WhatsApp: É isto que lhe acontece se não aceitar a nova política

55 Comentários

Depois de ter arriscado com uma política que não agradava aos utilizadores, o WhatsApp volta à carga. Mesmo percebendo a força das alternativas (Telegram , Signal e outros), o WhatsApp  quer mesmo forçar a que os utilizadores aceitem a política de utilização que entra em vigor a partir do dia 15 de maio de 2021.

Quem não aceitar as novas políticas do WhatsApp… não vai conseguir ler ou enviar mensagens!

WhatsApp: É isto que lhe acontece se não aceitar a nova política


Se não aceitar nova política do WhatsApp não vai ler nem enviar mensagens…

Será a partir do dia 15 de maio de 2021 que a nova política de utilização do WhatsApp entrará em vigor.

Contra a vontade dos utilizadores, o WhatsApp quer que estes aceitem de forma forçada, pois caso contrário deixam de conseguir ler ou enviar mensagens. Durante um período o WhatsApp permitirá que receba notificações e até chamadas.

WhatsApp: É isto que lhe acontece se não aceitar a nova política

Segundo o que se sabe, ao aceitar a nova política, o WhatsApp passa a ter a permissão para partilhar alguns dados dos utilizadores com o Facebook.

No entanto, tal política serve apenas para deixar que os utilizadores possam enviar mensagens a empresas e negócios e não afeta conversas pessoais de acordo com o que foi revelado.

O WhatsApp sempre foi uma das ferramentas mais populares do segmento da comunicação. Tal não significa que seja a melhor, até porque, ferramentas como o Telegram, oferecem todas as funcionalidades (até mais completas) e uma segurança a outro nível. Os números de downloads do Telegram e Signal têm vindo a crescer e o WhatsApp até tem vindo a reforçar que a plataforma é uma ferramenta de conversação segura.

Está a ponderar aceitar a nova política do WhatsApp?

Leia também…

WhatsApp volta à carga com as mudanças na sua Política de Privacidade

 

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Era porreiro aprofundar mais esta parte do tema: “No entanto, tal política serve apenas para deixar que os utilizadores possam enviar mensagens a empresas e negócios e não afeta conversas pessoais de acordo com o que foi revelado.”

    Que tipo de contacto seria feito com as empresas?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Em tempo de pandemia, cuidado com esses vamos jantar amanhã….

        1. Avatar de TiCo
          TiCo

          Publicidade no whatsapp 😉

          1. Avatar de falcaobranco
            falcaobranco

            Depende de como vão eles colocar a publicidade… se é em cima, se é em baixo, se é durante uma conversa… não vale a pena mandarmos já bitaites, se é esse o problema, se quanto muito não sabemos o que realmente aí vem…

  2. Avatar de rui
    rui

    e que tal meterem a política atual e a nova, ou as diferenças entre as mesmas. e já agora a do telegram e do signal já que dizem que parece melhor

  3. Avatar de barta
    barta

    Eu aceitei mas queria cancelar, dá para o fazer??

    1. Avatar de RAM
      RAM

      Claro. Apagas a conta. Deixas de usar logo deixa de haver dados para partilhar.

  4. Avatar de MalicX
    MalicX

    RGPG. Por cá não pode ser. Esqueçam essas parvoíces

    1. Avatar de Zé da Esquina
      Zé da Esquina

      O que é que não pode ser? Ai aqui na união europeia não se aplica bla bla bla…. maa se não se aplica, porque os europeus estão, ou irão receber o dito ultimato, ou aceitas ou eliminas a conta?

      1. Avatar de A M.
        A M.

        Pelo que percebi num outro artigo que li algures, se não aceitarmos não a obteve nada, já que estamos na União Europeia!! Mas este artigo já deixa dúvidas, pois não esclarece nada disso!!

        1. Avatar de A M.
          A M.

          .. queria dizer “não acontece nada” … é o que dá colocar comentários através do telemóvel!!

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Falas sem saber.

        Os termos de utilização do WhatsApp para a União Europeia são diferentes devido ao RGPD. Aliás basta ler esses termos para se confirmar que cá não se vai aplicar essa situação.

        Mas é mais fácil mandar postas de pescada pela boca for, não é?

        Não te esqueças de cá voltar a reconhecer que estavas errado.

  5. Avatar de MalicX
  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    Por acaso já (quase) todos os meus contatos instalaram o Telegram e/ou o Signal…agora resta esperar o que REALMENTE vai acontecer quando terminar o prazo do “ultimato” dado pelo WhatsApp. Não vou aceitar a “nova politica” por isso fico na expectativa…

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    Que tal entregar de vez o telefone para o zuckerberg?

  8. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Façam o que quiserem. Não tenho nada a esconder.

    1. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      Hmm não sei se acredito. Se não tem nada a esconder podee meter entao aqui as conversas com a família sff e com o melhor amigo ?

    2. Avatar de Toninha
      Toninha

      Eu também não! Quem não deve não teme! É por isso que tenho a porta da minha casa sempre aberta. Quem quiser pode entrar. Não devo, não temo!

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      Concordo com o Luís Silva.

      Tenho a caixa de correio aberta no meio da rua;

      As minhas portas em casa estão destrancadas;

      Janelas? Cortinas? Tudo a luz natural não tenho nada disso;

      Carro com as portas abertas e chave na ignição; (hoje deparei-me que desapareceu não sei porquê!)

      Luís silva podemos partilhar o que achas? Dame o acesso ao teu banco. E se quiseres podes também mandar as conversas.

    4. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      O não ter nada a esconder não serve para nada. Mesmo sem ter nada a esconder pode muito haver quem queira prejudicar. A velha história: eu porto-me bem e não faço mal, mas há que se porte mal e não se importe comigo.

    5. Avatar de Redin
      Redin

      Argumentar que não se importa com o direito à privacidade porque não tem nada a esconder não é diferente de dizer que você não se importa com a liberdade de expressão porque não tem nada a dizer.

      Edward Snowden

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Acho muito bem, se as pessoas usam entao so tem de aceitar! Se não querem não usem!

  10. Avatar de Olly
    Olly

    Só não mudei já porque 99% da minha lista de contactos não usa nenhuma das alternativas. 🙁

    1. Avatar de Zé da Esquina
      Zé da Esquina

      Fácil, parte de ti a mudança, não usam, pede para usarem, não mudam, é porque a tua amizade não é assim tão importante pra eles, fácil…

        1. Avatar de Zé da Esquina
          Zé da Esquina

          Signal

      1. Avatar de LWR
        LWR

        LOL. Vou mesmo mudar de messenger so porque um colega nerd nao quer usar..ele que fique a falar sozinho

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Quando chamam Nerd a quem procura privacidade.. Sounds ridicilous.

          Hoje em dia usam o termo Nerd para tudo. Convém ir ler e porque se chamavam nerds.

          1. Avatar de FAR
            FAR

            O rótulo está lá. Se não és rotulado de nerd, és rotulado de maluquinho. A mentalidade das massas é bem real e quem pensa diferente (ou de todo? :)) é rapidamente rotulado dessa forma. Basta ver como, por exemplo, o Reddit funciona.

            O que o LWR mencionou é de facto o que acontece se for feito o que o Zé da Esquina escreveu.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Estupidez de raciocínio, avaliar uma amizade em função de se mudar ou não de App.

        Por essa lógica rebuscada, se os pais de alguém, ou os filhos, ou os irmãos, não mudarem de App porque nós pedimos é porque deixaram de nos considerar da família e estão-se a marimbar para nós, certo?

        És mesmo um básico egocêntrico.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Apaga a conta e vais ver que a lista aumenta! Avisa que em X dias, apago whatsapp (Faz backup e
      apaga a conta antes de desinstalar)
      E melhor ainda, ficas a saber quem sao os teus amigos! So tens a ganhar!

      1. Avatar de Olly
        Olly

        Vontade não falta 😛

      2. Avatar de FAR
        FAR

        E também as pessoas que, já com algum custo lá se habituaram a usar o Whatsapp e que para as quais seria um enorme esforço mudar para uma aplicação diferente.

        Mudar é mais fácil para uns do que para outros. Por várias razões.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Apaguei no fim de Janeiro. Nao quero ca ameacas (ou aceitas ou apagamos-te a conta).
    Todos os meus contactos foram avisados a tempo, quem quiser pode comunicar via telegram, signal, sms ou chamada. O numero e o mesmo.
    A maioria dos meus contactos tem preguica em mudar… temos pena.
    E o tio Zuckas ja tem info minha que chegue, esta na altura de diversificar o mercado.

  12. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Já apaguei o WhatsApp e desinstalei no telefone e computador. O Signal faz a mesma coisa com mais PRIVACIDADE e sem partilha de dados pessoais com mais alguém.

  13. Avatar de PM
    PM

    Por mim já foi á vida. Não posso compactuar com alguém que quer os meus dados de borla.

    1. Avatar de LWR
      LWR

      Tu usas um servico de falar com pessoas no estrangeiro de borla, e n queres dar os dados de borla? O servico é gratuito, ninguem criou a app, n existem servidores. Já agora vais usar que outra app que nao te vai usar os dados? Ganha Juizo!

  14. Avatar de Joao
    Joao

    Perguntinha rápida para tanta indignação? quem vos garante que o simples facto de estarmos aqui a falar não estaremos já a ser monitorizados? claro que estamos e com permissão do estado pois mesmo agora em tempo de pandemia ate temos uma lei que permite as operadoras limitar os nossos acessos e a determinadas sites e programas logo ninguém vos consegue negar que não ganham dinheiro com estes mesmos dados … é só refletirem sobre o assunto …

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      A indignacao tem a ver com chantagem (ou acaitas ou apagamos a conta). O google ja nem te deixa fazer pesquisa se nao aceitares os termos (grande lista e sem possibilidade de escolha), paginas que nao aceitam que uses bloqueadores de anuncios (quase sempre invasivos).
      Lembram-se quando os anuncios eram discretos? Se continuassem assim nao havia necessidade de criar bloqueios, mas agora ate videos te obrigam a ver (e som alto)…
      No meu caso fecho a pagina e vejo a procura ou servico seguinte (idealmente menos agressivo)

      Tudo bem que acabaram de revolucionar muitas coisas, mas tambem estao a estragar a internet.
      E subscrever (pagar) so diminui um pouco, mas iras ver sempre publicidade. Olha a Sporttv por exemplo! Pagas bem e pagas ainda mais para ver anuncios!

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Deixo a consideração dois excelentes addons para esse tipo de controlo nas nossas maquinas:
        uBlock Origin
        Privacy Badger
        …e no browser mandar eliminar todos os cookies assim que sair de sessão.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Ninguém garante, mas até que o Pplware venha a manter a mesma arrogância de “quero posso e mando” eu continuo a visitar o blogue.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, aqui é essa a regra. Para proteger os nossos visitantes a regra é “eu quero, posso e mando”. Não é arrogância, é determinação. 😉

  15. Avatar de João
    João

    A política de partilha de dados com o Facebook não se aplica a quem está em países da União Europeia. O facto de a união europeia ter uma política de protecção de dados para com o seus concidadãos não deixa o wattsapp fazer ligação com o Facebook. Por isso há termos de utilização para quem mora na UE e há termos de utilização para quem está fora da UE. É só lerem o que está lá escrito. E ninguém vai ver as vossas conversas, nem o próprio wattsapp vê as vossas conversas. O wattsapp usa encriptação ponto a ponto, o que torna impossível alguém de fora ver o que está a ser comunicado. Se não percebem o que é encriptação ponto a ponto investiguem para ficarem descansados.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Tb já referi isso mas isto por aqui vive de polémicas e de teorias da conspiração. Vir para aqui com a informação correta e completa não interessa a ninguém, é dar pérolas a porcos.

      Já reparaste que até o próprio artigo não menciona que a situação não se aplica na União Europeia? Porque será? Mmmm…

  16. Avatar de MARÇAL LUDOVICO LOPES DE SIMAS
    MARÇAL LUDOVICO LOPES DE SIMAS

    Gostei do que li apoio incondicional ao vosso esforço. Em termos da privacidade dos utilizadores, obrigado

  17. Avatar de Markito
    Markito

    Já sei o que esta acontecendo, essa é apenas uma migração ou integração de servidores, coisa que atualmente já acontece no Instagram que já hospeda todas imagens e vídeos no Facebook, e o mesmo vai acontecer com o Whatsapp onde vai passar as mensagens nos mesmos servidores para as 3 redes. Portanto os dados de um podem cruzar com os outros em algum momento pois são da mesma empresa.

    1. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Exceto que se fosse na Europa (e em algumas partes dos EUA) e outra empresa qualquer iam para a cadeia se fizessem isso (cruzar dados pessoais). Mas como são estes bonzos bilionários está-se bem.

  18. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    “até porque, ferramentas como o Telegram, oferecem todas as funcionalidades (até mais completas) e uma segurança a outro nível”

    Podem elaborar nesta parte sff?
    O Telegram é mais seguro que o WhatsApp? Porque? As mensagens do telegram não estão guardadas no servidor deles são contrário das do WhatsApp que estão em cada dispositivo e encriptadas ao mesmo?

  19. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Agora acham-se no direito de cruzar dados de duas proveniências, coisa vedada, e bem, ao governo americano. O pior é que os utilizadores acham tudo natural. Não é coisa que me afete diretamente (não tenho nem Facebook nem WhatsApp) mas estes tipos estão-se a tornar nuns monstros grotescos. É hora de os partir a todos como fizeram à Bell nos EUA nos anos 1920.

  20. Avatar de Francisco Reis
    Francisco Reis

    Tenho uma pergunta. Eu uso uma versão alterada do WhatsApp. a aero. será que também vou me vão cortar o serviço?

  21. Avatar de Hélder Freitas
    Hélder Freitas

    Para quem há aceitou, há forma de voltar atrás?

  22. Avatar de PTO
    PTO

    Seria MUITO pertinente informar na notícia que esta situação NÃO SE APLICA aos cidadãos da União Europeia.