É a confirmação! Apple reduziu a produção do iPhone 12 mini

15 Comentários

Ao apresentar o iPhone 12 a Apple revelou também o seu modelo mini. Este procurava responder a uma exigência do mercado que ansiava por smartphones de ecrã menor e mais simples de usar com apenas uma mão. Contudo, parece que esta exigência pertence a grupo muito restrito e no momento de investir a escolha recai sobre os modelos de ecrã maior. Tudo aponta para vendas muito abaixo do esperado e com pouca aceitação.

A confirmação parece ter chegado agora, com um novo relatório. A Apple terá reduzido de forma drástica a produção do iPhone 12 mini. O caminho é certo, a empresa vai terminar com a produção deste modelo.

Apple iPhone 12 mini smartphones produção

Prestação do iPhone 12 mini abaixo do esperado

Com um ecrã de apenas 5,4 polegadas, o iPhone 12 mini tinha as mesmas especificações que o modelo maior. Com uma diferença centrada no tamanho, procurava devolver aos utilizadores uma forma que já foi muito usada e que agradava aos utilizadores.

A verdade é que as vendas deste modelo não parecem ter sido de acordo com o que a Apple esperava. A marca insiste que as vendas do iPhone 12 estão até acima do que era planeado, mas a verdade é que nunca abordou este tema de forma clara.

Os relatos vinham a mostrar que a realidade estava longe do esperado e que as vendas estavam muito baixas. Várias entidades externas e independentes vinham a mostrar a opinião dos consumidores e a mostrar que a escolha recaia em modelos maiores.

Vendas do iPhone 12 mini muito abaixo do esperado levam a redução da produção

Apple terá reduzido a produção

Agora, e segundo a Nikkei Asia, a Apple terá reduzido as suas encomendas para a produção do iPhone 12 mini. A diminuição deverá atingir valores de 70% nos primeiros 6 meses de 2021. Este valor segue em linha com a redução prévia de 20% em dezembro de 2020.

Alguns fornecedores vão parar de fabricar componentes específicos para o iPhone 12 mini por agora. Outros vão reaproveitar os componentes desse smartphone e aplicá-los no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max.

Apesar dos cortes na produção dos seus smartphones, a Apple parece continuar focada em manter níveis de fabrico elevados. Espera-se que 230 milhões de smartphones saiam das fábricas que os produzem, o que seria um aumento de 11,6% face aos que foram fabricados em 2020.

Apple iPhone 12 mini smartphones produção

Smartphones não são os únicos atingidos

Os dados da Nikkei Asia revelam ainda que a produção de dois novos MacBook baseados no Apple Silicon foi adiada. Não se sabe se é um novo design com um sucessor do SoC M1 ou se será apenas uma variante do computador que a Apple lançou recentemente.

Esta notícia parece deixar claro que o sucesso do iPhone 12 mini tem sido muito limitado, apesar das boas prestações que tem. Não existem smartphones similares no mercado, no universo Android que possam rivalizar esta proposta da Apple.

Ainda assim, a escolha dos utilizadores parece recair nos modelos Pro e Pro Max, bem como no iPhone 12 base. Este cenário parece agradar à Apple, ainda que deixe de fora o seu novo modelo, com que queria mudar o mercado e ser diferente.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de informado
    informado

    iphone nunca na vidinhaaaaaaaaaaaaa

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      alguem te perguntout algo? xD
      Esta gente do contra xD….

    2. Avatar de José
      José

      dor de coto ?

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Eu pessoalmente não digo que não e seria estúpido se assim o dissesse.

      Até agora nunca tive um Apple (nem nenhum produto para ser sincero) porque sempre achei que não compensava quando comparado com outros equipamentos devido a vários factores mas isso é para mim e cada caso é um caso. Se algum dia isso mudar eu mudo sem problema e até já ponderei comprar um iPhone em vez do LG que possuo neste momento mas no entanto para muita gente compensa um iPhone por vários motivos.

      Aliás é ridículo ser fanboy de uma marca ou deitar baixo outra só porque sim.

      Para mim por exemplo compensa um LG que tem aquilo que quero e que dou valor (como Headphone jack com QUA DAC, Suporte MicroSD, Camera Brutal, Updates de segurança bi-mensais, vai para o segundo update ao SO, dois ecrãs – um dos quais destacável, ASMR, bateria que dura para dois dias, etc) onde para mim é um telefone largamente superior à concorrência… mas isso é para mim!!!

      No entanto se desse mais valor a uma PEN, ecrã de 120Mhz, Camara de Telephoto teria que ir para um Note 20 Ultra, que foi o que fiz e comprei um para a minha esposa já que ela dá mais valor a usar a pen do que um qua dac super poderoso ou ASMR .

      A melhor solução para mim pode não ser a melhor solução para ti e por isso menos fanboismo sff.

      Obrigado.

  2. Avatar de O que sera, sera
    O que sera, sera

    para mim, o problema aqui e o preco. eu ate preferia o mini, em termos de tamanha, ja que tenho o iPad Pro para ver e fazer coisas, mas gastar 700 libras numa coisa dessas fico-me por qualquer outro. acho que a Apple aqui tinha de abrir o olho e ser mais esperta.

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      Sem duvida o meu favorito é o mini mas o preço não se justifica visto a diferença para o “normal” ser apenas 100€.
      Se o mini tivesse a 729€ em vez dos 829€ acredito que tinha vendas superiores ao 12 “normal”( 929€), pois pagar 200€ para ter um ecrã um pouco maior e mais autonomia faz muito mais diferença do que pagar apenas 100€, por esse mesmo motivo julgo que a maior parte das pessoas acabam por optar pelo modelo maior.

      1. Avatar de adbu
        adbu

        Pelos teus argumentos a única conclusão que se tira é que os consumidores querem um preço mini não o equipamento, visto que apesar dos equipamentos serem equivalentes em especificações preferem o maior, apesar do mais pequeno ser 100€ mais barato.

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Exactamente, isso é algo que eu comentei por várias vezes com várias pessoas aqui no site que insistem que o que a maioria gosta é de telemóveis mais pequenos. Se isso fosse verdade e tenho o mini as mesmas especificações em tudo o resto em comparação com o 12 normal as vendas reflitam isso e não acontece. Tens o 12 normal a acompanhar as vendas das versões pro e tens o mini com um 5% do volume de vendas. Pode se argumentar que o SE roubou algumas das vendas mas mesmo juntando os 2 não se atinge o volume do 12 e mal ultrapassam o 11 até.
          O mercado “mini” existe mas está longe de ser a maioria

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    O problema aqui é o preço, por mais alguns euros compram outro aparelho com um tamanho maior. Simples!

  4. Avatar de Ru
    Ru

    Gostava era de ver Android mini… Ando com um 6.3 e já é bem grande. Às vezes pego em alguns 6.5 / 6.67 e parecem tijolos.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Tens muitas opções mas tambem tem que se perceber que um telemovel de 6″ é equivalente a um de 5″ há 6 anos atras porque hj em dia todo o chassis do telemovel é ecra, eu prefiro de 6.2 a 6.8 acho que traz um bom compromisso em termos de tamanho e consumo de conteudo no telemovel mas há por aí opçoes tens a gama Y da huawei o y5 nem chega a 5.5″

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Para a próxima estou a ponderar um modelo mais pequeno e um dobrável parece ser a opção certa (Possuo um dobrável mas com dois ecrãs).

      Mas ainda não vou trocar para já e até lá a tecnologia vai amadurecer e ficar mais barata pelo que um Motorola RAZR parece-me ser a opção certa no futuro.

  5. Avatar de A.
    A.

    A Apple ainda têm um caminho a fazer, em perceber que as pessoas ficam de fora, devido à sua política de preços…
    Acredito que se o preço fosse mais acessível este min, vendia bem!

  6. Avatar de Dunno
    Dunno

    Chegou 2 anos atrasados esse modelo e tamanho.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Engraçado, quem leu as noticias e os comentários quando for lançado fica a gora perplexo. Antes “foi revolucionário o lançamento”, “é o que os clientes pediam”, “um top em modelo mini, nunca visto”, “sucesso de vendas certamente”.
    Agora vem a noticia do que eu aqui postei, um flop e pouco duradouro.