IRS: São estas as despesas que lhe “dão” dinheiro

18 Comentários

Não se esqueça do IRS de 2020! É já na próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro, que os contribuintes têm de registar todas as faturas pendentes relativas a 2020.  Este ano a validação das faturas pode ser realizada através do portal e também através da nova app do fisco.

Saiba quais as despesas que lhe poderão dar um desconto no IRS.

IRS: São estas as despesas que lhe "dão" dinheiro


IRS de 2020 – valide já hoje as suas faturas

É verdade, agora já não há muito que possa fazer até porque a maior parte das faturas já estão registadas, pois, são referentes a 2020 . No entanto, é importante que as valide para assim conseguir obter o máximo de deduções e a “fatura” do IRS não ser tão elevada.

No que diz respeito à declaração de IRS de 2020, tal como aconteceu em outros anos, cada contribuinte pode deduzir até 250 euros das despesas gerais. Contas feitas, para conseguir usufruir de tal dedução no IRS, o contribuinte tem de apresentar faturas no valor total de 715 euros. Se estivermos a falar de um casal, é possível deduzir no máximo 500 euros. Mas há outras despesas…

SAÚDE

  • Dedução: 15% das despesas de saúde
  • Limite: 1000 euros

EDUCAÇÃO

  • Dedução: 30% das despesas de educação
  • Limite: 800 euros

HABITAÇÃO

  • Dedução: 15% das despesas da rendas
  • Limite: 502 euros
  • Dedução: 15% dos juros de créditos à habitação contratados até 31 de dezembro de 2011
  • Limite: 296 euros

LARES

  • Dedução: 25% das despesas com lares e apoio domiciliário
  • Limite: 403,75 euros

DESPESAS GERAIS

  • Dedução: 35% das despesas gerais (ex. combustíveis, vestuário, água, luz)
  • Limite: 250 euros por contribuinte

Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas. Saber mais aqui.

A validação também pode ser realizada via Portal eFatura. Não se esqueça de indicar a data de início e a data de fim, assim como a situação.

Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente. 

De 15 a 31 de março os contribuintes podem apresentar uma reclamação, caso não concordem das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT.

Tal como acontece todos os anos, os contribuintes têm de realizar algumas ações em períodos específicos. Os principais prazos do IRS referem-se à verificação de faturas no e-fatura, consulta dos valores das deduções apurados pela Autoridade Tributária (AT), reclamação dos valores das deduções, consignação do IRS e IVA, e entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS automático. Conheçam aqui todas as datas.

 

Leia também…

e-fatura: Valide as suas faturas no smartphone com a app do Fisco

 

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de poiou
    poiou

    Dá para validar mais ou menos.
    Se tiver root no telemóvel, não dá.
    Se quiser adicionar uma factura sem o meu nif, não dá.
    Parece que há problemas de design, por isso não aparecem as categorias todas.
    Isto tudo só pelos comentários na store, que eu como tenho root, nem consegui iniciar sessão.

    1. Avatar de David
      David

      Nem na aplicação dá para registar as faturas individualmente, só com QR Code.

    2. Avatar de BC
      BC

      Mas é claro que não dá para adicionar uma fatura em o NIF.
      Não percebo qual a surpresa…

      1. Avatar de ernez
        ernez

        Só dá se a tiverem pedido com nif a fatura e ela não ter sido registada pela contabilidade da empresa, lol

      2. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        falar sem saber ….
        a surpresa é que com o qr code podes registar uma fatura que nao tenha o teu nif, para isso é que serve o qr code. Logo não faz sentido isso ainda não ser suportado pela app

    3. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Root com Magisk, e usa Magisk Hide.

  2. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Para quem tem iOS https://apps.apple.com/pt/app/efatura/id689418817
    A app do Jorge Miguel, uso-o desde que existe na versão premium, consigo corrigir as minhas faturas assim como as da minha mulher e dos 3 filhos e ter analitics sobre as despesas e recuperação de IRS de forma individual ou global.
    Todos os meses faço validações nesta app, a AT devia ter aprendido alguma coisa com esta app que já existe há tanto tempo.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pensei que essa app era a oficial, sem duvida a melhor. Ja agora sabem se um portatil pode ser deduzido no irs? Comprei este ano devido ao covid e teletrabalho mas para uso pessoal.

      1. Avatar de ernez
    2. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      Estava a pensar no mesmo. Deveriam comprar o projecto pagando por um valor muito justo. O e-Factura das finanças para mim não funciona. Tem demasiados erros de autenticação, muitos crashes e não consigo validar várias facturas ao mesmo tempo se forem de categorias diferentes. Tem de ser uma a uma.

      A app do Jorge Miguel funciona lindamente, sem crashes e permite validar várias facturas de categorias diferentes de uma só vez.

      Assim que o das finanças estabilizar, pelo menos para a maioria das versões Android, e se pre-categorizar as facturas para se poder confirmar como a do Jorge Miguel, será top! No entanto, é de louvar a iniciativa do Estado.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        O estado veio muito tarde.
        Já para nem falar que o Jorge Miguel também tem app para apple watch.

  3. Avatar de Crow-
    Crow-

    A aplicação e-fatura é fraca, como é habitual na grande maioria (se não todas) das apps governamentais.

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    E porque não fazem num computador?

    Tanta critica com a aplicação e não sabem ir a um computador e fazer isso… têm um ano inteiro e ainda mais 55 dias do ano seguinte para registarem facturas… e ainda se queixam… realmente os tugas queixam-se por tudo e por nada…

    1. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      É incompreensível realmente… O pessoal ja nem sabe usar PC.. A minha namorada por exemplo quando recebe emails no gmail e o telemóvel não notifica (o gmail nem sempre notifica) não sabe / não se lembra de ir ao pc verificar… Que habito estranho este sempre agarrados ao telele nem sabem ver para outros lados…
      E essa dos dias então… 420 dias e o pessoal queixa se.. Dammm… Deixam isto para fazer 2 dias antes do prazo final e dpois admiram se….

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Vai tu registrar faturas de 5 membros da familia, fora quem ainda tem de validar dos pais ou sogros por serem infoexcluidos, se dependesse da app ou do portal estava bem lixado, eram 1000 clicks por mês, felizmente com a app não oficial corrijo tudo em 2 minutos.

    3. Avatar de Rogerio
      Rogerio

      Complacencia com um sitema fiscal so usado em portugal e em paises como a venezuela e europa de leste. A necessidade desta “App” e plataforma e ridicula. apenas serve para tornar o cidadao em policia do estado a troco de uns trocos.

  5. Avatar de informado
    informado

    Tem é de se pagar menos impostos.