Comprar casa na Lua poderá custar 60 milhões de dólares, diz empresa britânica

20 Comentários

Com a evolução das tecnologias e da ciência, cada vez mais se abrem as oportunidades e projetos que envolvem o Universo. E numa altura em que a NASA preparar o programa Artemis para voltar a levar o homem à Lua, já há também quem pense mais além, nomeadamente em morar no satélite natural do nosso planeta Terra.

Neste sentido, uma empresa britânica prevê que comprar a primeira casa na Lua poderá custar cerca de 60 milhões de dólares. Estaria interessado?

Casa na Lua

Primeira casa na Lua poder custar 60 milhões de dólares

A corretora de créditos Money.co.uk analisou e concluiu quanto custaria comprar uma casa no nosso satélite natural. E de acordo com as contas da empresa britânica, seriam necessários cerca de 61,87 milhões de dólares, aproximadamente 53 milhões de euros.

Este valor evolveria não apenas a casa, mas também os custos de construção, transportes e licenças relativamente ao terreno. No entanto neste montante não estão incluídos outros fatores como, por exemplo, questões legais.

Segundo uma publicação no site, Salman Haqqi, escritor financeiro da empresa diz que o objetivo é levar o mercado imobiliário para o espaço, mas literalmente. De acordo com Haqqi, o estudo feito pela empresa mostrou que os interessados em ter uma casa na Lua, teriam que desembolsar inicialmente 6 milhões de dólares (~5 milhões de euros). Mas depois teriam que pagar prestações de 325 mil dólares (~275 mil euros) durante 25 anos.

Casa na Lua

O cálculo considerou os materiais necessários para a construção da casa e o custo do seu transporte. Para além disso também inclui o trabalho que os astronautas teriam para construir a habitação. Estas estimativas consideraram ainda os custos de lançamento da SpaceX.

Segundo a empresa, depois que a primeira casa na Lua seja construída, as seguintes podem já ter um custo menor. No entanto o valor das próximas casas poderá ainda rondar os 51 milhões de dólares (~43 milhões de euros).

As casas lunares estariam então preparadas para produzir comida e água reciclada localmente de forma a reduzir os custos de transporte.

Tratado do Espaço Sideral pode travar a compra de terrenos lunares

Mas claro que este projeto não seria ainda para já, uma vez que ainda é necessário estimar os valores dos terrenos de acordo com a sua localização. Para além disso, o Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Utilização do Espaço Sideral, Incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes, assinado por várias nações em 1967, impede que essas áreas sejam compradas.

No entanto este tratado aplica-se apenas a nações e não a indivíduos.

Casa na Lua

Mas Haqqi defende que “ao investir em soluções renováveis e sustentáveis, a vida na Lua pode acontecer em harmonia com o ambiente e não contra, criando assim muitas comunidades habitáveis.

A concretizar-se, então a expressão ‘estar no mundo da lua’ ganhará outro sentido.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Ricardo
    José Ricardo

    Até que não está caro, comparando com o preço das casas em Lisboa…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      lol

      +111

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Ganhaste o prémio do comentário do dia.

  2. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Pensem mas é em construir uma base lunar permanente – tipo “Moon Base Alpha” da esplêndida série de TV dos anos 70, “Space: 1999” – para pesquisa científica e primeiro passo para exploração espacial de outros planetas, em vez de palmo a palmo quererem levar para a Lua, os endinheirados que querem livrar-se da ralé.

  3. Avatar de Luisão
    Luisão

    Não é muito mais caro que viver em Lisboa… dêm vistos Gold aos chineses que vão para lá morar e o mandarim passa a ser a lingua oficial da Lua

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Em Portugal tem-se a particularidade de se dar mais valor aos estrangeiros que aos portugueses. Já o Mário Soares, após o dito 25 de Abril deu toda a vantagem aos “retornados”, que nunca tinham pisado solo português, na função pública, deixando os portugueses para trás. Agora é de novo deixar vir os chineses capitalistas branquear capital, que exploram o seu próprio povo vendendo produtos pelo mundo fora, deixando as propriedades imóveis no país super-inflacionadas inacessíveis aos portugueses.
      Viva Portugal! VIVA!!! Viva aos estrangeiros! VIVA!!! Abaixo os portugueses! YEAHHH!!! ( politiquês português )

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Interessante morar, pela módica quantia de 60 milhões, num rochedo poeirento, escuro e feio…

    1. Avatar de O Alien
      O Alien

      Só vai gente inteligente a lua, o pessoal da tasca devasse mal .

  5. Avatar de Jonny
    Jonny

    A viagem é que deve ser f&%$a

  6. Avatar de jorge
    jorge

    primeira questão.. a lua já tem dono para alguém dar um valor ao terreno? só palermices sem nexo

    1. Avatar de darksantacruz
    2. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Fácil. Chegam lá os americanos e reclamam o terreno para si tal como qualquer país pode fazer neste planeta. Depois se quiseres um pedaço tens de lhes pagar.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O preço não inclui ar respirável. É um extra.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Que vão para a lua, afinal a probabilidade de morrer la é muito maior que aqui. Não é por acaso que a Lua é comparada a um queijo

  9. Avatar de XneloX
    XneloX

    Só se tiver licença para alojamento local

  10. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    será que lá tambem existe zona verde ?

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Está noticia está cerca de 150 anos adiantada!!

  12. Avatar de jack
    jack

    É uma pena que um site como o Pplware esteja dia a dia a perder aquilo que o tornou importante no Mundo da tecnologia. Á uns dias ao procurar algo num HD externo, dei com uma quantidade de folhas word com tutoriais elaborados por alguns dos membros deste site, e senti uma certa nostalgia. É uma pena, viraram para o lado dos Tlm e para noticias, algumas são verdadeiras aberrações, como esta da Lua.

    1. Avatar de JS
      JS

      Boa tarde sou da mesma opinião sua .
      Ontem publiquei algo igual mas pelos vistos andou por aqui o Lápis Azul e já não se encontra por estes lados

  13. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    acho que nos anos 90 já tinha aparecido alguém a fazer o mesmo, que pela lei podia reclamar terrenos na lua e vender, não acabou bem para os compradores