Lucros da Microsoft voltam a disparar graças à cloud, PCs e à Xbox

14 Comentários

Apesar de todos os problemas que a COVID-19 tem trazido, as grandes empresas têm conseguido manter a sua posição no mercado. Os lucros não param de crescer e a cada trimestre os resultados continuam elevados.

Com a altura de apresentação de resultados a chegar, é hora de serem conhecidos novos números. A Microsoft foi das primeiras a revelar os dados do trimestre e novamente os lucros voltam a disparar, graças à cloud, aos PCs e à Xbox.

Microsoft lucros cloud Xbox 2020

Novos máximos nos lucros da Microsoft

O final do ano é sempre uma altura em que as empresas tecnológicas crescem e apresentam resultados muito positivos. O Natal e outras festas são a altura em que os consumidores voltam ao mercado e isso é facilmente visível.

No final de 2020 a Microsoft voltou ver serem contabilizando novos máximos. O último trimestre do ano que terminou com receitas de 43,1 mil milhões de dólares, 17% acima do valor do ano passado. Os lucros cresceram 33% e chegaram aos 15,5 mil milhões de dólares.

Microsoft lucros cloud Xbox 2020

Cloud é a grande fonte de receitas em 2020

Os grandes responsáveis por este crescimento foram 3 áreas que são hoje pilares para a Microsoft. Falamos de serviços e também de hardware, onde a marca investiu muito em 2020 como foi bem visível ao longo do ano.

O maior peso está mesmo na Cloud da Microsoft, responsável por uma fatia importante destes resultados. A Microsoft anunciou que as receitas da Intelligent Cloud foi de 14,6 mil milhões de dólares, tendo crescido 23%.

Microsoft lucros cloud Xbox 2020

Xbox e PCs são também uma parte importante

A Xbox foi também uma parte importante destes valores. Houve um crescimento de 40% nos conteúdos e serviços e 86% nas vendas de hardware XBox. No campo dos PCs, e contabilizando também o software, este valor cresceu 14% e atingiu os 15,1 mil milhões de dólares.

Foi sem dúvida um ano importante para a Microsoft e os seus produtos. A COVID-19 obrigou a uma renovação de muitos parques informáticos e isso acabou por beneficiar a gigante do software. Curiosamente, as vendas do Windows foram as que menos cresceram, atingindo apenas 1%.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O bastardo
    O bastardo

    As vendas de Windows não interessam, até o podiam ter de graça, o que dá dinheiro são os serviços que presta a nível empresarial.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nem mais.
      A generalidade dos comentadores de serviço na internet desconhece por completo os serviços e produtos mais lucrativos.
      Por exemplo a Apple é essencialmente o que se vê.
      A Microsoft e a IBM, são essencialmente o que não se vê.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Resposta perfeita.

    2. Avatar de neo
      neo

      Não é verdade, o Windows continua a representar uma fatia significativa, o mercado de consumo a venda é feito em formato OEM junto com o dispositivo, portanto é fazerem contas aos milhões de laptops/desktops vendidos anualmente que levam uma licença OEM agarrada, dá uma ideia da dimensão gigante que isso tem. A fase de pandemia muito contribuiu para a venda de PC’s a nível global, o que por arrasto incrementa venda de licenças OEM.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Esta afirmação está muito longe da realidade e revela um total desconhecimento do que é a Microsoft e do seu portfolio de produtos.
        O Software Assurance do licenciamento instalado ao nível empresarial, ao fim de 5 anos custa mais do que o equipamento em si, que já inclui uma licença de sistema operativo OEM.
        O licenciamento 365 e o Microsoft Azure estão a crescer imenso.
        Etc..
        Até com a Apple a Microsoft lucra.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          O futuro é o M365, já ninguém precisa de ser preocupar com licenças, vem tudo incluído, mesmo o upgrade para Ent assim como right to use de VDI/RDS.

        2. Avatar de neo
          neo

          Carlos, não fui claro, o que quis dizer é que o Windows não é irrelevante de todo, muito menos em OEM, gera uma fonte de receita significativa.
          Obviamente que hoje não existe uma Windows dependência, basta olhar para os números e a diversificação do negócio.
          O Software Assurance por si é uma vertente de licenciamento meio Legacy, hoje em dia os modelos de subscrição trazem na sua base Software Assurance, no que toca a Windows por subscrição é Windows E3 e Windows E5, que além das componentes Enterprise licenciadas traz o Defender for Endpoint (solução EDR). Para a maior parte dos clientes este modelo é o que faz mais sentido porque historicamente tinham contratos de licenciamento Enterprise Agreement Subscription, o que lhes permite evoluir as builds de software ao abrigo do contrato.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        É verdade que o Windows continua a representar uma fatia significativa (cerca de 30%). Mas isso tende a reduzir de ano para ano, basta olhar para os numeros de todas as áreas, a venda de licenças OEM foi a que menos cresceu (+1%), Existem área em que o crecimento foi de 50%

      3. Avatar de Cortano
        Cortano

        On windows há anos que praticamente não fatura nada de especial.
        Andas a dormir.

  2. Avatar de jorge
    jorge

    Até eu lucro com a Apple, me paga os dividendos das 20 000 açoes que detenho da empresa.

    1. Avatar de Marcos Correia
      Marcos Correia

      certo……ter acções da apple para receber dividendos….

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ele possui quase 3 milhoes de $ em açoes da empresa. Visto ser director executivo, é melhor mostrar respeito que um dia despede o Tim Cook

    2. Avatar de adbu
      adbu

      Parabéns. a 143$ a ação são 2,8 Milhões de dolares em ações da apple.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Hum… Hum… Deves deves…