Bancos sobem comissões por causa do MB WAY! Saiba quais os valores…

75 Comentários

O Parlamento aprovou limites para as comissões bancárias associadas ao MB WAY a 23 de julho. No início deste ano, para pagamentos via MB WAY inferiores a 30 euros deixaram de existir “taxas” cobradas pelos bancos. No entanto, os utilizadores estão sujeitos a um limite mensal de 150 euros, e até 25 transferências por mês.

Tal decisão fez com que os bancos perdessem dinheiro e para compensar subiram as comissões das transferências online.

Bancos sobem comissões por causa do MB WAY! Saiba os valores


De acordo com o jornal Público, a Banca tem vindo a compensar o travão parlamentar no MB WAY com a subida de comissões. Além do aumento dos custos de operação via online, há inclusive bancos que cobram seis ou até 12 euros ao cidadão que decida levantar dinheiro ao balcão.

Apesar da crescente digitalização dos serviços bancários, a verdade é que ainda existem custos com transferências bancárias através da Internet que, quando contabilizados ao final do ano, podem ser significativos.

A culpa é do MB WAY! Afinal quais os novos valores das comissões?

Segundo o jornal Publico, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai aumentar o preço a partir de 1 maio, sendo que o custo passará dos 0,80 para os 0,95 euros. O Millennium BCP segue o mesmo caminho. As transferências online vão subir de um euro para 1,10 euros, a partir de 17 de maio.

Bancos sobem comissões por causa do MB WAY! Saiba os valores

Custos das transferências bancárias pela Internet

(Operação pontual com ordenante e beneficiário diferentes com indicação de NIB até 50.000€)

  • BPI – 1 euros
  • CGD – 0,95 euros
  • Millennium BCP – 1,10 euros
  • Novo Banco – 1,10 euros
  • Santander – 1,25 euros

 

Custos das transferências bancárias imediatas pela Internet

(Operação interbancária pontual com ordenante e beneficiário diferentes com indicação de NIB até 15.000€)

  • BPI – 2 euros
  • CGD – 1,5euros
  • Millennium BCP – 1,70 euros
  • Novo Banco – 2,50 euros (máximo de 10 mil euros)
  • Santander – 1,70 euros (máximo de 15 mil euros)

Custos das transferências bancárias ao balcão

(Operação pontual com ordenante e beneficiário diferentes com indicação de NIB até 50.000€)

  • BPI – 6 euros
  • CGD – 6 euros
  • Millennium BCP – 6 euros (até 5 mil euros)
  • Novo Banco – 7,5 euros (acima de 5 mil euros)
  • Santander – 6 euros

De relembra que o MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC. 

O Banco de Portugal pretendia que as transferências imediatas passassem a ser um hábito, mas o custo elevado fixado pelos bancos tem vindo a inviabilizar esse tipo de operações.

As transferências entre contas do mesmo banco, designadas de intrabancárias, são gratuitas na generalidade dos bancos, mas apenas quando são feitas através da Internet.

Leia também…

ALERTA: Há um novo esquema com o sistema de pagamentos MB WAY

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais vale entregar o dinheiro em mão!

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      E se tiveres de pagar para o levantar como acontece em quase todos os países ?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É zerar a conta de uma vez só e abrir uma cova na horta. Fácil!

      2. Avatar de Digo eu
        Digo eu

        Comprar um cofre e esvaziar todas as contas bancárias. Se todos o fizessem, não eram precisas mais de 72h sem liquidez no Sistema Bancário, para os Bancos recuarem a toda a velocidade. Os negócios deles, fazem-se com o nosso dinheiro. Sem ele… não há negócio.

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          +1, mas acho que não era preciso tantas hora

  2. Avatar de oiiiii
    oiiiii

    mais uma taxinha para o tuga pagar…

    1. Avatar de int3
      int3

      É isso, trabalhas de borla certo?

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Então o Novo Banco está a pedir dinheiro aos portugueses e ainda vai cobrar comissões mais altas que os outros bancos!! Acho que o NB devia suportar-se sozinho e o Governo não pusesse mais dinheiro lá!!

    1. Avatar de aquele
      aquele

      Continuem a votar nos xuxulistas.

      1. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        MP confirma financiamento do “saco azul” do BES a Cavaco Silva.

        Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/mp-confirma-financiamento-do-saco-azul-do-bes-a-cavaco-silva

      2. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Sim sim, até porque o buraco no NB foi só culpa dos socialistas. Mas…e onde páram os verdadeiros gatunos?

      3. Avatar de aquele e o outro
        aquele e o outro

        BPN?

      4. Avatar de zequinha
        zequinha

        Tens de nos dizer qual é o partido de gente honesta, para votarmos todos nele.

      5. Avatar de PTO
        PTO

        “Continuem a votar nos xuxulistas.” ?

        É curioso que digas isso pois quem criou o Novo Banco foi o governo de Passos Coelho.

        E na altura foi amplamente anunciado por esse governo que o Novo banco era o banco BOM porque só tinha ficado com tudo o que era bom e importante do antigo BES e que tudo que era mau, ou seja, ativos tóxicos e créditos mal parados, ficavam no velho BES.

        Foi também o governo de Passos Coelho que criou o Fundo de Resolução no sentido do mesmo financiar o Novo Banco no futuro, tendo o então ministro das Finanças desse Governo anunciado alto e bom som que isso nunca representaria nenhum custo para os contribuintes.

        Agora pergunto-te eu: achas que o Passos Coelho era xuxalista?

        1. Avatar de PTX
          PTX

          Não, por acaso acho que o verdadeiro xuxalista vive na Ericeira numa casa comprada pelo primo que vive em Angola

        2. Avatar de PTX
          PTX

          O verdadeiro xuxalista vive na Ericeira numa casa paga pelo primo que vive em Angola…

        3. Avatar de Ricardo Carvalho
          Ricardo Carvalho

          Caso não saibas o Passos Coelho apenas veio “gerir” a banca rota que o Sócrates “xuxalista” lhe deixou. A criação do Novo Banco, o Bom e o Mau, foi por imposição da Troika e do Banco Central Europeu, e que inclusive lhe deram muito pouco tempo para o fazer ou o dinheirinho da Troika não vinha. Não foi porque o Passos o quis, foi-lhe imposto pelos credores. E claro está, deu barraca. Depois veio o Costa e o Centeno e venderam aquilo por tuta-e-meia e agora têm que pagar. Ainda assim ao contrário do que todos dizem à boca cheia, se tivéssemos seguido com a política do Passos o país estava bem mais preparado para enfrentar a pandemia ou outra coisa qualquer do que está com o Costa, que nos meteu no caminho de uma nova Troika com as cativações desmesuradas e os fretes à extrema-esquerda de devolver tudo à função publica sem primeiro consolidar as finanças do país e aumentar o crescimento.
          Já dizia a Margaret Thatcher, o Socialismo só dura enquanto houver dinheiro dos outros para gastar.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      E como é que os gestores iriam receber os fantasticos bonus apesar de apresentarem um “trabalho” de porcaria? Imagino os bonus se os gestores fizessem um “trabalho” positivo.

    3. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Então andámos nós a pagar a m”#&#% do Novo Banco, e ainda nos cobram mais taxas?!

      Isto parece as SCUTS.
      Fazem as estradas com o nosso dinheiro, e ainda têm a lata de nos cobrar para as usar e ainda se aplica o irs nesse mesmo valor *facepalm*

      Isto só em Portugal

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Por acaso as “SCUTS” foram feitas com o dinheiro fornecido pela União Europeia, nós com o dinheiro dos impostos não tínhamos hipótese de as fazer, nem em sonhos.

        Bem ainda andávamos só pelas nacionais.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Acredito que será mais a Desculpa ser o MBWay do que ser a culpa

  5. Avatar de LA
    LA

    E ninguém mete um travam na merd@ da banca. É só taxas e comissões. Utilizam o nosso dinheiro quando e como lhes apetece e ainda tem a lata de nos cobrar, tudo e mais alguma coisa. Falta bolinhas ao nosso governo e ao banco de portugal.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O mal é isso mesmo. É tentarem travar o mercado. Os aumentos de comissões na banca vieram como resposta à tentativa da geringonça para limitar a cobrança no MBWay. Os bancos precisam de dinheiro, não entra de uma forma, arranjam outra.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pois, porque nem têm sido eles os responsáveis pelas crises financeiras sucessivas.

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    O que eles querem é que se use a parte do mbway dentro da app do banco. Dessa forma há zero taxas. O problema é que assim perdem-se metades das funcionalidades ao mesmo tempo.

  7. Avatar de AJMS
    AJMS

    Uso o MB way para tudo o que permite, menos para transferências, nunca paguei 1 cêntimo que fosse.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Sobem os custos porque podem. E é essa a realidade.

  9. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    já que andamos aqui a falar de bancos, alguém me podia esclarecer uma coisa, afinal foi aprovado as transferências entre bancos ser na hora de forma gratuita, mas afinal isso não dá, continua a demorar pelo menos um dia……eu a pensar que as transferências seriam na hora….

    Afinal como é?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu acho que as transferências na hora é só no horário de expediente, das 8:00 às 15:00.
      Pelo menos no meu banco é assim que funciona.
      Já tenho feito depois deste horário e recebo a mensagem que a respectiva transferência é feita no dia seguinte às 8:00

    2. Avatar de TUGA
      TUGA

      Eu tenho moey! e faço transferências imediatas gratuitas, 40 transferências grátis por mês.

      Aconselho a quem numa experimentou o moey! a dar uma vista de olhos, para abrir conta é muito simples e muito rápido se tiveres a chave móvel digital.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Isso não dá?
      Claro que dá, estou farto de as fazer, tens é de te informar melhor.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        só pagando transferência na hora claro, mas entre banco nacionais e internacionais tens sempre de esperar pelo dia seguinte

  10. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Não é só a banca tradicional, os bancos digitais tipo N26, Revolut, etc, etc, estão a fazer algo similar, cobrar nos movimentos, limitar o número de levantamentos gratuitos e todas essas coisas, está visto são todos iguais, mostram a cereja, mas depois quando lá estás é tudo falso, são de plástico.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Na maior parte dos bancos tradicionais se meteres lá o recebimento do teu ordenado e mais duas ou três despesas mensais (água, luz, internet) deixas de pagar as transferências bancárias.

      Fartam-se de fazer tempestades em copos de água, por aqui.

    2. Avatar de int3
      int3

      Claro, são a santa casa. Trabalham de borla, não têm trabalhadores para pagar, técnicos ou outros profissionais, nem software, nem serviços nem entidades, nem seguranças nem nada para pagar. É tudo de borla. Vives num sonho comunista!

  11. Avatar de LA
    LA

    Conta de serviços mínimos bancários…problema resolvido

  12. Avatar de Luís
    Luís

    Pensavam que era só o governo andar com estas medidas socialistas de “obrigar” os bancos com as moratórias e créditos mal parados que já se sabe que uma parte disso os bancos vão ter dificuldades em reaver?
    Os bancos estão a preparar-se para o pior que vem aí, no final deste ano bem se podem preparar que alguém vai ter de arrotar dinheiro novamente

    1. Avatar de PTO
      PTO

      São as medidas socialistas que te garantem a reforma, a assistência na saúde e o subsídio de desemprego, para citar só algumas pois há muitas mais de que tu usufruis ou poderás vir a usufruir.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        O problema é que na prática até agora têm sido os socialistas a levar o país à bancarrota uma (1977) e outra (1983) e outra vez (2011), e a fazer com que o estado precise de pedir ajuda internacional (ao FMI)

        Se algum dia os estrangeiros decidirem que não emprestam, seja lá qual for o motivo, lá se vão todas essas supostas benesses.

        Depois vão para lá os outros supostos socialistas mas com “democrata” lá escarrapachado, e o estado melhor um bocadinho à conta de continuarem a esmifrar os mesmos do costume.

        Qual a alternativa? De momento nenhum dos outros me parece boa alternativa, nem sequer do ponto de vista teórico.

        É preciso gente mais competente e com outro tipo de visão… mais alargada, para conseguir tomar as decisões certas nos momentos certos, esse pessoal, tanto quanto sei não existe, pelo menos não em quantidade, e menos ainda disposto a ir ser triturado na vida pública pelos “mil e um” incompetentes e invejosos.

      2. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Garantem a reforma? É o garantes, é só cortes.
        Assistência na saúde? Boa sorte a ser tratado num hospital público.
        Eu desde que vi um amigo que tinha uma dor no joelho e precisava de uma consulta de especialidade e foi marcada para quase um ano depois, e isto eu vi porque li o papel, bela assistência.
        Não tenha seguro privado não.
        Subsídio de desemprego é temporário se bem que há muita gente a receber subsídio desde que nasce até que morre, se é que me percebe.
        Resumindo, desconta muito mais do que aquilo que recebe.
        A Venezuela está a chegar….

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Espero que tenhas dito isso sem te rires.. reforma? Aquelas que andam sempre a ser cortadas e que a idade cada vez mais tarde sabendo todos nós que a segurança social anda em falência técnica bem posso pensar que possivelmente nem vejo a reforma, desemprego? Nunca precisei viver á conta do estado amigo, saúde em Portugal? Tu viste bem como está o nosso SNS?? Diz me que não te riste quando disseste está?? Consultas adiadas, há pessoas que esperam 5 anos!! A PORRA DE CINCO ANOS para poderem ser atendidas e vens me tu falar da saúde??

  13. Avatar de Blox
    Blox

    Ainda bem que não tenho conta em nenhum Banco em Portugal. Que CHULOS!!!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Há muitos bancos em Portugal onde não pagas as transferências. Há pessoal por aqui que gosta muito de criticar tudo em Portugal, alguns nem o cérebro usam quando aqui escrevem.

      Nem percebo porque continuam neste país quando afirmam tudo é tão bom lá fora e aqui não. Devem ser masoquistas, só pode.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        PTO, se fosse fácil ir viver para outro país, deixar pais, avós, que necessitam da nossa ajuda e situações semelhantes, ficariam cá os funcionários públicos e os profissionais da ganza e do RSI.
        O resto metia-se tudo a milhas para não mais voltar…

    2. Avatar de int3
      int3

      Mais vale ter o dinheiro fora do país. Exatamente. É assim mesmo! Estes socialistas sempre a inovarem! Queixam-se da falta de capital! O dinheiro vem de onde? Vem sempre de fora, sempre a contrair dívida! Bancos aqui com problemas de liquidez, empresas com problemas de liquidez, não há capital para investimento, está tudo roto! Mas SIGA! toca a meter o dinheiro todo fora! À que lixar as políticas financeiras para tornar o país um lixo e um esgoto. Ao rumo da 4º banca rota!

  14. Avatar de Atento
    Atento

    Para mim, o problema é que a banca tem que facturar e não está conseguir a facturação no Crédito (diferencial de taxas juro baixas), por isso, vai às comissões.
    A infraestrutura tem que ser paga, de uma forma ou outra.

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mudem para o Bankinter, domiciliem o ordenado mais duas ou três despesas mensais, ficam com todas as operações bancárias gratuitas. incluindo mbway. Para mim não quero outro banco.

    1. Avatar de Rui Valdez
      Rui Valdez

      Logo o pior exemplo. Tem juizo.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sr. Rui, cada caso é um caso. Se calhar não reúne as condições minímas para o banco lhe oferecer esses serviços.
        Eu não quero outra entidade bancária.

  16. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Banco público sempre a dar o bom exemplo lol…
    Fui cliente BCP por três décadas.
    Começaram a tirar 5 euros mês, fechei logo a conta.
    Fui para o activo bank e não pago nada, nem os cartões mb pago.
    Euéquesei….

    1. Avatar de RP
      RP

      De facto pelos 5 bancos apresentados é sempre o que tem o preço mais baixo….
      Isso já é a mania de dizer mal por dizer.
      Enfim

  17. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Simple, é só começar as encerrar contas nos bancos e guardar o dinheiro em casa.

    1. Avatar de Tito Portugal
      Tito Portugal

      digo: Simple, é só começar encerrar as contas nos bancos e guardar o dinheiro em casa.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Não é aconselhável. No dia em que isso fosse prática comum era assaltos a torto e a direito. Se já assim é o que é então desta maneira ainda era pior.

        1. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Isso so funciona para quem nao tem creditos. Se tiveres creditos que vao ser debitados num dia especifico tens de deixar la parte de dinheiro.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tal como já alguem comentou, Moey é um bom banco.

    E para terminar, a culpa destas taxas e taxinhas é do Zé Tuga que se acomoda e NAO MUDA.

  19. Avatar de zequinha
    zequinha

    Tens de nos dizer qual o partido de gente honesta, para irmos votar todos nele!

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Zequinha, mesmo que houvesse um partido de gente honesta poucos iriam votar nele.
      O Tuga olha para a política como se olha para os clubes de futebol.
      Exemplo, o PS sempre que é governo termina tudo na bancarrota.
      Pelas sondagens actuais vai ganhar à larga…
      O que é que quer com gente desta?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Verdade.

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        O Dr Paulo de Morais (a meu ver o melhor candidato que apareceu) candidatou-se a alguns anos e viu-se o resultado que foi. Maioria dos Portugueses nao quer saber mesmo que aparecesse o dom sebastiao a frente.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Paulo de Morais foi o menos votado ou perto disso.
          Eu votei nele.
          Já cheguei à conclusão que o Tuga gosta de ser enganado.
          Um povo como este é o sonho de qualquer vendedor de banha da cobra.

      3. Avatar de Ricardo Carvalho
        Ricardo Carvalho

        +1 este povinho é mesmo tapado porque quer, como nação somos uma cambada de carneiros sem pensamento critico algum.
        Desde que nasci NÃO me lembro de alguma vez o país não ter estado em crise… e já la vão umas décadas…
        As pessoas não aprendem, socialismo = SER POBRE.
        Nós precisamos de um estado liberal com uma “pitada” de socialismo e não o contrário.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Ricardo, não sei se já percebeu, mas estamos novamente na bancarrota, a 4, sempre com os mesmos ao leme.
          Isto à cada coincidência…

          Quando o BCE fechar a torneira, vamos ao charco novamente.
          Neste momento estamos a viver das esmolas que nos dão.

          Infelizmente, e como isto é um povo de ignorantes, poucos se apercebem desta situação.
          E se a Le Pen se tornar presidente da França, as coisas podem mudar de rumo contra nós.
          Veremos…

  20. Avatar de Sd
    Sd

    Bankinter pessoal!

  21. Avatar de PTO
    PTO

    Eu pago zero em todas as transferências bancárias se forem feitas através do homebanking.

    E é um banco tradicional dos mais antigos de Portugal, não é nenhum desses “banquinhos” que apareceram há meia dúzia de anos.

  22. Avatar de Helder Gomes
    Helder Gomes

    Eu gostava era de ver votado no parlamento uma lei que baixasse o salario aos politicos e acabasse com as regalias que eles tem.
    Quando é que as pessoas vao acordar e perceber que tem o poder sao elas e nao os politicos ou bancos….
    Eu ha algum tempo que acabei com todas as contas que tivessem taxas e mais taxinhas e comissoes para tudo e alguma coisa.
    Nao reclames….muda!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Baixar ordenados dos políticos? Que mentalidade mesquinha.
      É preciso é haver sanções criminais sérias para quem agir de má fé, para beneficiar os amiguinhos, para beneficiar quem o corrompe.
      Só assim, na actual cultura, existe alguma hipótese de as coisas mudarem para um nadinha melhor.

      Quanto a acabar com custos de serviços bancários, compreendo, se tem a possibilidade de obter o mesmo serviço sem o pagar e tem real possibilidade de mudar é lógico que o fará. Seja como for considero justo a cobrança de serviços efectivamente prestados e úteis, desde que a um preço razoável. Alguns bancos aceitam não cobrar tais taxas desde que cumpra certos requisitos que no fundo lhes deve garantir o mesmo rendimento ou até superior.

      1. Avatar de Helder Gomes
        Helder Gomes

        Mentalidade mesquinha é essa mesmo de deixar tudo igual, achar que é justo o valor que eles recebem, os carros novos que tem todos os anos, as regalias que tem e por ai fora….

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Agora imagina as regalias que teriam se trabalhassem ou se fizessem algo de jeito.

  23. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Culpa do MBway? como assim

    Gerente do banco “O MBway esta a oferecer transferencias gratuitas e a “tirarnos clientes”… o que podemos fazer”?
    Genio da equipa “Cobrar ainda mais as transferências feitas sem o MBWay”

  24. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “No entanto,os utilizadores estão sujeitos a um limite mensal de 150 euros,…” Como ?? Bye bye MB WAY,Revolut e afins.É só m**** que anda aí.

  25. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Mais uma razão para as crypto.

  26. Avatar de Sergio
    Sergio

    Por isso é que nunca vi com bons olhos o mbway, o seu surgimento so vem incomodar quem utilizava os meios internos do seu banco de forma gratuita.

    Esta rapaziada so esta a dar força as cryptos, vai lhes sair caro no futuro..

  27. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Foi por estas comissões, taxas e taxinhas que me tornei cliente do Bankinter: zero taxas.

  28. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Leio aqui muito o Bankinter mas não leio Activobank.
    A minha experiência com o Activo é única.
    Passo a explicar as diferenças entre BCP e Activo. Quem fala em BCP fala nos outros todos ou quase…
    BCP..5 euros mês de comissão de conta… Activo, sem comissões, independentemente do valor depositado na conta.
    BCP… 18 ou 19 euros de anuidade por cartão multibanco… Activo, sem anuidade, cartão gratuito, independentemente da quantidade.
    Ou seja, onde antes pagava 40 euros pelo meu cartão e o da esposa, agora não pago nada.
    BCP…taxas no mbway…. Activo, mb way gratuito totalmente.

    Atenção, isto é o meu caso pessoal, não sei se é assim para toda a gente.
    Mas já viram quanto poupo anualmente?
    Como diz o outro, é só fazer as contas…