Amazon: Há trabalhadores forçados a urinar em garrafas durante turnos

21 Comentários

Na vida há situações caricatas, seja ao nível pessoal e ao nível profissional. A gigante Amazon admitiu recentemente que os seus trabalhadores têm de urinar em garrafas de água, durante os turnos.

A acusação inicial surgiu de um congressista norte-americano, mas nessa altura a empresa negou tal cenário.

Amazon: Há trabalhadores forçados a urinar em garrafas durante turnos


Amazon pediu desculpa ao congressista que fez a acusação

A polémica começou na semana passada por causa de um membro democrata da Câmara dos Representantes, Mark Pocan, que disse numa mensagem publicada na rede social Twitter que “o facto de pagar 15 dólares por hora”, não faz da Amazon um “lugar progressista para trabalhar”.

A Amazon começou por desmentir tal situação, mas recentemente emitiu um comunicado onde confirma a acusação…

Sabemos que os nossos condutores podem tido problemas para encontrar casas de banho por causa do trânsito ou por estarem em estradas rurais, e particularmente por causa da covid-19, muitas casas de banho públicas foram encerrada

A gigante Amazon foi “obrigada” a reconhecer tal problema, uma vez que surgiram em vários meios de comunicação testemunhos de empregados da empresa que confirmaram essa prática. O The Intercept afirmou também ter obtido documentos internos que atestam que era conhecida dos responsáveis da Amazon.

Amazon: Há trabalhadores forçados a urinar em garrafas durante turnos

“Devemos um pedido de desculpa ao congressista Pocan”, declarou a empresa em comunicado, reconhecendo que a sua resposta no Twitter foi “incorreta, não teve em consideração os motoristas e focou-se no que se passa nos centros de distribuição”, onde os trabalhadores podem “sair do seu posto em qualquer altura” para ir às “dezenas de casas de banho” que têm à disposição.

Mark Pocan reagiu às palavras da Amazon afirmando que o problema não é consigo, mas com os trabalhadores a que a Amazon não confere “respeito e dignidade”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de wq
    wq

    e no entanto há trabalhadores nos centros de distribuição a relatar que muitas vezes não podem fazer pausas para ir à casa de banho por causa das imposições de trabalho da empresa!
    a amazon a querer disfarçar a sua falta de tacto humano, tratando os trabalhadores como meras máquinas…

    1. Avatar de Opala Azul
      Opala Azul

      Aqui no Brasil, ainda e pior. Tem relatos onde a empresa foi multada pois o funcionário não podia mixar durante seu expediente, nem levantar da cadeira. Onde eu trabalhava cabia 150 funcionário, e um único vaso sanitário. E tem dia que o vaso sanitário estava entupido, e ninguém podia usar.

      1. Avatar de A maníaca
        A maníaca

        Daí que os países civilizados têm leis contra isso e os funcionários podem queixar-se anonimamente da empresa; se no Brasil não é assim ou ninguém se queixa… a culpa não é dos outros.

        Os países / pessoas é que são razoáveis por criar mecanismos para defender os funcionários e empresas, daí que não é só coçar “o saco” e esperar que o mundo automaticamente resolva o problema.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Amazon tem de apostar forte nas máquinas para despedir a maior parte dos humanos… que andam muito exigentes… agora querem ir ao WC… qualquer dia os maganos ainda reivindicam uns 15 minutos para comer algures sentados.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Concordo plenamente! Humanos a fazer reivindicações? Onde é que já se viu uma coisa destas!

    2. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Tem calma que isso será feito a seu tempo.

  3. Avatar de João Brito
    João Brito

    Na parte dos funcionários dos centros de distribuição não concordo, pois já trabalhei na Amazon UK e nunca me deparei com tal situação, pelo menos não nos 3 centros em que passei. Já pela parte dos motoristas (que foi na área que trabalhei) posso confirmar o relatado, pois existe um valor mínimo de média de encomendas entregues por hora que deve ser alcançado e também como grande parte são zonas rurais torna-se complicado encontrar alguma casa de banho.

    1. Avatar de wq
      wq

      Não concordas????? Estás a chamar mentiroso a quem relatou os casos? A Amazon nos Estados Unidos está constantemente a monitorar a produtividade dos funcionários, exigindo produtividade elevada doutra forma as pessoas podem ser despedidas, o que leva muitas pessoas a situações extremas como evitar ir à casa de banho para não perderem o emprego!
      E por favor não confundas Reino Unido com Estados Unidos, as leis e protecções sociais são muito diferentes.

      1. Avatar de A maníaca
        A maníaca

        Lolol ele tem o direito de não concordar, estás muito afectado?

        Os Estados Unidos (ou cada estado) têm também leis laborais e muitos funcionários têm sindicatos. A questão é que a empresa tem também que forçar um mínimo de condições ou exigências senão haveria pessoal a entregar um par de encomendas ao dia.

        Mas se invade os direitos dos funcionários, então têm que conversar todos. O problema é que hoje em dia em vez de se falar com o superior e direcção, fazem-se vídeos, tok tok , Facebook, etc…

        Não são os únicos, em Portugal se algo não está bem, não se fala com a direcção, vai-se para o café e põe se o chefe a p**ir.

        1. Avatar de wq
          wq

          enfim… falta de cabeça!
          o problema é as pessoas lerem sobre os casos e acharem que os outros estão a inventar!!! Lê antes de comentares. A Amazon não tem e tem feito tudo para não ter sindicatos e calar os funcionários.
          Ainda há uma grande diferença entre exigir um mínimo e exigir ao ponto de levar as pessoas nos armazéns a terem que evitar casas de banho ou mesmo as pausas de almoço, com medo de perderem o emprego.

          1. Avatar de Rafilda
            Rafilda

            Acalma-te um pouco. Isto aqui não é uma ditadura de pensamentos. Se achas que é, então vai dar um volta ao bilhar grande. Acalma-te!

          2. Avatar de wq
            wq

            não tem a ver com pensamentos mas com factos! Opiniões seriam sobre se as pessoas devem trabalhar mais ou menos. As pessoas verem-se obrigadas a não ter pausas, etc são factos. Factos, por elementar lógica, não são opiniões ou pensamentos!

  4. Avatar de RAM
    RAM

    Meu caros amigos.. isso é o pai nosso de cada dia nós motoristas.. vão na estrada, que novidade não ter onde fazer as necessidades.. mas ok, lembraram se agora de falar da Amazon só porque sim.

    1. Avatar de wq
      wq

      meu caro, é a Amazon que está a virar a conversa para os motoristas para escamotear e ridiculizar a acusação inicial, numa tentativa de manipular a opinião pública! O assunto era claramente sobre a situação dos funcionários nos armazéns e não sobre motoristas.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Por acaso este caso particular é mesmo para condutores e isso existe em todos os países do mundo com distribuição, camionistas ou até mesmo taxistas ou Uber. A questão aqui é que como os EUA são muito vastos com a pandemia muitas casas de banho públicas fecharam, numa altura com mais condutores e mais rotas.
        Nos armazéns isto já acontece há anos em todos os países incluindo UK e inicialmente começou devido a abusos de idas à casa de banho que depois começaram a ser limitadas e controladas. Isto são funções que trabalham para cumprir determinados objectivos de produtividade, é normal que não queiram permitir abusos de paragens frequentes. Eu alguns casos existem trabalhadores que levam fralda para o trabalho para não fazerem pausas e conseguirem ser mais produtivos.
        Se virem armazéns da aliexpress ou empresas que fazem expedição para aliexpress aí sim ficavam de olhos em bico 😀

        1. Avatar de wq
          wq

          Não, não era sobre os condutores, até porque toda a discussão dos congressistas (no caso do tweet) é sobre a criação dum sindicato num dos armazéns da Amazon e sobre as práticas nos armazéns da Amazon! A Amazon é que está a tentar mudar o assunto para os condutores!
          Todas as empresas têm questões com produtividade e não vês estes excessos… Combater supostos abusos com outros abusos não é justificação! As pessoas têm direito a trabalhar com um mínimo de dignidade.

  5. Avatar de outra vez ?!
    outra vez ?!

    O consumidor , cidadão tem também deveres e culpa porque alimenta sem se opor a gente desse tipo. Essas empresas e políticas sem clientes deixam de existir. Já dizia o outro algo do genero ” o mal do teu vizinho , vem pelo teu caminho…”, Hoje eles, amanhã nós…. Já deixei aqui um exemplo de alguém que defendia a Uber mas só lá trabalhou 15 dias…. Nunca mais falou da mesma como falará antes. Nunca comprei ou comprarei nada por essa empresa como da mesma forma e pelas mesmas razões terei teslas…usarei Uber ou outras do gênero. Está tudo ligado e o utilizador, cidadão,cliente tem responsabilidade. Só assim teremos melhor humanidade , saúde, justiça, etc, etc…o povinho não sabe o poder que tem mesmo quando é usado como produto, que é o que se passa hoje em dia. As nossas opções individuais dicidem o dia do amanhã colectivo, seja no ambiente como nas políticas sociais, e por aí fora …. Hoje já pesaram o impacto que os telemóveis tem no ambiente ou a corrida massiva a baterias? Pronto não masso mais .

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Deixas de comprar na Amazon e passas a comprar em retalhistas nacionais… Oh wait, lá também não te permitem ir à casa de banho quando precisas, e no final do dia ainda berram contigo porque não atingiste os objetivos de vendas que estipularam e que são inatingíveis.

  6. Avatar de outra vez ?!
    outra vez ?!

    O consumidor , cidadão tem também deveres e culpa porque alimenta sem se opor a gente desse tipo. Essas empresas e políticas sem clientes deixam de existir. Já dizia o outro algo do genero ” o mal do teu vizinho , vem pelo teu caminho…”, Hoje eles, amanhã nós…. Já deixei aqui um exemplo de alguém que defendia a Uber mas só lá trabalhou 15 dias…. Nunca mais falou da mesma como falará antes. Nunca comprei ou comprarei nada por essa empresa como da mesma forma e pelas mesmas razões terei teslas…usarei Uber ou outras do gênero. Está tudo ligado e o utilizador, cidadão,cliente tem responsabilidade. Só assim teremos melhor humanidade , saúde, justiça, etc, etc…o povinho não sabe o poder que tem mesmo quando é usado como produto, que é o que se passa hoje em dia. As nossas opções individuais dicidem o dia do amanhã colectivo, seja no ambiente como nas políticas sociais, e por aí fora …. Quando tive conhecimento que a antiga Portugal telecom tinhas práticas dessas nos call centres deixei de ser cliente…

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Não percebo tantos queixumes, sempre que a encomenda demora mais 5 minutos que o previsto é para aqui berrarias a dizer que o serviço não vale nada!!!

  8. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Essa é uma atitude desumana e defendo que os responsáveis sejam presos por crimes contra a humanidade.
    Tudo dito.