Netflix está a perder terreno para Disney+, HBO Max e Apple TV+

29 Comentários

Quando se fala em serviço de filmes online, o nome mais sonante é sem dúvida a plataforma Netflix. Nos últimos tempos esta plataforma foi líder isolada, mas a tendência está a mudar.

A Netflix tem vindo a ver crescer a concorrência, onde se destacam as plataformas Disney+, HBO Max e Apple TV+.


A Netflix tem vindo a perder terreno no mercado de streamig nos EUA no último ano. Segundo os dados, a queda neste último ano foi significativa, e a “culpa” é dos novos concorrentes, como Disney+, HBO Max e Apple TV+.

De acordo com um estudo da consultora Ampere Analysis, que foi publicado esta terça-feira pelo diário The Wrap, a quota de mercado de Netflix passou de 29% no início do ano passado para 20%. A plataforma continua a liderar, com 74 milhões de assinantes nos EUA, mas os subscritores, somados aos existentes em outros países, totalizam mais de 203 milhões de clientes em todo o mundo.

Em segundo lugar, surge a Amazon Prime Video. Esta plataforma tem agora 16% do mercado, tendo também uma descida considerável dado que no início de 2020 representava 21%, com os seus mais de 50 milhões de utilizadores. A plataforma de streaming Hulu, uma plataforma que só está disponível nos EUA e agrega conteúdos de várias estações televisivas, mantém-se em terceiro lugar.

Segundo o estudo da consultora, a plataforma Hulu irá perder o terceiro lugar em breve para a plataforma Disney+ (esta plataforma está disponível há cerca de um ano e meio). O serviço de conteúdos da Walt Disney alcançou em março os 100 milhões de assinantes a nível global, dos quais 40 milhões nos EUA, após 16 meses de existência, número acima das estimativas iniciais.

Os novos concorrentes, como Apple TV+, da Apple, HBO Max, da WarnerMedia, Peacock, da NBCUniversal, e Paramount+, da Viacom CBS têm mostrado um crescimento mais lento, que deverá continuar  à medida que expandem a sua oferta. O crescimento destas plataformas contribuirá para a fragmentação do mercado.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blox
    Blox

    A Apple TV+ não tem crescido. Estagnou e até tem estado a perder utilizadores.

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente com a pandemia, a Apple TV+ poderá ter estagnado um pouco sim (muitas séries ficaram-se na primeira temporada). Mas porque a Apple dá um ano gratuito a todos que compram um iPhone novo, facilmente mantém e até aumenta os utilizadores (e até tem estendido esse período, ou o povo ia embora, claro). Mas de facto precisa voltar a lançar temporadas. O SEE, por exemplo, já deveria estar a bombar.

      Aliás, os dados mostram que a Apple Tv+ estará já a ganhar o seu nicho de público. olha aqui: https://bit.ly/2RdLZmH

      1. Avatar de gelzaraka
        gelzaraka

        SEE!!!!
        sim já devia ter saído a 2ª temporada há muito tempo.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Na apple tv parece que as series não têm continuação fica tudo na primeira temporada fica tudo muito parado acho que os melhores sao mesmo o netflix e o HBO

      1. Avatar de Vítor M.

        As melhores de facto ficaram paradas, segundo a Apple, o problema foi o COVID. Agora já arrancou For All Mankind, e dizem que Ted Lasso também já está em gravações. Mas estão lentos….

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          E a culpa é do covid? o covid afectou todos os serviços, não só o da Apple

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim, mas a Apple pode ter menos recuos, os outros, como a HBO, também teve problemas e notou-se. No entanto, tem uma oferta muito maior (tem um serviço há muito mais anos). A Apple tinha pouca oferta e ainda tem, se as séries, três ou quatros, ficaram paradas, pouco mais tinha para oferecer. Que interessa os outros na parca oferta da Apple? 😀 Até a Netflix se queixou do abrandamento significativo da produção.

  2. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    o facto de não ter aplicações para dispositivos variados tambem não ajuda.
    eu para poder ver alguma coisa tem que ser no pc ou na PS4.
    não é nada pratico, ver no iPhone então, ne sequer equaciono.
    se tivesse aplicação para as diversas smart tv’s e não só para modelos recentes, fazia com que se utilizasse mais.
    Por exemplo, se houvesse para Nvidia shield já era bem bom

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Já existe para Google Tv

      Abc

    2. Avatar de socio
      socio

      uma boa alternativa pode ser um chromecast

  3. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    É difícil manter quota de mercado quando tens vários concorrentes e estes têm também dinheiro para gastar.

    Para o consumidor, vários concorrentes de streaming pode ser um pau de 2 bicos, se dum lado temos preços mais atrativos por outro temos uma biblioteca mais fragmentada.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    O pacote basico devia ser 720p

  5. Avatar de Oscar Miguel Alho
    Oscar Miguel Alho

    Apple TV+ melhor plataforma de streaming para ver no meu iMac e iPhone.

    1. Avatar de Inocêncio Coitadinho
      Inocêncio Coitadinho

      Não sei como a Apple TV+ ainda não passou a Netflix, muito superior. Quando a Apple promete qualidade, cumpre.

      1. Avatar de Vítor M.

        Em termos de qualidade, de facto o pouco que tem, tem de boa qualidade, é um facto, mas longe da quantidade de um Netflix, longe da quantidade de um HBO… muito longe 😉

    2. Avatar de Blox
      Blox

      HAHAHAHA…. Que anedota!

      1. Avatar de Oscar Miguel Alho
        Oscar Miguel Alho

        Anedota são os utilizadores de Windows e Android

        1. Avatar de Inocêncio Coitadinho
          Inocêncio Coitadinho

          Especialmente os do Windows, adoram decadência.

    3. Avatar de Celso R
      Celso R

      Porquê, se vires num browser ou numa Android TV o conteúdo é diferente?

      Mania dos clubismos com marcas…

  6. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Comigo já perdeu um cliente. Fiquei farto de séries que ficam a meio, e nada de novidades de jeito.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Saltas para a AppleTV, e nem a meio chegas
      Saltas para a HBO, não tens variedade
      Saltas para a disney, ainda muito novo.

      so daqui a 1 ou 2 anos as coisas vão estabilizar o suficiente, até la é ir saltando ou manter a netflix dada a quantidade, porque a Disney nao tem conteudo para mais de 2meses, HBO tem muita qualidade mas muito menos numeros, Apple parece que não se decide que conteúdo quer mais parece a FOX…

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Provavelmente o problema da Disney so ter conteudo para 2 meses, e tere tempo livre a mais.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Nem por isso, simplesmente o conteúdo original é reduzido.

          https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Disney%2B_original_programming

          se ignorares os documentários / Reality show / shorts, sobra muito pouca coisa.

          É obvio que posso ir rever as dezenas de filmes da minha infancia pela milesima vez, e nem me importo, mas conteudo origianl é garantidamente escaço de momento.

        2. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          E secalhar já ter visto 90% dos conteúdos desde criança deve ajudar.

          Só tenho disney neste momento pelo pack Disney+ + Hulu + ESPN.
          Conteúdo neste momento quem ganha é Hulu e HBO Max, cada um com a sua especificidade.

  7. Avatar de Pintor
    Pintor

    No início por uma questão de ser mais cómodo que outros meios comecei a usar o Netflix e HBO dividindo com amigos. Com a fragmentação dos vários serviços provavelmente vou voltar atrás e deixar de usar seno o que for.

  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    12€ ta caro. Pirataria é melhor

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Tinha os 4. Neste momento tenho a HBO em stand by. A da Apple TV+ apesar do ano de borla nunca senti vontade de experimentar.

  10. Avatar de Sousa
    Sousa

    Apple TV? O que é isso? Isso existe?
    Deve ser para 10% dos utilizadores assim como iPhone e macbook,bou menos.
    Netflix e hbo o resto é palha..
    Mas já agora se gostam da Apple TV vejam a série See. É muito fixe, viva os torrents

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      lol, palha é netflix, é one size fits all, é como ires à feira comprar roupa e ser sempre o L.
      HBO só se for Max.