Enviar humanos para Marte é uma “ilusão perigosa” de Elon Musk, diz astrónomo

50 Comentários

Elon Musk não esconde a vontade que tem de enviar humanos para Marte, de forma a estabelecer uma colónia de terráqueos num planeta aparentemente mais saudável do a Terra. No entanto, um astrónomo considera que essa ambição não passa de uma “perigosa ilusão”.

Aliás, um estudo conduzido pela NASA e publicado em 2018 rejeitou as hipóteses de ser possível viver em Marte, com a tecnologia disponível atualmente.

Marte interdito

“Viver em Marte não é melhor do que viver na extremidade do Monte Evereste”

A Elon Musk pode ser atribuído o cognome de O sonhador, porque efetivamente ambiciona proezas que parecem impossíveis. Exemplo disso é a vontade que demonstra em enviar uma pessoa para Marte, em três anos, e, num horizonte bem mais longo, construir uma cidade autossustentável em Marte.

Embora Elon Musk tenha o objetivo traçado e a SpaceX tenha usado a superfície marciana terraformada até em jeito de publicidade, um estudo levado a cabo pela NASA, publicado em 2018, rejeitou estes planos e carimbou-os como impossíveis, com a tecnologia atual.

Nesse sentido, Lord Martin Rees, astrónomo real britânico desde 1995, também não vê os planos de Elon Musk como concretizáveis. Durante a World Government Summit, um evento anual que reúne líderes do governo no Dubai, revelou que a ideia é, na sua opinião, uma “ilusão perigosa”.

A ideia de Elon Musk ter um milhão de pessoas a instalar-se em Marte é uma ilusão perigosa. Viver em Marte não é melhor do que viver no Polo Sul ou na extremidade do Monte Evereste.

Manifestou Martin Rees.

astrónomos

Ambição de Elon Musk questionada por astrónomos

O astrónomo real britânico não foi o único a questionar as ambições de Elon Musk. Ao lado de Martin Rees estava o astrofísico Neil deGrasse Tyson que acrescentou que enviar humanos para Marte é um propósito “irrealista”.

Enviar mil milhões de pessoas para outro planeta para as ajudar a sobreviver a uma catástrofe na Terra parece irrealista. Se quiser chamar casa a Marte, é preciso terraformar Marte, transformá-lo em Terra.

Disse Neil deGrasse Tyson.

Efetivamente, terraformar Marte faz parte dos planos de Elon Musk, antes de enviar os humanos. Contudo, Tyson considera que é “muito mais fácil fazer com que a Terra volte a ser Terra do que terraformar Marte.”

A única razão para os humanos irem para o espaço seria pela aventura. Viver em Marte não vai ser fácil. Marte tem um ambiente hostil.

Disse Martin Rees.

Apesar das opiniões, Tyson considera que a exploração do espaço é, hoje, uma inspiração para os mais jovens e, por isso, é uma área que precisa de ser apoiada.

 

Leia também:

NASA divulga novo vídeo de Marte e internet descodifica mensagem que viajou com o rover

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eurodoid
    eurodoid

    A única razão de ir para Marte… dinheiro! “Aventura” é para enganar pacóvios a ficarem fechados numa cabine pressurizada durante anos fazendo o trabalho para o dono! Não é à toa que a SpaceX fala que não vai ficar subordinada a nenhuma autoridade terrestre, mesmo que isso ponha em causa tratados internacionais.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      sim deve haver la uma mina de ouro, como é que a spacex podia ficar subordinada a alguem em marte se aquilo não é de ninguem ahah os austronautas que foram à lua quando estavam fora da capsula tambem não tinham de cumprir lei nenhuma

      1. Avatar de eurodoid
        eurodoid

        lol! tens noção que já há empresas que querem minerar asteróides?
        Todas as viagens espaciais estão sujeitas a tratados internacionais… Imagina uma empresa privada reclamar para si um planeta inteiro!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          E pode faze-lo isso não está legislado, como sempre aconteceu a tecnologia avança muito mais rapido que a legislação mas marte se lá chegarmos será um assunto muito dificil de resolver mas têm de o resolver, se eu chegar a marte amanha aquilo não é de ninguem posso faze-lo só meu ou tu achas que vai ser de quem do governo portugues ??

          1. Avatar de eurodoid
            eurodoid

            Não pode! Os tratados internacionais não o permitem.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            what mas quais tratados internacionais amigo, os tratados só estão em vigor na terra e low earth orbit(que abrange a ISS) não estão em vigor noutros planetas, vai investigar.

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Só os idiotas é que caem neste conto do vigário. Isto da SpaceFX querer estabelecer uma colónia em Marte tem tudo para correr mal.

    1. Avatar de Olha só a quem deu a " doida" ^^
      Olha só a quem deu a ” doida” ^^

      Olha devias ler OS Lusíadas, tem lá um personagem como tu, velho e era do Restelo”…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Vai ver “Perdido em Marte” para perceberes o que eu digo, Elon Musk FAN!!!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    O sonho comanda a vida, e sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança .

    Já ouviram isto ? Se todos fossem como vocês, ainda estávamos em carroças a ser puxados por cavalos, porque criar um motor e andar a mais velocidade tinha tudo para correr mal. E correu muitas vezes até deixar de correr e chegarmos onde estamos.
    É preciso malta como ele para as coisas avançarem.
    Vai demorar ? Provavelmente! As datas que ele aponta são mais marketing provavelmente do que outra coisa, mas é preciso começar em algum lado.
    Chamar idiotas a quem pensa diferente e tem ideias aparentemente “futuristas” só mostra o quão pequenos são.
    Nicolau Copérnico quando disse que era a terra que girava a volta do sol também era idiota não era ? Depois viu se quem era o quê.
    Menos insultos e mais mente aberta.

    1. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      acho que não entendeste as críticas!

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O conceito de “mente aberta” é o que está a levar o mundo à ruína como sociedade. Basta olhares à tua volta para entenderes a minha frase anterior. Isto não são sonhos. É lunatismo, marketing e carneiros que lhe fornecem todos os números monetários que ele se lembra de pedir, pois não gasta um cêntimo do bolso dele nas suas experimentações.

      1. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        O que está a levar o mundo á ruína são as mentes abertas ou os velhos do Restelo??? (pondo politiquismos de parte)

        1. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          São ambos, o problema em tudo na vida é e, será sempre os extremismos.

          1. Avatar de oiiiii
            oiiiii

            sim, em certa parte concordo contigo

          2. Avatar de Gean
            Gean

            Sempre existirão conflitos de interesse.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        sim a spacex foi criada a partir do teu dinheiro secalhar ahah

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Foi dos contribuintes americanos. E o teu vai para a ESA, por isso vai dar ao mesmo. Abre a pestana.

      3. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Também chamaram lunático a Kennedy por querer um homem na lua antes da década de 60 terminar.

        1. Avatar de Miguel Tavares
          Miguel Tavares

          Se calhar foi no bom sentido. 😉

      4. Avatar de iDroid
        iDroid

        Lunatismo não pode ser, pois refere-se à Lua. Quanto muito será Martismo.

    3. Avatar de Olha só a quem deu a " doida" ^^
      Olha só a quem deu a ” doida” ^^

      +1

  4. Avatar de Lagosta
    Lagosta

    Seria muito melhor colonizar as luas de jupiter como europa que tem agua liquida! Ou titan! Agora marte não tem nada, so poeira. Um planeta cujo nucleo nem funciona ja tem zero interesse

    1. Avatar de scp
      scp

      Primeiro é preciso ter tecnologia para chegar mais perto e em boas condições, para depois conseguir chegar mais longe. Já para Marte são precisos meses se formos a transportar pessoas. E não é de todo mau ter uma base humana em Marte. Vamos aprender muito de como se faz para depois ir mais longe. Temos muitos séculos à nossa frente para tratar disto tudo.

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Todos os que são capazes de usar a massa cinzenta chegam à conclusão de que dar ouvidos a um lunático que insiste em esbanjar o dinheiro que não é dele para coisas inúteis é algo muito errado. Não se vai “viver” em Marte nem daqui a 100 anos.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      és pouco arrogante. ” todo os que sao capazes de usar a massa cinzenta..bla bla bla ”
      ou pensam como tu ou sao burros! é isso ? és o dono da verdade! aparece cada um aqui as vezes que até dá pena.
      Tu tens a tua opinião. ponto final. é a tua! não és mais que ninguém! agora vens me fazer profecias..nem daqui a 100 anos..epá muito menos filipe.
      e termino por aqui a minha participação. tenho pouca paciência para discutir com gente fanática, arrogante que nao respeita as opiniões dos outros.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      dinheiro que não é dele ahah enta é de quem os 170 milhoes que eles investiu na tesla e na spacex secalhar eram teus, cambada de ignorantes vai aprender um pouco. Sim com essa cabecinha ainda andavamos de carroça

  6. Avatar de Luísa
    Luísa

    Com a transformação do ADN nos seres humanos que já está em fase experimental com a vacina para a Covid e as próximas que nos vão obrigar a tomar, acredito que vai ser bem possível…Basta programar o ADN para que ele venha a aceitar as condições agrestes que há em Marte. Pode até servir de refúgio durante uns meses às elites que estão a destruir a Terra…para regressarem mais tarde e refazer tudo com novos escravos. “E burro sou eu?”

  7. Avatar de Nick
    Nick

    Sera’ uma ideia para quem nasce hoje…

  8. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    Apenas devia ser possuidor quem tem espírito: não sendo assim, a fortuna é um perigo público.

    Friedrich Nietzsche

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Até que enfim. Uma conversa elevada por aqui…

  9. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    Os milionários ambicionam e adquirem os ditos “supercarros”, os multimilionários veem nos aviões uma possibilidade para a concretização da sua riqueza, os bilionários precisam de algo que continue a alimentar o desejo e aí surgem os foguetões… Faz todo o sentido… Não há veículo que não possa comprar, não há destino terrestre que não possa visitar, até a própria lua já não é uma impossibilidade, o que poderia um “homem moderno” ambicionar senão Marte!? Não fossem estas possibilidades, estas ideais conquistas, como poderia o Homem viver? Conquistar-se a si mesmo? Isso é tarefa demasiado ousada para qualquer Homem…

  10. Avatar de Nocode
    Nocode

    Consigo imaginar no século XV chamarem lunaticos e aldrabões a todos os que se aventuraram a ir mais além e descobriram o mundo. Aos reis que investiram e aos navegadores que arriscaram.

    Deviam ter ficado quietos se soubessem que a ambição de algumas pessoas que comentam este texto é de ter um emprego para a vida, não arriscar, não empreender nem ser patrão porque todo o patrão é um ladrão que você à custa dos outros.

    Eu percebo que há faixas etárias que vem ter ao pplware redirecionados de outros sites e muitos deles tem vasto histórico de trollagem de índole politicó-comunistó-fascista-mandarTudoAbaixo-frustradosDaVida e que hoje na reforma é o lugar que encontraram pra esvair as suas mágoas, mas não tentem baixar a sociedade à vossa falta de ambição, sejam cautelosos, ou acabaram sendo os velhos do Restelo ou cães que ladram

  11. Avatar de Starnaute
    Starnaute

    Pensamentos como os destes astronomos são pensamentos de esquerda, pensamentos direcionados a manter as pessoas sobre o dominio do medo, no dominio do governo. Invejosos e hipócritas é o que eles são.

    1. Avatar de Nocode
      Nocode

      Sim é isso …se estiver a ser sarcástico.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Chegou o chegano da caixa de comentários.

  12. Avatar de Laza
    Laza

    Eu em particular te apoio com tudo Elon Musk, força na sua jornada de relaizar seu mair sonho. Sem motivos para acordar e trabalhar nao somos nada nesse mundo.

  13. Avatar de Pedro Garcia
    Pedro Garcia

    Há que fazer subir as açoes na bolsa aqui na terra.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      a spacex nem está cotada em bolsa amigo ahahhaahh quando queres ser engracado mas só fazes figura de ignorante ahah

  14. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Assim é que se vê bem o sucesso do marketing.

    Toda a gente se manda aos pés do Neil, mas se ele fala contra o Musk ai meu deus, que o Elon Jobs é o messias.

    Fanatismo meus amigos. Isso é tudo clubismo.

    1. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      Sim a spacex faz um marketing inacreditalvel a não ser pessoas que se interessam pelo espaço mais ninguem conheço, há o pessoal como tu que ve uma noticia e vem para aqui mandar para o ar mas na realidade nem acompanham o que se passa nest area.

  15. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    “Toda a infelicidade dos homens resulta de não saberem ficar pacatamente nos seus aposentos”
    Blaise Pascal

  16. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    “Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicómio: a incapacidade de pensar, a amoralidade e a hiperexcitação.”

    Bernardo Soares (Fernando Pessoa)

  17. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    Ao contrário do que hoje se crê, a humanidade não representa uma evolução para algo melhor, de mais forte ou de mais elevado. O “progresso” é simplesmente uma ideia moderna, ou seja, uma ideia falsa.

    Friedrich Nietzsche

  18. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    “Os cumes da civilização e do progresso estão distantes um do outro. Não devemos deixar-nos enganar sobre o antagonismo profundo que separa civilização de progresso.”
    Nietzsche

  19. Avatar de Zaratustra
    Zaratustra

    “O venerando velho que representa a sabedoria popular não só amaldiçoa a aventura imperial que está sendo iniciada, mas também roga que ‘nem cítara sonora ou vivo engenho’ dê a tais actos ‘nem fama nem glória’. Ou seja, a sua condenação abrange o próprio poema que Camões está a escrever. Mas o Velho do Restelo é, afinal, uma personagem desse mesmo poema e, através dela, é o seu autor quem está a contrapor aos reprováveis actos da ganância imperial – a ‘glória de mandar’, a ‘vã cobiça’, a ‘vaidade a quem chamamos fama’ – o que seria uma guerra justa contra os inimigos à porta do reino que, como acentua, propiciaria mais seguros ganhos em ‘terras e riquezas’ sem que para esse propósito ‘o reino antigo’ se ‘despovoe’ e se ‘enfraqueça’ .”
    Helder Macedo
    (Doutorado em Letras pela Universidade de Londres, King’s College, onde foi Professor Titular da Cátedra Camões e é actualmente Professor Catedrático Emérito)

    “Queloz acusou Musk de ‘ter um discurso um pouco perigoso’, ao afirmar que o ser humano pode continuar o ter o mesmo comportamento na Terra que tem vindo a ter, pois um dia irá para Marte, o planeta vermelho.”
    tvi24

    A “guerra justa” ninguém a quer travar, a batalha pela salvação contra a ganância e a cobiça, pois esse é o verdadeiro desafio, muito mais fácil é ir a Marte, do que enfrentar o seu próprio destino.

  20. Avatar de António
    António

    Havemos de ir a Marte mas não será para viver. O resto é puro marketing!! Sem tirar mérito ao Elon por todo o incentivo ao desenvolvimento, em diferentes áreas, que ele conseguiu, temos de olhar para muito do que ele diz como uma estratégia de marketing. Sobre o desenvolvimento mais recente do SN9, 10, 11… é bom olhar para isto: https://observer.com/2020/10/elon-musk-spacex-military-rocket-contract-deliver-weapons/

  21. Avatar de Cidadão
    Cidadão

    Astronono? NASA? Humanidade?? kkk alguém aí é dono de Marte? Parabéns, Elon “Khan” Musk, em frente para a conquista da Nova América escapando do inferno comunista terrestre!