Elon Musk admite que Tesla tem problemas de qualidade nos seus carros elétricos

43 Comentários

Apesar de todos os cuidados que a Tesla tem na produção dos seus carros, existem casos bem documentados de problemas. Nem sempre estas situações são reconhecidas e admitidas pela marca, que prefere ignorá-las.

O cenário parece ter mudado e foi o próprio Elon Musk que admitiu que os carros elétricos da Tesla têm problemas de qualidade. Este desabafo surgiu numa entrevista e revela que afinal muitas das situações reportadas não são fictícias ou falsas.

Elon Musk Tesla qualidade problemas carros elétricos

Os conhecidos problemas de qualidade da Tesla

São conhecidos casos bem concretos de problemas com a construção dos carros da Tesla. Ainda que pontuais, estas situações revelam que a marca de Elon Musk nem sempre tem o cuidado necessário nos processos de fabrico. Estes não eram esperados, mas a verdade é que acontecem.

Um dos maiores críticos da Tesla e de Elon Musk tem sido Sandy Munro. Este engenheiro desmontou o seu Tesla Model 3 há alguns anos e criticou muito a marca. A comparação foi tal que na sua opinião este carro elétrico era “comparável a um Kia de 1990”.

Elon Musk reconheceu falhas nos veículos da Tesla

Estes dois adversários e críticos encontraram-se agora e numa entrevista conversaram sobre muitos temas. Claro que um deles assentou sobre os problemas de qualidade nos carros elétricos da Tesla. Curiosamente Elon Musk concordou desde o início e reconhecem os problemas de construção dos seus carros.

O homem forte da Tesla explicou ainda a razão para estes problemas de qualidade. Ao aumentarem os níveis de produção, acabam por encurtar a duração de alguns processos, que acabam por ser a razão para que as falhas surjam.

Elon Musk Tesla qualidade problemas carros elétricos

O melhor momento para comprar estes carros elétricos?

Um exemplo foi dado numa questão que recebe muitas vezes. Qual a melhor altura para comprar um Tesla. A resposta de Elon Musk aponta para o início das vendas ou apenas depois dos processos de fabrico atingirem o seu pico máximo. Os carros elétricos fabricados durante o aumento da produção acabam por ser os que mais problemas trazem.

Esta admissão é importante e revela muito mais sobre a Tesla e os seus carros elétricos. A marca tem tentado contrariar estes momentos, mas poderá ainda ter de melhorar em muitos aspetos. Com a Cybertruck a chegar e a Gigafactory de Berlim quase pronta, há aqui muito espaço para corrigir problemas.

Tesla confirma problemas: Tesla Model 3 não aguenta a tempestade

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E novidades, não?
    É natural isso acontecer é uma marca nova, não podemos comparar as grandes marcas Alemãs, já têm muitos anos de evolução e também muitos fracassos.
    Acho alguns modelos da Tesla muito bonitos mas muito caros para o carro que é, neste momento o mercado eléctrico ainda precisa de maturação para ser uma boa aposta, principalmente neste segmento de preços da Tesla, mas acredito que o futuro é eléctrico, mas com outro tipo de tecnologia que não as baterias como temos actualmente.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Sem dúvida, a questão é que o motor a combustão já evoluiu o que tinha para evoluir, enquanto as baterias só agora estão a evoluir e como produto tecnológico que é, têm um potencial de crescimento enorme… E quem fala em baterias fala em carregadores e na própria produção de energia (limpa). Há muito ainda por onde crescer!

      1. Avatar de lunatic
        lunatic

        E só de pensar que na revolução industrial os veículos elétricos surgiram primeiro que os de combustão interna, imaginem o avanço tecnológico se a humanidade tivesse apostado na eletrificação nessa altura.
        Agora dá para perceber que foi um erro histórico apostar nos motores de combustão interna com a sua fraca eficiência e com o impacto ambiental que isso acarreta.
        Cump.

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Podia ter sido um avanço tecnológico para a humanidade se se tivesse apostado na electrificação automóvel, mas a situação é que houve um grande avanço económico para a potência mundial que preferiu apostar em combustão interna. É a lei da selva humana.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Ja foi uma “guerra” para retirarem o chumbo dos combustiveis na altura, nem havia noção da poluição causada. E juntas isso ao aumento enorme da população no sec XX… e claro a riqueza que o petróleo deu e da a paises que nao tem muito mais fontes de dinheiro

        3. Avatar de acs
          acs

          Não fales besteiras. Primeiro não tínhamos meios para criar materiais que temos agora, nem maquina para produzir baterias, nem micro-computadores para manter as baterias à temperatura ideal. Nem agora com a tecnologia que temos ainda conseguimos ter baterias que funcionam bem em qualquer tipo de tempo. Nem meios para produzir e transportar eletricidade para longas distancias e de forma segura.

          O petróleo foi a decisão certa porque era e é fácil de “produzir”, o abastecimento é feito em 1 minuto, fácil de transportar e os residuos usados para criar novos tipo de materiais e produtos que ainda hoje são úteis até em carros eletricos.

          Se não fosse o petróleo ainda estávamos uma décadas atrás a nível tecnológico. Se é o futuro como combustivel de transporte? Não mas foi o que levou a humanidade a a grandes feitos.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Prender um pára-choques de maneira a ele não cair quando chove é natural por ser uma marca nova?
      Só podes estar a brincar.

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    A qualidade é sempre um conceito subjetivo. Bastará ler os comentários que se seguirão ao meu…

  3. Avatar de TT
    TT

    Não acredito! Há tanto fanboy que diz que não, e bem agora o Elon dizer o contrário! Oh Elon… porra!

    1. Avatar de RC
      RC

      Onde? Prove lá isso, eu frequento o grupo da tesla, não tenho tesla e é lá que vejo os problemas relatados, mas a tesla é a marca mais odiada e a mais adorada, por isso ter já superado todas em termos de valor.

      1. Avatar de TT
        TT

        Eu não tenho que te provar nada, mas como te estás a armar em parvo, Vai à notícia deste mesmo site sobre os resultados financeiros da tela e já vês… Fanboy

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Acabei de ir e não encontrei ninguem a dizer “A tesla não tem problemas de qualidade nenhuns”, sabes um fanboy tem sempre uma conotação negativa mas as empresas que os têm e são raras, têm todo o mérito em tê-los se criares uma empresa que tem fanboys estás a ir no bom caminho porque quer dizer que muita gente acredita a tua mensagem e denfende-a como se fosse sua e são raras as empresas que conseguem isto tens os casos da apple e da tesla, mas isto não quer dizer que não possas ver as deficiencias dessa empressa é obvio que a tesla focou-se muito mais noutros aspectos e deixou a qualidade para tras. E com isto quero dizer que não tem mal nenhum seres um “fanboy” de uma empresa mas agr tem algum mal gostares e acreditares numa mensagem de uma empresa eu gosto da tesla e já gostei em tempo da apple agr não gosto porque acho que perdeu tudo o que era quando o steve jobs morreu e by the way é muito pior ser haterboy que fanboy

        2. Avatar de RC
          RC

          O que tem a ver resultados fianceiros com o valor da marca ?

          Só tem de ver o valor de mercado dela, vale mais que todas as outras marcas juntas.

      2. Avatar de Raul Leal
        Raul Leal

        isso do valor e so porque as pessoas adoram “jogar” na bolsa. o valor da Tesla nao e mais que uma bolha económica! nunca uma empresa que vende meio milhão de automóveis por ano poderia valer mais que as marcas que vendem 8 ou 9 milhões! é simplesmente ridiculo.

        E so uma questao de tempo de a VW ou Toyota começarem em força. o único problema e que a Tesla ja açambarcou as reservas de litio e ira começar a faltar para as restantes marcas. e ai que reside o real valor da Tesla: a produção de baterias. mas nao justifica o valor que lhes atribuem.

        1. Avatar de RC
          RC

          Então se eu comprar 100% das ações da empresa pelo valor de mercado , quem fica dono da tesla ?

          Quando esses começarem com força já a tesla tem força a mais, é como a coca cola, entre muitos outros exemplos, quem começou primeiro e detém a experiência e o desenvolvido da tecnologia só fica para trás se “adormecer”.

          Toyota ? Toyota está entretida com os dinheiros do governo japonês e de empresas privadas a investir em hidrogénio, esta sim, a maior tanga de todos os tempos.

          Qual valor ? Justifica porque são os únicos que sabem fazer carros elétricos, as restantes marcas sabem meter motores e baterias dentro de carros a combustão. Essa é a grande diferença.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Não é novidade para ninguém que adore carros e tecnologia que os Tesla têm problemas de qualidade de montagem e pintura. Uns melhores, outros piores…. agora o que é importante é perceber o que a Tesla fez ou está a fazer para melhor isso…. e aí não se pode dizer mal, ano após ano têm melhorado e reduzido consideravelmente estes problemas! São uma marca nova no mercado, com todos os problemas de crescimento que daí advêm… Muito pior são marcas com 50 ou 100 anos lançarem para o mercado ano após ano carros com problemas ridículos e persistentes modelo após modelo!
    Acho simplesmente ridículo o fanatismo da malta do Aço face aos elétricos e vice versa, assim como acho ridículo os fanáticos por causa do Android/Apple…. Cada um compra o que quer e o faz feliz!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Completamente de acordo, quanto as guerras da Android VS Apple ou outra guerra qualquer.
      Quem gosta de carros deve de se lembrar o pior carro que a Porches fez, uma autentica desgraça o 924, e não é por isso que deixou de ser das marcas mais apetecidas de carros, o importante é aprender com os erros.
      Embora adoro carros e motas, mas não consigo comprar um carro ao preço de uma casa, nada contra quem compra é uma opção, a casa valoriza o carro desvaloriza.
      Tenho um colega que diz, o que as pessoas me vêm a passear na rua é com um bom carro, não com uma boa casa. 🙂

    2. Avatar de Matreco
      Matreco

      As marcas com 50 ou 100 anos também lançam carros com novas tecnologias que são susceptíveis a terem problemas. Essa constatação era válida se andassem há 100 anos a vender o mesmo modelo. O meu problema com a Tesla é muitos andarem a vender a marca como se fosse a última bolacha do pacote, quando na verdade, e precisamente por ser uma marca nova (e em consequência muito atrás na curva de aprendizagem de savoir faire em relação a construtores “tradicionais”), ainda apresenta muitas falhas ao nível da qualidade.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Queres comparar a instrudução de novas tecnologias nos carros com um carro inteiro? A tesla teve de fazer as suas linhas de produçao de raiz teve de contratar pessoas para trabalhar nesse processo inteiro, queres comparar uma marca introduzir uma nova tecnologia na linha de montagem isso é uma migalha, agr pede a mercedez para criar uma linha de montagem para fazer avioes achas que não vão ter problemas ? fizeste uma comparação totalmente sem sentido. Quanto à tesla acho que foi a unica que realmente conseguu andar com isto para a frente no que toca à mobilidade eletrica como a apple fez nos smartphones mas claro que tem falhas enormes na qualidade coisas que ao fim destes anos tambem já nao deviam ser admissiveis mas claramente a tesla tentou melhorar muitos as aspetos e esqueceu-se da qualidade esperemos que seja para breve

        1. Avatar de Matreco
          Matreco

          O que é que estás a querer dizer então? Que como a Tesla é nova no mercado e impulsionou o mercado dos VE, não faz mal ter falhas, é isso? É óbvio que a Tesla tem problemas de qualidade por ser um novo player, esses problemas eram expectáveis e fazem parte da história de qualquer empresa em qualquer ramo de actividade. Raios, se até as marcas “tradicionais” os têm como foi dito acima, porque não haveriam eles de ter? Não são esses problemas que chateiam, o que chateia é haver muita malta acéfala que jura a pés juntos que não, que eles são diferentes e que os problemas nos Tesla são apenas invenções de invejosos.

          1. Avatar de RC
            RC

            Claro que faz mal, o mal era se não as corrigisse, que se saiba em todas as marcas fazem asneiras, e não é difícil dar com elas, vá ao portal da queixa e veja as queixas que aparecem de coisas ridículas, como motores novos a falhar e os próprios concessionários não conseguirem resolver, motores que duram 80 mil kms e são sucata, portas desniveladas, pintura, enfim, tal como acontece na tesla, a diferença é que a tesla está na boca do mundo, por isso qualquer defeito é um bicho.

            Consulte este site e veja o numero de comentários que têm os artigos tesla com os não tesla. LOL

            PS: Não tenho tesla, nem pretendo comprar nenhum, pelo menos para já, estou serviço de veiculo electrico desde 2007.

        2. Avatar de Leto
          Leto

          Contratou barato…tivesse ido buscar engenheiros, por ex:, à Lexus. Aparentemente dinheiro não é problema…

          1. Avatar de RC
            RC

            Foi buscar à Lotus, por exemplo, entre outros engenheiros “bem caros” de outras marcas.

          2. Avatar de Leto
            Leto

            Bela escolha !
            Não é propriamente reconhecida pela qualidade ou quantidade dos seus produtos, mas mais pelas vezes que muda de dono pra evitar o desaparecimento.
            Já foi de Ingleses, Americanos, Italianos, Malaios, agora Chineses…

          3. Avatar de RC
            RC

            Tal como acontece com a lamborghini e ferrari, também já tiveram vários donos.

          4. Avatar de Leto
            Leto

            Continuas a escolher belos exemplos de qualidade…
            A questão é que a Tesla, de forma consciente, decidiu fabricar rápido e deixou, porque assim decidiu, a qualidade para 3° plano…Não sabia construir nem se preocupou muito com isso. Espero que resolva.
            A inovação que trouxe merece melhores produtos.

          5. Avatar de RC
            RC

            A tesla tem um produto com qualidade de acordo com o preço que oferece, mais nenhuma marca consegue preços tão baixos com as características que apresenta.

          6. Avatar de RC
            RC

            Já agora, também foi buscar um engenheiro de interiores à volvo. lol

          7. Avatar de Leto
            Leto

            Concordo que em tecnologia é claramente superior no seu segmento. Mas não digas isso no que toca á qualidade de construção/montagem e materiais…nestes aspectos vale tanto como um carro que custa metade do preço ou menos.
            São problemas que a Tesla pode e deve resolver e assim espero.

          8. Avatar de RC
            RC

            Acho que ainda não entendeu o meu ponto, qual é o carro então com as mesmas características que um tesla, só de autonomia, eficiência, distribuição de supercarregadores a custar o mesmo ? ou um pouco mais, já que tem mais qualidade.

          9. Avatar de RC
            RC

            Já agora, desde quando é que a tesla prometeu a ser uma marca do estilo premium e de qualidade top ?

            O que eles sempre quiseram foi lançar carros que as pessoas queriam para o mercado, e conseguiram.

          10. Avatar de Leto
            Leto

            A falta de qualidade que se fala nesta artigo é de construção. E admitidos pela marca.
            Porque assim decidiram que iriam construidos.
            Não precisa ser premium nem top para ser melhor do que está…

          11. Avatar de Leto
            Leto

            Como já várias vezes foi descrita a estratégia da empresa :
            ” Deliver now Fix later”

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Noticia pouco relacionada com a entrevista.. o Munro analisa quase todos os carros electricos que estão no mercado. E se é verdade que criticou a Tesla no passado tambem na mesma altura indicou não perceber bem o porque das soluções usadas nesses carros. Algo que na entrevista Musk explica “estavamos a ter optimas soluções mas para o problema errado, quando corrigimos o foco do problema, tivemos uma optima solução”. Quanto a qualidade é um problema que todos os produtores tem “comprar um produto ou é dos primeiros (produzidos nos slots de teste de produção) ou depois de a produção estar estabilizada”. A mesma critica feita sobre porque não está a alterar metodo de produção em todos os modelos disponiveis (e a Tesla é das mais rápidas a fazer isso) “tentem mudar um pneu a 120 na autoestrada e depois falamos! temos de ter outras fabricas a produzir em quantidade para poder adaptar as restantes”.

  6. Avatar de Gervas69
    Gervas69

    Estava tentando para comprar um Tesla, mas queria o modelo X e é muito caro para ser um teste driver e para comprar usado ainda é um risco enorme por conta das baterias.
    Em 10 anos a tecnologia já não será tão falível e a oferta será largamente maior(espero eu) e os preços deverão ser mais amigos da carteira.
    Só espero viver o tempo suficiente para lá chegar

    1. Avatar de RC
      RC

      Têm garantia de 8 anos, e pode verificar como a propria está, tanto na tesla como em outras empresas.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      10anos? Em muitos paises /cidades europeias estão a proibir carros a gasoleo para 2025 acho eu… existe o intermedio o hibrido.. ou até o GPL que parece poluir menos. Para o futuro é hidrogénio, falta conseguir produzir mais barato esse combustível

      1. Avatar de RC
        RC

        O hidrogénio já foi mais futuro que agora, já perdeu praticamente todas as vantagens que tinha, até de carregar em 5 minutos, que é uma meia mentira, pois só o primeiro da fila consegue abastecer em 5, os restantes levam 15 minutos, devido à repressurização do gás para abastecimento, neste tempo um elétrico a baterias (já que hidrogénio é elétrico na mesma) já carrega mais de 250 kms.
        Os problemas do hidrogénio não param no custo, começam logo nas fuel cells com pouca duração, nos metais que usam, muito mais raros que os das baterias, usam baterias na mesma, em menor escala certo, mas usam, na sua eficiência, que quando usada energia electrica é pior que um veiculo a gasolina, por exemplo:

        -Para se produzir 1 kg de hidrogénio, o suficiente para um carro fazer 100 kms, gasta-se 39 a 41 kwh de energia elétrica, com essa energia um tesla model 3 que custa 20 mil euros a menos e com 300 cavalos a mais faz 350 kms.

        O hidrogénio é de longe a maior falácia de todos os tempos, tem sacado dinheiro a governos / estados para encher os bolsos de outros, isto desde 1966, já todas as marcas passaram pelo hidrogénio, já se produziu mais de 200 protótipos destes carros, apenas 2 marcas os estão a comercializar, e ninguém os quer, pois o investimento para instalar um posto de abastecimento é pornográfico para abastecer meia dúzia de carros num dia.

        Enfim, como muitos dizem, vai continuar a ser o futuro, como sempre foi, mas não sou contra à investigação, mas usem dinheiros privados e continuem, assim vão encontrar algum muito melhor e que se possa usar, pois esse argumento que é o elemento mais abundante no universo já chateia, não é mentira, mas não é verdade, pois ele não existe puro no planeta, não existe na forma como necessitamos dele.

  7. Avatar de Zz
    Zz

    N e novidade…. Enfim por isso é que nnc irei comprar um carro novo muito menos um elétrico

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu tenho um electrico com 22 anos, e muito fiável, de uma marca europeia bem conhecida.

  8. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Mal posso esperar para ver o Roadster 2.0 a desmontar-se todo depois dos 300Km/h. Quando mais os teóricos 400Km/h…

    Essa entrevista teve alguns pontos interessantes mas custou a ver. O Sandy é grande lambe-botas…

  9. Avatar de TSLABull
    TSLABull

    Acho que é bom referir que o Sandy Munro numa roadtrip que fez antes desta entrevista deparou-se com um model 3 de 2021 e ficou impressionado com o melhoramento da qualidade de construção e pintura. https://www.youtube.com/watch?v=emndV4H1G-g