Saiba como consignar o seu IRS quando entregar a sua declaração

24 Comentários

Certamente que já viu e ouviu muitas instituições a pedir para consignarem o seu imposto. Consignar o imposto do seu IRS não tem nenhum custo e é uma forma de ajudarmos uma instituição (ainda mais neste período difícil).

Hoje mostramos como podem consignar o imposto do IRS aquando da entrega da declaração.

Saiba como consignar o seu IRS quando entregar a sua declaração


Sabia que pode “doar” 0,5% do seu IRS a uma misericórdia, fundação, casa do povo, teatro, centro social e paroquial, igreja, bombeiros e variadas associações? No total são 4.399 as entidades que integram a lista de candidatos a quem pode consignar o seu imposto quando fazem a entrega da sua declaração anual do imposto. A lista de entidades pode ser consultada aqui.

A Consignação do IRS pode acontecer em dois momentos: antes da entrega da declaração (até 31 de março) e durante a entrega da declaração de IRS (de 1 de abril a 30 de junho).

Consignar o IRS durante a entrega da declaração

Na declaração de rendimentos Modelo 3, a consignação do imposto é feita através do quadro 11 da folha de rosto. Em seguida deverá indicar a que tipo de entidade vai consignar os 0,5% do seu imposto, indicar o NIF e também selecionar a opção IRS.

Saiba como consignar o seu IRS quando entregar a sua declaração

 

Carregando em “Lista de entidades beneficiárias” pode descarregar o ficheiro com a lista das 4.399 entidades. Seja solidário. Consigne, pelo menos, 0,5% do seu imposto e assim ajuda uma instituição. De relembrar que tal ação não tem nenhum impacto no seu IRS nem custo.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonny
    Jonny

    Quem garante que esse valor vai mesmo para a instituição? E quem garante que vai ser aplicado para quem realmente precisa e não para o presidente/diretor?

    1. Avatar de TUGA
      TUGA

      Certo, eu nunca enviei para ninguém.

      Falta de transparência dá nisto, porque teria todo o gosto em ajudar, ajudar pessoas que precisam mesmo, não os lordes.

    2. Avatar de João
      João

      É uma questão de se informar sobre as associações na sua zona e sobre a obra que realizam. Não é difícil, basta querer.

    3. Avatar de na
      na

      Posso estar a falar sem saber, mas este tipo de instituições deveriam partilhar reports mensais a mostrar onde são aplicados estes dinheiros e coisas assim. Não diria fazer full disclosure, mas de forma resumida, seria porreiro para transmitia alguma confiança.
      Volto a repetir, nao é algo que esteja informado, posso estar a falar sem saber.

      1. Avatar de AS
        AS

        Estas instituições quando têm respostas que são apoiadas pela segurança social são obrigadas a divulgar contas publicamente.
        Reports mensais nem as multinacionais apresentam, nem faz sentido numa instituição.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Valeu de muito na Rarissimas.
          Quantas Rarissimas não tens aí e não sabes?

          1. Avatar de AS
            AS

            Talvez se não reportassem nem tivessem mais gente nos corpos sociais aindanhoje não soubesses do que lá se passava. Já pensaste nessa possibilidade?

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Foi uma auditoria às contas que colocou tudo a descoberto, mesmo depois disso foi preciso haver denuncia interna.
            Quantas instituições/associações não fazem isso de forma reiterada?
            Então almoços e férias milionários é o que tem mais, já para não falar em carros de luxo, tudo suportado pela bondande dos portugueses.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Eu consignei para o infantario do meu filho que pertence a uma ordem religiosa. Numa das reunioes de pais que tivemos foi apresentado o relatorio de contas anuais, que julgo que também foi afixado no infantario. Os membros da direcao, não recebem qualquer remuneracao, e eu acredito nisto porque um deles é meu conhecido pessoal. Se há abusos nalgumas instituições, há outras que fazem excelente trabalho, muitas vezes com poucos meios, e nao custa nada ajudar. Para que fique claro, e porque pelos comentarios que li julgo que há alguma confusao, nao deixamos de receber mais reembolso de irs se consignarmos, recebemos exatamente a mesma coisa. Cumprimentos

    4. Avatar de AS
      AS

      Este dinheiro é aplicado da mesma forma que todos os dinheiros que são recebidos pela instituição. Não há um presidente/diretor responsável pelo dinheiro das instituições, mas sim corpos sociais das instituições, que são normalmente compostos por cerca de 10 pessoas. Nas quais existem escrutínio das contas, nomeadamente pelo conselho fiscal. Se há casos de abuso em instituições que são tornados públicos, isso deve-se exatamente a existir escrutínio. Se acreditas nas causas e nas pessoas que estão à frente de uma instituição não percebo porque não atribuir este benefício.

  2. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Eu já desconto muito para a instituição estado.

    1. Avatar de João
      João

      Não vais descontar mais nem menos se consignares os 0.5%… O estado vai receber 99.5% do valor liquidado sendo que os restantes 0.5% irão para a entidade que escolheste.

    2. Avatar de AS
      AS

      Exatamente por essa razão que deverias considerar esta opção. Assim descontavas menos 0,5% para o estado do muito que já descontas

  3. Avatar de Shout
    Shout

    E a instituição não fica assim a saber quanto é o valor do nosso IRS?….isso em terras pequenas pode ser complicado 😉

    1. Avatar de AS
      AS

      A instituição recebe um “bolo” de todos os contribuintes que consignaram 0,5% do IRS e IVA.

      1. Avatar de AS
        AS

        Como é óbvio, não vem descriminado nem conseguem saber quem atribuiu a consignação.

  4. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    Julgo que seria necessário alguém da AT explicar como funciona na prática, mas tanto quanto sei a instituição que recebe o valor não sabe de quem vem. Os valores consignados são colocados num “bolo” e depois distribuídos pelas instituições como um todo, com a parte que cabe a cada uma.
    Agora, se o valor cai na conta do presidente da instituição ou se é enviado cheque, ou se é usado para acerto de impostos da instituição com a AT, não me compete a mim verificar. Faço a minha parte e o que está ao meu alcance, e dentro que consigo controlar.

    1. Avatar de AS
      AS

      O valor cai na conta que está definida no portal da AT da instituição, que como . Os corpos gerentes das instituições são compostas sempre por mais que uma só pessoa. Normalmente uma direção com 4 pessoas, uma mesas de assembleia com 3 pessoas e um conselho fiscal com outras 3 pessoas. Não quer dizer que não possam existir trafulhices.
      Infelizmente as notícias que aparecem de instituições que fazem trafulhices moldam muito a opinião pública e isso prejudica a causa social.

  5. Avatar de Elektro
    Elektro

    Portuguesas e Portugueses, relembro que “supostamente” Portugal é um país de inclusão, sendo um país de inclusão não deverá ser necessário qualquer consignação do IRS do contribuinte comum para se fazerem boas ações como ajudar uma instituição.

    Deixem-se ficar quietos com essa opção e contribuam sendo mais samaritanos uns com os outros, não desvalorizando a opinião de outros só por que sim, sempre puxando o autoclismo e limpando a sanita depois de usar, não impor uma opinião própria como uma lei, não tornando qualquer assunto como meio de indignação para conseguir mais likes, etc…

    Um abraço a todos companheiros desta luta 🙂

  6. Avatar de aT
    aT

    A Pplware podia dar exemplo, coloquem os printscreen como submetidos e não pre-prenchidos.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu sei é que vejo publicidade do RAP nas ruas, a pedir que se consigne o IRS a um qualquer ISS. Quando há uma campanha publicitária, vê-se logo como as coisas são.

    1. Avatar de João
      João

      Como é que as coisas são?

  8. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    este ano consignei o meu IRS para a Fundação Salvador

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Porque é uma fundação com poucos recursos financeiros, liderada por um menino pobre e sem uma boa base de contactos.
      :clapclap:
      Parabéns pela escolha bem informada.