Compra acertada? iPhone 12 desvaloriza muito menos que Samsung Galaxy S21

35 Comentários

Com valores cada vez mais elevados, os smartphones de topo, como o iPhone 12 ou o Galaxy S21, são objetos de desejo de muitos utilizadores. Por isso, espera-se que durem muito tempo sem que percam muito valor de mercado, de forma a ainda poderem render uns bons euros no momento da troca por um novo modelo.

A Apple tem uma reputação única neste campo, com o iPhone a desvalorizar muito pouco ao longo do tempo. A comparação com o concorrente da Samsung é óbvia e agora surgiu uma informação muito relevante. O iPhone 12 desvaloriza muito menos que o Samsung Galaxy S21.

iPhone 12 Galaxy S21 Apple Samsung desvalorização


Algo que se reconhece ao iPhone é o seu valor ao longo dos anos. Este smartphone desvaloriza, é certo, mas a um ritmo muito mais lento do que a concorrência. Parte desta valorização vem dos próprios utilizadores e do desejo de ter um destes equipamentos.

iPhone 12 mantém o seu valor com o tempo

Uma análise recente, realizada pela empresa SellCell, veio revelar o cenário atual sobre a desvalorização do iPhone e da sua concorrência. Para comparação direta, foi usado o Samsung Galaxy S21, o concorrente com maior peso no mercado.

iPhone 12 Galaxy S21 Apple Samsung desvalorização

Dos dados apresentados pela SellCell, os diferentes modelos do iPhone 12 desvalorizaram até agora entre 18,1% e 33,7%. Os modelos que mais perderam até agora foram o iPhone 12 de 64 GB e o iPhone 12 Pro de 512 GB, ambos com 33,7%.

Desvalorização do Galaxy S21 é maior

No que toca ao Samsung Galaxy S21, estes valores são muito mais elevados. Em média, os Galaxy S21 perderam um valor entre 44,8% e 57,1%. O modelo da Samsung que mais valor perdeu foi o S21, nas versões de 128 GB e 256 GB, um com 50,8% e o outro com 57,1%, respetivamente.

iPhone 12 Galaxy S21 Apple Samsung desvalorização

Importa lembrar que os Samsung Galaxy S21 chegaram ao mercado em janeiro deste ano. São mais novos que o iPhone 12 que chegou em outubro. A desvalorização por mês, que dá uma ideia mais precisa, oscila em 6% no caso do iPhone e 16% no caso do Samsung S21, uma diferença relevante de 10%.

Este é, na verdade, um cenário que já foi visto diversas vezes. O iPhone tende a reter o seu valor e a revelar-se ser uma melhor escolha com o tempo. Os dados da SellCell devem ser encarados com alguma cautela, dado que estão focados nos EUA, um mercado naturalmente mais direcionado aos produtos da Apple.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar Miguel Alho
    Oscar Miguel Alho

    E o iPhone vai continuar sempre a desvalorizar menos, um iPhone aguenta sempre muito mais tempo que um Android, e isto são factos.

    1. Avatar de Inocêncio Coitadinho
      Inocêncio Coitadinho

      Muitos Androids a custarem um preço de um Iphone e depois têm no máximo 2 anos de atualizações. Por isso é que nunca desvalorizo o valor dos Iphones.

      1. Avatar de Loris camargo
        Loris camargo

        E a Apple que coloca os modelos antigos mais lentos…nºao compare os mapas e a navegação apple com os da google…

        1. Avatar de Inocêncio Coitadinho
          Inocêncio Coitadinho

          E acha que os fabricantes de smartphones Android não fazem o mesmo? E não estou a criticar o sistema operativo Android nem a Google. Estou sim a criticar algumas marcas que vendem telemóveis ao mesmo preço, e que ao longo de 2 anos, se for preciso vêm 3 ou 4 updates, algo que não acontece no Iphone, onde garantem normalmente 5 anos de updates. Sou desenvolvedor de aplicações android e uso android como smartphone principal. Simplesmente é triste comprar um telemóvel no qual nem passados 2 anos está com uma API desatualizada.

        2. Avatar de Jacinto Leite Norego
          Jacinto Leite Norego

          Mas quem é que falou aqui em aplicações? Mas se quer falar em aplicações fale-me de uma aplicação que não seja da Google que seja mais rápida num Android

        3. Avatar de XneloX
          XneloX

          Deixei de usar Samsung por causa disso

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Neurónios também desvalorizam com tempo

  2. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Os iPhones, tal como tudo o que é Apple, são sobrevalorizados.
    Mas cada um atribui-lhes o valor que bem entenda.
    Eu, nem grátis os quero, e a cada dois anos a minha operadora móvel dá-me a escolher um novo telemóvel gratuitamente. Nunca escolhi iPhone.

    1. Avatar de Alves
      Alves

      Boa operadora!
      Qual é?
      E que tipo/valor do contrato?

    2. Avatar de RJRP
      RJRP

      Dá a escolher porque pagas bem por isso. Pagas o suficiente para terem lucro e ainda disponibilizarem um equipamento até a um teto máximo. Feitas as contas não te oferecem nada, é garantido.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        15,99€ com dados ilimitados, não é de todo caro. free.fr

        1. Avatar de Alves
          Alves

          Isso que diz é tudo uma balela.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Balela? lol
            Vá a http://www.free.fr e veja com os seus olhos.
            Chamadas, sms, MMS e dados ilimitados por 15,99€ por mês.

          2. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            https://mobile.free.fr/fiche-forfait-free.html

            Balelas é acusar os demais sem se saber do que se fala, apenas por maldicencia.

          3. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Resta precisar que os 15,99€ en vez dos 19,99€ e dados ilimitados, são para quem tem NET fixa deles. No meu caso ADSL, e 3 cartões sim, um para telemóvel, e dois em modems routers 4G+ com router balancer.
            NET ilimitada com boa largura de banda.

          4. Avatar de wq
            wq

            Bruno Mota, isso são obviamente balelas porque por 15,99€ por mês nunca uma operadora iria dar um iPhone novo gratuito ao fim de dois anos a todos os seus utilizadores… Somando tudo o que pagaste pelo serviço não seria suficiente para sequer cobrir o preço do iPhone e de muitos outros smartphones

        2. Avatar de Cândido Costa
          Cândido Costa

          Isso é treta caro amigo. Sou coordenador de um callcenter dessa operadora francesa, e simplesmente não há nenhum , e repito nenhum telemóvel a 0 euros. Na melhor das hipóteses pode ter um samsung s21s por um euro, ou telemóveis equivalentes. Nada mais que isso. Ponto.

    3. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Wq, não são apenas 15,99€ se ler o que eu escrevi, tenho ADSL e três cartões sim, 4 x 15,99€
      A minha ADSL Freebox Mini 4K, custa 15,99€ tal como os Sims.
      Há tarifários ADSL mais caros nesta operadora, mas o meu é antigo, pelo que continua válido.
      Total por ADSL e três cartões sim ilimitados, 63,96€ mensais, com TV incluída, apesar de raramente ver TV francesa.
      Não sei se perdem ou ganham (presumo que não percam) mas factos são factos.

      1. Avatar de wq
        wq

        pois, mas tu defendeste a ideia de que nem pagavas muito para ter a oferta dizendo:
        “15,99€ com dados ilimitados, não é de todo caro”
        Afinal pagas muito mais, se é que sequer há a possibilidade de escolheres um iPhone!

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          E é muito por 3 sims ilimitados? lol

          1. Avatar de wq
            wq

            A questão é que continua a ser muito mais dinheiro do que os 15euros ditos inicialmente para dizer que não acabas por pagar pela oferta!

          2. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Fica com os pedais, eu fico com as rodas.
            Vai ao site, e vê o que é que abre direito a ter um terminal por parte da operadora de forma gratuita, o que dá direito a ter desconto, o que dá direito a alugar (sim também o fazem) um terminal (telemóvel) ou o que dá direito a comprar a crédito sem juros.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como utilizador de Android e não posso mudar por causa de umas aplicações, considero o IPhone 12 uma excelente versão, muito bem conseguido.
    Tem variedade nos tamanhos (o IPhone 12 é o tamanho perfeito para mim), boas cameras e design bem conseguido.
    Se eu tivesse IPhone ficaria muito satisfeito. Pelo contrario tenho Samsung Galaxy e desde o S10 estou insatisfeito, principalmente com esta última, onde aumentaram o tamanho da versão mais pequena e já não gosto do tamanho, tiraram o Jack, o cartão de memória (que me faz agora pensar bem se os 128GB são mesmo suficientes… antes se não fossem podia simplesmente adiconar cartão) e ainda para mais, preciso de gastar 50€ extra para comprar um carregador.
    Neste último ponto é onde a IPhone falhou por não dar uma alternativa melhor

  4. Avatar de Marques Montanelas
    Marques Montanelas

    O Iphone é sinónimo de status para a canalhada, chegam a preferir um velho iphone 7 usado a um novo galaxy S20…tive esse exemplo em casa com a minha filha!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O Poder de uma marca ahahah

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Infelizmente assim é.. mas descansa que os putos tbm só querem Samsung ou Apple tbm.. dá-lhe um flagship da Huawei da Xiaomi ou assim e vais ver.. vão correr pros gama média da Samsung e da Apple.

  5. Avatar de pplmaca
    pplmaca

    sempre ouvi dizer que os iphones sao bons é para serem vendidos…

  6. Avatar de traveller
    traveller

    Porra comprei o IPHONE PRO 12 de 512gb e devia ter comprado o de 128GB pois um desvaloriza 18% em vez de 30%.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Vê lá isso não lhe te tire o sono 😀

      Sei que está a gozar mas há pessoas que sofrem com isso… Sem querer ofender ninguém, acho que é ridículo alguém viver em função disso! O ano passado comprei 2 S20 ultra e estou-me “%#$%#$$& para o que eles valem no mercado… só os troco quando derem o berro e nessa altura vão valer zero!

  7. Avatar de WhiskasSaquetas
    WhiskasSaquetas

    Sinceramente estou nem aí para o valor do telefone no mercado dos usados. Compro um telefone de 5 em 5 anos e por norma é o topo de uma marca que não Apple.
    Tive um ipod touch …2ª ou 3ªgen e estava todo entusiasmado com aquilo ao fim de dois anos nem abria a app Spotify em menos de 10seg, isto depois de reiniciar o sistema para definições de fábrica e instalar apenas o Spotify. Desde essa altura que repudio a Apple.
    Produtos de ostentação nada mais, marca para as pessoas se sentirem grandes e/ou ricas tipo personalidades internacionais.

    Portáteis extremamente caros quando com metade do preço de um Mac compras um portátil Windows com especificações bem superiores. Neste caso Macbook vale apenas para profissionais na área de música, video etc… pois os programas e o sistema operativo são muito bons. O mesmo com os iphones no que diz respeito ao iOS, sistema operativo top mas que para ligar o GPS tem de se dar uns 10 cliques e tem de se andar com o carregador a trás para carregar o mesmo a meio do dia.

  8. Avatar de Zhan Manel
    Zhan Manel

    Ao menos agora (e finalmente) a Samsung já está a garantir 3 anos de updates de software e 4 anos de atualizações de segurança… Já é um bom começo mas ainda não bate a Apple no que toca a longevidade de software. Apesar de ainda ver imensa gente que ainda anda com S6 e S7, os coitados cansados apesar de grandes máquinas que foram.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho neste momento os 2 em casa (iphone 12 64gb e S21 128 gb). Aqueles que fazem afirmações sobre pessoas que não conhecem querem uma foto? 🙂 Gosto mais de android e por isso vou vender o iphone 12 (aliás já está quase vendido). O iphone tem algumas coisas melhores que android e outras não tão boas. Mas a minha escolha será sempre sobre o telemóvel que me dá mais prazer de usar e não escolher um telemóvel apenas porque desvaloriza menos. Aquele notch e aquela interface mehhh, E outras coisas básicas… Prefiro ser espiado pela google 🙂

  10. Avatar de Peter Mike
    Peter Mike

    A única coisa em que os Iphones são bons, é na geração de lucros aos acionistas da Apple.

    1. Avatar de Vítor M.

      E sobretudo para quem os usa, bom material, maior longevidade e o melhor ecossistema. Não é perfeito, mas é um excelente pedaço de tecnologia.

  11. Avatar de Cenas
    Cenas

    A malta precisa de perceber que uns produtos desvalorizam menos que outros é porque existe um motivo para tal, que normalmente é a qualidade geral dos mesmos.
    Vejo muita gente a falar do tal status, mas ainda não pararam para pensar que o status vem de algum lado e que normalmente tambem é da qualidade geral dos produtos, senão não existiria status nenhum, não é? Se eu tivesse um produto de fraca qualidade e que mal se aguentasse, que status bom existiria sobre esse produto? E podiam fazer o marketing que quisessem, nunca iria atingir um bom estatuto. Logo se os iPhones tem bom status é por algum motivo, da mesma forma que a desvalorização é mais lenta que noutros equipamentos.
    Qualidade -> +status -> +procura -> -desvalorização

    A malta devia pensar um pouco antes de entrar nestas guerrinhas de marcas de smartphones.