Hackers roubam e manipulam documentação da vacina

32 Comentários

Foi roubada informação sobre a vacina! Além do combate contra uma pandemia por COVID-19, o mundo tem de “lutar” contra piratas informáticos para quem vale tudo.

Recentemente a Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), fez saber que os documentos da vacina contra o novo coronavírus roubados e colocados na Internet por ‘hackers’ foram também “manipulados”.

Hackers roubam e manipulam documentação da vacina


Documentação foi manipulada para minar confiança na vacina

Foi em novembro que os piratas informáticos obtiveram acesso a documentos e mensagens de correio eletrónico relativas à avaliação de vacinas experimentais. Toda a documentação tinha informação confidencial relativa à pandemia de COVID-19.

De acordo com a Agência Europeia do Medicamento…

Parte da correspondência foi manipulada pelos perpetradores [do roubo] de uma forma que poderia minar a confiança nas vacinas. Vimos que parte da correspondência não foi publicada na sua totalidade e na sua forma original ou com comentários e adições por parte dos perpetradores

Hackers roubam e manipulam documentação da vacina

De acordo com a Lusa, a empresa italiana de segurança cibernética Yarix revelou ter encontrado 33 MB da informação acedida pelos ‘hackers’ num fórum clandestino, com um título a criticar o efeito das vacinas e uma das suas fabricantes, a Pfizer, antes de se espalhar por outras páginas da Internet, nomeadamente pela ‘dark web’.

Para a Yarix, a intenção por detrás da fuga de informação é “causar danos significativos à reputação e à credibilidade do regulador europeu do medicamento e da Pfizer”.

A Agência Europeia do Medicamento não revelou as informações que foram alteradas, mas entidades especializadas em segurança cibernética creem que as ações desencadeadas pelos ‘hackers’ se enquadram nas campanhas de desinformação lançadas por governos.

O consultor de segurança cibernética Lukasz Olejnik considerou que “Embora não seja claro quem pode estar por detrás da operação, é evidente que houve recursos alocados para ela”, disse.

A entidade adiantou também que a polícia já está a tomar as “medidas necessárias” para responder à fuga de informação, estando em curso uma investigação criminal.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    agora eu pergunto ? será que é manipulada ? será que é verdadeira ? que vai estar a falar a verdade ? só ha uma maneira de saber a verdade … apresentar os documentos verdadeiros, que não vamos saber se são ou naos os verdadeiros. ( não sou anti vacinas ) até porque estou a pagar uma para a fazer durante 5 anos, que da um total de 260€ x 5anos

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E pergunto eu, será que foram hackers humanos? será que não foram aliens? só há uma maneira de saber a verdade… apresentar os artistas, que não vamos saber se foram mesmo eles ou não.

    2. Avatar de António
      António

      O que se pode perguntar? Do que a Agência Europeia do Medicamento tem medo? Porque é que a documentação não é pública? Até isso escondem dos deputados europeus.
      A informação credível é necessária. Quando é que o cidadão comum europeu tem acesso ao que lhe deve ser facultado por direito?

  2. Avatar de adbu
    adbu

    Desconfio que o “manipulados” é fake news, para o caso de encontrarem alguns efeitos bastante adversos das vacinas nos papeis.
    Assim como os emails do Benfica inicialmente também foi dito que eram manipulados e depois acabaram por ser considerados verdadeiros sem manipulação.

  3. Avatar de Reis
    Reis

    Só agora e que acordaram? Procurem por mais informações. Queremos a verdade.

    1. Avatar de Jose Martins
      Jose Martins

      Vejamos. Na ONU estão registados 193 países. Apenas em 5 (arquipelagos) o Covid ainda não chegou. Então acordemos: 198 países juntos num trama chamado Covid. Juntos terão, certamente, uns muitos milhões de profissionais de saúde que fazem parte, obviamente, desta conspiração contra a humanidade. Claro que isto não passa tudo de uma trama, para nos impingirem vacinas que são portadoras de um micro chip que vai fazer de todos nós uns autómatos. Ou afinal de contas talvez isto possa ser o resultado de uma experiência em laboratório que teve fugas. Ou então dos malditos que se puseram a comer morcegos. Cada um acredita no que quiser acorado ou a dormir. Pelo sim pelo não, vamos respeitar o nosso semelhante e cumprir com as medidas sanitárias aconselhadas…

      1. Avatar de Jaime
        Jaime

        E quando ativarem o 5G todos os que levaram a vacina covid ficam escravos

        1. Avatar de PC
          PC

          o 5G ativa o chip das vacinas? Sempre pensei que so funcionavam por bluetooth. Ainda assim tem a vantagem de passarmos a usar o Find My phone mas em pessoas com o chip da vacina. Nunca mais teremos ninguem perdido!

        2. Avatar de Reis
          Reis

          Teorias da Conspiração.

        3. Avatar de Raios ja basta de tanta sandice !
          Raios ja basta de tanta sandice !

          olha lá, tu estas a dizer ke o ” governo” gastou MILHARES DE MILHOES de euros para criar um ” chip” para te controlar todos os movimentos e tudo o que tu fazes certo ?
          A isso eu só pergunto isto … PARA QUÊ que o ” governo” ( que não tem 2 tustos furados para esfregar um no outro” ia fazer isso SE JÁ TENS UM CHIP QUE FAZ A MESMA MRD ( desculpa a asneirola mas esta gente tira-me do serio ) NO BOLSO CONTIGO 24 HORAS POR DIA !!! E se não sabes a que chip me refiro mete a mão ao bolso e tira o TELEMÓVEL DO BOLSO e já vez o AGLOMERADO DE CHIPS QUE JÁ TE CONTROLAM O DIA INTEIRO ! Usem a cabeça para pensar E NÃO PARA SE SENTAREM !

          1. Avatar de maskOn-MaskOff Kung-Fu
            maskOn-MaskOff Kung-Fu

            @Raios ja basta de tanta sandice !; o Jaime estava a ser sarcástico, assim como o PC… 😉

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Provavelmente obra dos do costume… os mesmos que de um momento para o outro (curiosamente após os laboratórios norte americanos , alemães e ingleses revelarem terem sofrido ataques informáticos) apresentaram a Sputnik (da qual não há nem dados nem resultados de testes). O negócio das vacinas vale milhões, qualquer má publicidade representa uma queda na bolsa.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      A sputnik começou a ser desenvolvida ao mesmo tempo que as outras vacinas, também foram pioneiros nos primeiros testes. Relativamente a dados e os testes efetuados uma pesquisa rápida no google e obténs os dados com os procedimentos efetuados etc…
      Não estou a dizer que não tenham sido os russos a hackear, mas também não devem ser os culpados de tudo o de “mau” que acontece no mundo.

      1. Avatar de Costa
        Costa

        Mais um que acredita no Google.

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Quando é que os governos e as autoridades vão meter na cabeça que os hackers são um sério perigo para as sociedades? Quando é que lhes aplicam prisão perpétua ou mesmo a pena de morte? Estão à espera de quê?

    1. Avatar de RM
      RM

      E quando os hackers são protegidos por um estado tipo russia, china ou coreia do norte ?

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Só viajados aqui. Sejam realistas, não expeculistas

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Hackers chineses quase de certeza…

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Ou chineses. Se o Pinto nao estivesse preso eram portugueses.

  8. Avatar de Sapo
    Sapo

    Trump esta a libertar informação (antes considerada privada). As informações que estao a circular estao a ser vazadas pelo wikileaks e ainda pelas autoridades EUA a pedido do Trump. As noticias sao verdadeiras. esta na sequência da mentiras espalhadas pelos grandes grupo económicos que dominam também os media e que andaram a atacar quem se opõe. Irao tb reparar que Facebook esta a voltar atras na decisão de bloquear Trump e tambem a voltar atras na política do wahtsapp. estao a ter muito ma fama e estao a ter o retorno das suas accoes. mas é verdade o que esta a sair , e ha muito mais e muito mais grave.. Pesquisem por vos próprios em vez dos grandes media, pq eles nao vos vao dizer a verdade.

      1. Avatar de PC
        PC

        Ja um desses foi avistado em Portugal, perto de Ourem. Ha relatos impressionantes de pessoas que afirmam ter visto os aliens com umas sapatas. Perturbador.

    1. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Claro que ha muito mais e mais grave, tipo um virus chamado COVID.
      Se nao acreditas, convido-te a ires ao Hospital S. Joao do Porto onde estão internados muitos doentes nos CI com COVID que é gravissimo.
      A minha sobrinha tomou a vacina e nao teve efeito colateral nenhum.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Tal como uns poucos milhões no mundo todo, e a juntar a isso mais milhares de voluntários em testes. As vacinas já aprovadas no ocidente, são seguros e eficazes, se administradas de acordo com as especificações do produtor.

    2. Avatar de Raios ja basta de tanta sandice !
      Raios ja basta de tanta sandice !

      “Trump esta a libertar informação ” … e depois de tudo o que esse sujeito fez e disse tu ainda confias em alguma coisa que lhe saí da boca ????? Eu confio tanto no que ele diz como numa nota de 36.98 euros …

    3. Avatar de Reis
      Reis

      Bumpty, Bumpty, Bump, Bump… 🙁
      Trumpty, Trumpty, Trump, Trump… 🙂

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Para algumas pessoas e escusado lhes colocar a verdade a frente. Vao sempre negar porque confiam cegamente em tudo o que a comunicacao social lhes diz. Sao os escravos do sistema. Nao pensam fora da box nem sabem usar a sua glandula pineal. Temos pena.

    1. Avatar de RM
      RM

      É sempre bom ter várias fontes de informação.
      Até aquele que pensa que não pode ser manipulado, pode ser manipulado.

      1. Avatar de Raios ja basta de tanta sandice !
        Raios ja basta de tanta sandice !

        “Iluminado aquele que sabe que nada sabe e deve procurar saber” …

      2. Avatar de SSD
        SSD

        Esquece, para os negacionistas, notícias infundadas mas que sirvam para contradizer qualquer coisa que tenha a ver com o virus são verdade, mas a palavra milhões e milhões de especialistas vale zero, é o que é

  10. Avatar de Raios ja basta de tanta sandice !
    Raios ja basta de tanta sandice !

    É preciso serem gente muito asquerosa para fazer deliberadamente mal ás pessoas …

    1. Avatar de Toninha
      Toninha

      Bem vindo ao mundo real dos politiqueiros e jornapapeleiros