas digitais.

Desta forma, caso esteja a pensar comprar algum modelo de gráfica Nvidia, em especial da linha RTX 30, poderá ter que esperar devido à falta de stock.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se fosse só na nvidia.
    Consegui com uma sorte uma Radeon RX 6700XT, e dois dias depois já tinha passado a esgotada e anunciada por mais 100 euros do que comprei…

  2. Avatar de Elektro
    Elektro

    Vai durar todo o 2021 e não apenas a maior parte…

  3. Avatar de Rui Comprido
    Rui Comprido

    Enquanto a bitcoin e o ethereum estiverem como estão(hoje com máximos históricos) e a produção de chips não aumentar exponencialmente ,não estou a ver a situação a resolver-se este ano

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quanto mais durar melhor para mim 🙂