Alemanha, Itália e França também suspendem vacina da AstraZeneca

32 Comentários

A lista de países que têm vindo a suspender a vacina da AstraZeneca já é longa. Dinamarca, Áustria, Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia são alguns dos exemplos que já o tinham feito e mais recentemente a Alemanha, Itália e França seguiram o mesmo caminho.

Em Portugal continua a confiança nesta vacina, podendo ser administrada a pessoas de todas as idades. Mas, porque é que Portugal mantém a confiança?


A Alemanha foi o mais recente país a suspender a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca. Segundo informações, foram detetados novos casos de possíveis efeitos secundários após a administração da vacina. O Ministério da Saúde alemão afirmou que a decisão foi tomada por “precaução” em linha com as recomendações da agência reguladora Paul Ehrlich Institute, revela o Publico.

O ministério destacou que é agora da responsabilidade da Agência Europeia de Medicamentos decidir “se e como a nova informação irá afetar a autorização da vacina”, tendo afirmado ainda que os casos reportados estão associados à formação de coágulos sanguíneos em veias cerebrais, embora sem revelar mais detalhes sobre onde ou quando os incidentes ocorreram.

Alemanha, Itália e França também suspendem vacina da AstraZeneca

Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, que desenvolveu a vacina, referiu hoje que a vacina da Astrazeneca é segura, referindo que há “evidências muito tranquilizadoras de que não há aumento no fenómeno do coágulo sanguíneo aqui no Reino Unido, onde a maioria das doses na Europa foi administrada até agora”.

Na Europa são, para já, 13 os países que suspenderam o uso da vacina (ou do lote em questão): Áustria, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, e Roménia. O lote que foi entregue na Dinamarca, foi entregue também em mais 16 países europeus. Segundo a RTP, Portugal não estava nesta lista.

 

Portugal mantém confiança na vacina da AstraZeneca

Neste domingo a Direção-Geral da Saúde e o Infarmed confirmaram a confiança na vacina da AstraZeneca. “A DGS e o INFARMED, I.P. informam que, com base nos dados atualmente disponíveis e enquanto decorre a investigação, se mantém válida a informação emitida, podendo a vacina continuar a ser administrada”

Em Portugal, adiantam, o Sistema de Farmacovigilância registou até hoje dois casos de eventos tromboembólicos após a tomada da vacina da AstraZeneca, “sendo que não apresentam o mesmo padrão clínico dos que se encontram em avaliação” pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA).

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    Opáááá já são mtos países, bem geralmente onde há fumo…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Tomem que faz bem, alias não tomem 2 doses, tomem 6 doses. Não há efeitos adversos.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      É preciso é ver onde onde está o fogo, se é na segurança sanitária, se é em questões politicas.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … ora bem!!!

  2. Avatar de AJ
    AJ

    aqui a vacinas são tão poucas que vão aproveitar todo que venha, mesmo as sobras dos paises que suspenderam a vacina ,

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Essa é que é essa. Aqueles que não querem, agora as vacinas vão ser desviadas para outro lado.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Portugal já se sabe. Morreu alguem? Efeitos secundários graves? Continuem, aqui não se desperdiça nada!

      Só se dão conta meses ou semanas depois, tipo as mascarás.

      Portugal sendo Portugal.

  3. Avatar de DS
    DS

    Pode parecer estúpido para muitos partilhar a minha opinião, mas no meu caso se a vacina não for da Moderna ou Pfizer, pode ficar para outro que não a vou tomar. E pelo que se prevê… é o mais certo.

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      +1 aliás apenas acrescento a da Johnson & Johnson, mesmo que seja apenas 60% é apenas necessário uma dose

    2. Avatar de FJ
      FJ

      +1
      Com uma tecnologia nova muito eficaz para que andar com estas vacinas do passado?

  4. Avatar de Gerbazio
    Gerbazio

    Portugal não suspende a vacina porque assim são mais alguns idosos que vão pó galheiro.. e, são menos umas reformas que têm de pagar.

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Já suspendeu.

      1. Avatar de leme
        leme

        ahaha as pessoas nao tem paciencia nenhuma depois dá nisto LOOL

  5. Avatar de Informático amador
    Informático amador

    Maravilhoso! agora as doses que iam para esses Países, podem vir para cá e vacinamos os velhadas, a função Pública – excepto os “preciosos políticos”, os oposicionistas, o Sporting, etc e quando todos baterem a bota, ficam a haver muitos lugares para estacionar. Agora a sério, com tantos Países – e Países que não são quaisquer uns – a suspenderem a AstraZeneca, a DGS e o Infarmed continuam à vontade para dizer que a vacina é segura? Não seria preferível jogar pelo segur, suspender também, e reforçar as encomendas de outras vacinas? Para cobaias, já bastou os tempos negros da Troika…

  6. Avatar de DFS
    DFS

    Se o problema estiver relacionado com um lote que nós não recebemos, faz sentido não suspender a vacina. Se estiverem vários lots em causa, então é melhor suspender e investigar
    Quanto a efeitos secundários da vacina. Até agora por falta da vacina mmorreram mais de 16 mil Portugueses. Se com a vacina morrecem algumas pessoas, o que ainda não ocorreu, o saldo era claramente positivo.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      O Lote de armas em tancos também andou desapareceu, culpados? Ninguem sabe.

  7. Avatar de Capiao
    Capiao

    Minha mae com 77 anos e cardiaca ia hoje tomar a vacina. Quando soube q era a astrazaneca recusou.
    Fez bem. Sera q todos os pedorosos e governantes
    Em portugal com estes problemas graves tambem
    Dao a astrazaneca?

    1. Avatar de FJ
      FJ

      Achas mesmo? Esses levam da Pfizer ou da Moderna.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      xxxiiiiiiii…..

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Essa noticia já tem “barbas” brancas…vais buscar um link com uma noticia do ano passado!!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por cá o Infarmed está na conversa, não faltando o cafezinho com o respectivo cigarrinho

  9. Avatar de Capiao
    Capiao

    Pois a astrazaneca para os velhos e pobres…as boas sao pros ricos… vamos fazer figura triste… a alemanha italia, espanha tambem vao suspender…

  10. Avatar de Capiao
    Capiao

    Totalmente de acordo informatico amador o triste tem q morrer mais pessoas em portugal para depois se suspender… la pro verao…. depois umas desculpas tecno dispares… e a culpa continua a morrer solteira em Portugal…

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Se depois dos portugueses assados nos incêndios a xuxalhada ainda viu as sondagens a subir, então se esta vacina matar mais uns milhares aí é que os xuxas chegam à maioria absoluta.
    Não há outro povo como este…

  12. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Parece que o ppl nunca leu a “bula” dos medicamentos…Quase todos, na parte dos efeitos secundários, dizem que 1 em 1000, 1 em 10000, etc, pode provocar reações graves, etc. Esta vacina, é apenas mais um…e se as mortes forem por exemplo 1 em 100.000 ou 1.000.000, não é mesmo nada mau! Lembram-se aí há uns anos, das noticias sobre a “aspirina”, que andava a matar…?! É exactamente a mesma coisa! A parte que me lixa, é ser esta vacina a “menos eficaz”, do lote de vacinas disponíveis, apenas isso.

  13. Avatar de Manel
    Manel

    É preciso entender que em MILHÕES de pessoas vacinadas é inevitável que apareçam todo o tipo de doenças a dada altura após a toma da vacina, é sim preciso estudar se a incidência dessas doenças é superior nos vacinados do que nos não vacinados, o que até agora NÃO SE VERIFICOU, é com muita pena que continuo a ver decisões políticas baseadas no medo e não na ciência.

    1. Avatar de Manel
      Manel

      Para se ter noção da “dimensão” deste eventual efeito adverso, ocorreu em 30 de 5 milhões de pessoas vacinadas (incidência idêntica aos não vacinados) e morreu uma pessoa, o que dá uma taxa de mortalidade de 0,0000002% (!!). Apanhando covid o risco de morrer (assumindo uma taxa de mortalidade de 1%) é 5 milhões de vezes superior ao risco de morrer desse alegado efeito adverso. É fazer as contas. (Fonte EMA)

      1. Avatar de pH
        pH

        Mas isto é só o efeito bola de neve. O problema é que começa um a ficar desconfiado, começa logo tudo a ficar desconfiado.
        E apesar de não terem números, ou qualquer tipo de informação relevante para que possam provar que a vacina tem efeitos negativos em toda a gente, dada a desconfiança, já ninguém toma.
        Mas como o Manel diz é uma questão de números…

  14. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Já suspendeu. Mais umas horas e não tinham perdido tempo a escrever esta notícia.