Brasil: Telemóveis feitos no país têm de ter rádio FM

38 Comentários

Olhando para a oferta que existe no mercado dos smartphones percebemos que a maioria deles não tem rádio nativo. Face à quantidade de serviços digitais que existem na área do áudio, pode até nem fazer sentido tal funcionalidade!

No entanto, Fábio Faria, ministro das Comunicações, garante que todos os telemóveis fabricados no Brasil têm de ter rádio FM. Os fabricantes já se vieram queixar.

Brasil: Telemóveis feitos no país têm de ter rádio FM


Faz sentido que os telemóveis tenham rádio FM integrado?

Faz ou não sentido que os telemóveis tenham rádio FM integrado? Para Fábio Fari, ministro das comunicações brasileiro considera que os utilizadores não têm de gastar dinheiro com Wi-Fi, planos de dados, etc. Segundo o ministro “Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça”.

Pode parecer apenas uma ideia descabida tendo em conta a evolução tecnológica, mas a verdade é que existe até um projeto de lei sobre o assunto. As fabricantes de telemóveis não aplaudem a ideia, mas já em setembro o ministro tinha referido que…

nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G

Para fomentar a sua ideia, Fábio Faria relembra há muitos locais onde nem sequer existe internet e que 43 milhões de brasileiros não possuem acesso à rede. Além disso, o “rádio é o meio de informação local, em muitas cidades é o único meio de informação”.

O ministro já confirmou que tem via verde do presidente Jair Bolsonaro para obrigar os fabricantes a incluírem nativamente um chip que permita ter rádio FM.

Para a Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrónica –  “cerca de 80 e 90% dos smartphones vendidos no país já são compatíveis com rádio FM”. Normalmente os equipamentos de entrada e intermediários possuem radio FM. Já os modelos premium, como iPhone, Galaxy S e Galaxy Note podem sempre ouvir rádio via streaming.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    E quais são os telemóveis feitos no Brasil?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Possivelmente telemoveis de marca branca da operadora como a MEO tem, tens o exemplo da ikimobile, laiq e por ai fora…

      Deverão ser esses.

    2. Avatar de Helio
      Helio

      Marcas que fabricam no Brasil, Samsung, LG, ASUS, e as marcas brasileiras Multilaser, Positivo, SEMP TCL

      1. Avatar de celso
        celso

        Tcl não é brasileira ahahahaha

        1. Avatar de Helio
          Helio

          A “SEMP TCL” é

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Tipo o nosso glamoroso Magalhães. 😉

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Temos a Laiq, a Iki.
          Boa.

  2. Avatar de Utilizador
    Utilizador

    Excelente medida, porque motivo nos removem funcionalidades? Existe alguma necessidade de gastar dados para ouvir rádio? Ninguém, se lembra da ecologia nestas coisas?

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais! Encarecem os produtos e aumentam os preços retirando funcionalidades. Esta medida é muito sensata, gostaria de ver a mesma imposta em Portugal. Qual é a necessidade de se gastar dados e energia em algo que um alternativa mais ecológica? Depois venham para cá coma conversa para anormais que “temos de empobrecer” como eu já ouvi em conferências sobre o clima afirmado por gente muito “responsável” – acéfala na minha opinião , deve ser por isso que agora se calaram nesta crise do covid que lhes é tão conveniente.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Concordo, sempre fiquei de pé atrás quando os Samsung perderam o rádio, mas pronto, era algo menor acabei aceitando, acho muito bem, todos com rádio!

  3. Avatar de GM
    GM

    Motorola, Samsung, …..

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Eles podiam até obrigar os fabricantes a ter de incluir a funcionalidade para poderem ser importados para o país.
    Faz sentido, até porque em caso de catástrofes, temporais horríveis, etc. por vezes só algumas rádios é que conseguem fazer chegar de facto informação às pessoas… espera-se que com o mínimo de rigor…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +11111

  5. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Acho válido. O Brasil é um país de dimensões continentais e com estrutura precária de distribuição de água e esgoto, energia e Internet. Nos grandes centros talvez não faça tanto sentido, embora estando no Rio de Janeiro conheça pessoas que usam o rádio justamente para economizar dados. Além da questão estrutural, a financeira tambem é um contribuinte para que tal decisão seja tomada. E todas essas questões estruturais e financeiras se agravam ainda mais nas cidades do interior do país. Para que façam um melhor juízo, o salário mínimo no Brasil equivale a cerca de 165 euros. Creio que é uma decisão de bom senso e inclusiva.

    1. Avatar de José
      José

      Mas sem dúvida,no Brasil ou em qualquer outro lugar! Uma catástrofe acontece em qualquer local, além disso, as populações mais isoladas têm também à informação. A medida é muito oportuna e muito inteligente.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Fernando, isso é muito bonito, mas na realidade só assume o Brasil como sendo o país do 3º Mundo que é, tens 2 Brasil, o dos ricos e dos pobres, e 1º Mundo só mesmo com ordenados a partir dos 50.000 BRL em SP, RJ e Brasilia.

      1. Avatar de FernandoRJ
        FernandoRJ

        Não discordo, mas a conversa aqui é outra.

  6. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Só acho mal porque devia ser radio digital, por acaso não sei se ja existe no Brasil, mas cá em Portugal nepia…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Existe o dab, mas a sua implementação é dispendiosa e os emissores são mais complexos e o sinal mais difícil de adquirir pois exige novos equipamentos. Como muitos já aqui mencionaram, em casos de catástrofe, é possível colocar uma rádio emissora de FM analógica a trabalhar muito depressa. Depois já existem milhões de equipamentos pelo mundo, entre clássicos a modernos e os telemóveis. Depois a sua alocação em frequências baixas permite uma propagação de sinal a muitos km. Não esquecer que, sistemas redundantes em caso de catástrofe devem o conceito de Kiss: keep it stupid simple.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não gosto de rádio digital, tem mais qualidade mas menos alcance.

  7. Avatar de Falei
    Falei

    Genro do Silvio Santos, governo do patrao dele não comprou vacina. Populismo barato, somente cortina de fumaça.

  8. Avatar de Rui Patinho
    Rui Patinho

    Para ouvir futebol. Trânsito e notícias rádio e bom.

  9. Avatar de Quem diria que o Bolsonaro apoiaria uma medida acertada? Rádio: Sim!
    Quem diria que o Bolsonaro apoiaria uma medida acertada? Rádio: Sim!

    Acho muito bem e em situações de emergência é uma mais valia poder receber informação útil via Rádio FM, pois são um sistema mais resiliente a catástrofes. Além disso é um serviço que muito prezo durante as minhas caminhadas ou exercício físico, pois nem sempre há paciência para ouvir ou renovar as listas de Mp3.
    Sugeria até que o nosso Governo (que atualmente tem a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia) apresentasse a sugestão a nível Europeu, de forma a pressionarem todos os fabricantes a incluírem a obrigatoriamente a funcionalidade de Rádio FM em todos os modelos de telemóvel, visto as vantagens inerentes à existência de um rádio especialmente em caso de catástrofe.

    1. Avatar de gertrudes bonifácia
      gertrudes bonifácia

      Exato. Ainda por cima ter essa funcionalidde não é dispendioso nem dificil uma vez que os radios FM são muito mais simples que as variantes usadas para bluetooth wifi 3g/4G/5G

    2. Avatar de José
      José

      Completamente de acordo.

  10. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Acho bem e devia ser obrigatório ter também entrada JACK 3,5mm

    1. Avatar de gertrudes bonifácia
      gertrudes bonifácia

      Pois, meterem tudo por bluetooth só faz com que a bateria se gaste mais depressa

  11. Avatar de EV
    EV

    Edward Snowden disse que cada equipamento com FM era possível intersetar os dados nos equipamentos…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Fantasias de quem não percebe nem quer perceber de electrónica

    2. Avatar de Xaikkul
      Xaikkul

      Disse? Mostra lá então para a malta ver…

  12. Avatar de dqdq
    dqdq

    Já os modelos premium, como iPhone, Galaxy S e Galaxy Note podem sempre ouvir rádio via streaming.

    Como assim? Se existem zonas em que nem há rede..

  13. Avatar de Xaikkul
    Xaikkul

    Eu oiço radio no meu telefone… Custa quase ZERO ao fabricante, e a sua não inclusão só demontra ganancia… Isso e a remoção do jack 3.5mm, headphones e carregador.
    A linda “istória” de protecção do ambiente serve apenas para aumentar lucros, porque empacotar e distribuir em partes custa muio mais ao ambiente e não tem razão de existir a não ser o do lucro fácil.

  14. Avatar de greego
    greego

    Medida acertada, o que é raro vindo daqueles lados…

  15. Avatar de jorge
    jorge

    O Brasil fabrica muitas marcas que nao sao brasileiras,mas fabricam sobe licença, é quase tudo fabricado na zona franca de Manaus Amazona, como fabricam muita roupa de marca, também sobe licença, depois diz assim industria brasileira, em vez de dizer made in Brasil.

  16. Avatar de Pensador
    Pensador

    Concordo a 1000% todos o smartphones deviam ter radio FM ,vamos supor que acontece algo extremamente catastrófico no planeta e ninguém tem NET A informação é para todos e não só para alguns RATOS TEIMOSO

  17. Avatar de Telasko Avara
    Telasko Avara

    O ministro está é agradando o lobby das radios.