Bot do Telegram vende números de telefone de utilizadores do Facebook (também de Portugal)

13 Comentários

Nos últimos tempos muito temos ouvido falar de Telegram, Facebook, WhatsApp e segurança. Esta história não está relacionada com as políticas de utilização de cada uma das redes. Agora, no Telegram há alguém através de um bot a vender números de telefone dos utilizadores do Facebook.

Segundo as informações agora reveladas, a pessoa diz ter dados de mais de 500 milhões de utilizadores da rede social.

Bot do Telegram vende números de telefone de utilizadores do Facebook (também de Portugal)


A informação que partilhamos nas redes sociais deixa de ser nossa no exato momento em que a colocamos lá. Por muito que existam políticas de privacidade que garantam a proteção dos dados dos utilizadores, a verdade é que ela deixa de ser só nossa.

Segundo o site Motherboard, alguém está a vender, através de um bot, milhares de contactos telefónicos de utilizadores da rede social Facebook no Telegram.

Mais de 500 milhões de dados de utilizadores do Facebook

Alon Gal, investigador na área da segurança, e que expôs o caso, refere que a pessoa por detrás deste bot afirma ter na sua posse dados de 533 milhões de utilizadores da rede, resultado de uma vulnerabilidade do Facebook, já corrigida há 2 anos. Segundo os dados, de Portugal deverão estar na posse desta pessoa mais de 2 milhões de dados.

Como atua o bot no Telegram?

O bot no Telegram está a ser utilizado de duas formas. Se alguém tiver o ID do Facebook de uma pessoa o bot procura o contacto telefónico ou o contrário.

Esta operação, tem claro um intuito, ganhar dinheiro. Assim, se alguém quer ter acesso a uma informação específica, terá que pagar 20 dólares por casa contacto.

No entanto, para quem quer ter acesso a mais dados, também parece haver um preço por “pacote de dados”. O site Motherboard avança que 10 mil dados estão a ser vendidos por 5000 dólares.

https://twitter.com/UnderTheBreach/status/1349671294808285184

Num teste feito pelo site, foi confirmada a veracidade dos dados que estão a ser vendidos. Mais que isso, o número de telefone real que obtiveram era de um utilizador do Facebook que na plataforma o tinha definido como privado.

Os dados fornecidos foram recolhidos em 2019, mas este bot parece que só está a funcionar há poucos dias. Não há, no entanto, informação se o Telegram já tomou alguma ação para bloquear este bot e acabar com o negócio. Contudo, mesmo que tal aconteça, os dados roubados ainda estarão na posse da pessoa por detrás dele, não havendo impedimento para voltar à carga novamente.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Chama-lhe bot!

  2. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Esse bot já esteve no FB messenger. Funcionava pelo link do perfil. Na altura recolher o número de telemóvel e acesso a toda a informação (incluindo privada) de um utilizador custava 5 dólares. Para ter acesso, por 48horas, sem limitações, eram 1000 dólares. Também já andou pelo twitter, com dados já depois de 2019.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    O bot pode estar a ser utilizado através do Telegram…mas a falha é do Facebook onde esses dados são coletados! Falha do Face…culpa de quem disponibiliza o número de telefone privado numa rede social!

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Isso mesmo. E quem não dá vai buscar ao watsapp o que vai dar na mesma.
      Bora todos para o Signal.

      1. Avatar de Zé da Esquina
  4. Avatar de daniel1202
    daniel1202

    como é que se chama o bot ?

    1. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      bota aí o nome… A propósito de bots e botas, continuo a não serem publicados as minhas mensagens, utilizando uma VPN. Para escrever este post, tive de desligar a VPN… Ainda não conseguiram ultrapassar este problema ou vai ficar mesmo assim?

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Boa tarde. Que serviço de VPN utiliza? Eu utilizo sempre VPN, e sempre consegui comentar.

      2. Avatar de A. M.
        A. M.

        Eu também não conseguia e cheguei a colocar a questão!! Ninguém respondeu!! Acho que tive de dar a volta ao criar uma regra em que desliga a VPN para este site específico.

    2. Avatar de TSSRK
      1. Avatar de daniel1202
        daniel1202

        mas la so ha paises fora de europa 😀

  5. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Hmm, acho que essa leak veio do RaidForums, a malta está sempre lá a colocar leaks sem qualquer custo de acesso, depois há estes…. que querem fazer algum…

  6. Avatar de jorge
    jorge

    Eu estou limitado a fazer comentarios, so posso comentar onde nao seja preciso ter o pluing do facebook, e como eu nao quero redes sociais até nem me importo nada de estar limitado.