iPhone 11 passou 6 meses no fundo de um lago… e ainda funciona!

42 Comentários

As novas tecnologias estão cada vez mais bem preparadas para lidar e sobreviver aos desafios do nosso dia-a-dia. E esta é uma parte integrante da inovação destes equipamentos que, assim, devem ser resistentes e, sobretudo, servir o cliente.

A história que se segue é um bom exemplo disso mesmo. Um mergulhador do Canadá descobriu recentemente um iPhone 11 que esteve no fundo de um lago durante 6 meses. E o mais incrível é que o telefone ainda funciona.



Descoberto iPhone 11 que estava há 6 meses no fundo de um lago

O mergulhador Clayton Helkenberg e a sua esposa Heather, descobriram recentemente um iPhone 11 que se encontrava no fundo do Lago Harrison, no Canadá. O mais surpreendente é que, após recuperar e limpar o telefone, verificaram que o equipamento ainda funcionava. Depois ligaram com sucesso o iPhone 11 e conseguiram encontrar o seu dono.

Depois de retirar o iPhone 11 de cor branca, o mergulhador colocou-o num recipiente com sílica para o secar e limpar. O telefone ainda funciona e a bateria encontrava-se com 96% de vida útil. Por sua vez o altifalante deixou de funcionar.

Helkenberg retirou o cartão SIM e colocou-o noutro telefone para recuperar alguns contactos e encontrar o dono.

Estima-se que o iPhone 11 tenha ficado então durante 6 meses numa profundidade de cerca de 2 metros. O equipamento da Apple conta com uma certificação IP68, o que significa que é capaz de aguentar até 30 minutos numa profundidade de 2 metros.

Helkenberg e a sua esposa mergulham com frequência na tentativa de limpar o lixo que se encontra no fundo do lago. O casal tem um canal no YouTube onde regista e divulga as suas atividades. E nessa conta podemos então ver o registo da recuperação deste iPhone 11 que estava perdido.

Veja o vídeo:

Mas o smartphone da Apple não foi o único item a ser retirado das água. Helkenberg recuperou ainda vários pares de óculos, roupas, garrafas, talheres e muitos outros objetos.

Fatameh Ghodsi vive em Vancouver (Canadá) e é então a dona deste iPhone 11 que julgava perdido para sempre. Segundo ela, esteve no parque em setembro de 2020, onde tirou muitas fotografias com o smartphone da Apple. No entanto, ao andar de barco no lago, o iPhone 11 escorregou e caiu na água.

Apesar de uma equipa ainda ter tentado recuperar o smartphone caído em águas profundas, verificou-se que essa era uma tarefa impossível de alcançar naquele momento. Desta forma, Fatameh Ghodsi acabou por comprar um novo iPhone, recuperando algumas fotografias, contactos e informações da sua conta.

Leia também:

iPhone X submerso há 6 dias a 15 metros de profundidade ainda funciona

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anibal
    Anibal

    Boas Camaradas e amigos da Paródia.

    Ora vamos lá esmiuçar a “coisa”.

    Estima-se que o iPhone 11 tenha ficado então durante 6 meses numa profundidade de cerca de 2 metros.

    Apesar de uma equipa ainda ter tentado recuperar o smartphone caído em águas profundas, verificou-se que essa era uma tarefa impossível de alcançar naquele momento.

    Se 2 metros são águas profundas, que dizer quando tem 1 km , 2 km …. nem falo das fossas da minha prima Mariana… abraços inté

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mas ninguém disse que a tarefa era impossível por causa da profundidade. O lógico será devido à dimensão do lago provavelmente.

      1. Avatar de LR
        LR

        Realmente não sabemos porque não o conseguiram recuperar. Mas quando vocês, na redaçãodo artigo, se referem a uma profundidade de 2 mts como “profunda”, é realmente ridículo. Qualquer pessoa consegue “mergulhar” a dois metros de profundidade sem grande esforço. Também não vamos para o exagero do Anibal, 1km, 2km, não é? Isso só com submersíveis tipo o Alvin.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          São estimativas, nada disto foi confirmado. Mas para ser profundo tem que ter X metros? Profundo é um adjectivo, caracteriza estar no fundo de algo.

          1. Avatar de LR
            LR

            “Apesar de uma equipa ainda ter tentado recuperar o smartphone caído em águas profundas”; “numa profundidade de cerca de 2 metros”. Palavras vossas. Além disso, basta ver o video para perceber que a profundidade é realmente muito pequena. Qualquer pessoa que tenha experiência em mergulho vê que a profundidade é muito pouca.
            De qualquer forma, não é dito qual foi a dificuldade em recuperar o smartphone inicialmente, é verdade, mas que não foi a profundidade a que estava, isso garanto que não foi.

          2. Avatar de Paulo Pinto
            Paulo Pinto

            Definição de profundo da Porto Editora: adjetivo: cujo fundo está muito baixo ou fica muito longe em relação às bordas ou à superfície; muito fundo; baixo; inferior.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Desculpem mas será que ao menos leem o que escrevem ? 6 meses no fundo do mar e a bateria ainda tinha 96%? Só podem estar a brincar pois o meu ao fim de dois dias acaba a bateria e mesmo que tivesse desligado ( um pouco estranho para quem perdeu o telefone que tava a tirar fotos) ele
    De certeza que tinha bateria 0 Desculpem mas 6 meses? Não brinquem com coisas sérias sff

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Tbm duvido um bocado da veracidade destas histórias.
      Mas segundo o que está descrito, o iPhone estava desligado.

      1. Avatar de Galo
        Galo

        É verdade que estas historias têm sempre o seu q.b. de duvidoso. No entanto, acredito ser possivel. O iphone 11 tem certificação IP68, e pelas imagens ainda se vê que tinha uma capa plástica protetora, que terá ajudado na impermebialização.
        Depois provavelmente é lago de água doce. Em água salina, o potencial de corrosão seria bem maior.

    2. Avatar de Tabonitota
      Tabonitota

      Deve ser 96% da vida útil da bateria. Digo eu.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Vida útil sim, já adicionei esse pormenor.

    3. Avatar de Barta
      Barta

      96% de carga mesmo depois dela ter passado o dia a tirar fotos. Quem sabe se não andou por ali uma enguia electrica e fosse carregando xD

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Bem, eu se tirar várias fotos num dia, garanto que o meu iPhone não desce muito mais o que 96%. Acontece.

        1. Avatar de Galo
          Galo

          Eh Marisa o teu iPhone deve ser mágico 😀 1 dia de uso e ainda com várias fotos e só gasta 4% de bateria?

          Ou querias dizer, o iPhone paradinho sem lhe mexeres, e apenas lhe tocaste para tirar “meia duzia” de fotos?.

          ps: quem diz iphone diz qq smartphone, exceptando aqueles que têm mega baterias.

        2. Avatar de Barta
          Barta

          Se espera que acredite está enganada, mentir é muito feito ou então tem um iphone do “outro mundo”.

          1. Avatar de Vítor M.

            Tu é que mentiste a ti mesmo. Porque seguindo o assunto, estando o iPhone sem fazer mais nada, não levará tanta energia assim a tirar fotos. Mas tu, como não percebeste, tal como o galo, voltaste a dizer disparates. 😉

          2. Avatar de Galo
            Galo

            Desculpa Vitor?!? Quem é que disse disparates? Isso já começa a aborrecer…que facilidade tens em insultar pessoas. Eu é que digo para não dizeres disparates!

            A frase da Marisa não é clara!
            “Bem, eu se tirar várias fotos num dia, garanto que o meu iPhone não desce muito mais o que 96%. Acontece”

            Eu no meu comentário até disse o mesmo que tu! Que a única forma de um iPhone ou outro smartphone qq perder 4% de bateria num dia de utilização, e ainda com várias fotos no meio, é ter estado “paradinho” na maior parte do tempo!

            Ou não sabes ler?

          3. Avatar de Vítor M.

            Insultar? Não, tu vitimizas-te muito, mas não foi sobre o que disseste, foi sobre o que o Barta disse. E foi um disparate pensar que ela estaria a dizer que numa utilização diária convencional, gastava só 4%. E ele é que disse que ela estava a mentir. E não, ela referiu e bem, no decorrer do diálogo, que a tirar fotos não consumia mais que o valor referido. Tu, como é normal, levaste para outro lado, sarcástico, quando sabes bem o que ela queria dizer… 😉 porque tu sabes ler, certo?

          4. Avatar de Galo
            Galo

            Claramente disseste que eu disse disparates! Meteste-me no mesmoa “saco” do Barta, e eu é que me faço de vitima?
            Eu tive o cuidado de não chamar a Marisa de mentirosa.

            No meu comentário, brinquei com a situação, de modo a clarificar um comentario cuja mensagem nao era clara. Até porque o comentario da Marisa veio em resposta a ” 96% de carga mesmo depois dela ter passado o dia a tirar fotos. ”

            Ora alguém acredita que o iphone ou outro telemovel chega ao final do dia com 96% de bateria apos se ter passado o dia a tirar fotos?

            Outra coisa que não tinha ficado claro, e que a MArisa mais tarde corrigiu, era que 96% se referia à vida util, e nao carga remanescente.

          5. Avatar de Vítor M.

            Não desvies o assunto, o que ela disse da carga de utilização era no decorrer da atividade de tirar fotografias. E não, não me referia a ti, quem disse que era mentira, porque não percebeu, ou não quis perceber, foi o Barta. E foi um disparate dizer ou pensar que a Marisa estaria a dizer que o telefone em plena atividade num dia apenas consumia 4% de bateria. É um perfeito disparate pensar-se isso, mas de facto ela não se referia a isso, mas sim ao ato de fotografar.

          6. Avatar de Barta
            Barta

            Sr Vitor, então vamos aprender a ler e não a divagar e a supor. Foi dito “Bem, eu se tirar várias fotos num dia, garanto que o meu iPhone não desce muito mais o que 96%. Acontece.” Desta forma implica o uso normal do telefone, tal como a senhora do barco, e com uso normal e fotos durante um dia, Continuo a dizer que não é verdade. Pode argumentar como quiser mas é impossível e desafio a provar o contrário.

  3. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Pelos vistos no meio aquático a Apple não traz status, senão a esta hora andava um peixe com ele na algibeira.

  4. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Fantástico, 6 meses num lago e ainda funciona… creio que se esqueceram de dizer que o lago estava seco.

  5. Avatar de Barta
    Barta

    Mais uma história de fantástico, mesmo já tendo lido versões diferentes da mesma, tendo em conta os factos relatados compreende-se logo que é mais uma treta. Vamos começar:
    1. a proprietária esteve no parque em setembro e tirou muitas fotos e depois foi andar de barco, todos conhecemos a bateria e os consumos do iphone e é impossivel ir para o parque, tirar muitas fotos e ficar ainda a 96%.
    2. então ligaram o equipamento e conseguiram ver logo quem era a dona??? então o telefone é inviolável e conseguiram entrar assim sem mais nem menos? o FBI tem que os contratar.
    3. Todos sabemos que as baterias mesmo com os equipamentos desligados, perdem carga, é perfeitamente normal. Neste caso, depois de ter tirado muitas fotos e ter estado no fundo do lago à 6 meses, acreditando que se o deixou cair ele estaria ligado, só poderia ter 96% de carga se a capacidade da bateria fosse de 200% ou se andou por ali sempre uma enguia eléctrica a dar carga.

    1. Avatar de Joel Abrantes
      Joel Abrantes

      +1 kkkkkkkk quase morri de tanto rir com a parte da enguia!!!

      Os fanboys dão-me cá uma graça com essas histórias da Disney kkkk

    2. Avatar de Homer
      Homer

      Isso é o que dá falar sem ler o artigo.
      1 – É sim possível passear com o iPhone 11 e ainda tirar uma data de fotos e ele perder pouca bateria, depende do que estiver a correr no background, como procura de rede, internet, aplicações de seguimento….
      2 – Retiraram o SIM de forma a tentar extrair alguns contacto para chegar à proprietária do equipamento, não é assim tão complicado, no entanto, o iPhone ate podia estar dado como perdido e dessa forma podia ter uma mensagem no ecrã a indicar quem era o proprietário. Não era necessário desbloquear.
      3 – 96% de vida útil, ou seja, não havia desgaste de bateria associado ao facto de o iPhone estar submerso.
      A ler chegamos sempre la. 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Claramente, mas é preciso ler 😉

  6. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Partindo do pressuposto que tinha ainda 96% de carga máxima e depois de retirarem a humidade e devidamente carregado não considero impossível voltar a carregar. Quanto aos contactos, se estavam no cartão SIM o sistema da Apple não protegue os mesmos pelo que é possivel terem encontrado o dono através dessa via, todo o resto (SMS, fotos, ficheiros diversos estariam proteguidos). Insólito mas não impossivel

    1. Avatar de Barta
      Barta

      Quantas pessoas tem smartphone e os contactos estão no cartão???? Muito raro.

  7. Avatar de Theboice
    Theboice

    Teve sorte, de dois que conheci bastaram 5 segundos na sanita e… já era, grande publicidade…

  8. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Então o cartão SIM não estava protegido por PIN…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sei se foi o caso, mas muitas pessoas não têm o cartão SIM com PIN. isto porque se o telefone for perdido, se alguém o ligar, ele vai ter ao código de bloqueio do iPhone mas liga-se à rede de dados móveis pois o cartão não para no PIN.

    2. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Não uso PIN à pelo menos 10 anos.
      Se o telemóvel for roubado a primeira coisa que fazem é cortar o cartão

  9. Avatar de Cortano
    Cortano

    Mas depois há malta a queixar-se que o tlm caiu na sanita ou a banheira e avariou…
    Mistério..

  10. Avatar de Mário Ferreira
    Mário Ferreira

    O Marketing é tramado

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Bom, para tirar as teimas.
    Quem tiver um iPhone que faça o favor de o meter num balde com água durante 6 meses e depois que o vá buscar.
    Tudo documentado com fotos, vídeos, tudo como deve de ser.
    Só assim fica tudo esclarecido.
    Voluntários?
    Talvez quem tem iPhone e escreve isto? Sim?

  12. Avatar de Pensador
    Pensador

    Normalmente os homosapien adoram histórias Mas como sempre tinha de ser de uma Maçã (iphone) engraçado as histórias vão sempre no mesmo sentido

  13. Avatar de TatiART
    TatiART

    Poiss é pensador tem razão

  14. Avatar de Robin Hood da Silva
    Robin Hood da Silva

    o meu tio Pancrácio da Alemanha andava a apanhar alfaces e ao puxar uma viu uma luz. Começou a cavar e era um jipe da 2ª guerra mundial e, sim, ainda tinha as luzes acesas! Portanto não sei qual o espanto para uma coisa de 6 meses…

  15. Avatar de joca
    joca

    epá acabei de tirar o tlm da carga, deixa-me ligar para tirar umas fotos, ups caiu a agua sem ser ligado??? se tivesse caido a agua ligado não durava seguramente 6 meses