Apple-1 de 1976 é colocado à venda no eBay por 1,5 milhões de dólares

21 Comentários

O dono de um computador Apple-1 de 1976 decidiu que era hora de o colocar à venda. Desta forma, o equipamento foi anunciado no eBay pela excêntrica quantia de 1,5 milhões de dólares, cerca de 1,24 milhões de euros numa conversão direta.

O vendedor garante que o modelo da primeira gama de computadores da marca da maçã ainda está completamente funcional.




Volta e meia conhecem-se notícias de equipamentos raros ou muito desejados que postos à venda a preços exorbitantes para o consumidor comum. No entanto, para os fãs mais acérrimos, muitas vezes os valores são secundários face à vontade de adquirir determinado produto.

No caso da Apple, por exemplo, existem alguns casos desse género. Perto do final do ano, Steve Wozniak, co-fundador da empresa de Cupertino, leiloou rascunhos em papel do Apple II por 630 mil dólares (~519 mil euros). Mas a história mais recente envolve a primeira linha de computadores da maçã.

Apple-1 vendido no eBay por 1,5 milhões de dólares

O dono de um Apple-1, datado de 1976, colocou à venda o modelo no eBay por 1,5 milhões de dólares, o que corresponde a cerca de 1,24 milhões de euros, numa conversão direta.

De acordo com o vendedor, o computador ainda está completamente funcional. Recordamos que a linha Apple-1 foi desenhada por Wozniak, enquanto que Steve Jobs se dedicava à venda da mesma.

Segundo o anúncio no eBay, o Apple-1 traz um certificado de autenticidade e foi uma das 50 unidades vendidas para a Byte Shop, das primeiras lojas de computação pessoal. O computador vem com a caixa original de madeira, fonte de alimentação e teclado originais.

Caso a venda se concretize, então este será o maior valor já pago por um computador antigo da Apple.

O vendedor adianta que o computador utiliza uma placa NTI sem modificações e é acompanhado por uma Sony TV-115. Diz ainda que é o segundo dono do equipamento que, por sua vez, foi adquirido em 1978 “do proprietário original como parte de uma troca por um computador Apple II“.

Segundo o vendedor:

Esta é uma oportunidade rara, existem menos de seis caixas de madeira originais da ByteShop que sobrevivem.

Para além disso garante que o modelo que colocou à venda está em melhores condições do que outras caixas que se encontram em “museus”.

Computador não será enviado por correio

O anunciante deixa só um aviso em relação ao envio do Apple-I:

Este item não será enviado pelo proprietário, pois é muito valioso para correr o risco de algum dano, perda ou fraude.

Estima-se que a marca de Wozniak e Jobs tenha produzido cerca de 200 unidades do Apple-1. O computador é baseado no microprocessador MOS 6502 de 8 bits com 1 MHz de potência. A memória padrão conta com 4 KB, podendo o utilizador aumentar para 8 KB ou 48 KB.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Obrigado PPLWARE 🙂

    Agora já consigo fazer a minha mulher entender porque guardo todos os computadores antigos na garagem…ahahahah

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Vá lá, tem uma garagem. Já eu tenho que explicar porque guardo« computadores antigos…….por toda a casa.

      1. Avatar de Victor Hugo Pinheiro Cunha
        Victor Hugo Pinheiro Cunha

        idem

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      + 1,

      1 Classic a P/B, um Quadra 700, um LC, uma StyleWriter e se procurar bem deve lá haver mais qualquer coisa!! 🙂

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Podes guardar, o número de vendas foi tão alto que nunca vão ter valor nenhum.
      Os meus foram todos dados ou para o lixo, só guardo coisas retro como game boy, game gear, spectrum, NES e SNES, AMIGA, iMac G3 e G4.
      E mesmo isso só guardo por memórias, não espero nenhum dia vir a fazer dinheiro com isso.
      Andar a guardar PI,II,III ou seja o que for, mesmo discos de 1 MB, é só ser hoarder.

    4. Avatar de Artur
      Artur

      Já tenho tudo arrumadinho.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Há pessoas com mais dinheiro que juízo, se realmente for vendido, está encontrado o fã nº1 da Apple

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      Bem visto!!!

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Não tem nada a ver com juizo nem dinheiro, é uma peça de museu que marca o inicio da historia dos PCs, se tivesse esse dinheiro para investir facilmente compraria, daqui por 10 anos vale mais 50%.

  3. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
    Lucas Caminhante das Estrelas

    Ainda tenho um Commodore 64 que continua a ter o boot mais rápido que os melhores pc/mac actuais 🙂

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    1,5 milhões de dólares ?? O Messi ganha isso em mês e meio de salário. 🙂

    1. Avatar de Miguel Pinto
      Miguel Pinto

      E qualquer pessoa licenciada tb o ganha em 10 anos, n precisa de ser apenas o messi.

      1. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        qualquer pessoa licenciada?? Claramente não fazes ideia do salário médio dum licenciado em Portugal…

      2. Avatar de Rick
        Rick

        Gostava mesmo de saber se é qualquer licenciatura ou alguma em específico para ter um ordenado de 12500$ líquidos por mês. Aguardo resposta para fazer a inscrição universitária. Obrigado.

      3. Avatar de Luís
        Luís

        Ehlaaaa onde é que tu trabalhar para receberes isso em PT?

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Mês e meio ou 4 dias?

  5. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Nem 5 cêntimos vale.
    Pagar por puro lixo?

  6. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Dá para entrar no site do Pplware?

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … sim dá, tens é de dar corda LOLOLOL

  7. Avatar de Faisca
    Faisca

    Esse Apple 1 já foi “vendido” no eBay no ano passado pelo mesmo valor. Vendido no eBay não quer dizer que o negócio se efectue. Just and heads up, sobre o que é marcado como vendido no eBay.

  8. Avatar de Daniel Paiva
    Daniel Paiva

    Como será o software desse pc….