Governo de Joe Biden aplica novos limites aos fornecedores da Huawei

27 Comentários

O governo do ex-presidente Donald Trump marcou significativamente a vida da Huawei pelas piores razões. Os bloqueios e sanções aplicadas deixaram a gigante tecnológica numa situação muito delicada em relação aos seus negócios e futuro.

Com a eleição do novo presidente norte-americano Joe Biden, os utilizadores julgaram que a mudança seria boa para a tecnologia em geral e para a Huawei em particular. No entanto parece que não será bem assim pois o novo governo dos EUA impôs agora novos limites aos fornecedores da empresa de Ren Zhengfei.



Joe Biden endurece as sanções à Huawei

A administração de Joe Biden alterou nesta semana as licenças para as empresas venderem para a Huawei Technologies, Co. Ltd. Segundo as fontes, estas alterações restringiram assim ainda mais as empresas de fornecer componentes usados em equipamentos 5G.

De acordo com a Reuters, estas mudanças podem limitar e suspender os contratos existentes com a Huawei que haviam sido celebrados com licenças anteriores.

Neste sentido, estas ações indicam que o governo de Biden mantém e reforça ainda mais a dura conduta nas exportações destinadas à marca chinesa. Assim, tudo indica que, ao contrário do que se poderia imaginar, a Huawei não deverá deixar de fazer parte da lista negra dos EUA tão cedo.

Segundo uma das fontes comunicou à Reuters, apesar de as novas restrições prejudicarem alguns fornecedores, também tornam a competitividade entre as empresas mais justa. Isto porque algumas conseguem obter licenças sob políticas menos restritivas.

Componentes não podem ser usados “com ou em qualquer dispositivo 5G” da Huawei

Uma das licenças, que entrou em vigor a 9 de março, refere que os componentes daqueles fornecedores não podem ser usados “com ou em qualquer dispositivo 5G” da Huawei. Em suma, é agora ainda mais restrito o número de empresas que podem fornecer componentes usados em dispositivos 5G da Huawei, mesmo que não se destinem ao funcionamento do 5G.

Outra licença alterada não foi autorizada para uso em militares, 5G, infraestrutura crítica, data centers corporativos, nuvem ou aplicações espaciais, a partir de 8 de março. Há ainda a informação de que determinados componentes devem ter uma densidade de 6 gigabytes ou menos, além de outros requisitos técnicos.

Donald Trump Huawei

Um porta-voz do Departamento de Comércio dos EUA não quis comentar o caso, referindo apenas que as informações de licenciamento estão sujeitas à confidencialidade. Por sua vez, um porta-voz da Huawei também não prestou quaisquer esclarecimentos.

Depois que a empresa chinesa foi colocada na lista negra em 2019, as licenças de exportação passaram a ser aprovadas e concedidas pelo Departamento do Comércio. Estas novas mudanças tornam então as licenças mais antigas mais consistentes com as políticas de licenciamento mais rígidas que já haviam sido implementadas nos últimos dias do governo de Trump.

Em janeiro, o ex-presidente decidiu não aprovar 116 licenças num valor de 119 mil milhões de dólares. Por sua vez aprovou somente 4 no valor de 20 milhões de dólares, segundo um documento do Departamento de Comércio analisado pela Reuters. Grande parte das licenças não aprovadas estavam relacionadas com a memória, telefone e apps de rede.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “Atrás de mim virá quem, de mim, bom fará”
    E os media que ostracizaram Trump, agora vão engolir muitos sapos sem piar.

    1. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      Não fazia ideia que o povo americano tinha manifestado por causa da Huawei!

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Tens que perceber que em todos os países do Mundo, em particular EUA as pessoas são pagas por partidos ou lobbies interessados para se manifestarem como se fosse algum espantaneo e de desagrado publico.
        90% das manifs não têm legitimidade enquanto tal.

        1. Avatar de eurodoid
          eurodoid

          uau! pff… devem então ter gasto uns largos triliões de dólares

    2. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Engolem na boa, até elefantes engolem, se for preciso.
      Lá como cá…

    3. Avatar de Telmo
      Telmo

      Sem piar o quê?
      Se eu fosse para os EUA encomendaria smartphones da huawei até me fartar e eu estaria me nas tintas para a política ,já que não me interessa

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Encomendavas? Como?

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Eu se fosse a ti ia-me educar e cultivar pois o teu nivel de ignorancia e assustador!
        Tens o menor conhecimento da CCP?!
        sabes alguma coisa da historia do sec xx e xxi ou de qualquer factos historicos que afectaram o mundo?!

    4. Avatar de Telmo
      Telmo

      Sem piar o quê?
      Se eu fosse para os EUA encomendaria smartphones da huawei até me fartar e eu estaria me nas tintas para a política ,já que não me interessa

    5. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      esta marionete senil nao engana ninguem o tipo esta e receber da ccp,.. arei para os olhos!

  2. Avatar de Ru
    Ru

    Eu, tendo a minha modesta opinião sobre política/agenda internacional, compro telemóveis chineses.

  3. Avatar de JJ_
    JJ_

    No meio disto tudo, acho piada, tanto os EUA como a UE, que nos últimos 20 anos, andaram a fabricar tudo na China, para aumentarem os lucros e ainda aumentarem o preço dos seus artigos. Ou seja, o consumidor simplesmente pagava mais, por um artigo mais barato de ser produzido.

    Entretanto, os consumidores, começaram a perceber que a China também tem bons produtos, e começaram a comprar diretamente a eles.
    Agora, estão a criar estas tretas, para tentar desmotivar as pessoas de comprarem na China… Mas a China é mais esperta que eles, deem só mais uns meses ou 1/2 anos e vão ver…

  4. Avatar de greego
    greego

    Nada como eliminar o concorrência por via administrativa…dizem eles por segurança, ah aha…

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Joe Biden endurece as sanções à Huawei”—>afinal a “cantiga” continua,se me faço entender. 😐

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Agora é que a Huawei se vai tornar independente nos componentes. Vamos assistir à uma guerra que irá causar mossa nas empresas americanas. A Mirasoft já está a sentir a mossa devido a ter perdido o mercado chinês, a seguir vai ser a Apple, acho que o governo chinês vai proibir a Apple na China como resposta a isto.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Porque a governo dos EUA não pode prender uma pessoa por comprar smartphones da huawei

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Quem sai mais a perder são as indústrias americanas, algumas delas podem bem se deslocar para a Europa para não sentirem tanto o efeito e quanto à China vai ser a grande vencedora, só o mercado deles sustenta qualquer empresa.

  7. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu nem podia ver Trampas, mas já sabia que este Joe Bidé, não ia fazer melhor, é bom lembrar que ele fez parte da trupe Obama.

  8. Avatar de SSD
    SSD

    Não me surpreende nada, critiquei Trump por muita coisa mas este foi golpe há bao moda americana e já antes da mudança de liderança tinha dito que ia ficar surpreendido era se o Biden mudasse as medidas. E exactamente pela questão apontada, o 5G. Ainda para mais agora com boa parte da Europa a começar a corrida.

  9. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Com o monopólio (quase 90%) que a china tem na extração de metais raros, quem se arrisca a ficar a piar fino, se não se “põe a pau”, é a industria americana

  10. Avatar de triste
    triste

    ah e tal e a china isto e aquilo enquanto o snowden teve que fugir e um caso tipo navalny, nas belas democracias ditas perfeitas dos EUA , mim ja nao papo mentiras enquanto uns inovam outros banem

  11. Avatar de otavio
    otavio

    sistemas operativos, chipsets,processadores, tudo nas maos do EUA eles dominam o mundo depois a china é que tem culpa banem para nao perderem poder

  12. Avatar de anonimo
    anonimo

    E a marca Lenovo? Alguém confia nesta marca?

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      A Lenovo também é uma empresa chinesa

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        A Lenovo vende tecnologia para redes de telecomunicações?
        Não sabia disso.

  13. Avatar de RUI COELHO
    RUI COELHO

    afinal o homem também tem tomates,gostei