Huawei: China ataca Joe Biden e diz que “EUA não são um país para se confiar”

67 Comentários

Caso julgava que com a nova administração de Joe Biden a situação das tecnologias chinesas nos EUA, nomeadamente da Huawei, iria ficar resolvida, não podia estar mais enganado.

Recentemente o novo governo norte-americano apertou ainda mais as restrições à Huawei. Por sua vez, a China já respondeu e afirma que “os EUA não são um país sério para se confiar”.




Quando o atual presidente norte-americano Joe Biden foi eleito, questionámos os nossos leitores sobre se esta mudança poderia ser boa para o mundo da tecnologia. E os resultados mostraram que 76% das pessoas considerava que sim.

No entanto, no que respeita aos conflitos com a Huawei, o novo governo dos EUA não parece disposto a abrandar as sanções nem a retirar a empresa da sua lista negra. Pelo contrário, pois recentemente o país endureceu ainda mais as restrições à marca chinesa. A administração de Biden apertou a aprovação das licenças para componentes a integrar nos smartphones 5G da Huawei, mesmo que as peças não se destinem ao funcionamento da rede de quinta geração.

China ataca Biden diz que EUA não são um país confiável

Como resposta às novas restrições dos EUA à Huawei, a China atacou agora a administração de Joe Biden. De acordo com as informações, o pais asiático acusa que os Estados Unidos “não são um país confiável para se confiar”.

Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, refere que esta nova medida norte-americana prejudicará os dois países. As declarações foram feitas à imprensa durante esta sexta-feira (12), em Pequim. Segundo Zhao Lijian, as restrições vão “perturbar severamente as trocas tecnológicas e comerciais dos dois países e do mundo em geral, vão enfraquecer as redes industriais e redes de abastecimento globais”.

Os EUA devem parar a repressão às empresas chinesas imediatamente e tratar as empresas chinesas de forma justa e não discriminatória.

Zhao Lijian

Algumas consequências destas medidas já se começam a sentir. O stock de equipamentos de telecomunicações listados na China, como a Fiberhome Telecommunication Technologies Co. e Shennan Circuits Co., caíram mais de 1% nesta sexta-feira, enquanto a rival ZTE Corp. caiu cerca de 1,8% em Shenzhen.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de julio
    julio

    e desde quando é que a china é um país de confiança?

    1. Avatar de PGomes
    2. Avatar de TUGA
      TUGA

      Pois também não sei, com ditadura e sem direitos humanos não sei quem é que confia na China…mas há por aí muitos tugas a defender isso!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A malta do PCP confia, e muito.

        1. Avatar de José Jardim
          José Jardim

          Mas quem vendeu a EDP á China foram os teus “padrinhos” passos/portas e que eu saiba eles são “comunistas” desde que nasceram”

      2. Avatar de Porconta
        Porconta

        Penso que não será tanto isso, mas mais em quem se deve confiar, é que os EUA acusam a China do que eles fazem á anos, no meu caso não confio em nenhum dos dois.

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      E desde quando os Estados Unidos são um país de confiança?
      Os dois não são! Por tanto pensa pela tua cabeça.

      1. Avatar de darth
        darth

        pela tua logica, qual é confiavel entao? mas olha, um é uma democracia, outro não

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Achas os Estados Unidos democráticos? Que eu saiba num pis democrático todos podem chegar ao poder e todos podem contribuir para a gestão do país. Por lá nada disso acontece. Parece mais uma democracia ditatorial…… Aliás i que não falta por aí são exemplos disso. Eu costumo dizer que cá por Portugal vivemos numa democracia monárquica. Podemos votar mas eles escolhem o grupo de pessoas em que podemos votar…….

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Se fores por essa ordem de ideias, não há país algum que seja democrático…

          2. Avatar de Porconta
            Porconta

            Isso é verdade chamar ao regime dos EUA uma Democracia é forçar demais, um Pais onde só existem dois partidos, e consideram o Partido Democrático de esquerda, não é com toda a certeza algo em que se possa confiar.

          3. Avatar de Jorge Tomaz
            Jorge Tomaz

            Rui, a diferença entre os EUA e a China, é que nos EUA, outros países democráticos, tens liberdade de expressão, liberdade de imprensa. Na China tu vais preso, ou desapareces se criticares o presidente Xi Jiping, ou o P. Comunista Chinês!! Entendes a diferença agora?? Até Hong Kong , região com autonomia durante 50 anos, isso já acontece. Vários estudantes entre os 16 e os 23 anos, arriscam levar com pena de prisão perpétua, por criticarem o partido comunista chinês, e terem pedido liberdade para Hong Kong. Tens ainda a perseguição das melhores minorias étnicas ( Tibetanos, Uiguires, Mongóis), religiosa ( muçulmanos, Falun Gong , até cristãos). A China é uma ditadura desde 1945, ano em que o partido comunista chinês chegou ao poder. De Comunista hoje só tem o nome. É o país com maior número de bilionários, e onde os sindicatos estão proibidos!!

          4. Avatar de Joao pequeno
            Joao pequeno

            Basta ver o caso do Jefrrwy Epstein. Mas está malta não está preparada pra essa discussão

        2. Avatar de José Jardim
          José Jardim

          Democracia que invade outros paises soberanos e assassinam milhares incluíndo mulheres, idosos e crianças?São esses os seus conceitos de democracia?

    4. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Eles censuram os sites/programas do ocidente e depois reclamam quando são “censurados”, hahaha!

    5. Avatar de free snowden
      free snowden

      pessoal tem a memoria curta ja se esqueçeram o snowden

      1. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        E o Jeffrey epstein

  2. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Hmmm o que será que disseram ao Biden para reforçar ainda mais esta atitude to anterior presidente ? Será mesmo que a Huawei não se estaria a preparar para algo ….ilícito ? Ou melhor …. fornecer alguma informação encoberta ao governo Chinês ? Porque o governo americano nak fala a boca cheia sobre esta situação ? Pois sabe que ao governo chinês está metido ao barulho. Está parede-menina forma indirecta para fechar um sangrambetk que se esperaria no futuro sem ferir diretamente ingovernável chinês. Apenas uma teoria. N sei.

  3. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Seria melhor sem erros do meu teclado (pouco) inteligente mas acho que da para perceber.

    1. Avatar de Mário Limas
      Mário Limas

      Não se trata de espionagem nem golpes, a Google, Facebook, etc já espiam para os USA há muito e ninguém se queixa. Isto é uma guerra comercial iniciada há muito. As grandes empresas americanas que dominam o mundo, não querem repartir os dividendos com mais 1 ou 2 conglomerados financeiros que estavam a ter superdimencoes, a Huawey e a Alibaba. As telecomunicacoes, com o desenvolvimento do 5G, pode dar gigantismo financeiro e controle de comunicações à Huawey. Ao forçar e condicionar a Huawey e outras, tenta impedi-las de ter escala global., forçando-as, a repartir o conhecimento e a tecnologia, que será provavelmente a solução que vão poder ter para sobreviver.

      1. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Nem mais. Gostava d ver a reação da malta se na China proibissem a Apple p exemplo

  4. Avatar de Gulias
    Gulias

    Desde quando é que a América é um país confiável?
    Portugal desde seco 15 que conhece a China, já America so impõem coisas a força … Como estamos na Europa temos de calar e comer…Não há santos…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Nem mais, alias quem é que andou em conflitos com vários paises e se mete em guerras, discussões e forçar? Estados Unidos pois é, ninguém se lembra da Ucrânia? Russia? China? Coreia do Norte? Portugal? Europa?

      Os Estados Unidos são tudo menos de confiança.
      Farto-me de rir a gargalhada, quem apoia os Estados Unidos e é contra a China, mas esqueceram-se que a maioria das Guerras e conflitos entre paises é causada pelo US.

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Não é por conheceres alguém há muito tempo que é de confiança. A China é um dos países em que tens menos liberdade de expressão e isso diz tudo sobre a confiança que deves depositar neles.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A China do século XV é muito diferente da China dos dias de hoje. Aliás, a China mudou muito desde a tomada do poder pelos comunistas em 1949. Neste momento quem mais impõe é a China, é só ver a quantidade de países pobres que eles controlam por via da dívida.

  5. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Basicamente é isto, se metes as empresas americanas em perigo por seres melhor e apresentar melhores produtos, toma lá um boicote que é para aprenderes.

    Ah o livre comércio só se aplica quando as empresas americanas estão por cima.
    Caso contrário, toma lá.
    Os Chineses que boicotem a Apple.
    Era cá um rombo….

    1. Avatar de Vítor M.

      Para quem? A Apple perdia vendas, e um dos seus mercados principais, mas a China perdia milhões de empregos diretos e indiretos e ganhava concorrência da Índia e outros países vizinhos. Além disso, outras marcas gigantes passariam a ir atrás a experiência da Apple, porque o que aconteceu à Apple, poderia acontecer a qualquer marca americana, europeia ou australiana. Tens dúvidas que a China ficaria a perder muito mais, mas muito mais que a Apple?

      1. Avatar de RM
        RM

        Não me parece que a China precise da Apple. O mesmo não se pode dizer da Apple.
        A China tem grandes marcas de smartphones e não só, e acho que passa bem sem a Apple.

      2. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Esses são apenas cenários hipotéticos

    2. Avatar de darth
      darth

      tens nocao que a china proibe muitas empresas americanas de vender la, para nao falar de empresas de software e redes sociais. sabes, nao sabes??

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E não só. As que podem vender levam com impostos altíssimos, foi esse o motivo inicial da Tesla ter construído lá fábrica. Os impostos de um Tesla vindo da fábrica de Fremont eram elevadíssimos. O que sucede é que os produtos chineses entram no ocidente quase sem impostos, mas a China aplica impostos elevados aos artigos ocidentais. É o tal comércio livre, que não é justo.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Uauu, nunca pensei que a china tivesse sentido de humor

    1. Avatar de Felipe Cardoso
  7. Avatar de anonimo@anonimo.anonimo
    anonimo@anonimo.anonimo

    E a marca Lenovo??? Alguém faz confiança nesta marca?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na gama empresarial tem bons produtos. Gama doméstica é puro lixo (aqueles ideapad, Yoga).

      1. Avatar de Anonimo
        Anonimo

        É que a Lenovo é uma empresa chinesa

  8. Avatar de anonimo
    anonimo

    E a marca Lenovo??? Alguém faz confiança nesta marca?

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Os EUA e a Europa já vão tarde, a China é a maior potência à face da terra! O único aspecto onde os EUA ainda podem vencer é no poderio militar, mas mesmo aí e com a velocidade da China em construír navios de guerra superiores a uma fragata (fragata é só o navio mais poderoso que tem a maioria dos países, incluindo Portugal….. no nosso caso por acaso os submarinos estão um bocado a cima) a um ritmo de 10 navios por ano!!!!!! Até aí os EUA vão ficar para trás!!!!!
    https://www.naval.com.br/blog/2019/12/29/china-bate-recorde-e-lanca-10-destroieres-em-2019/

    Os EUA já perceberam ainda antes do maluco do Trump entrar na Casa Branca, que a China é a maior ameaça à face da terra e já eram a maior potência mundial (a Rússia só entra nestas contas devido sobretudo ao arsenal nuclear, porque a sua economia não tem pernas para apanhar a China e os EUA).

    Poucas pessoas percebem que a China e os EUA estão em guerra, para já comercial!!!!!!
    Para a esmagador maioria dos europeus, não se passa nada e só nos entretemos com assuntos ao nível da CMTV:
    https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-10-27/china-rise-to-global-superpower-is-a-restoration-not-an-ascent
    https://www.worldpoliticsreview.com/insights/27828/how-a-rising-china-has-remade-global-politics
    https://www.ft.com/content/821ade99-473f-46ee-9104-5e43749e1d7b

    Quando um bloco aplica uma multa milionária a uma das maiores empresas do outro bloco (Apple, Microsoft, Hawei, Deutsch Bank, ……..) o que é isso senão uma guerra comercial para impedir um bloco de dominar uma área?

    Nós europeus ainda andamos de olhos fechados, preocupados em reescrever o passado, derrubar estátuas, enquanto ditaduras impôem-se pela força (Rússia, China, Turquia……….
    Leiam o que diz um japonês no último artigo!!!!!

  10. Avatar de greego
    greego

    Sem dúvida, EUA têm sido os maiores causadores da instabilidade mundial…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Queria dizer as maiores potências mundiais, não?
      Basta raciocinar da seguinte forma, em qualquer conflito que acontece por esse mundo a fora, quem é que fornece as armas e apoio à facção A, B, C? Vai ver que estão quase sempre lá metidos os EUA, a Rússia e a China. Até os países europeus…….. quem é que instigou a Primavera árabe? Sabe? É dos poucos conflitos em que os americanos não queriam meter-se, mas foram arrastados pelos europeus!!!!!

      Porque os americanos sabiam que se tirassem os ditadores do poder (Khadafi, Hosni Mubarak……) a seguir vinha o estado islámico tomar conta dos restos!!!! E é o que se vê!

      Pensar que só os EUA se metem em confusões só demonstra que é muito ingénuo!

      E realmente você tem toda a autoridade de criticar os EUA, então com líderes como Putin que manda matar todos os que lhe façam sombra, ou a China que não admite sequer reclamarem (já ouviu falar em Hong Kong? Diga-me o que se passa por lá…… se souber claro)

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Em resposta a isso só posso perguntar se os outros saltarem da ponte tu vais atrás? Ou seja é por haver outros maus exemplos que os EUA têm de ser mais um?
        E isso da primavera árabe é muito engraçado mas a resposta não pode ser deixar ditadores que maltratam o povo no poder e diga-se que muita da instabilidade que se vive naquelas zonas se deve a interferência americana.
        Os EUA só olham para o próprio umbigo, e por alguma razão as empresas que estão bloqueadas são aquelas que diretamente lhes causavam alguma comichão. Então a ZTE estar nessa lista é de rir, dada a dimensão da empresa em comparação com várias outras, até no mundo das telecomunicações. Mas com a corrida ao 5G e sendo os chineses um dos maiores concorrentes toca a arruma-los de alguma maneira.
        Se os EUA querem realmente fazer a diferença que comecem a ser diferentes e não a fazer exactamente o mesmo e a acharem-se superiores.

      2. Avatar de greego
        greego

        As suas questões sobre políticas externas são vistas apenas sobre a perspetiva ocidentalizada… e muitas vezes levada ao incitamento pelos mesmos!…

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Vocês ainda são muito verdinhos sobre o que se passa no mundo e “comem” tudo o que a comunicação social debita, sem questionarem. Quando lerem vários artigos de pessoas que sabem, de vários pontos do mundo (eu costumo ler de países como o Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão e até artigos chineses……

        Então acham que o mal em tudo o que se passa no mundo é dos EUA……. quero ver a vossa opinião quando a China mandar no mundo e por exemplo invadir o nosso mar com a sua imensa frota pesqueira….. não falta tudo, já andam no mar africano….. e até temos os nossos políticos ignorantes que permitem que os chineses tenham navios espiões nos Açores para gravarem o som acústico de todos os submarinos que cruzam o atlãntico!!!!!! Parabéns Costa, és um gajo esperto, sem dúvida!!!!!!!!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          É a propaganda comunista: todos os males são causados pelos americanos. Já não URSS era assim, até culparam os americanos do desastre de Chernobyl. O Maduro na Venezuela também diz que é tudo culpa dos imperalistas americanos. Coreia do Norte idem…

        2. Avatar de SSD
          SSD

          Para quem lê tanto acreditar que os EUA são de alguma forma mais inocentes que os orientais é só inocente ou ingénuo. Então se introduzirmos a espionagem na questão e os americanos dão 10a 0 a qualquer um.
          Quantos países é que ele invadiram, supostamente por segurança? E em quantos por coincidência, claro, é que conseguiram arranjar forma de ter algum ganho, de fazer algum negócio?
          Nunca me vais ouvir dizer que os chineses, russos ou coreanos são só mal compreendidos mas os americanos estão nessa mesma lista. E aliás a China não mudou de políticas de um dia para o outro, simplesmente ganhou tamanho suficiente para ser uma ameaça e os americanos não gostam disso.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Olhe, ingénuo é não perceber que na China ou você baixa a cabeça ou se criticar o governo desaparece literalmente de vista!!!! Tem dúvidas?
            Acho incrível como é que a geração mais instruída acha que os EUA com todos os seus defeitos, é pior que a Rússia ou a China:
            https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/02/15/chineses-somem-apos-fazer-videos-criticando-reacao-da-china-ao-covid-19.htm
            https://extra.globo.com/noticias/mundo/tres-ativistas-chineses-desaparecem-apos-publicarem-artigos-sobre-coronavirus-que-foram-censurados-24396300.html
            https://www.dn.pt/mundo/primeiro-chen-qiushi-depois-fang-bin-jornalistas-cidadaos-desaparecem-na-china-11813005.html

            E também sabe o que acontece a quem critica Putin, não sabe:
            https://www.publico.pt/2020/09/02/mundo/noticia/governo-alemao-alexei-navalny-envenenado-novichok-1930097

            Dê graças por morar no ocidente, onde ainda pode criticar tudo e todos, porque se estivesse na China ou na Rússia, não durava muitos dias.
            Você não tem internet para investigar por sí próprio?

  11. Avatar de Só rir
    Só rir

    Tanto disparate debitado, a china nunca irá superar os eua em termos militares, basta ver o quw cada um deles tem projectado para o futuro, tanto em termos navais como aero-espacial. Já agora, em termos económicos a china também já está a perder fulgor, muitas das maiores empresas já estão a mudar a sua produção para outros países, para a índia, entre outros. Ninguém dá nada a ninguém, mas é muito mais confiável um país onde a democracia impera que um país em que impera a ditadura.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, sim, um país que lança ao mar todos os anos 10 destroyers (só para comparar, Portugal não tem nenhum tão grande), é para alcançar a paz…… através da força, obviamente.

      Já desconhece também em que mundo vive, nos anos 70 e 80, a China fazia parte do 3º mundo e morriam à fome, sabia disso!?!?!?! Agora veja o colosso que se tornou, um país comunista……. que consegue a proeza de ter mais milionários que os EUA!!!!!!
      https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/10/21/chineses-ultrapassam-americanos-e-lideram-grupo-dos-10percent-mais-ricos-do-mundo-pela-1a-vez-diz-credit.ghtml

      Informem-se 1º antes de escreverem. Veja lá a frota da China e explique-me qual o motivo de criar tantas ilhas artificiais juntos dos outros países asiáticos…… deve ser por causa das férias……
      https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42346330

  12. Avatar de RUI COELHO
    RUI COELHO

    fala o nu pró roto

  13. Avatar de greego
    greego

    Realmente, visão militarista e inconsistente… Saberá o sr. que mais de 25% da produção mundial é feita nesse país?… Lei-a e aumentará os seus conhecimentos…

  14. Avatar de j
    j

    Chineses não têm juízo, são malucos, destruíram o planeta com este vírus e ainda se acham importantes. Fachos que matam milhares de mulheres inocentes nesse país e violam crianças e comem bichos e animais é dos países mais podres do planeta.

    1. Avatar de j
      j

      Ainda não ví os EUA abrir os olhos e explodir com aquele país rasca.

  15. Avatar de jorge
    jorge

    Democracia nao existe, existe somente a palavra, cada país aplica aquilo que lhe da mais valias, o que existe é que cada país puxa a brasa a sua sardinha, vejam os suiços que assinaram os acordos de shengen, mas nao se pode levar para a suiça tudo quanto as pessoas queiram, ha limites mesmo até com a frança, vejam se a suiça suprimiu o roming, até é proibido levar arvores ou plantas do exterior para a suiça, é isso a democracia e os acordos de libre ciculaçao, é somente o que lhes convém, e com os outros acontece precisamente o mesmo, hoje nao podemos acreditar em ninguém, até sugundo diz a historia o judas traiu jesus.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já o Bernardino do PCP dizia que tinha dúvidas se a Coreia do Norte não seria uma democracia…

  16. Avatar de SocrateSocialistAmigos
    SocrateSocialistAmigos

    Amigos temos de nós acalmar e aceitar as nossas diferenças, é na amizade que conseguimos encontrar um caminho único e sólido a longo-termo!

  17. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eles que se esfolem e matem!! Portugal deve ficar fora disto!!

    1. Avatar de Polo
      Polo

      Portugal já prestou vassalagem aos EUA

  18. Avatar de Amd4040
    Amd4040

    Ué, o paizão Biden não era amigão de todos ?

  19. Avatar de free snowden
    free snowden

    a china é ditadura e o snowden e que teve que fugir dos EUA quem é mais ditador?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Fugiu porque quis, pode voltar, vai é logo pra choça. Os atos têm consequências, e o que ele fez é considerado traição.

      1. Avatar de Polo
        Polo

        É como os chineses nos campos de concentração

  20. Avatar de otavio
    otavio

    quando o 95 % do mundo acordar ja e tarde, neste momento nao existem nada que os EUA nao controlem eles querem mesmo controlar tudo os Sistemas operativos ta tudo nas mas dos EUA, americanos longe deles prefiro europa

  21. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Ué, mais segunda a “IMPREÇA”, quem atacada a China era o Trump….. Mudou foi??? Agora tem um presida queridinho né???

  22. Avatar de Paulo R.
    Paulo R.

    O problema não é efetivamente qual dos dois países é mais confiável, mas antes qual dos dois países estabelece regras económicas mais previsíveis ou fiáveis e qual permite, ainda que em termos relativo alguma escolha de renovação de poder.
    Atualmente, ambos os países lutam por manter ou aumentar as respetivas hegemonias económicas e politicas.
    Porém os modelos sociopolíticos com que pretendem manter ou aumentar esta hegemonia são profundamente distintos.
    Vivendo nós numa europa que é uma «potência legiferante», com um sistema legal muito formal e fortemente implementado e vinculativo para os Estados-Membros, que prevê na maior parte dos casos análise, discussão e consultas publicas bem como fases de tentativas de consensos entre os respetivos governantes, processo que se aproxima do sistema de aprovação legislativa Americana, quem quer o sistema Chinês em que lideres invisíveis, nomeados de forma pouco transparente pela cúpula de um partido hegemónico (Partido Comunista Chinês) decide tudo, em nome de todos, de forma que pode ser da mais injusta á mais arbitrária possível, sendo qualquer contestação ou discussão, qualquer forma de livre pensamento critico considerada crime de lesa pátria?.
    Nenhum dos sistemas é perfeito, mas uns permitem a existência de «Swondens», ou seja de pessoas com consciência critica, noção de direitos individuais, de privacidade e de humanidade, enquanto que o outro nada disto permite, arredando da mente dos seus cidadãos, qualquer uma destas noções.
    Logo, qual o sistema que preferem?

  23. Avatar de vmguerr
    vmguerr

    Estratégia tipicamente comunista: Lançar acusações aos outros daquilo que eles próprios acusadores são e assim, semear a confusão. Ainda há pessoas que caem nessa, mas qualquer observador mais atento não se deixa enganar. China ao longo dos anos tem conseguido adormecer habilmente as mentes dos ocidentais e tem prosperado com isso. Eu, há 35 anos fui jantar com uma gaja e disse-lhe: Se os chinócas se dedicarem ao capitalismo, com a dimensão da China, com os seus recursos naturais e mão de obra barata, em 20 ou 30 anos são capazes de dar uma tareia à América. Acho que ela ficou a achar que eu era maluco, e nunca mais saímos. Ainda bem. No outro dia vi uma foto dela no facebook e ao fim de 35 anos já cinquentona está feia que nem um cralho. Graças a Deus que ela nunca mais quis sair comigo.