E a TDT? 93% das famílias portuguesas pagam por serviço de TV

47 Comentários

Há quem diga que a TV tem de se reinventar até porque os serviços online estão a crescer significativamente. No entanto, em Portugal, mesmo com a Televisão Digital Terrestre, o número de famílias portuguesas que pagam por um serviço de TV tem crescido.

Em 2020, 93,2% das famílias dispunham do serviço de distribuição de sinais de televisão por subscrição, um crescimento de 5,4 pontos percentuais face ao ano anterior.

E a TDT? 93% das famílias portuguesas pagam por serviço TV


Os dados são da ANACOM e revelam que a adesão aos serviços de TV paga tem vindo a crescer no nosso país. Segundo dados publicados hoje, o número de assinantes de serviços de TV atingiu os 4,2 milhões, mais 163 mil (+4%) do que no ano anterior.

O crescimento deveu-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH), que registaram mais 276 mil assinantes face a 2019 (+14,4%), atingindo 2,2 milhões de assinantes. Este crescimento resultou não só da captação de novos clientes, mas também da transferência para FTTH de clientes que anteriormente se encontravam suportados nas outras redes, revela a ANACOM.

MEO lidera no número de clientes de serviço de TV

No final de 2020, a MEO foi o prestador com a quota de assinantes de TV mais elevada (40%), seguindo-se o Grupo NOS (39%), a Vodafone (17,3%) e a NOWO (3,5%). No segmento residencial, o Grupo NOS manteve a quota mais elevada (39,8%), seguindo-se a MEO (38,6%), a Vodafone (17,6%) e a NOWO (3,9%).

E a TDT? 93% das famílias portuguesas pagam por serviço TV

A Vodafone e a MEO foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face ao mesmo período do ano anterior, tendo as suas quotas aumentado 1,1 e 0,4 pontos percentuais, respetivamente. Por outro lado, diminuíram as quotas do Grupo NOS (-1,1 pontos percentuais) e da NOWO (-0,4 pontos percentuais).

O relatório completo pode ser obtido aqui. Apesar da oferta no TDT, os portugueses optam por ter um serviço pago de TV. É verdade que em Portugal o serviço TDT está muito limitado, apesar de se saber que em breve ganhará

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Imaginem pagar por televisão quando têm o YouTube, NetFlix e para aqueles que não querem pagar, MrPiracy e TopFlix.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      e a internet par ver o youtube e netflix, é gratuito? o netfliz é gratuito?

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Pagas por televisão e radio na factura da electricidade. Mesmo que sejas assinante , tens de pagar contribuição para o audiovisual . Neste país só são sabem cobrar impostos inúteis.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      E um pacote de internet sem TV que compense? Por cá não existe.

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Meo gaming edition
        1.000/400 Mbps -> 40€ a mes (overkill na minha opiniao), mas não metem telefone fixo nem nada.

        1. Avatar de FJ
          FJ

          Para que tanta velocidade se depois nem 1/10 vais usar?

          MEO
          200 canais
          net 500/100
          Telefone com chamadas ilimitadas para rede fixa nacional
          telemóvel com 7GB + 3500 minutos + 3500 SMS

          Preço: 39,99€
          Oferta de uma mensalidade e de um voucher de 120€

          1. Avatar de Fernando Damião
            Fernando Damião

            Que pacote é esse? Nunca vi semelhante nas ofertas de nenhuma operador, nomeadamente da Meo!

          2. Avatar de TUGA
            TUGA

            Fernando Damião, este pacote é o chamado pacote de retenção, mandas pedido de rescisão e aguardas pela chamada mágica anónima… Acho que não há pacote melhor pelo preço.
            Já sugeri ao Pplware que falasse sobre como conseguir estes preços.

    4. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Topflix? Filmes dublados? Tas a brincar só pode

      1. Avatar de Peace
        Peace

        o que é dublados?

    5. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Imagina tu que há um Portugal distante do teu onde vivem pessoas no limite da pobreza como muitos reformados com pensões mínimas que por vezes nem para a comida chega quanto mais para a renda da casa, água e eletricidade. Conseguem ver TDT, quando o consumo de luz está controlado…

  2. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Acho fundamental existir uma tdt e uma tv publica como a RTP. A RTP PLAY tem excelentes conteudos gratuitos, bem como os canais em directo especialmente o 2. Claro que poucos veem, porque essa oferta é mais abrangente no cabo e agora no online. Os Youtubes e Netflix da vida provocam o efeito bolha dos conteudos e há que haver alguém que nos proponha uma certa diversidade. Os privados SIC e TVI não tem que ter essa missão, a RTP sim. Em inglaterra ninguém questiona a BBC.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Hoje em dia não é fundamental existir tv publica. Alem de obrigar contribuição para o audiovisual , não prestam serviço público. Canal 2 só sabe promover cultura estrangeira. Os canais públicos
      poderiam ajudar e promover artistas portugueses, promover língua e cultura portuguesa, fazem vaga tentativa de tentar competir com os privados. Bastava uma RTP internacional para Portugal e Estrangeiro, funcionar 24 horas.

      1. Avatar de Paco
        Paco

        Exactamente, como a RTP Africa, que quando foi criada, foi criada para promover a lingua e a cultura portuguesa em Africa à semelhança da RTP Internacional e o que assistimos é exactamente o contrário.

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Tem de haver TV publica, ou preferes ter lavagem cerebral feita pelos interesses económicos privados dos outros canais ?

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Com TV pública leva lavagem cerebral do governo.
          O que será pior?

  3. Avatar de Rui
    Rui

    na prática acho que não é bem assim, as pessoas aderem é à internet aos pacotes de telemovel para a familia depois a tv vem por arrasto, a maioria só vê os 3 principais canais

    1. Avatar de jonas
      jonas

      É um bocado por ai.
      Vou fazer contas e chego à conclusão que para ter internet e telemoveis (sem TV) fica quase ao mesmo preço de com TV, pá… poupar 5 ou 10 euros e ficar sem a tv por cabo, não vale a pena.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Porque para ti, 5 ou 10 euros, não é nada. Há pessoas com pensões minimas, muito abaixo do salário minimo. (Sobre)vivem disso. Para essas, 5 ou 10 euros é uma fortuna.

        1. Avatar de FJ
          FJ

          MEO
          200 canais
          net 500/100
          Telefone com chamadas ilimitadas para rede fixa nacional
          telemóvel com 7GB + 3500 minutos + 3500 SMS

          Preço: 39,99€
          Oferta de uma mensalidade e de um voucher de 120€

  4. Avatar de Nightingale
    Nightingale

    Claro, nos pacotes de internet impingem a tv … Os pacotes de internet sem tv estão sempre escondidos e muitas pessoas nem sabem que existe essa possibilidade. Já para não falar que a TV pública em Portugal nem merece comentários….

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Acho que é fundamental acabar com a concorrência aos serviços privados, e terminar com o TDT terrestre e via satélite.
    Quem quiser ver televisão que pague.
    E claro que extingam a taxa do audiovisual na factura da electricidade, e encerrem o grupo RTP, para não justificarem manter uma taxa qualquer, fechem pronto, resolvido. Existem privados. A televisão do estado não é sequer paga exclusivamente pelo orçamento do estado, ainda metem um imposto, e além do mais não fazem um referendo anual para saber o que os que pagam as contas à empresa (o povo e consumidores de electricidade) acham que deveria ser a programação e onde deveria ser investido o dinheiro, com base em propostas diversas da sociedade civil e militar (porque os militares têm de estar metidos em tudo).

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Quem quiser que pague ? Tens de sair da cidade e conhecer melhor o país onde vives. Muita gente, nem para comer tem. E a tv só se liga a determinada hora: a hora do recreio desta pobre e miserável gente que está cada vez mais marginalizada pela sociedade dita solidária que nós temos.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não quero saber. Paguem.
        Ou melhor ainda: não paguem, e não vejam tv nenhuma. Não vai ajudar ninguém a sair da miséria, pelo contrário, só pode piorar a miséria quanto muito.

        Ficam desligados do mundo? Ainda têm as rádios.

        Mas não tem pena dos marginalizados e dos coitadinhdos? Não. Se o são é porque é por isso que precisam de passar para melhorarem.
        Mas você não tem coração! Estou farto de ver os supostos coitadinhos, raramente existe lá algo de realmente bom para ter pena.
        É por causa de pessoas como você que isto não vai a lado nenhum! Provavelmente é porque andam tantos com pena dos coitadinhos que eles continuam a ser coitadinhos em vez de pararem de ter penazinha de si próprios e de melhorarem realmente e de verdade… não só perante si mesmos, mas mesmo do ponto de vista de quem está de fora.

        1. Avatar de MANU
          MANU

          vai o medico; deves ser um menino do papa, talvez a viver a custa do povo ! NÃO SABES O QUE DIZES E MUITO MENOS COMO É O VERDADEIRO PAIS ONDE 1€ É É É MUITO… ACORDA PARA A VIDA

        2. Avatar de Paco
          Paco

          Caríssimo, um conselho, não se deve cuspir para o ar. No futuro a vida por vezes reserva-nos surpresas…

    2. Avatar de danny
      danny

      Quem quiser que pague? Todo o cidadão tem direito a informação e não pode ser privado de tal!

      E depois a tv via satélite o que tem a ver com o assunto? Estas a comparar TDT terrestre nacional com uma imensidão de canais a nível internacional!?Como se fosse tudo igual?. Enfim…é com cada um que passa por cá….

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Tem direito à informação? Mas onde é que isso está escrito? Não me lembro de ter visto isso em algum lado.
        De qualquer forma tem as rádios privadas, e tem os jornais em bibliotecas (em tempos fora de estados de excepção de alguma espécie), se não quiser pagar.

        Televisão Digital Terrestre (TDT) também existe na versão em que o sinal é enviado para Terra via satélite, para quem está em zonas sem cobertura terrestre, é isso a que me refiro em relação à TDT via satélite. Se quiser pagar pela MEO ou NOS via satélite, tudo bem, ou até ver outros canais no satélite que estão abertos ou para os quais possa pagar para a sua descodificação.

        1. Avatar de danny
          danny

          Então será não temos direito a informação? Não podemos saber o que se passa em Portugal? No pais ao lado? no mundo?? Essa informação não é apenas portuguesa que existe num decreto qualquer. Se não fosse assim, via satélite nem poderíamos receber canais de outros paises, ficava tudo restringido.
          Para a tua informação, pois estas afastado disto, existem rádios publicas. Alias, muitas são publicas. E jornais em bibliotecas?puff….
          Sobre o restante que dizes, não faz o mais pequeno sentido. Mas até compreendo. O português adora pagar tudo! e caro!! Quanto mais caro e com impostos bem altos, melhor. Assim podem dizer aos amigos o quanto gastam, como se fossem uns reis.

        2. Avatar de Tou te
          Tou te

          Biblioteca?
          Biblioteca existem apenas nas cidades…
          https://www.gov.uk/tv-licence no UK para Ver apenas algo como Amazon prime TV Sem servico de tv subscrito tem que se pagar 157,50 libras por ano. Portanto deixem de ser assim e pensem como comunidade e nao como egoistas.

    3. Avatar de FJ
      FJ

      O melhor mesmo é também acabar também com o governo, já agora também com os trabalhos porque anda uma pessoa a trabalhar a maçar o corpo para nada, acabamos também com os hospitais e quem se quiser curar que se cure em casa ou então se morrer melhor ainda porque é menos um a fazer poluição, e por falar em poluição se acabarmos com as pessoas deste planeta fica logo o problema resolvido…

  6. Avatar de F.
    F.

    Se forem somados todos os que utilizam serviços de tv alternativos, esse número cresce ainda mais.

    https://t.me/BestTeamtv

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu sou do grupo dos 7% que não paga. O meu pacote é NetVoz, e não tenho interesse em pagar por TV se não vejo. Passo a maior parte do tempo fora de casa a trabalhar, o tempo livre que tenho, tenho coisas mais importantes para fazer do que estupidificar a ver TV. E quando vejo algo tenho documentários, séries online. Não sou rico para andar a pagar coisas sem necessidade.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      same here. e só tenho voz porque a Vodafone (e outras) cismam em incluir isso em todos os pacotes. De nada adianta porque o telefone nem ao router está ligado (mas ‘pago’ na mesma).

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E outros não são ricos a ponto de poder pagar para ver TV. Por isso, tem de haver TDT.

    3. Avatar de FJ
      FJ

      MEO
      200 canais
      net 500/100
      Telefone com chamadas ilimitadas para rede fixa nacional
      telemóvel com 7GB + 3500 minutos + 3500 SMS

      Preço: 39,99€
      Oferta de uma mensalidade e de um voucher de 120€

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Os canais de TDT (quando funciona) são uma porcaria, não há filmes ou mesmo series. Todos só têm os chamados talk shows (falam, falam mas não dizem nada de jeito). O único que se safa na RTP é o Preço Certo mas é mesmo à justa.

    1. Avatar de danny
      danny

      Pois. é a oferta que temos, mas aqui ao nosso lado temos a Espanha com muitos canais temáticos. Enfim, quem não tem ambições ou exigências (tal como o nosso pais) vai ser sempre pobre. O resultado está a vista….

  9. Avatar de Xico Zé
    Xico Zé

    Passo anos sem ver RTP , SIC,
    Apenas notícias TVI
    Infelizmente somos obrigados a pagar para ver algo de jeito

  10. Avatar de Jose Marques
    Jose Marques

    A oferta TDT e muito limitada em Portugal. Apara ter internet as operadoras obrigam os clientes a ter servico TV ainda que depois não utilizem como é o meu caso.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Uma coisa vos digo,se houvesse a oferta TDT de canais como existe em todas as províncias de Espanha havia um decréscimo muito grande de assinantes de TV por cabo em Portugal.Isso vos garanto.

  12. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Quanto se tem um parlamento aprovar canais para estar numa plataforma digital, o resultado esta a vista no ridículo .

  13. Avatar de informado
    informado

    Há solução simples. Meter o chamado “serviço público” no caderno de encargos dos canais privados tanto os nacionais como os de tvcabo. Assunto resolvido. RTP extinta. A seguir a TDT. A TDT seria paga pelas empresas operadoras de tvcabo nacionais seguindo o padrão seguinte >>> paga mais quem tem mais clientes. Assunto resolvido.

  14. Avatar de Joaquim Machado
    Joaquim Machado

    Eu vejo TDT e defendo esta tecnologia, pese o facto de termos a pior TDT da Europa (provavelmente só comparável à Albânia). O regulador e a classe política são responsáveis por assim ser. O regulador nunca permitiu que o consumidor só optasse por telefone, Internet e TV; os operadores impuseram sempre telefone e internet, internet e TV, ou os três e com diferenças na ordem de 2€. Isto não é mercado a funcionar, i.e., favorecer a imposição de quem domina o mercado. A classe politica assobiou sempre. Veja-se Poiares Maduro que tentou alargar a oferta e não conseguiu. Agora, que a fibra tem grande penetração já temos 2 operadores a vender só internet, via fibra, partindo de valores muito redutores 30/3 Mb; se pretendermos 100/100Mb, lá voltamos aos 2€ de diferença para o triplay. Finalmente, temos os serviços mais caros da Europa e somos pobres. A TDT justificava um Inquérito Parlamentar.

    1. Avatar de Piwi
      Piwi

      Concordo com o que disseste e ainda acrescento mais. Na minha aldeia ainda não há fibra e, como só até necessito de internet, aproveitei o facto de a NOS ter net “fixa” por router 4G sem limite de tráfego. Instalei à cerca de 6 meses, pagando 25€/mês com fidelização de 24 meses.
      No início deste mês propuseram-me 22,90€/mês, mantendo a internet e acrescentando voz e TV por satélite, renovando a fidelização por 24 meses. Logicamente aceitei. Agora também tenho TV paga, fazendo parte dos 93%.

  15. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    E pacotes sem televisão, apenas com net e telemóvel, existem?
    Pretendo futuramente adquirir a TDT, mas não quero abdicar da net e telefone

    1. Avatar de Piwi
      Piwi

      A TDT não se adquire. Se já tinha TV analógica (antes da TDT) é só sintonizar com uma TV compatível (se foi comprada nos últimos 7-8 anos quase de certeza é) e ter a antena apontada para um retransmissor (muito provavelmente nem é preciso mexer-lhe se já estava antigamente). Tem pacotes de telemóvel isolados em todas as operadoras, pacotes de internet isolados já é mais difícil. Veja o comentário anterior do Joaquim Machado porque reflecte bem o panorama actual e depois é uma questão de verificar o que existe no mercado e se adequa a si.