TikTok bloqueado em Itália após morte de menina de 10 anos

36 Comentários

A rede social TikTok é uma das mais populares do mundo! Os vídeos curtos com vários efeitos parecem resultar e isso nota-se no crescimento significativo no que diz respeito a seguidores. No entanto, esta rede social tem políticas pouco definidas.

Esta sexta-feira a rede social TikTok foi bloqueada em Itália na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma.

TikTok bloqueado em Itália após morte de menina de 10 anos


TikTok não recusou pedido de registo de menina de 10 anos…

A rede social TikTok está, a partir de hoje, bloqueada em Itália. De acordo com as informações, a menina tinha apenas 10 anos e tinha registo. O registo desta criança na rede social “não foi recusado pela empresa” apesar da idade, que era inferir ao mínimo de 13 anos.

Através de um comunicado, a Autoridade de Proteção de Dados Italiana, determinou “bloquear a rede social chinesa” com efeitos imediatos até 15 de fevereiro, altura em que se estima que o TikTok já tenha correspondido às obrigações do regulador italiano.

De relembrar que o processo contra a rede social foi instaurado em dezembro de 2019, criticando a “falta de atenção à proteção de menores, a facilidade de contornar a proibição de registo de menores e a falta de transparência e clareza nas informações fornecidas aos utilizadores, bem como configurações pré-definidas que não respeitam a privacidade”.

TikTok bloqueado em Itália após morte de menina de 10 anos

Em concreto, a rede social está proibida de utilizar “os dados de utilizadores cuja idade não foi determinada com uma segurança absoluta”, detalhou aquela autoridade, citada pela agência AFP.

A decisão surgiu poucas horas após ter sido revelada a morte de uma menina de 10 anos, em Palermo, no sul da Sicília, por asfixia enquanto participava no desafio ‘jogo do lenço na cabeça’ [Blackout Challenge, em inglês] e se filmava com o próprio telemóvel para o Tik Tok.

 

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?
    Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?

    Lamento a morte da criança mas quando li o título pensei se teria sido atropelada e se iriam começar a proibir os triciclos motorizados de empresas turísticas…

    Quanto à notícia em si há que educar progenitores e educadores para depois estes saberem como educar as crianças sobre os malefícios à espreita na Net!

    1. Avatar de Rui Patinho
      Rui Patinho

      Espero que não acabem com o tiktok adorooo, e das melhores e mais usadas! Simplesmente incrível tal como o Snapchat. Tao bom!

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        É impressionante como na net é difícil distinguir um comentário sério de um a gozar…

        1. Avatar de Zé Duarte
          Zé Duarte

          Óbvio que é a gozar. O “tão bom” diz tudo. Ou que é troll ou que está a usar os serviços para outros pretextos…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            É uma rede social, toda a gente usa para os mesmos pretextos. Quem é o Ze para criticar os outros? Cresca.

      2. Avatar de Rute Silva
        Rute Silva

        Outra vez o promotor. Nem liga a coisas perigosas como esta

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      cada iluminado,.. looll,..
      quantas meninas de 10 conheces tu que conduzem carros?!
      Quanto miudos e miudas abaixp do 18 conheces tu que conduzem carros???!!!

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Se fosse só no tiktok com utilizadores com menos da idade mínima..

  3. Avatar de José Manuel
    José Manuel

    Lolol isto é comédia.
    O que é que o tiktok tem a ver com isso?
    No Facebook no Instagram em qualquer lado. Basta a pessoa mesmo sendo menor criar uma conta a dizer que é maior. E ta feito.. Qualquer um cria uma conta, por isso é que existem contas falsas por todo o lado e menores nas redes sociais.
    Depois se vão inspeccionar para controlar isso, é invasão de privacidade.
    A empresa tem culpa? Ou seram os pais da criança? Ou a própria criança?
    Possivelmentennenhum dos 3. Mas são coisas complicada de controlar.

    1. Avatar de Moyses Nunes
      Moyses Nunes

      Há de se acrescentar que em todas as outras plataformas também são discriminados estes ditos desafios.
      Quantos já perderam a vida? As outras empresas, por serem americanas talvez, já sofreram o mesmo tipo de punição?
      Ou será que a “origem” da empresa que administra é fator crucial à punição?!

      1. Avatar de Moyses Nunes
        Moyses Nunes

        “discriminados” não… disseminados…

  4. Avatar de Rio
    Rio

    Criar um registo e meter a idade falsa é uma coisa muito simples, está a distancia de um clique, as crianças fazem isso facilmente, estas empresas não vão pedir o cartão de cidadão para autenticar uma conta. E também não seria muito seguro o fazer para todas as empresas enviar esse tipo de dados de C.C.
    Só mesmo a verificar os vídeos e a confirmar através de alguma maneira as centenas de milhões de contas abertas no Tiktok e mesmo assim é difícil identificar entre 10 anos e 13 anos(mínimo).
    Se 13 anos devia ser aumentado, acho que sim, devia ser 18 anos. até fico parvo para a quantidade de informação adulta no Tiktok tao fácil de encontrar.
    Cabe à responsabilidade do país cada vez mais mas compreendo que é uma situação delicada.

    1. Avatar de Rio
      Rio

      Cabe à responsabilidade do “pais” cada vez mais mas compreendo que é uma situação delicada.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “A decisão surgiu poucas horas após ter sido revelada a morte de uma menina de 10 anos,em Palermo,no sul da Sicília,por asfixia enquanto participava no desafio ‘jogo do lenço na cabeça’ [Blackout Challenge, em inglês] e se filmava com o próprio telemóvel para o Tik Tok.” Que horror,meu Deus. 😐

  6. Avatar de Reis
    Reis

    Foi o jogo da baleia agora é o lenço, o mundo têm de apanhar esses criminosos que vão para internet inventar jogos com tentativa de suicido!

    1. Avatar de Rui Patinho
      Rui Patinho

      Ninguém é obrigado a participar. O tiktok e uma excelente rede social e por isso é a mais usada entre jovens em todo o mundo. Quem não gosta não usa, deixem de criticar o que não sabem.

      1. Avatar de Reis
        Reis

        mimimimi. São vão para a net para mostrar o corpinho. porkos.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se tens vergonha do teu é problema teu, la por seres complexado nao quer dizer que os outros sejam. Aprende a respeitar as preferencias dos outros e cresce.

      2. Avatar de Rute Silva
        Rute Silva

        E tem muita gente a promover nos Comentários.

      3. Avatar de ..
        ..

        Deixa lá que a estupidez passa quando cresceres…

  7. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Deviam acabar com isso.. Essa app é puro lixo e pior é como deixam os pais usar esta app numa criança? Irresponsabilidade

  8. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    O importante aqui é..

    Onde é que C#”$! estavam os pais desta criança?!
    Não devia ser a responsabilidade deles supervisionar a criança?! Com ou sem smartphone..

    1. Avatar de MR
      MR

      Acho que estavam em casa.
      Ao fazer essa pergunta, ou não tem filhos dessa idade, ou ainda não contabilizou o tempo que ele(a) fica sozinho…
      Não é possível os pais estarem 100% do tempo junto aos filhos, ainda mais a criança já tinha 10 anos, e por isso, já com muita independência.
      Sendo uma situação rápida e silenciosa, é muito difícil os pais preverem uma situação destas.
      Ninguém pode dizer que este ou outro problema idêntico a este não possa acontecer na sua família, mas é importante que estas notícias sejam divulgadas sempre que aconteçam, para aumentar o alerta, e assim as situações sejam denunciadas e tomadas mais precauções antes de serem fatais.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Como já foi dito, a responsabilidade aqui será sempre do controlo parental, eu que pensava não existir algo mais baixo que o Instagram lá aparece o tiktok em que miúdas entre 10 a 15 anos a despirem-se todas só para ganhar alguma fama.. já vi videos porno com menos nudez

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Por mim acabava-se com todas as redes sociais! Só servem para estupidificar as pessoas e menores!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Democracia sabes o que significa? Se nao gostas faz boa viagem para a China.

      1. Avatar de GM
        GM

        A democracia não justifica tudo.

    2. Avatar de Não Obstante
      Não Obstante

      Eu acho que antes delas aparecerem já havia pessoas felizes. Não morria ninguém, ao contrário do vírus.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Sim!! Já havia pessoas felizes e existia mais interações entre pessoas (até conversas cara-a-cara). Antes da pandemia conversava-se através do tlm mesmo estando as pessoas lado-a-lado.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Não parece mas antes das redes havia mais nascimentos.

          1. Avatar de falcaobranco
            falcaobranco

            Eu sou da mesma opinião… antigamente não havia redes sociais e as pessoas comunicavam-se tambem… agora é desafios de m…. que aparecem e depois é cada noticia que espanta metade do mundo… mas enfim…continuem a deixar os miudos nas redes sociais…

  11. Avatar de PTO
    PTO

    O problema principal está no facto de uma criança de 10 anos já andar de telemóvel e, como se isso já não fosse suficientemente errado, ainda a deixam fazer registos onde lhe apetece sem supervisão, o que denota nitidamente um desleixo grosseiro da parte dos pais ou tutores.

  12. Avatar de jorge
    jorge

    A democracia deve de ter um limite, uma criança de 10 anos ter um telemovel até pode ser normal, ja as vi com menos idade, o que nao deveriam de ter nos telemoveis era internet, e terem control dos pais.

  13. Avatar de jorge
    jorge

    Bastou haver uma tragedia para se proibir algo, é a mesma coisa que casa roubada trancas na porta.

  14. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Qualquer rede social tem o direito de existir. Mas também tem o dever de moderar o seu contudo.
    O problema destas redes sociais é confiar em bots para fazer as moderações de conteúdos. Tudo em prol dos milhões de lucros que tem todos os anos.
    Num mundo civilizado não pode existir qualquer contudo que leve outros a perder a sua vida não importa a idade e seja por que motivo for.
    Mas enquanto quem manda não por estes senhores no sitio, vão continuar a fazer o que bem entendem, mesmo que isso leve outros a perder as suas vidas.

    E não se esqueçam que nem todos tem a mesma maturidade mental, nem todos sabem distinguir o perigo e existem muitas crianças que não tem a atenção dos pais que merecem.
    Mas uma milionária empresa como esta não devia pensar nisto ?