Confinamento: Onde andam os portugueses? A Google sabe…

30 Comentários

Portugal mantém-se em Estado de Emergência, sendo que a principal medida é o confinamento. É verdade que, aparentemente, este parece um confinamento menos rígido face ao de março de 2020.

A Google publicou recentemente os novos relatórios de mobilidade que revelam que os portugueses, no geral, têm cumprido o confinamento.

Confinamento: Onde andam os portugueses? A Google sabe...


Google disponibiliza relatórios de Portugal e das regiões….

Em tempos de COVID-19, é importante perceber como as pessoas se movimentam. Desde abril de 2020 que a Google e a Apple têm colocado à disposição dos utilizadores vários dados interessantes. Uma das ferramentas mais usadas são os Relatórios de mobilidade da comunidade, que inclusive são usados pelo Governo Português para se tomarem decisões.

Estes Relatórios de mobilidade da comunidade da Google têm como objetivo fornecer estatísticas sobre o que mudou na resposta às políticas que visam combater a COVID-19. Os relatórios registam as tendências de movimento ao longo do tempo por localização geográfica, em várias categorias de locais como retalho e lazer, mercearias e farmácias, parques, estações de transportes públicos, locais de trabalho e residências. Os últimos relatórios publicados da Google têm a data de 23-02-2021.

Pode fazer aqui download do relatório da Google referente a Portugal. De acordo com o que é revelado, as deslocações para superfícies de retalho e lazer baixaram 72%. As deslocações para mercearias e farmácias também baixaram 34% face ao valor de referência. As deslocações para parques baixou 61%.

Confinamento: Onde andam os portugueses? A Google sabe...

Além do relatório geral de Portugal (e outros países), é possível ainda fazer o download aqui de relatórios por região.

Confinamento: Onde andam os portugueses? A Google sabe...

Este tipo de informação partilhada pela Google, sem revelar dados pessoas dos utilizadores, continua a ser bastante importante na definição de estratégias por parte das entidades competentes.

Relatórios de mobilidade da comunidade

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Google e Facebook sabem tudo sobre os utilizadores.
    O negócio dessas empresas é mesmo esse.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo em absoluto consigo.

      1. Avatar de jon
        jon

        fazem dinheiro às tuas custas e a ti nem te incomoda…chama-se invasão à privacidade pessoal…
        Acho lamentável como as pessoas nem se sentem minimamente incomodadas em colocar fotos de perfil e informação em tudo quanto é sitio público….mas enfim, são opções….

        1. Avatar de João Guerra
          João Guerra

          Não considero invasão de privacidade quando num smartphone é a própria pessoa a consentir permissão à sua localização em praticamente todas as APP’s 🙂

          1. Avatar de sayWhat
            sayWhat

            Ora aí está… Tal coisa só acontece se o utilizador deixar.

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            É preciso sequer dar permissão a qualquer app que seja para saber onde tu andas ? Basta apenas ligar o telefone e ligares-te à rede telefónica. Mais nada.

    2. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      Para os mais distraídos a APP Bouncer é um “must” (Android)

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Só esses é que sabem ?

  2. Avatar de afonso
    afonso

    Não estou a contrariar o google, mas fui trabalhar todos os dias desde 25 de Janeiro de 2021, deixo os putos com os avos, e vejo muito transito. O meu local de trabalho está entre 20% a 50%. Podia trabalhar em casa, sim, mas não quero.
    Só ao fim de semana é que é menos transito, noto isso quando vou para a terrinha

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não podes ir para a terrinha. Estás a ir contra a lei em vigor.

      1. Avatar de Rfactorguy
        Rfactorguy

        Mas mandas nele? Ele é adulto e faz o que bem entender … Então avecs, Ingleses andam cá a passear na boa e ele não podia ir para a terra dele descansado.

        1. Avatar de Asdrúbal
          Asdrúbal

          Felizmente vivemos numa Republica e não numa Anarquia
          E numa Republica (como noutros regimes democratas) existem leis
          E as leis são para TODOS e para se cumprirem.

          Portanto, se “ele não podia ir para a terra dele descansado”?
          Não! Não pode porque a LEI em vigor não o permite

          Caso não estejas contente com a nossa Lei, estás à vontade para emigrar para (por exemplo) o Médio Oriente, onde podes fazer o que quiseres e ninguém te impede (caso precises de alguém para ajudar a fazer as malas, diz! também te posso dar boleia até ao aeroporto, já agora..).
          Felicidades

  3. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Uma pergunta “A Google sabe onde andam os portugueses”, mas as pessoas que têm a localização ativada, suponho?
    Tecnicamente eu tenho a localização desativada a Google não sabe onde estou (digo eu, corriga-me se estiver errado)

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Sabe pelas atenas celulares a que o tlm se liga conforme te deslocas..Nao tem é a mesma precisão , mas para eles chega.

      Abc

      1. Avatar de Filipe Rafael
        Filipe Rafael

        Ah, ok. Obrigado pela explicação 😛

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Basta estares ligado à rede telefónica. Não é preciso mais nada para saber a tua localização. O pessoal é que acha que está tudo na internet…

      1. Avatar de Ola
        Ola

        A Google só recolhe com base no GPS e Internet…

    3. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      A “técnica” usada pela google (e por outros fornecedores) para dar informações sobre o transito nas aplicações de GPA (quando colocam uma estrada a amarelo ou vermelho, por exemplo) é baseado no número de telemóveis que se encontram em determinada estrada, assim como a velocidade dos mesmos.

      Para esta estatística não é necessário ter o GPS ligado, nem ter os dados ligados, basta um telemóvel estar lá e estar ligado à rede GSM.

      Portanto, respondendo à tua questão, a “A Google sabe onde andam os portugueses” (e não só) pelo simples facto de usarem um telemóvel Android.
      (não faço ideia, mas se calhar basta “usar um telemóvel” seja de que marca for…)

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Deviam pelo menos identificar os nomes dos infetados que andam aí à solta, para sabermos quem devemos evitar nas nossas saídas essenciais.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Evita todos; não foi à toa que fomos o top 1 mundial de infectados por milhão durante pelo menos uma semana…

      1. Avatar de Rfactorguy
        Rfactorguy

        Até que ficaste em confinamento e testes são poucos ou nenhuns feitos, e nos outros países os testes nunca pararam.

        E para não falar, que a Saúde24, que em vez de mandar pessoas infetadas ficarem em casa, mandam as para os ADRs. Logo a malta do Call center da saúde 24, anda a comer sono, ou é tudo estratégia para haver mais infetados e logo, vendem se mais vacinas.

        Só não vê quem não quer.

        Gente infetada é o que não falta, especialmente se nem no supermercado sabem se respeitar.

  5. Avatar de digital dependência
    digital dependência

    Só uso materiais emprestados telemóveis ,computadores ou tabletes …. e por muito pouco tempo. O país paga mal para o nível de vida médio e vou andar agora a gastar dinheiro nas hitecs ,as operadoras são o que se sabe e os cartéis que todos somos obrigados a sustentar e os lobis eupeus ainda ajudar vou agora andar de Google dos offshores ou outros semelhantes porque me dá jeito pagar aquilo que eles não querem pagar e ainda lhes dar mais dinheiro com os meus dados . Era o mais que faltava.

  6. Avatar de biniha
    biniha

    um dia no futuro venham ver este comentário:

    O povo irá por-se de joelhos a pedir para ser TOTALMENTE controlado. Em TODOS os sentidos.

    1. Avatar de biniha
      biniha

      quem me dera estar errado, mas este futuro já se está a passar….

    2. Avatar de Ola
      Ola

      Eu acho que não entendem a importância destes dados. Pode ser usado para ajudar a perceber o volume (não quem) de pessoas que frequenta um determinado local. Aquilo é uma base de dados gigantesca, ninguém vai lá ver onde é que a Maria ou o José andaram… Só em caso se ordem judicial é que isso é feito que na minha opinião é mais benigno do que maligno. Mas vá venham lá as pessoas com a mania das teóricas da conspiração.

    3. Avatar de Está tudo na maior
      Está tudo na maior

      O tiro de partida para isso já foi dado…
      https:// expresso.pt/coronavirus/2021-02-25-Covid-19-Franca-pondera-implementar-passaporte-de-vacinacao-e-sistema-de-codigos-QR-para-acesso-a-restaurantes-bares-e-cinemas

  7. Avatar de Carlos correia
    Carlos correia

    Afonso então estás a cometer 2 irregularidades pelos vistos.. poder fazer teletrabalho e não o fazer… e ir para a terrinha ao fim de semana…

    1. Avatar de Rfactorguy
      Rfactorguy

      Só faz ele é bem! Contas não deixam de chegar só porque está em confinamento.

      E ele como maior de idade, tem a consciência do que está a fazer.

  8. Avatar de Vasco Davida
    Vasco Davida

    Claro que sabe. Por isso é que não ando com o telemóvel na rua. Se tiverem a capacidade de ligar ao meu efémero mp3, através de cable jack 3,5. Seriam os heróis da macacada. Telemóvel, é para estar em casa, a rastrear as baratas. É o melhor uso para os telemóveis andriod.