Starship SN10 de SpaceX aterra com êxito… mas depois explode

23 Comentários

É caso para dizer que à terceira é de vez… mas ainda não foi perfeito! A SpaceX conseguiu aterrar com êxito a sua nave Starship, mas esta acabou por explodir alguns minutos a seguir.  No entanto, fica para já o registo do mais recente protótipo da Starship, o SN10, ter conseguido realizar com sucesso o teste de alta altitude.

Vejam os vídeos.


Pela internet multiplicam-se as notícias sobre a aterragem com sucesso do SN10, o mais recente protótipo da Starship da empresa SpaceX.  Tudo parecia uma “missão” de sucesso, mas o SN10 acabou por explodir uns minutos depois da sua aterragem.

De acordo com as informações, o foguete atingiu uma altitude de quase dez quilómetros, após uma descolagem suave. Na descida, a poucos metros da superfície, o foguete conseguiu ficar em posição de aterrado, tendo conseguido fazê-lo suavemente até ao solo.

Aterragem do protótipo SN10 da SpaceX

Aparentemente tudo estava a correr bem, só que passados alguns minutos o protótipo SN10 acabou por explodir,  tal como aconteceu com o SN8 e SN9.

O principal objetivo dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de ‘bellyflop‘ na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.

Os três motores Raptor na base são responsáveis ​​por desacelerar a descida o máximo possível. De referir também que, comparativamente aos protótipos SN8 e SN9 que explodiram durante a aterragem, o SN10 apenas explodiu minutos depois.

A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX – seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.

SpaceX

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    sem querer ser das consipirações, no momento da aterragem parece CGI

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      É assim que se sabe que é real 😉

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      parece que meteram um filtro do Instagram 😛

      mas vendo os videos da malta a filmar, e sinceramente é muito menos cinemático mas mais incrivel.

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Quando foi lançado o primeiro FH com o roadster a bordo, o proprio Elon Mush lançou a piada, que aquilo só poderia ser real porque parecia CGI de péssima qualidade.

      Mas realmente no stream oficial, a aterragem, devido ao angulo, parece artificial, mas se vires a mesma aterragem pelos streams de amadores já consegues ver algo mais “normal”.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        No video oficial, nota-se claramente que houve zoom! Logo fez parecer ser CGI!

        Tenho que ver as filmagens amadoras.

        Quanto a este SN10, excelente progresso!
        Pronto para o SN11!

  2. Avatar de Miguel Tavares
    Miguel Tavares

    Quem é que já comprou o bilhete para Marte para o ano 2026?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Eu nem para a entrada de uma casa tenho dinheiro, quanto mais para marte 🙁

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Incrivel conseguirem isto à terceira tentativa, mas aquelas landing legs sao uma autentica miseria “Mars here we go”, para quem quiser ver uma filmagem mais amadora e sem tanta mariquice vejam a do everyday astronaut.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exato, as Landing Legs são o maior calcanhar de Aquiles da starship, contudo neste momento não é prioridade para os testes.

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Foi um êxito explosivo.

  5. Avatar de Ana
    Ana

    Nada de novo em termos de tecnologia e engenharia , esta já existe a quase 30 anos.
    DCXA, da antiga McDonnell Douglas.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Mas a esta escala é inovador .

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sim é como comparar um triciculo com um ferrari, o DCXA voo 12 metros é quase o que o foguetao de brincar do meu primo faz ahah este aqui esta a fazer testes a 10km o falcon9 vai orbital e volta e aterra, em termos de conceito já existe há muito tempo agr em termos de engenharia comparar isto com o DCXA é absurdo

      1. Avatar de Luis
        Luis

        O DCXA fez voos de 3km o que não chega nem perto do f9 ou do que a starship está a fazer mas fica a correcção

  6. Avatar de Nick
    Nick

    É um absurdo a Spacx ter o Falcon 9 a funcionar bem e este triste espetáculo com novas experiências e novas naves.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Para se andar de bicicleta primeiro é preciso cair muita vez para se saber andar bem. Simplesmente a eficácia, custos, capacidade de carga e simplicidade de circuito e reparação da starship está a ser um passo de gigante em muitas áreas. Usa aço de fácil aquisição e reparação, e combustíveis como oxigénio e metano de fácil aquisição / reprodução, na forma liquida! Depois a capacidade de carga será monumental, nada visto até agora. A naSa anda á não sei quantos anos com o programa artemis, não saem da cepa Torta. A spacex em 10 anos revolucionou o mercado do espaço. Não é pra todos

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Sim é um escandalo uma renault 4l andar e funcionar bem e a renault continuar a testar modelos novos é uma autentica vergonha. Que mentalidade meu deus. A starship é para ser completamente reutilizavel e muito mais barata de produzir e voar para alem de que chega muito mais longe que o falcon 9

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      Absurdo é vir para aqui comentar isso sem perceber a diferença entre um Falcon 9 e o sistema Starship…

    4. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Realmente, é um absurdo testar e criar e recriar novas tecnologias!
      Vamos parar no tempo e manter tudo como está!! Sem inovação!

      Que absurdo!!

  7. Avatar de VC
    VC

    Falcon 9 funciona e ainda vai funcionar durante alguns anos.
    e o espetáculo é apenas o teste para algo muito superior ao Falcon 9… em praticamente tudo:
    maior, mais potente, mais reutilizável (totalmente), mais económico, projetado para ir mais longe (Falcon 9 fica-se pela orbita terreste).
    Se o Falcon 9 já reduziu os custo de envio das dezenas de milhares para cerca de 2.000$/Kg, este espera-se que baixe apenas para algumas centenas!

  8. Avatar de Olly
    Olly

    Agora só falta treinar a eventual tripulação para sair antes do “boom”. 😀

  9. Avatar de Polímero
    Polímero

    A parte da explosão faz parte do festejo comemorativo!
    Assim que a nave for tripulada os céticos religiosos virarão rapidamente crentes, vão rezar a viagem toda eheheh