e-fatura: Valide as suas faturas no smartphone com a app do Fisco

27 Comentários

Não se esqueça desta data… 25 de fevereiro é a data limite para validar as suas faturas no portal e-fatura. No entanto, este ano, há uma excelente novidade! Através da nova app e-fatura é possível registar de forma cómoda e intuitiva essas faturas.

Se ainda não instalou, faça-o já hoje e aprenda como pode validar as suas faturas através do smartphone.

e-fatura: Como validar as suas faturas no smartphone com a app do Fisco?


A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anunciou no início de fevereiro uma nova versão da app e-fatura através da qual os contribuintes podem proceder ao registo e validação imediato de faturas ou consultar as deduções acumuladas.

Através da app todo o processo é mais intuitivo e até é possível validar faturas em massa. A app permite-nos também, a qualquer altura, saber o número de faturas pendentes e as deduções provisórias em IRS.

 

Como validar as suas faturas no smartphone com o e-fatura?

Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.

Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.

Esta nova aplicação, está disponível para download gratuito para Android e iOS. De relembrar novamente que o prazo para validar as suas faturas, relativas a 2020, termina a 25 de fevereiro e, como sempre, só serão consideradas as faturas que tenham sido validadas. Também já pode validar as faturas de 2021.

Homepage: e-fatura
Preço: Gratuito

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Não sei testaram o “registar faturas” mas não funciona. A função do qr code é podermos registar uma fatura que não tenha o NIF. Com esta app usos não é possível. Para se poder registar com qr code a fatura tem que constar o NIF ( caso conste já não se precisar registar porque vai ser automático)

      1. Avatar de Pirata das cabernas
        Pirata das cabernas

        Como tudo OK se os próprios me disseram que isso não é possível? Como consegue registar uma fatura sem NIF através de qr code se não dá? Testou isso?

      2. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        então ja testaram ? para ver se realmente está tudo OK ? ou realemnte a função de registar por QR code não faz sentido neste momento ?

      3. Avatar de João Martins
        João Martins

        Um ano depois e nada foi corrigido. QR Code não funciona e classificação das facturas também dá erro de comunicação. Um desperdício de espaço e de dinheiros públicos

        1. Avatar de RegNit
          RegNit

          Confirmo, tentei hoje e a mensagem foi que só pode registar faturas com o meu contribuinte.

          1. Avatar de RegNit
            RegNit

            trata-se de uma fatura simplificada sem contribuinte, supostamente deveria poder ser associada a meu Nif, para faturas com o meu nif não preciso de nada, já estao no meu portal.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Obviamente só podes inserir faturas com NIF, sempre assim foi.

      1. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        errado, o QR code vem com o propósito de poderes registar uma fatura em que nao tenhas colocado o teu NIF,

      2. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        Sabia que a tecnologia QR Code pode facilitar bastante o seu registo de faturas na plataforma e-fatura? Saiba como e quando vai funcionar este sistema.

        Para os casos em que se esquece de associar o seu NIF às faturas que solicita, saiba que muito em breve poderá fazê-lo através do QR Code que vai passar a figurar nas próprias faturas. Este sistema – para validar faturas com QR Code – entra em vigor em janeiro de 2021 e será obrigatório em todas as faturas

  2. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Encher o tlm de lixo para instalar mais uma App que só se vai usar uma vez por ano? Péssimo conselho e desperdício. Mais vale fazer no browser.

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Lá porque tu usas uma vez ao ano não quer dizer que outras pessoas não a usem mensalmente.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Todos os meses tenho cerca de 50 faturas para corrigir, mal seria se não tivesse uma app e não pudesse corrigir em simultâneo todas. Deves ser daqueles que pensa que o limite do e-fatura são 250 euros, eu tenho sempre um benefício no e-fatura superior a 1500 euros anuais, restauração, saúde, cabeleireiros, reparação automovel, veterinários, educação, tudo conta.

      1. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        a app é como o cu .. cada um tem o seu e cada um uso para o quer .. a app é igual instala quem quer ou quem acha que lhe vai ser vantajoso

  3. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Nem com uma app de terceiros como exemplo conseguiram fazer algo funcional, experimentei quando saiu e continuei a usar a app antiga e-fatura que uso desde 2015 para corrigir todas as faturas de todo o meu agregado familiar em simultâneo.

  4. Avatar de Jorge Barbosa
    Jorge Barbosa

    Uma boa forma da AT estar mais próxima dos cidadãos.. MAS, e é um grande MAS, só permite um use, o que quer dizer que não posso usar a APP para validar as faturas da minha mulher e da minha filha…

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Esperava que alguém comenta-se o facto de nas imagem os gastos serem de 3 milhões , mas enfim…

    Abc

    1. Avatar de Jo
      Jo

      Primeira que notei, mas ninguém comenta…

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Relevante?
      Realmente, importantíssimo, imagine que isso é um “test user” da AT. Já pode ficar descansado!
      Sempre comentários…
      “Efim”, nossa triste realidade

      1. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        de relevante não tem anda porque esses valores quase de certeza que sao para testes.. pois basta ver que nem tem mais despesas a nivel de saude entre outros..

        1. Avatar de Luís
          Luís

          sim, era o que eu dizia…
          Ironia ON!

          Sem dúvida que não será de um contribuinte “regular”, se for, cabe à AT verificar a situação!

    3. Avatar de Peace
      Peace

      Ou tiraram prints da conta do Ricardo Salgado ou então é de uma conta de testes…

  6. Avatar de Peter
    Peter

    Ainda estou indeciso em relação à anterior aplicação que já uso há uns anos.
    Esta efectivamente tem o ponto negativo de apenas dar para um NIF de cada vez, por outro lado, pode ser considerada uma segurança de privacidade.

  7. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Evito facturas ao máximo.
    Supermercado? Conta paga em dinheiro. Quer número de contribuinte? Não.
    Combustíveis? Pago em dinheiro. Quer factura? Não.
    Manutenção dos carros? Oficina aqui de um amigo. Factura? Nem pensar…

    Etc e mais etc.

    Factura só mesmo quando tem que ser.

    Recebi um mail qualquer da AT sobre isso de validar e facturas.
    Não li para além do título….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      És o maior da tua aldeia entao 🙂

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Podemos ser como ele?
        Queria muito… é de facto um Boy!

        Não entende onde vive, e como vive!
        Faturas = evitar ao Maáximo!

  8. Avatar de Ricardo B.
    Ricardo B.

    Eu uso esta app (https://apps.apple.com/pt/app/efatura/id689418817?l=en) há bastante tempo e tem funcionado bem. Alguém que tenha usado as 2, pode aconselhar qual a melhor?