VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

12 Comentários

A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar o mundo da computação. Através desta tecnologia é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.

Uma das plataformas mais populares é da VMWare! A ferramenta VMWare Fusion pode ser usada gratuitamente.

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos


A VMWare é uma das marcas de referência no mundo da virtualização. O VMware Fusion é um software desenvolvido pela computadores da marca da maça.

Este software permite que Macs baseados com CPU Intel executem sistemas operativos como o Microsoft Windows, Linux, NetWare ou Solaris em máquinas virtuais, juntamente com o sistema operativo Mac OS X usando uma combinação de paravirtualização, virtualização de hardware e recompilação dinâmica.

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

A empresa disponibiliza uma versão gratuita de um dos seus produtos para uso não comercial. Para tal basta que aceda ao site da VMWare, faça o registo e depois receberá um serial number para registar a ferramenta. Assim tudo funcionará na legalidade e de forma gratuita!

Principais características do VMWare Fusion

  • Grátis para uso pessoal
  • Permite testar e executar qualquer tipo de sistema operativo
  • Interface muito simples e organizada
  • Possibilidade de converter a nossa máquina, numa máquina virtual

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

Sendo uma versão grátis para uso pessoal e tendo em conta a qualidade, é sem dúvida uma boa aposta. Para macOS uma das melhores é sem dúvida o Parallels, no entanto, é paga.

Esta ferramenta está bastante otimizada para o sistema operativo da Apple, tirando partido também de todos os recursos ao nível da máquina, como, por exemplo, suporte para a Touch bar, suporte para Retina Display, etc. Podem saber mais no artigo seguinte.

VMWare Fusion

Leia também…

Parallels Tools: Virtualize o Ubuntu no seu macOS e tenha o melhor desempenho

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paco
    Paco

    É pena ainda não estar optimizado para MacBooks com chips M1 Apple Silicon.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Trata-se de uma noticia “fora de tempo” pois mostra uma realidade “X86 e X64”, que em breve desperecerá do universo Apple.
      O Parallels é pago, mas baseia-se num conceito totalmente diferente que integra a VM, com o próprio sistema MacOs, permitido até reduzir o espaço da VM.
      Por exemplo eu tenho uma VM Windows no Mac M1, em que a VM partilha o mesmo utilizador e as mesmas impressoras do MAC.

      1. Avatar de Paco
        Paco

        Deduzo então que tenhas o Parallels. Como é o funcionamento no M1 ? vale a pena adquirir ou devo esperar que que optimizem o Fusion? Tenho algumas vm’s Windows que precisava usar no MBP M1. Thanks

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Tenho o Parallels (Tecnical Preview), com uma versão “insider” do W10 ARM.
          Infelizmente não resolve o meu problema porque muito do que eu uso não funciona bem em modo emulação no W10 ARM, mas fiquei cliente do Parallels e vou comprar logo que exista a versão oficial pare M1.
          A outro nível, em virtualização de servidores, para o que eu faço a VMware é imbatível.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito bom. É o que eu uso quando preciso de correr algum software específico para o Windows.

  3. Avatar de Hilário
    Hilário

    Lol os m1 são tão bons que nem se pode fazer um dual boot com windws ou Linux.
    Em 2021? É de rir para os meus amigos programadores que enchem a boca aa dizer que Apple é melhor PRa programar porque tens o melhor dos 3 mundos.. Só tenho a dizer… Por virtualização? Também tenho o melhor dos três mundos no meu elementeryos com o virtualbox.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Programar mo M1, para já é uma grande incógnita. Ao contrario do que se pensa a maior parte da programação feita neste mundo não são Apps nem Sites, sem Web Apps.

    2. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Já há quem tenha feito boot em Linux no “M1”.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Sim. Mas são versões Linux para processadores ARM, que não são bem a mesma coisa.
        No dia que alguém conseguir correr uma VM X64 no M1, aí sim vou ficar satisfeito.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          Mas porque carga de água iria correr Linux numa “VM X64” (emulador) no M1? Um emulador coloca vários problemas em termos de performance. Havendo várias distros Linux em ARM, e muitas podendo ser compiladas para ARM, não faz muito sentido. Se tens alguma aplicação Linux que precisa de correr em x64 mais vale ter um bom emulador dentro do Linux nativo, seria mais eficiente.
          E digo mais, se a questão colocada é fazer boot em Linux nunca se poderá falar numa versão X64 ou VM.

    3. Avatar de GreenTuxer
      GreenTuxer

      Se ainda falasses em libvirt, ainda falávamos de uma performance decente, agora virtualbox? Está várias ligas abaixo de parallels, libvirt e outros.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa dica! Tenho a licença do Parallels a acabar e não me estava a apetecer renovar novamente. Já fui Cliente VMWare e funciona também bem, apesar de gostar mais do Parallels.