Até o Game Boy da Nintendo já minera Bitcoins a 0,8 hashes por segundo

12 Comentários

As criptomoedas são um tema que está novamente ‘na boca do mundo’, especialmente porque o seu valor continua a aumentar a olhos vistos. Tal tem levado a um interesse crescente por parte dos utilizadores e isso vê-se na quantidade de pessoas interessadas, por exemplo, na mineração das moedas digitais.

Neste sentido já temos visto vários sistemas de mineração curiosos, mas desta vez a criatividade ultrapassou tudo. Através de um mod, um utilizador conseguiu alterar um Game Boy da Nintendo e capacitá-lo para minerar Bitcoins.



Game Boy da Nintendo também minera criptomoedas

De todas as formas de mineração de criptomoedas já divulgadas, esta é, sem dúvida, a mais curiosa. Aproveitando a popularidade das moedas digitais, o modder designado “stacksmashing” teve a brilhante ideia de modificar um exemplar da consola Game Boy da Nintendo para esta extrair Bitcoins.

Para quem já não se lembra, a consola da Nintendo foi lançada em 1989 e trouxe consigo um processador Sharp LR35902 de 8 bits a 4.19 MHz. Além disso, conta ainda com 8 KiB de memória S-RAM e 8 KiB de memória VRAM.

Para este processo foi inicialmente necessário acoplar um Raspberry Pi Pico para ultrapassar o problema de não haver Internet no Game Boy. E depois de inserido o código da modificação, basta ligar a consola para que esta comece a minerar Bitcoins.

Veja o processo em vídeo:

Obviamente que não se espera que o utilizador consiga enriquecer com este sistema. Até porque o Bitcoin é uma das criptomoedas que não compensa ser extraída com hardware de consumo, requerendo assim equipamentos especializados, como os chips ASICs.

O hardware do Game Boy oferece uma taxa de transferência de apenas 0,8 hashes por segundo. Um hardware dedicado à extração de Bitcoins consegue cerca de 100 terahashes por segundo. Ou seja, a consola da Nintendo é então 125.000.000.000.000 vezes mais lenta do que uma ASIC para minerar esta criptomoeda.

Caso queira experimentar este sistema, poderá então ter que esperar vários milhões de anos até que o seu Game Boy consiga minerar um único Bitcoin.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Pelo menos consume bem menos que um ASIC só para não falar no barulho.

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      Na realidade até consome mais que um asic. Para um game boy produzir o que um asic faz num segundo terias de gastar milhares de pilhas. Ou seja muito mais do que a energia que o asic gasta num segundo. Para nao falar no tempo que iria precisar, mais do que 100 vidas humanas.

  2. Avatar de Jonny
    Jonny

    Ultimamente é só noticias de lixo. Bitcoins isto criptmoedas aquilo. Enfim…

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Chegaste tarde para investir não foi? Eu compreendo o desespero.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Não digas asneiras. Nem todos estão vidrados nas criptomoedas.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Quando perceber que pode ficar com uma coisa que você não consegue transformar em nada, vai perceber que pode ter caído no conto do vigário.

        Quem alimenta a expeculação das bitcoins é quem está no mercado, não são os outros e você pode ter resmas de bitcoin…… mas se não as conseguir vender…… acontece-lhe o mesmo que os vendedores de flores holandeses do século XVII, chegaram a ter títulos de 1 único tubércule a milhares de florins (o custo de uma casa na Holanda na altura) e de repente valiam ……. zero!!!!!

        Olhe, em 2014, conheço algumas pessoas com vários milhares de acções do BES……. isto numa sexta-feira. Na 2ª Feira seguinte as acções valiam zero e o banco tinha sido liquidado no fim-de-semana.

        Mas há mais exemplos! Se até uma acção de um Banco supostamente com milhares de olhos em cima pode falir, porque acha que vai correr bem com as bitcoin?

        1. Avatar de ivan
          ivan

          Sao situacoes um pouco diferentes pois nao pode haver tanta corrupcao nas criptomoedas devido a tecnologia de blockchain, e um pouco dificil tentar explicar mas de facto qualquer “moeda” ou “recurso” so tem valor enquanto lhe for dado pelo publico…mas isto aplica-se tanto a criptomoedas como ouro entre outras coisas…mas o exemplo do BES e de outros bancos foi uma das principais razoes pelas quais as criptomoedas foram criadas e dificil o desvio de dinheiro e tendo as mesmas seguras numa criptowallet (inclusive algumas externas) logo ha muito investimentos que podem nao ser perdidos como algumas poupancas se podem perder em bancos que declaram falencia…

          Com isto nao quero dizer que as criptomoedas sao ou nao o futuro e mesmo que o sejam nao estou a insinuar que seja a bitcoin…mas sao realidades diferentes como disse e quando bem geridas tornam se um investimento que nao se fica sem o numero de moedas tao facilmente quanto se pode perder o dinheiro num banco

      3. Avatar de Joaquim Nunes
        Joaquim Nunes

        Basta haver umas “tickles” na Internet e lá se vão as “coins”, as que se mineraram e as que ainda se irão minerar…

        1. Avatar de Rui Vieira
          Rui Vieira

          Se houver uma “tickles” na internet, a menor preocupação será certamente o bitcoin. Sem internet o mundo simplesmente já não funciona, uma simples caixa registadora num supermercado, o seu cartão de multibanco quando for meter gasolina ou levantar dinheiro, a sua tv, o seu telemovel. Tudo hoje é controlado remotamente. Pense nisso.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Qualquer dia até Nokias clássicos

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    O processo de mineração, compra e venda poderia de facto ser mais claro e menos burocracia. Para quem entra do 0, é um pouco confuso.

    1. Avatar de Rfactorguy
      Rfactorguy

      Cripto não é para gajos tesos que pensam porque têm um pc parado em casa que vão ficar ricos … É os próprios ricos que fazem isso para aumentarem capital.

      Continuem a pensar que vão ganhar para pagarem a luz que vão gastar.