Questão desta semana: Utiliza algum software pirata?

101 Comentários

Muitas vezes precisamos de usar determinado programa informático que, por sua vez, é pago. E em muitos casos, em vez de pagarmos pela licença oficial do produto, tentamos encontrar e ter o software de forma gratuita. E, como sabemos, na Internet é muito fácil encontrar tudo e mais alguma coisa, por vias não oficiais.

Desta forma, na nossa questão desta semana pretendemos saber se utiliza algum software pirata.


Utiliza algum software pirata?

A Internet tornou tudo mais acessível. E no que respeita a software, não é novidade para ninguém que os utilizadores têm ao dispor várias formas de conseguirem programas que são pagos, mas de uma forma gratuita.

A esta prática dá-se o nome de pirataria, e é do conhecimento público que existem centenas de plataformas e sites dedicados à partilha de software pirata. Muitos deles, no entanto, já foram encerrados através de decisões legais. Mas há sempre uma outra forma para conseguir os programas pagos gratuitamente.

Software pirata

Claro que a pirataria é um processo bem mais simpático e atraente para o nosso bolso, no entanto pode trazer alguns dissabores. Sobretudo se o utilizador não souber bem onde pesquisar e acabar por descarregar para o seu computador algum ficheiro malicioso que possa provocar danos irreparáveis na máquina.

Em 2019 colocámos esta mesma questão pela primeira vez aos nossos leitores. Depois de apurados os resultados, verificámos que a grande maioria dos leitores (63%) utilizava na altura algum software pirata. Já 37% indicou que não utiliza estes programas ilegais.

Desta forma, faça agora uma vistoria na sua máquina e diga-nos então se utiliza algum software pirata.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Utiliza algum software pirata?

  • Sim. (59%)
  • Não. (41%)

Total Votos: 2.806

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Thomas
    Thomas

    Com as opcoes que temos hoje em dia em alternativa free e com sites a vender chaves (nao sei como) mais baratas, nao vale a pena dar-me ao trabalho de ter software pirata.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Sim existe alternativas, embora algumas é difícil fugir, devido a funcionalidades que funcionam melhor em determinado software.
      Isso de chaves mais baratas, por um lado é quase o mesmo, pois estamos a fazer algo ilegal…..mas que muitos de nós fazemos pois fica mais em conta……

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      +1
      Já usei muito, mas agora não vale apena para as minhas necessidades.

    3. Avatar de ThornC
      ThornC

      “e com sites a vender chaves (nao sei como)”
      a legalidade das quais é bastante questionável…

      1. Avatar de Patinhas The Third
        Patinhas The Third

        É mesmo isso, vendem uma chave que activa o programa, mas não vendem a licença.

    4. Avatar de né

      Mas ter software pirata não implica que o software seja “crackado”/viciado. Os sites que vendam chaves aparentemente originais (que anteriormente foram roubadas, desviadas, ou são comercializadas contra as regras do fabricante) ao fim ao cabo estão a vender pirataria. Pirataria = roubar/saquear/pilhar

  2. Avatar de Luis
    Luis

    não entendo como é que ainda há maior % de pessoas que usam software pirata.
    se não tenho há versões semelhantes gratis, muitas delas online sem necessidade software instalado

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Não entendes, pena……pois Há software que é melhor mesmo os gratuitos, por mais que tentemos outros, há pessoas que tem mesmo de usar aquele, e não tendo carcanhol vai para o pirata, há outros que se contentam com as funcionalidades que existem no gratuito.
      Por isso não é difícil de entender, eu faço o mesmo

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Se tens “Mesmo que usar aquele” é porque o usas para meios profissionais. Se usas para meios profissionais, então COMPRA. Ou tu trabalhas de borla?

        1. Avatar de OSJEJ
          OSJEJ

          Só faltava dizeres que tenho de comprar o Autocad, ganhava para a Autodesk.
          Há softwares que são ridículos em termos de preço, ainda aceito o office365, mas o Autocad compra tu.

          1. Avatar de polígrafo do polígrafo
            polígrafo do polígrafo

            Há softwares alternativos ao autocad a preços aceitáveis, só tem de se adaptar a esses softwares, não digo que são da mesma qualidade mas para a maioria dos trabalhos serve, quando é preciso uma ferramenta de top temos de pagar por isso, as pequenas diferenças é que marcam a diferença, é como um carro F1 so para ganharem umas decimas de segundo investem milhões

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Arranja um software melhor que Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Lightroom, Adobe After Effects, Adobe Premier por ai fora.

      Achas que tens alternativas mais baratas? Não tens, se trabalhas como Designer, Fotografo e multimédia (produção de imagem e vídeo), ilustração, capas e manipulação de fotos, e que muito precisas de fazer coisas mais complexas.

      Não arranjas melhor, podes até arranjar se for para coisas básicas. Complexas duvido.
      Ainda por mais, quando entras numa empresa onde todos os productos é Adobe.

      Não vais entrar numa empresa onde os productos que usam é da Adobe, não te vais por a usar o Paint…

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Ai está, embora em vídeo, temos alternativas, claro não são por ai além mas fazem.
        Claro que não batem a adobe, é esquecer mesmo…..mas cada um tem as suas necessidades, quem precisa de adobe, ou incha o tal dinheiro, ou vai pirata, e que software adobe é difícil de crackar eu que o diga, já desisti, portanto, ando por outros softwares quando preciso

        1. Avatar de brunn08
          brunn08

          Não tem dificuldade nenhuma…
          É simplesmente seguir as orientações que veem no .txt com o torrent.
          Até tens umas versões pré-cracked que é só instalar e seguir.
          Podes dizer que agora é mais complicado de arranjar sites com produtos piratas na superfície da internet se não souberes onde procurar mas que Adobe é dificil de crackear não o é.

        2. Avatar de iDroid
          iDroid

          Existe agora um novo pacote com todos os software pirata da Adobe que nem é preciso crack; é escolher a língua, instalar e já está.

        3. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Luís, quem é que disse que o software Adobe é difícil de crackar?
          Olhe que não, olhe que não…

      2. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
        Lucas Caminhante das Estrelas

        Uma sugestão de substituição para o Lightroom, o Darktable https://www.darktable.org

        Muito bom

      3. Avatar de LG
        LG

        Affinity Photo + Designer + Publisher = 75$ para sempre… sem subscrições.

        Tu dizes que trabalhas como fotógrafo (suponho que recebas algo?) Não paga isso? Muda de trabalho…

        1. Avatar de LG
          LG

          “Não vais entrar numa empresa onde os productos que usam é da Adobe” a empresa então usa licença pirata? Não? A licença da Adobe é por utilizador… Se recebe na empresa pode usar a mesma em casa…

          Deixem-se de desculpas… Há software caro mas Existem igualmente alternativas….

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Tu claramente não percebes, eu não disse que sou fotógrafo, dei um mero exemplo.

            A empresa geralmente paga, mas há empresas que usam versão pirata. E há empresas que pagam o software ao próprio funcionário (é como gasto de bens úteis para a empresa) em termos contabilisticos.

            Mas também há empresa que só ofereça isso in-house, nos próprios PCs, se tiveres que adiantar trabalho em casa terás que ser tu a comprar (isto se a empresa se recusar a dar-te uma licença genuina ou fornecer equipamento para tal).

            ” licença da Adobe é por utilizador” e se eu usar um Desktop fornecido por eles la na empresa e tiver que adiantar em casa trabalho no meu OUTRO pc?

            Pois é, pensa um bocado não te custa nada.
            Assim como há empresas boas, há empresas onde estão literalmente a lixar-se para ti “desenrasca-te” é aqui que entra o tema do Software Pirata.

            E mais uma vez, já vi software pirata em empresas e até no próprio GOVERNO por exemplo Windows.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            ” Se recebe na empresa pode usar a mesma em casa…”
            isto não é totalmente verdade, depende do grau de segurança que a tua empresa usa.
            Posso dizer-te que uso suite adobe profissionalmente mas só no PC da empresa. Não o posso usar fora desses equipamentos porque a conta está bloqueada a certas certificações que só existem em equipamentos da empresa. 😉

      4. Avatar de Cortano
        Cortano

        Se usas isso é porque és profissional. Se usas software ilegal em meios profissionais, então és um amador ou trabalhas de borla.

        Portanto, misturar meio profissional com pessoal não faz sentido.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Ou maybeee maybeeee és um Estudante a praticar antes de seres formado? Mayyybeeeeee? Oh wait nisso não pensaste.

          1. Avatar de SSD
            SSD

            Oh Spoky és tão certinho para umas coisas e para outras até encorajas o pessoal a cometer ilegalidade.
            Não, não há nenhuma empresa (que se preze) a usar software pirata. Eu trabalho com design digital, já estive em algumas empresas e nenhuma tinha esse tipo de software.
            Enquanto estudante a minha faculdade fornecia-nos o acesso gratuito ao Office. Antes disso usava o libreoffice que sempre me chegou e sobrou.
            A realidade é que para ires pela porta de trás há sempre desculpas que podes dar mas também há alternativas LEGAIS

        2. Avatar de k
          k

          Ui, há por aí tanta gente a usar software pirata em empresas… E não é na liga dos júniors, são empresas enormes, internacionais, com certificações, etc. Em minha opinião quando podem, deviam pagar (até por uma questão de segurança) mas a atitude das gerências é sempre “fodasse, pagar uma coisa que posso ter de graça? já chega ter que pagar impostos…” ou semelhante.

      5. Avatar de Louro
        Louro

        @Spoky,
        A parte chave do teu comentário está em “se trabalhas como…”.
        Se trabalhas como entao quer dizer que obtens rendimentos do teu trabalho que só te é possível ou é mais eficaz porque tens o tal software.

        Partimos entao do principio que tens a obrigacao moral e nao só de ter o teu software licenciado, no entanto nos dias que correm, uma subscricao Creative Cloud e estás safo por meia duzia de patacas.

      6. Avatar de RNT
        RNT

        Se cobras dinheiro pelo teu trabalho, é justo, que quem fez as tuas ferramentas também receba dinheiro. O pack com todas as aplicações da Adobe custa +/- 60€ mês.
        Acho um preço justo, quem achar o contrário, pode sempre tentar fazer as próprias ferramentas.

      7. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Para o Adobe Photoshop tens o GIMP que é grátis e talvez melhor que AP.

      8. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Mas se estás a usar a Suite da Adobe para trabalhar, mais uma razão para comprares. Estás a lucrar com uma ferramenta que roubaste. Sim, porque a pirataria é roubar uma cópia do software para usar livremente sem ter pago. Eu já usei software pirata para aprender com o software, e perceber se era aquilo que me satisfazia, quando cheguei à conclusão daquele que me dava mais jeito, adquiri. É caro? Pois é, mas tu também trabalhas à borla?

    3. Avatar de Pedro Miguel
      Pedro Miguel

      Só uso o Windows e o WinRAR com crack.

      1. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Windows? Com chaves a menos de 10€? Isso já é ridículo…

      2. Avatar de Pedro Vicente
        Pedro Vicente

        WinRar quando o 7-Zip faz o mesmo? 😀

    4. Avatar de David Brito
      David Brito

      Imaginem gastar dinheiro em chaves…

    5. Avatar de k
      k

      É porque conheces pouco. Vai ver, por exemplo, empresas de construção civil. Conheço muitas, os vários software’ que eles usam para projectar e calcular valem muitos mil €s mas quase nenhuma tem software legal. Ou fotógrafos. Ou qualquer empresa (principalmente as pequenas, mas as grandes também) que dependa de software específico. Ou, num plano mais generalizado, windows server + licenças (que podem ficar bastante caro bastante rápido) até simplesmente o office em muitas empresas.

      E, se em muitos casos quem usa simplesmente não pode pagar, em muitos outros é mesmo por conveniência, ganância ou utilidade. Software gratuito é fixe, há bons exemplos mas infelizmente, muitas vezes, não é mesmo substituto para o pago.

  3. Avatar de Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães

    Fazer uma pergunta dessas num fórum público é mesmo para rir-mos: claro que ninguém usa software pirata, é tudo gratuito ou pago, lol…

  4. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Não uso há muitos anos. Faço teste do que eu quero antes de comprar, sempre baixo a licença de teste para ver se realmente me será útil, sendo, compro sem pestanejar.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      ai sim?? mesmo que custo um balurdio…..hmm ok, se tiveres assim dinheiro força…..
      Também gostava de comprar determinados softwares, ao menos não me chateava mais……mas são caros

      1. Avatar de Douglas Charles Cunha
        Douglas Charles Cunha

        A maioria de programas e aplicativos que uso e que pago são baratos, por isso compro.
        No PC costumo usar software livres que possuem bastante qualidade e que, algumas vezes, são melhores que programas caros e famosos. A comunidade Linux é grande.
        Blender hoje é o melhor aplicativo de animação do mundo (opinião própria) e totalmente gratuito para se ter ideia.
        Utilizo alguns aplicativos de design gráfico muitos bons e que também são gratuitos.
        Ainda não vejo a necessidade de ter que usar coisas piratas novamente.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          O Blender é um exemplo magnífico de software livre que ombreia com os grandes da modelação e renderização 3D. No entanto, não existe nenhum gratuito que se compare com o Photoshop, por exemplo.

          1. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
            Lucas Caminhante das Estrelas

            O Gimp não é assim tão mau.
            Não sou pro, mas o pouco que fiz com Photoshop consigo fazer com o Gimp.

          2. Avatar de iDroid
            iDroid

            @Lucas Caminhante das Estrelas O GIMP não é mau, mas a interface é de bradar aos céus, e isto não é só porque estou habituado ao photoshop.

          3. Avatar de KodiakShadows
            KodiakShadows

            Tens o Affinity Photo que não fica atrás do PhotoShop e não custa assim tão caro, e com atualizações free e sem aqueles pagamentos anuais estúpido

        2. Avatar de KodiakShadows
          KodiakShadows

          Para quê photoshop pirata se no site da Affinity está em promoção dor £23 o todos os Softwares , Affinity Photo, Design e o Publish,. Aproveitem que vale bem a pena mais informações no site.

        3. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Caso não saibam o Blender também permite fazer jogos e os vários que eu conheço chegam a bater alguns jogos para o rwina 10.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Precisas desses softwares para trabalhares e ganhares dinheiro?!
        Se sim, PAGA! Ou tu trabalhas de borla?

  5. Avatar de imf
    imf

    Obvio, para uso profissional acho incorrecto, mas para uso pessoal acho que ate trás muitas vantagens ate para essas empresas.
    Uso software pirata para me ligar ao meu carro.
    Para fazer desenho em 3D.

    Sem contar com o software pirata que usava, quando era estudante e que agora a empresa onde o estou compra as licenças .
    Se eu há uns anos a trás só usa-se software free, muito provavelmente hoje a empresa para que trabalho nos tinha adquirido esse software pago. Pois o custo que a empresa ia ter ate eu me ambientar a um programa free, ia ser maior que pagar por um que eu já o conheço.

    1. Avatar de imf
      imf

      Não vou pagar 1000€ para fazer uns desenhos em 3D como hobby, nem 700€, só para de tempos a tempos verificar e fazer manutenção ao carro.

      Só fazia sentido se eu fosse proficional da área.
      Quantas e quantas pessoas não usam ou usaram software pirata para apreender e depois viraram profissionais e compraram esses produtos??

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Já vi empresas e não foi uma. Foram várias com Windows crackeado. O Governo e a escolas é uma delas.

      E mais não digo!

      1. Avatar de imf
        imf

        Não digo que não exista, claro que existe, mas acho incorreto, uma empresa usar software pirata.
        Para uso pessoal,como hobby não o acho.

      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        crackeado, e algumas andavam com office por ativar lloool…….o pior é quando vem fiscalização…….a sorte é que avisam sempre….

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          É isto, para quem já viu isso nas escolas. Eu já vi. Já vi também no governo, já vi também em empresas de limpeza não vou dizer nomes 😉

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Deem exemplos pfv

    1. Avatar de imf
      imf

      VCDS,
      Solidworks,
      Simatic step 7,
      Eagle cad,
      Autodata,
      Proteus,
      Etc….

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Rhino,
        Photoshop,
        Substance Painter,
        Substance Designer,
        Houdini,
        Etc…

    2. Avatar de rm
      rm

      Adobe Premiere Pro
      MobaXterm
      VMware pro

  7. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Eu uso, apesar de existir algumas alternativas gratuitas, mas não são melhores…..por isso…..fica-se elo pirata.

  8. Avatar de ivan
    ivan

    Esta muita gente a falar nao sabem como hoje em dia ainda usam, mas esquecem se que nem toda a gente usa apenas um programa ou um jogo que uma chave pode arranjar se por 10€…no meu caso eu não uso nada pirateado mas o meu irmão mais novo que assim como eu frequenta o ensino superior e na área dele usa bastante o adobe photoshop, premier after effects, etc…tendo em conta que a faculdade nao fornece licença para este serviço como e suposto um jovem de 18 anos estudar pagar propinas e a licença para os programas? a única solução aqui e mesmo pirataria pois a subscrição ao serviços da adobe nao e assim tao barato…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ora nem mais, e se o Jovem for independente e estiver a trabalhar para pagar renda, luz, água, gás… a coisa ainda se complica mais.

    2. Avatar de RNT
      RNT

      Para estudantes, é possível fazer uma subscrição de 20€/mês de todos os programas da Adobe. Sim, são 20 a juntar a tudo o resto, mas são muitos programas. É uma forma de começar a valorizar o trabalho que ele faz.

      1. Avatar de ivan
        ivan

        fácil falar, e então renda de cada despesas como alimentação luz agua net e transportes no tempos em que as aulas são presenciais? há muitos serviços que uma conta institucional possui mas e um serviço generalizado, alem das despesas os alunos pagam propinas tudo somado nao há muita margem de manobra para acrescentar 20€ todos os meses para um programa quando se pode arranjar pirateado…isto nao é bem uma questão de nao querer pagar e suportar a equipa por trás dos programas e projetos é sim uma questão de prioridades

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Já fui estudante e trabalhei para pagar os meus estudos, e nunca deixei de achar interessante que os meus amigos que não trabalhavam queixavam-se sempre de falta de dinheiro para coisas relacionadas com estudos, até para fotocopias, no entanto nunca prescindiam de tabaco, alcool e noitadas.
          isso só demonstra que muitas das vezes o problema não é falta de dinheiro mas má gestão do mesmo.

          1. Avatar de ivan
            ivan

            encontravas te a estudar fora? e o meu irmao e eu trabalhamos apenas nao se consegue tirar o preco para pagar mensalidades ds programas com o pagar rendas proprinas e despesas extras os nossos pais ambos recebem o ordenado minimo, se estudassemos na nossa cidade natal provavelmente trabalhar e estudar sobraria imenso dinheiro…

  9. Avatar de Hugo Domingues
    Hugo Domingues

    Em casa uso algum software pirata principalmente o SO (nem vale a pena dizer qual é) de resto tento ao máximo adquirir licenças originais pagas (quando o valor é convidativo). Na empresa obviamente são todos softwares com licenças pagas.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Windows, vá lá que já há chaves baratas, e mesmo o preço original, quem poder desembolsar, pelo menos é só uma vez……depois é só ir actualizando o SO, pois eles agora ficam-se pelo windows 10……

  10. Avatar de Soldier
    Soldier

    O único software que utilizo diariamente, é o Office , tenho uma subscrição Microsoft 365 Familiar de 12 meses. Deixei de utilizar software pirata há alguns anos.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      O office , também já usei pirata, mas o antivirus andava-me sempre a chatear por causa do KMS tool, já irritava……..
      depois passei para as licenças baratas, que no office, nem sempre funcionavam, e quando funcionavam, se formatava pc, tentava ativar, já foi pro lixo……paga outro…..lá passei apra subscrição pronto….lá tou…
      Windows 10 é ainda o que vai funcionando com a licença barata, até ao dia que não der mais

  11. Avatar de ok
    ok

    Windows, Office e Adobe. Penso que é só.

  12. Avatar de Jonny
    Jonny

    Aqui só entra software pirata

    1. Avatar de Deus Te Livre
      Deus Te Livre

      Deus está olhando.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Odin has joined this conversation

      2. Avatar de Jonny
        Jonny

        Deus está olhando até os mentirosos e falsos.

    2. Avatar de RNT
      RNT

      Faz tb sentido que sejas pirateado.

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        A tua mãe já me pirateou.

  13. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Nada de software pirata. Tudo o que uso é pago, seja em mensalidades seja em pagamento único no momento da aquisição.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Yupp com salário de 680€ vais mesmo conseguir pagar isso tudo ainda com água, luz, renda para pagar..

      1. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Pois, tu não consegues. Mas há quem consiga. E há quem ganhe mais.

  14. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Em tempos fazia sentido usar software pirata, muitas das vezes era por culpa das empresas que comercializavam/desenvolviam o software e cobravam valores absurdos para um uso não empresarial.
    Hoje em dia com o recurso a mensalidades “acessíveis” não existe essa necessidade de se recorrer a software pirata, muitas vezes colocando em risco a segurança do PC, pois na maioria dos casos os softwares pirata vêm acompanhados de “amiguinhos”.

  15. Avatar de Godlike
    Godlike

    Não, eu tenho fé em Jesus Cristo.

  16. Avatar de Deus Te Livre
    Deus Te Livre

    Pirataria é pecado. Quem faz pirataria vai arder no inferno.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Desejar mal ao próximo?

      Não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas”, declara o Senhor.
      Zacarias 8:17

      Um bocado contraditório para um “Deus Te Livre”

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        “Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.”

        João 15:6

        Contradições é o que não falta na Bíblia.

      2. Avatar de Deus Te Livre
        Deus Te Livre

        Tua vaga pro inferno está garantida.

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      ahhaha! #”Deus Te Livre”, de não seres apanhado, porque deves de o maior Pirata ao cimo da Terra

  17. Avatar de Luiz Fernando
    Luiz Fernando

    Claro! Nunca gastei 1 centavo com software. Existe um trabalho incrível por trás da pirataria. Nós amamos S2

    Viva a Pirataria!! 🙂

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Vocês “Brasukas” sentem orgulho nisso, é mesmo uma questão de educação

  18. Avatar de miguelito
    miguelito

    Uso Windows 10 sem ativação e funciona às mil maravilhas. Ativar pra k?

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Ativar para conseguir mudar o tema entre outras coisas!

    2. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Comprei uma chave por menos de 10€ no ebay, piratear um Windows já é ridículo.

  19. Avatar de Guterres
    Guterres

    Felizmente uso mesmo muito poucos…

  20. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Nunca tive um Windows pirata, tive outros até mais para experimentar. Hoje em dia não justifica, nem me dou ao trabalho de procurar, uso ‘freeware’, “Opensource”, ou compro chaves baratas, ou compro os programas direto dos produtores, por exemplo tenho todos softwares da Affinity que para mim não ficam atrás os da PS. Acho que é uma questão de educação e disponibilidade.

  21. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Já usei muito, aliás tudo que eu usava era pirata a começar pelo Windows, hoje em dia bem pouco, mas na verdade é que já fico tanto tempo no PC senão acho que era igual. Só no telemóvel é que prefiro comprar pq são baratos.

  22. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Deixa cá ver…. eu acho que não uso nada pago, é tudo da candonga.
    Mas é igual ao original, comporta-se como o original e actualiza como o original, logo, é original…
    Por Odin…

  23. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não uso nem preciso tenho tudo o que eu preciso no SO que uso e não da Mirasoft!! Se quiser usar uma alternativa ao AutoCAD tenho o Antimony e o Aqsis, estes são o genéricos mas existem os focados em certas áreas. Na minha área (eletrónica e placas PCB) uso o Kicad

  24. Avatar de Oaktree
    Oaktree

    Utilizei na adolescência, desde há muitos anos que não é assim…

  25. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Lightroom e Photoshop

  26. Avatar de jack
    jack

    No PC, sentado está o pirata, vou passar os 3 portáteis a Linux, 2 já estão. Mas comigo é só para passar o tempo, já trabalhei que chegue.

  27. Avatar de O pirata
    O pirata

    A pergunta devia de ser “utiliza algum software licenciado?”