Saiba já como é a nova carta de condução portuguesa

38 Comentários

Tal como revelamos em novembro, a carta de condução vai mudar. O documento irá ter o mesmo formato, mas incorpora um conjunto de tecnologias.

Será possível, já durante o ano de 2021, receber na hora o “documento rosa” em alguns lugares do país. Conheça como é o novo documento.


Nova carta de condução terá código QR

Esta segunda-feira foi apresentada no “mais antigo estabelecimento industrial do país”, a Casa da Moeda, a nova carta de condução portuguesa.

Segundo a TVI, o documento, que chega com a promessa de que será uma das “cartas mais seguras da Europa”, mantém o design da atual carta e tem, como uma das grandes novidades, a inclusão de um código de resposta rápida, mais conhecido como tecnologia QR Code.

Veja uma pequena apresentação em vídeo…

De acordo com as informações, a personalização da carta é da responsabilidade da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e é entregue pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Com a nova carta de condução, desaparece a  ‘Licença de Condução para Tratores Agrícolas’, visto que esta categoria passa a estar contemplada no documento.

Com este novo título chegam também a rapidez e eficácia no momento da emissão da carta. Será possível, já durante o ano de 2021, receber na hora o “documento rosa” em alguns lugares do país, revela a TVI. O presidente do IMT, Eduardo Feio, afirmou que há condições para que o projeto que permitirá ter a carta de condução na hora.

Esta medida está incluída no programa Simplex da administração pública, comece ainda este ano.

A aplicação id.gov.pt da Administração Pública também lhe permitir guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à Chave Móvel Digital. Esta app pode também ser apresentada às autoridades em vez dos documentos físicos.

Além desta app, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P, disponibiliza outras apps bastante interessantes como a appMyADSE,MySNSAutenticação Gov, entre outras.

Leia também…

Portugal: Governo cria carta de condução digital (e não só)

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Neves
    Joaquim Neves

    lá vão gerar mais cartas de condução falsas…
    conheço 100 empresas que estão a fazer isso com várias escolas de condução, é um crime grave mas nada fazem

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porreiro, quanto custa?

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Ah sim? E não denuncias às autoridades?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        As autoridades estao fartas de saber.
        Um free pass no exame de conducao ronda os 200-300 euros.
        So um parvinho e’ que nao entende como e’ que os examinadores andam de Mercedes e tem quintas com piscinas.

        O mesmo acontece com medicos; que vao ao hospital marcar o dedo e depois saem pela porta da cozinha para fazer horas noutro hospital onde fazem o mesmo e a seguir vao para o consultorio privado; teoricamente ganham 3000 euros mensais mas na pratica tem 3 Porsches e vao passar ferias ao Japao.

        1. Avatar de Asdrúbal
          Asdrúbal

          O Trump também disse que as eleições foram fraudulentas, muita gente “também estava farta de saber isso”, no entanto isso não bastou para ser verdade…

          Se é verdade o que dizes, tens de apresentar provas, ou pelo menos denunciar. Não chega dizer “As autoridades estao fartas de saber”, pode ser que não estejam… como sabes que estão? és autoridade e não fazes nada, é assim que sabes?

          Como eu sou parvinho não entendo, podes explicar-me?
          É que eu realmente quero saber

          1. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            Palas deves ter tu se pensas ke o ke o Joao Disse é falso. Tenho uma amiga ke trabalha na contabilidade e os ke ganham mais sao os medicos a volta dos 100mil por ano para cima.

          2. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            por acaso tive 3 horas a espera dum teste de covid num hospital ke se nao tivesse falado varias vezes sobre o assunto ainda estava la a espera..o medico tinha ido embora (que lhe morreu o pai) e nao avisou a ninguem…pelos vistos ninguem ker saber se o consultorio esta sem ninguem…..nao me admira nada o ke o joao disse.

          3. Avatar de Theboice
            Theboice

            Tens mesmo de vir viver para este país e falares mais e abrirews mais os olhos porque quase toda a gente sabe disso e de muinto mais mas se não sabes digo-te que vives num país onde a palavra justiça de nada vale, vê as notícias onde o 1º diz que não há problema em mentir e depois queres que os outros façam o qu?

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          As teorias da treta…
          Portanto, não é esperado que esses médicos façam nada em nenhum dos hospitais, ou é esperado que façam, mas não fazem e os seus superiores hierárquicos náo se importam? E os colegas, que eventualmente terão de fazer o trabalho por eles, não se importam? Ninguém denuncia? E os outros profissionais, também não denunciam?

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Sabe mesmo muito… ainda acredita em histórias…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Jorge, acreditar em historias e’ fazer-se de cego e chamar a violacao fiscal de “teoria da conspiracao”.
        Basta parar num centro de exames por 30 minutos e ver a dinamica da coisa.
        Tal como no caso do SEF, as autoridades estao fartas de saber; e’ preciso a TVI ou a SIC fazerem uma grande reportagem para que se faca algo. E, ja agora, ha reportagens antigas que o mesmo demonstram; mas a historia repete-se.

  2. Avatar de Test User
    Test User

    Se for como certificado de matrícula , vai ser preciso magia negra. Experimentem usar bela app chamada DUApp.
    Se é para gastarem dinheiro, mais vale estarem quietos.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Se for gastarem dinheiro. Ao menos façam testes em condições reais e com utilizadores .

    2. Avatar de mojorisin
      mojorisin

      ainda agora testei, funciona normalmente

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Tentou ler os dados do certificado ou seja UniQode?
        Usou cartão?
        Quantas vezes tentou?

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Testei noutro telemovel,não funciona. Fui ler comentários na app store , não sou único.
        https://play.google.com/store/apps/details?id=incm.com.leitor.dua&hl=en&gl=US&showAllReviews=true

    3. Avatar de PSebas
      PSebas

      Bom dia,
      Trabalho numa mediação de seguros e nos nossos telemóveis sempre funcionou, e não são topos de gama, o que uso com o número profissional é um MI A1…

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    mais euros a saírem do bolso, sempre a inventar maneiras de sacar euros ao zezinho, não é do (…) é das calças, não é das calças é do dito cujo, não há paxorra!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Como é que vão sacar dinheiro?

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … não sei, é de borla?? não me parece que seja, com tecnologias novas, QR code e outras!!!

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Então faz uma afirmação sem saber? Típico tuga

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Colocar um código QR encarece imenso um qualquer documento!

      2. Avatar de Asdrúbal
        Asdrúbal

        Certos tipos já tem um atalho no teclado só para dizer mal. Tipo Ctrl+C, e a AI determina o conteúdo e escreve a primeira barbaridade que lhe apareça…

        O que importa é falar mal, ser do contra é ser fixe

        lol, ele é com cada um…

    2. Avatar de Ivo
      Ivo

      Pense um bocado antes de escrever. Pense, por favor.
      Este documento, como a esmagadora maioria dos documentos, será substituído gradualmente aquando da sua renovação!!!!!

      Outra vez, e por favor: pense antes de escrever!

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Quando tirei a carta paguei 20 euros e como sabemos este documentos tendem a ficar caros a cada ano que passa. Aposto que se vai pagar pelo menos 30 euros senão mesmo 50 euros.

        1. Avatar de Barbosa
          Barbosa

          No dia 04 de Janeiro deste ano, renovei minha Carta de Condução ( categoria B e B1) pela internet e paguei 27 euros. Foi rápido e simples.
          Só não sei quando é que a dita vai chegar à minha casa!

    3. Avatar de Fak
      Fak

      Documento novo ou não, o dinheiro vai-te sair do bolso na mesma. A entidade a quem está destinado, se não o investir no cartão fica com ele em “depósito” ou gasta noutro lado, por isso sem o dinheiro o contribuinte fica na mesma.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    quem tem as antigas nao precisa destas

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Apenas na data da renovação.

  5. Avatar de LA
    LA

    Está muito melhor que as anteriores.

  6. Avatar de maskOn-MaskOff Kung-Fu
    maskOn-MaskOff Kung-Fu

    é bEm FeiO

    1. Avatar de maskOn-MaskOff Kung-Fu
      maskOn-MaskOff Kung-Fu

      Será que me esqueci de alguma vírgula? 😉

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    “Esta app pode também ser apresentada às autoridades em vez dos documentos físicos.” Se tiver internet no smartphone e se existir rede no local!! Eu não tenho internet no smartphone nem tenho dinheiro para pagar pacotes de dados moveis. Portanto mais uma medida inútil do governo.

    1. Avatar de JSousa
      JSousa

      Como não serve para ti é inútil? Está certo então…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não tem a ver com servir para mim ou não!! O problema é que a app precisa de estar ligada a internet e se não existir rede não podes apresentar os documentos digitais. Se a app precisa-se de ir só uma vez descarregar os documentos para o smartphone e a partir de aí ir só verificar se existia modificações neles, a sim é que se tornava útil.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Agora já entendi todos os teus comentários, e alguns deles publicados com outros nomes, mas exatamente o mesmo conteúdo: achas que tudo o que o governo faz é só para ti. 🙂

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Só tenho este nome e mais nenhum!

  8. Avatar de asdasd
    asdasd

    A legenda diz: 1 – Apelidos, 2- Nome proprio e o entanto o cartão exemplo tem: 1-Antonio lopes figueiredo… e 2- Joao Miguel ….