Vacinação: Portugal está a vacinar 1 pessoa em cada 20

65 Comentários

O processo de vacinação contra a COVID-19 decorre à escala mundial. Em Portugal o plano de vacinação foi definido, no entanto, o consenso sobre os grupos prioritários quase nunca reuniu consenso. Para complicar toda a idoneidade do processo, algumas vacinas foram administradas a pessoas não prioritárias.

Quer acompanhar a evolução da vacinação em Portugal e no mundo? Saiba onde o pode fazer.

Vacinação: Portugal está a vacinar 1 pessoa a cada 20


Em Portugal as informações sobre os números da vacinação são revelados à comunicação social pela DGS ou então podem ser consultados via página do Facebook do Serviço Nacional de Saúde. Na informação partilhada é normalmente indicado o número total de doses administradas e também o número de vacinas administradas por casa dose.

Informação sobre vacinação no site ourworldindata

À escala mundial podemos consultar os números da vacinação no site ourworldindata. O site passou a disponibilizar essa informação, tal como já o fazia anteriormente para novos casos da COVID-19, mortes, testes, etc.

No site é possível saber o número acumulado de testes em cada país por cada 100 pessoas. Além do valor acumulado, é possível definir outros intervalos, como, por exemplo, os últimos 7 dias ou então o número de testes diários. Do lado esquerdo podemos escolher quais os países que devem ser apresentados no gráfico.

Passando o cursor sobre o gráfico, podemos saber, para cada país, o número de pessoas vacinadas por cada 100. Por exemplo, Portugal vacina atualmente 5 pessoas por cada 100 (ou 1 a cada 20).

Segundo informações recentes,  o Ministério da Saúde conta vacinar esta semana mais 143 mil pessoas e 27.500 vão receber a 2.ª dose. Portugal é o 31.º país com mais doses por 100 habitantes: 5,4. Ainda assim, longe de Gibraltar, onde já foram administradas mais de 77 doses por cada 100 habitantes ou Israel (76,25 por cada 100 pessoas).

Portugal tem definidas 3 fases:

Fase 1

  • A partir de dezembro de 2020:
    • Profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes
    • Profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos
    • Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares
    • Profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
  • A partir de fevereiro de 2021:
    • Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
      • Insuficiência cardíaca
      • Doença coronária
      • Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min)
      • (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração
    • Pessoas com 80 ou mais anos de idade

Fase 2 (a partir de abril de 2021)

  • Pessoas de idade ≥65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente)
  • Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias:
    • Diabetes
    • Neoplasia maligna ativa
    • Doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min)
    • Insuficiência hepática
    • Hipertensão arterial
    • Obesidade
    • Outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico

Fase 3 (em data a determinar após a conclusão da segunda fase)

  • Toda a restante população elegível, que poderá ser igualmente priorizada.

Números da Vacinação

Leia também…

COVID-19: Simulador de vacinação para quem tem mais de 50 anos

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Nos outros paises ja estao 60% vacinados e em Portugal ainda nem nos 10% chegamos, que republica das bananas e este pais!

    1. Avatar de jimmypt
      jimmypt

      Qual é o pais que já tem 60% das pessoas vacinadas?

      1. Avatar de PT
        PT

        Israel até ja tem mais de 70%, Emiratos Arabes, EUA, UK, toda a gente esta a nossa frente! Votem no Costa e na esquerda que qualquer dia somos uma colonia espanhola

        1. Avatar de Negaste_mas_agora_choras
          Negaste_mas_agora_choras

          Não temos € e somos um país pequeno para tudo é o que tu sempre choras, mas agora achas que nas vacinas vamos ter mais dinheiro que Israel, Emiratos Arabes, EUA, UK…

          É cada artista que aparece aqui. xD

          Estudasses pá!

          1. Avatar de ernez
            ernez

            Exatamente, não temos dinheiro e compramos a vacina mais baratinha, que neste momento está com problemas quanto à sua eficácia, para pessoas com mais de 65 anos e que era suposto ser a administrada nesta segunda fase, agora é esperar e aguentar!

          2. Avatar de Negaste_mas_agora_choras
            Negaste_mas_agora_choras

            @ernez

            Que mentiroso! A vacina mais barata? Só tens administrado vacinas da Pfizer que é a mais cara.

            Estudasses pá!

          3. Avatar de Zé Maria
            Zé Maria

            Somos pobres, gostamos de ser pobres e insistimos em continuar pobres.
            Que é aquilo que temos desde 1974.
            Quando se quer aplicar teorias do século 19 no século 21 e num mundo globalizado, o resultado só pode ser um, mais pobreza.
            Quando os (des)governos não criam riqueza só podem distribuir pobreza.
            Quem cria riqueza são as Empresas, ao Estado compete gerir o dinheiro dos impostos que é do Povo, que como sabemos temos impostos muito altos, e é muito mal gerido.
            Veja-se o caso da China (ditadura Comunista), um País dois sistemas, ou seja viram que há dinheiro a ganhar no mercado Global (capitalismo), até eles entenderam a Globalização, nós aqui, estamos sempre de mão estendida na Europa, caminhando para os mais pobres da Europa.
            Qualquer Português que queira ter uma vida condigna emigra, e emigram para aqueles países ditos “capitalistas”, não emigram para a Venezuela, Cuba e afins, porque será ?

            Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

            Se não alterarmos o caminho, seremos mesmo os mais pobres da Europa.
            Como dizia alguém: “Somos os melhores”, acrescento eu: “dos piores”.

            Se estudasses, entendias o que está em causa no futuro de Portugal.

          4. Avatar de estudasses
            estudasses

            nao temos dinheiro por sermos mediocres….nao por sermos pequenos….estudasses ke fazia-te um mapa…mas ja vi que nem com estudos vais la….

        2. Avatar de Tuga
          Tuga

          Portugal tem taxa de vacinação superior à média europeia. TEns toda a informação ao teu alcance, mas preferes a falácia.

        3. Avatar de Petrus
          Petrus

          A aquisição e distribuição de vacinas nos países da UE é da responsabilidade da UE e não dos países que a integram. EUA, Israel e RU, simplesmente pagaram-nas mais caro e, por isso, adiantaram-se à Europa. O que é estranho é Israel, com tanta gente vacinada e estar a ter tão grande número de novos contágios!

          1. Avatar de frangoassado
            frangoassado

            a vacina nao previne tanto os contagios como tu pensas…mas evita casos mais graves mesmo que as pessoas apanhem, como ja foi mostrado em estatisticas que avançaram de pessoas com vacina que apanharam e das pessoas que nao tinham as vacinas que apanharam. quanto mais cobaias tivermos melhor.

          2. Avatar de Tuga
            Tuga

            Falso. Os números estão em decréscimo.

      2. Avatar de GM
        GM

        Certamente Israel. Mas o Pipoca também não está bom da moleirinha, pois não podem ser administradas vacinas que não chegaram ao País. Temos recebido muito menos vacinas do que inicialmente previsto. Pelo que tenho acompanhado, as vacinas recebidas estão todas administradas salvo aquelas reservadas para administrar a 2ª dose dentro do prazo às pessoas que receberam a 1ª dose. Isto, dito pelo Sr. Vice-Almirante.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          O problema ainda maior é que elas chegam. Mas “metades” são administradas a quem ainda não tem direito a elas por agora, e apontam nos relatórios que “sobrou”. A maioria dos portugueses está bem para o governo que escolheram.

          1. Avatar de Tuga
            Tuga

            Isso de deitar coisas para o ar sem o mínimo de responsabilidade é realmente uma coisa muito tuga (a histórica maledicência). Até parece que as vacinas ditas “desviadas” davam para vacinar todos aqueles que estão à espera da dita…

          2. Avatar de Negaste_mas_agora_choras
            Negaste_mas_agora_choras

            Sim Filipe, felizmente este não deve ter sido eleito por ti.
            Se fosse seria um governo negacionista e já teriam morrido uns 500mil.

          3. Avatar de Zé Maria
            Zé Maria

            Caro Tuga
            Maledicência ?
            Não deves ler muito, é só ler aquilo que aparece na comunicação social.
            A questão não é se dá, ou não dá, para vacinar aqueles que estão à espera.
            É o nível de exigência e rigor que se espera e exige do Estado, somos todos Cidadãos, e devemos ser tratados de forma igual, conforme o Plano delineado pelas autoridades.
            Quando o nível de exigência é baixo, não se pode esperar grande evolução nem do Povo nem do País.
            E ver que o Povo desculpa as incompetências, não vamos longe como País.
            Só assim de justifica

          4. Avatar de Tuga
            Tuga

            Caro Zé MAria, sê sério nas tuas conclusões e terás a minha concordância. Aquilo que leio ou não leio, só a mim me diz respeito. Aquilo que tu fazes é generalizar. Não sei o que tu andas a ler. Mas digo-te que estas polémicas estão demasiado empoladas por que estão ao serviço de interesses políticos. Porque é que achas que acabaram por colocar um militar à frente do plano que está em marcha ? Já viste o interesse politico criticar os militares ?

          5. Avatar de Zé Maria
            Zé Maria

            Caro Tuga
            Já deu para entender que és Doutorado em Redes Sociais, não tenho sapiência para te acompanhar , cada um na sua onda 🙂

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens um país, um único país nessa situação (Israel) e depois vens para aqui largar postas de pescada, com que objectivo ?

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Esta gente deve ser paga para andar a espalhar m**** pela internet. Para esses é que a internet deveria ser controlada. A cada dia que passa esta malta comprova que a ignorância e a estupidez além de andarem de mãos dadas, não tem qualquer limite.

  2. Avatar de Nuno T.
    Nuno T.

    Dizer “está a vacinar 1 pessoa a cada 20”, não faz muito sentido em português. A descrição seria que se VACINOU 1 pessoa EM CADA 20 pessoas em Portugal.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Tb achei isso estranho

    2. Avatar de j
      j

      Mas quis dizer 20 em cada, e não 20 em Portugal todo. Isso assim está muito lento.

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    O titulo da noticia não deveria ser 1 pessoa em cada 20 ao ter “a” dá ideia que o 20 seria uma unidade de tempo (minutos, horas)

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não compliques. O título fala em pessoas não penses noutras unidades.

  4. Avatar de Maria Jo
    Maria Jo

    Portugal está a vacinar 1 pessoa a cada 20 quê ?

    1. Avatar de GM
      GM

      A unidade em causa é “pessoas”.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      como se diz na minha terra, para bom entendedor meia palavra basta 😀

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      O eterno problema dos títulos aqui. Precisam de contratar alguém para fazer os títulos.
      Agora corrigiram e não ficou muito melhor, digamos que ficou com pessoas a mais.

  5. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Tens bom remédio… 🙂

  6. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Enquanto existirem 70000 milhões de perfis online portugueses, a exigir que o governo faça como Israel, Alemanha, EUA e Holanda (que adquiriram 260 milhões de vacinas por “baixo da mesa”, pagando até 800 vezes o preço negociado pela UE), não há nada a fazer. Pela quantidade de perfis online que partilham estas porcarias, nota-se a razão do Chega já aparecer com 26% de intenções de voto na maioria das sondagens…

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Quantos mais estiverem vacinados, menos eu preciso.

      1. Avatar de ernez
        ernez

        Se todos pensarem assim, estamos feitos…

      2. Avatar de j
        j

        Menos precisas ok, depois não te quero ver no caixão no próximo inverno.

        1. Avatar de Tuga
          Tuga

          Pois, realmente vocês é que não percebem nada. Se se alcançar a imunidade de grupo, sem eu me vacinar, então já não precisarei da vacina. É simples.

          1. Avatar de scp
            scp

            Por um lado tens razão por outro não. Quando o país reabrir e voltarem os turistas sem nenhuma restrição, apesar de a maioria portuguesa estar vacinada mas um turista qualquer poder infetar-te já é razão mais que suficiente para a população ser vacinada por inteiro e não parar quando se chega aos 70%. Porque 70% de todos os países faz com que uma camada de cada país que não foi vacinada chegue cá e infete os 30% de portugueses que não foram.

          2. Avatar de Tuga
            Tuga

            Mas não estão todos os países a vacinar ? Essa conclusão é pouco lógica. Quantas mais barreiras houverem menos o vírus passa e os não vacinados ficarão também eles protegidos. Tens a certeza de que estás vacinado com todas as vacinas que existem ???

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      70.000 milhoes de perfis portugueses? Onde foste buscar esse número fantástico?

      1. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        Chama-se Ironia

  7. Avatar de Jota
    Jota

    No primeiro minuto da vacinação, acho que era 1 para 10 milhões!

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Estás a esquecer que antes de iniciar a vacinação, já havia sobras de vacinas.
      Refaz lá as contas sff.

  8. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Portugal em termos de vacinação não está assim tão mal.Não está entre os melhores,nem entre os piores.
    Quem vem dizer o contrario,age de má fé.
    Deixo aqui o link com informação detalhada sobre a vacinação:
    https://ourworldindata.org/covid-vaccinations

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Não vale a pena. Preferem a má língua. O Pplware informa e os comentários desinformam a ponto de já ninguém se lembrar do artigo.

      1. Avatar de Vítor M.

        Estás enganado. Os artigos ficarão, os comentários errados são derrubados pelas evidências.

        1. Avatar de Tuga
          Tuga

          Estou e não estou, Vítor. Claro que o artigo fica. Mas infelizmente vives num mundo em que o vosso trabalho é efémero. Eu sei que quando lês os comentários que aqui aparecem a tua primeira observação/pensamento é :”Esta gente não lê nada”. Estou certo?

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Qual a dúvida Tuga?

          2. Avatar de Vítor M.

            Percebo o teu ponto de vista, mas… pela experiência, que já vai sendo alguma, sei que “alguns” falam e escrevem uma coisa e fazem outra 😉 e a base é o que leem e não o que dizem. Mas, é sempre importante combater o que está errado, mesmo que seja dito num comentário informal.

          3. Avatar de Zé Maria
            Zé Maria

            “Mas infelizmente vives num mundo em que o vosso trabalho é efémero.”
            E eu a pensar que tudo neste mundo era efémero.
            Afinal é só o trabalho (modo geral).
            Já aprendi alguma coisa hoje, obrigado.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Então, mas a fonte é a mesma, qual a dúvida?

      1. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        Acredito que seja para aqueles que só vêem ler a secção dos comentários

  9. Avatar de j
    j

    Só 20 a cada uma? Deviam estar todos os centros de saúde e dos hospitais a trabalhar só nesta parte.

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Também deves pensar que a cada esquina está um enfermeiro ou que existe em Portugal um armazém a transbordar de vacinas, quando estas vão chegando a conta-gotas. Oh santa paciência.

      1. Avatar de Zé Maria
        Zé Maria

        Mas não foi isso que o Governo deu a entender ?
        Eu até recebi um SMS em 26-12-2020 (possivelmente todos nós), a dizer:
        “Vacinação começa amanhã. Vacina facultativa mas recomendada e gratuita.
        Aguarde contacto do SNS. ANEPC”

        Com esta mensagem pode-se depreender que há vacinas para todos, ou era só propaganda politica gerada pelos Spin Doctors do Governo ?

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Não há vacinas suficientes para o que sugeres. Ou achas que temos vacinas como batatas?

  10. Avatar de oiiiii
    oiiiii

    Ora Viva
    Não sei se sou só eu que vejo este problema (se é que o é), mas… como será com aquele pessoal que é contra as vacinas, os que acreditam que isto são teorias da conspiração para criar a nova ordem mundial, controlo de população, Bill Gates com microchips etc,etc… Será possível atingir a imunidade de grupo existindo uma fatia da população que não aceita ou não quer ser vacinado? Perdoem a minha ignorância neste tipo de assuntos, mas como não percebo nada disto deixo aqui a questão caso alguém me consigo esclarecer
    Cuidem-se

    1. Avatar de BC
      BC

      Aquele pessoal que é contra as vacinas não vai durar muito tempo, pois quase que aposto que a vacina vai tornar-se obrigatória para viajar para certos países (como já acontece para outras doenças), para trabalhar (como já pedem na Medicina do Trabalho – tuberculose, hepatites, etc), para colocar as crianças nos infantários, escolas, etc.
      As pessoas podem ser contra a vacina à vontade. Mas não irão muito longe, felizmente.

  11. Avatar de Algo
    Algo

    Eu sou contra a vacina e não culpo quem não queira ser vacinado.

    Já li e vi vídeos e li de testemunhos de pessoas que estão atualmente a lidar com os efeitos secundários das vacinas contra a Covid e tiveram familiares que morreram horas após a vacina ter lhes sido administrada.

    Um vereador da câmara de Lisboa demitiu se após ser vacinado contra a Covid. Eu prefiro não tomar.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      “Um vereador da câmara de Lisboa demitiu se após ser vacinado contra a Covid”
      Deve ser algum efeito secundário da vacina.
      Se assim for, seria melhor vacinar toda a classe política em 1º lugar.

      1. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        deveriam de ser logo considerados como grupo de risco máximo 😀

    2. Avatar de BC
      BC

      Parei de ler em “Vi vídeos”.
      Está explicada a tua opinião.
      Obrigado e bom dia.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim, a vacina pode ter efeitos secundários, daí teres de ficar no centro de vacinação sob vigilância de um médico durante meia hora, no entanto morrer não é um caso comum. Há que entender que estão sempre a morrer pessoase se aconteceu alguém morrer depois de ter levado a vacina isso não significa que esteja directamente relacionado. Mas se preferem dar importância aos factos menos prováveis e refutar todos os restantes força. Aposto que não vais ao mar porque já morreram pessoas afogadas lol

  12. Avatar de Rui Jorge
    Rui Jorge

    Mais uma vez, Portugal o país da vacinação devagar e devagarinho. Falta de planeamento a tempo e horas, médicos empenhados a verificar listas e listas de candidatos à vacinação. Que vergonha. Não nos podemos comparar com nenhum outro País. Por este andar, a tão falada segunda fase de vacinação só para o ano. É triste mas dá para rir. Falta de visão, de estratégia, enfim o Portugal a que estamos habituadas. Lá vacinaram os políticos, agora vamos esquecer o problema e continuar com a nossa vidinha, devagarinho, como sempre….

  13. Avatar de leandro
    leandro

    Até o Brasil já fascinou 7 milhões de pessoas rsrs e Portugal nada!